fbpx
Pesquisar

Maquina de Remo (Remo Seco): 6 Benefícios e Como Fazer

A maquina de remo indoor também conhecida como remo seco é um excelente exercício aeróbico e que pode ajudar na queima de gordura e emagrecimento, além de tonificar os músculos. 
Maquina de Remo Seco

Existem diversos aparelhos e exercícios que podem ser realizados nas academias e escolher o adequado é importante, para conseguir alcançar seus resultados na academia.

Um dos aparelhos que vem sendo utilizado por muitas pessoas nas academias em busca de melhorar sua composição corporal, condicionamento e até melhorar o tônus muscular é a máquina de remo indoor.

Porém, a dúvida que muitos têm antes de efetuar este aparelho é como este pode contribuir para melhorar seus resultados no treino.

Portanto, este artigo explicará em que consiste a máquina de remo, sua execução, principais benefícios e cuidados ao efetuá-la.

O que é uma máquina de remo seco?

A máquina de remo é um aparelho, no qual é simulado o movimento de remo e que tem se tornado mais popular dentro das academias.

Este aparelho é baseado em lugar para sentar, uma barra presa a um cabo e polias para gerar o movimento efetuado no exercício.

Benefícios da maquina de remo seco

Diversos são os benefícios que utilizar a máquina de remo pode trazer ao incluí-lo no treino, como por exemplo:

1- Melhora da capacidade cardiorrespiratória

 Efetuar a remada por um período de tempo, em uma intensidade moderada, pode ocorrer uma melhora do Vo2 máximo, trabalhando a capacidade cardiorrespiratória e sendo benéfico para a saúde do coração.

2- Melhora o tônus muscular

Por trabalhar diferentes grupos musculares durante a realização do exercício é possível conseguir melhoras em termos de tônus muscular.

3- Baixo impacto articular

Por ser um exercício que não gera uma sobrecarga muito grande sobre as articulações, há menor risco de lesões ao efetuá-lo.

4- Uma forma diferente de efetuar o aeróbico

 Por ser uma outra forma de realizar o aeróbico, este exercício além de produzir  um estímulo diferente serve para quebrar a monotonia de efetuar apenas a esteira ou bike na parte cardiovascular.

Esta mudança é boa, pois mantêm motivados e animados os praticantes, além de diminuir o estresse, tornando esta atividade mais prazerosa.

5- Para todas as idades

 Por possuir regulador de intensidade (carga) é possível que pessoas de todas as faixas etárias possam utilizar o parelho, dos mais jovens e até os idosos.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Com a possibilidade de adaptar a carga, também é possível que tanto iniciantes, como indivíduos com maior nível de condicionamento possam efetuar a máquina.

O remo seco emagrece?

Então, o que emagrece é dieta e treino específico. Se o remo seco for usado da forma correta, dentro de um treino de emagrecimento, é lógico que ele se tornará muito efetivo para emagrecer.

Ele envolve algumas variáveis interessantes para o treino de emagrecimento, como a possibilidade de trabalho multiarticular, o que envolve muitos músculos, resistências variadas e um trabalho misto em termos aeróbicos e anaeróbicos.

Desta forma, se usado da forma correta, com certeza o remo seco traz excelentes resultados para o emagrecimento!

Aqui, cabem questões ligadas a periodização. Dependendo do momento em que estamos usando o remo seco, ele será mais ou menos efetivo. Justamente por ser um movimento mais complexo, que envolve vários músculos, ele demanda mais coordenação motora.

Uma pessoa sedentária, sem prática motora constante, pode não ter os efeitos desejados no movimento.

Por isso, quando pensarmos na utilização do remo seco, temos que levar em conta os preceitos da consciência corporal (Consciência corporal e o sucesso em seu treino).

No contexto geral, o remo seco é sim efetivo para o emagrecimento, desde que, aplicado no momento certo e com as cargas adequadas.

