fbpx
Página Inicial » Emagrecimento » 6 Dicas para Perder Gordura sem fazer Exercícios Aeróbicos
perder gordura sem fazer aeróbicos
É possível sim perder gordura sem precisar ficar horas fazendo exercícios aeróbicos!

6 Dicas para Perder Gordura sem fazer Exercícios Aeróbicos

Eliminar gordura sem exercícios aeróbicos é possível, mas exige que seu treino seja bem direcionado. Veja neste artigo como perder gordura sem exercícios aeróbicos.

Quer emagrecer? Vá caminhar! Quem nunca ouviu isso? Criou-se uma mística de que apenas o treino aeróbico é capaz de gerar emagrecimento.

Não há razões que mostrem que apenas aeróbicos são eficientes. Na verdade, seu treino e sua dieta precisam gerar um déficit calórico. E não temos apenas os exercícios aeróbicos como forma de trabalho. É possível perder gordura sem exercícios aeróbicos.

Na verdade, é possível emagrecer com musculação, treinamento funcional, Crossfit ou qualquer outro exercício resistido.

Mas para isso, é preciso adequar os estímulos para esta finalidade.

Por isso tudo, selecionamos 6 dicas fundamentais para você perder gordura sem exercícios aeróbicos!

Como perder gordura sem usar exercícios aeróbicos, 6 dicas fundamentais!

1- Faça musculação

Para perder gordura sem exercícios aeróbicos, precisamos de uma regra fundamental: balanço calórico negativo. Por isso, precisamos de uma atividade que tenha um gasto calórico total mais alto. Neste caso, a musculação é altamente indicada.

É lógico que há outras modalidades que também podem trazer benefícios. Porém, a musculação é a que mais se adapta as diferentes realidades. Não importa se você é iniciante ou avançado, é possível, através da musculação, ter um treino altamente eficiente.

2- Treine forte

Seu treino precisa gerar um déficit calórico. Ele precisa de volume e intensidade adequados para que você aumente o gasto calórico total de forma mais intensa.

Mas aqui há alguns pontos muito importantes. Você precisa entender que treinar forte não necessariamente é treinar até passar mal.

Uma pessoa iniciante tem uma percepção diferente de uma bem treinada, por exemplo. Por isso, treinar forte para perder gordura é saber em que condição você está e como obter o melhor estímulo.

3- Pouco intervalo de descanso entre os exercícios

Quanto menor for o seu intervalo de descanso entre os exercícios, maior será o tempo total de tensão e consequentemente, maior a demanda energética do treinamento.

A lógica é simples: recuperar o mínimo possível dos substratos durante o treino, para que eles sejam utilizados ao máximo.

Porém, pouco intervalo é algo que precisa ser bem pensado. Alguns estímulos podem ser feitos com descanso de 10 segundos. Outros pedem pelo menos 30.

O mais importante neste processo é pensar em otimizar o estímulo. Como o objetivo é aumentar o gasto calórico, podemos usar uma percepção de esforço, principalmente em intermediários e avançados. Iniciantes tendem a ter dificuldades com percepções reais de seu esforço.

Leia também:

7 Dicas de Como Perder Gordura sem Perder Massa Muscular

4-  Aumente o tempo total de tensão de seu treino

O tempo total de tensão é um dos pontos mais importantes para aumentar o gasto calórico total de uma sessão de treino. Basicamente, ele se refere a média em que os músculos alvo do treino, estão expostos a tensão muscular.

Por exemplo, se em seu treino tem 40 minutos de duração (fora aquecimento, alongamentos, etc.) e seus músculos receberam apenas 10 minutos de tempo total de tensão, ele não foi muito útil para a queima de gordura.

Isso não significa que um treino como este não é efetivo. Apenas ele não é indicado para quem quer perder gordura sem exercícios aeróbicos.

Neste caso, o ideal é um treino onde o tempo de execução seja bem maior do que o de descanso, no contexto geral. Para isso, podemos usar métodos de treino que aumentem o tempo total de tensão, como aqueles que integram exercícios em sequência, tem pouco intervalo de descanso e aumentam o gasto calórico total.

5- Prefira exercícios multiarticulares

Para eliminar gordura sem aeróbicos, precisamos trabalhar muito bem com o gasto calórico. Neste sentido, é fundamental buscarmos estratégias, como a escolha correta dos exercícios. Neste contexto, quanto mais massa muscular estivermos utilizando para movimentar as articulações, mais energia estará sendo gasta.

Por este motivo, os exercícios multiarticulares são tão importantes para quem quer perder gordura sem treinamento aeróbico. Eles vão aumentar consideravelmente a demanda energética e invariavelmente, o gasto calórico.

Leia também:

Exercícios multiarticulares, quais são e sua importância

Aqui é importante destacar que os movimentos uniarticulares também são importantes. Porém, quando o foco é perda de gordura, os multiarticulares devem ter uma participação maior em seu treino.

6- Faça dieta

Esta é a última dica, mas a mais importante de todas. Nada do que foi citado acima fará efeito, se a sua dieta não for muito bem alinhada. Para perder gordura, você precisa estimular seu corpo a usar o tecido adiposo como fonte de energia. Se você oferece ao seu organismo calorias e energia suficiente, como é que ele vai usar as reservas?

Por isso, sua dieta precisa ser muito bem pensada e deve ofertar os nutrientes necessários, mas com menos calorias do que o seu corpo está habituado. Desta maneira, será possível alcançar melhores resultados.

Leia também:

Como perder barriga: Exercícios e dieta

Estas são algumas maneiras de conseguir perder gordura sem precisar de exercícios aeróbicos. É fundamental buscar um balanço calórico negativo para que o organismo tenha a necessidade de usar as reservas adiposas como fonte de energia.

Comente e compartilhe

Esse artigo foi útil para você? Comente logo abaixo o que achou. Não esqueça de levar informações para seus amigos, compartilhe em suas redes sociais.

Bons treinos!

6 Dicas para Perder Gordura sem fazer Exercícios Aeróbicos
5 (100%) 3 votes

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

2
Deixe um comentário

avatar
2 Tópicos de comentários
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
2 Autores de comentários
Eduardo CarvalhoMauricio Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Mauricio
Visitante
Mauricio

Queimo bastante calorias com treino e trabalhos por isso sou magro.

Eduardo Carvalho
Visitante
Eduardo Carvalho

Para mim, corredor Amador, utilizo a musculação para manter forte as pernas , core e braços. Criou- se essa teoria de que para emagrecer é melhor a musculação que o aeróbico Eles se complementa e na prática o AERÓBICO é mais PRÁTICO. Na musculação SÃO MUITOS DETALHES e que o GORDO jamais ou a muito custo assimilará. Têm-se a teoria de que 20 minutos são suficientes de aeróbico para os treinados na musculação. Isso só funciona para os PROFISSIONAIS cujo objetivo principal é estar com o corpo às medidas dos seus julgadores O Crossfit muitas vezes é taxado de atividade… Leia mais »