Página Inicial » Treinos » Treino de ombros para avançados, veja como executá-lo!

Treino de ombros para avançados, veja como executá-lo!

O treino de ombros tem uma importante função não apenas para a construção de um corpo com linhas melhores, mas também para evitar lesões.

Treino de ombros

Alguns pontos de nosso corpo acabam tendo uma atenção especial no treino de musculação, justamente pelos efeitos que a hipertrofia traz. A região dos ombros é uma que tem uma grande importância estética, seja para homens ou para mulheres. Isso porque eles melhoram as linhas, dando um aspecto de V mais acentuado. Hoje as mulheres já sabem do quanto é importante a utilização de um bom treino de ombros para um corpo bonito. Os homens no geral, já utilizam esse treino com mais ênfase há muito tempo. Porém, o treino de ombros para avançados é bem mais complexo e precisa ser pensado sob uma ótica diferente.

Em razão de o ombro ser a articulação mais instável de nosso corpo e todos nós precisamos de cuidados para que não haja lesões nela. Já que um ombro lesionado compromete todo o seu treino, pois esta é uma articulação que está envolvida em grande parte dos treinos.

Por isso, o treino para avançados precisa ser pensado de forma inteligente, a ponto de trazer as solicitações musculares, sem comprometer as estruturas articulares.

Veja agora, alguns aspectos práticos sobre o treino de ombros para avançados!

Treino de ombro para avançados, cuidados a serem tomados!

Um dos pontos mais complexos na montagem de uma periodização focada em hipertrofia é a questão do treino de ombros. Os deltoides, principais músculos desta região, participam de maneira ativa e estabilizadora, em praticamente todos os movimentos do treino de membros superiores. Desta forma, seu descanso, para que ocorra a supercompensação é bastante complexo. Se formos levar isso para a questão dos avançados, teremos um cenário ainda mais complexo. Mas é lógico que existem saídas e principalmente, formas práticas de contornar isso.

O primeiro ponto a ser destacado nos cuidados que os avançados devem ter no treino de ombros é o correto fortalecimento do manguito rotador. Uma série de lesões podem ser evitadas se este conjunto muscular for fortalecido corretamente. Neste artigo, nos mostramos como fazer isso (Veja a importância de exercitar o manguito rotador).

Depois, temos uma outra questão muito importante. Os ombros sofrem diretamente com a falta de flexibilidade dos grupamentos que se inserem nesta região. Por isso é muito importante que você melhore sua flexibilidade e postura em membros superiores, para que a articulação do ombro não seja sobrecarregada com desvios posturais.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Além destes cuidados já citados, temos um outro ponto que precisa ser destacado. É muito comum vermos pessoas utilizando cargas acima do adequado, com execuções falhas. Como já citei, a articulação do ombro é a mais instável de nosso corpo, justamente por ser a mais móvel. Neste sentido, cargas altas demais geram lesões e problemas articulares em geral. Aproveite o fato de esta ser uma articulação bastante móvel e melhore a amplitude dos movimentos, use técnicas que necessitam de menos carga e priorize a qualidade de seu treino!

Agora, vamos falar das técnicas de treino de ombros para avançados!

Treino de ombros para avançados, técnicas específicas!

Antes de falarmos especificamente do treino de ombros, é importante entender em quais movimentos os deltoides participam. Para entender isso, veja este vídeo:

Falando especificamente do treino de ombros, temos alguns pontos a serem destacados na parte prática!

1. Elevações ou desenvolvimento, o que escolher?

Este é um assunto bastante complexo, mas já falamos sobre ele neste artigo (Treino de deltoides, desenvolvimento ou elevação lateral, qual o mais eficiente?). De modo geral, as elevações (lateral, frontal, etc.) apresentam um arco de movimento bem maior. Isso porque o movimento de abdução tem como motor primário praticamente só o deltoide em grande parte do movimento. Como o movimento é mais amplo e utilizamos a angulação total desta articulação, temos um trabalho mais acentuado. Mas isso de forma alguma quer dizer que você deva excluir o desenvolvimento e suas variações de seu treino.

Este é um movimento bastante interessante para o treino de ombros, porque ele permite mais carga do que o desenvolvimento (justamente por uma amplitude menor) e envolve mais músculos, haja visto que estão sendo usadas mais articulações. Desta forma, cada um destes exercícios tem suas especificidades e os cenários em que é mais útil. Aqui, vale a questão da periodização e dos objetivos de cada treino.

2. Quando inserir o treino de ombros?

Não espere respostas fáceis nesta questão. Uma maneira de utilizar de maneira inteligente a divisão do treino para ganhar em intensidade, em tempo e em qualidade é dividir o treino de ombros de acordo com as porções solicitadas. Para ficar mais claro, os movimentos de puxada e remada, solicitam fortemente a porção anterior do deltoide. Desta forma, uma forma interessante de dividir o treino é usar os movimentos específicos para a porção anterior juntamente com o treino de dorsais. Da mesma forma, os movimentos de supino utilizam a porção anterior do deltoide.

Utilizar movimentos para esta porção neste dia também pode ser uma questão interessante. Não que esta seja uma fórmula que se enquadre para todos, mas no geral, ela pode potencializar os resultados. Se você for utilizar treinos específicos, somente para a região dos ombros, tome cuidado com a solicitação de outros dias, para não ter um processo de supercompensação prejudicado.

3. Técnicas mais adequadas para o treino de ombros em avançados:

Não que existam apenas uma ou outra técnica mais adequada. Mas algumas delas podem trazer bons resultados. Uma técnica interessante e de fácil aplicação é a do bi-set. Envolvendo movimentos como o desenvolvimento lateral e o desenvolvimento, você consegue uma sobrecarga em todas as porções do deltoide e utiliza mais unidades motoras.

Outra técnica interessante, para que não haja perda de qualidade do movimento é o Drop-set. Quando o movimento se tornar difícil de ser executado, você reduz a carga e impõe uma sobrecarga considerável nos deltoides.

Leia também: Bi-set, conheça mais sobre este método de treinamento (5 dicas importantes)

4. Utilize as variáveis de forma inteligente:

Na musculação, muitas vezes não precisamos criar grandes variações para ter melhores resultados. Mexer em algumas variáveis como tempo de descanso, amplitude e número de repetições já produz um resultado bastante interessante. Mas é importante entender também que não basta usar tais variáveis de forma aleatória. Somente com uma periodização bem estruturada é que você saberá em que momentos usar o que é mais viável.

O treino de ombros para avançados não tem maiores segredos, desde que haja uma estrutura bem montada de treino. Além disso, a periodização é muito importante para que os estímulos sejam bem aplicados e efetivos! Bons treinos!

Leia também

Treino de costas, bíceps e antebraços, dicas práticas

A divisão do treino de costas, bíceps e antebraços é muito interessante para iniciantes, pois …

Treino de pernas e ombros para iniciantes, dicas práticas

A divisão de treino de pernas e ombros para iniciantes é uma alternativa bastante interessante …

  1. Acompanho o site treino mestre a um bom tempo, as matérias são muito boas e explicativas. O artigo acima e de primeira qualidade; porem acho que poderia tratar as pessoas que trabalham e não estão mais naquela faze que qualquer treino da certo, como pessoas como eu acima dos trinta anos, que trabalham, tem filhos estudam, e ainda arranjam tempo para treinar. Se for possível abordem esse tema com mais frequência, mas de qualquer forma o site e as informações aqui encontradas são de muita qualidade parabens

  2. Queria falar que acho q sem querer vc’s trocaram o nome do deltoide , queriam dizer posterior e colocaram anterior…no topico 2, 1 paragrafo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!