Como executar o Remo Seco?

maquina remo seco indoor benefícios como fazer músculos

 

A base da execução do remo seco é a remada tradicional do esporte. Usa-se o corpo quase que inteiro no movimento.

 Isso porque temos uma flexão e extensão de joelhos e quadril, uma estabilização de todo o core, extensão e flexão de cotovelo e ombros. Desta maneira, muitos músculos são solicitados fortemente.

Para poder obter os melhores resultados ao utilizar a máquina de remo é importante dar prioridade a maneira como este exercício é realizado.

Sendo assim, será mostrado abaixo um passo a passo de como efetuar este exercício corretamente.

1. Sentar no aparelho e apoiar os pés na plataforma disponível para estes, sendo necessário adaptar o suporte de acordo com o tamanho dos pés de cada pessoa .

2. Segurar a barra, que fica logo à frente.

3. Efetuar o movimento de extensão dos joelhos, ao mesmo tempo em que se flexionam os cotovelos, trazendo a barra mais ou menos na altura do abdômen.

4. Estender os braços e depois flexionar as pernas retornando a posição inicial.

5. Repetir o movimento pelo tempo ou número de repetições estipulado previamente.

É possível fazer HIIT com o remo seco?

Sim e com excelentes resultados. Pelo fato de ser um movimento com resistência, mas com característica aeróbica predominante, o remo seco pode ser muito interessante para ser usado com o HIIT.

 Ele traz tudo o que precisamos: um movimento cíclico, alternância de resistência ou velocidade de fácil controle e um movimento amplo e com muitos músculos envolvidos.

É possível, na maior parte dos equipamentos, usar diferentes níveis de resistência.

Desta maneira, podemos usar disso no HIIT com grande eficiência. Além disso, a velocidade é outra variável muito interessante, que pode ser usada no aumento da intensidade.

Enfim, o remo seco é muito efetivo para ser usado no HIIT, desde que, ele respeite elementos já citados acima e seja usado dentro de uma periodização!

Quais os músculos solicitados no remo seco?

São muitos! Como o remo seco é um movimento multiarticular, há muitos músculos envolvidos!

Começando pelos membros inferiores,  temos flexão e extensão de joelhos e solicitação dos quadríceps.

Da mesma forma, como há flexão e extensão do quadril, glúteos e isquiotibiais também atuam na execução do remo seco.

Nos músculos do tronco, temos uma solicitação de estabilização por parte dos músculos abdominais, mais fortemente do reto abdominal e dos oblíquos.

Na lombar, graças ao movimento de extensão do quadril, temos a solicitação do quadrado lombar.

Nos membros superiores, os músculos mais solicitados são o grande dorsal (latíssimo do dorso) e o bíceps braquial. Existe a solicitação e outros músculos menores também, da região dorsal e do braço e antebraço.

Cuidados antes de realizar

Apesar dos benefícios proporcionados ao utilizar a máquina de remo seco é importante salientar que antes de começar a efetuar qualquer exercício é necessário checar se está apto efetuando uma consulta com o médico.

Indivíduos que tenham algum tipo de contra-indicação , como hipertensos ou cardiopatas se estiverem aptos a efetuar exercício físico necessitam fazer uma avaliação para saber a intensidade que devem realizá-lo.

As pessoas que possuam problemas articulares, também devem estar atentas e cessar a atividade se sentirem qualquer dor ou desconforto ao realizar o exercício e procurar um ortopedista.

Concluindo

A máquina de remo seco pode vir a ser uma boa alternativa para incluir no treino, principalmente no aeróbico.

Portanto, para poder ter resultados satisfatórios com segurança é necessário a orientação e prescrição de um profissional de Educação Física.

Também vale lembrar que além de se exercitar para obter melhores resultados são necessários hábitos saudáveis como ter uma dieta equilibrada , assim como descansar o suficiente.

Bons resultados requerem esforço, consistência e disciplina, dessa forma estar sempre focado é essencial para lograr alcançar os objetivos.

Bons treinos!

Sobre Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira

Professor de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *