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Como quebrar a homeostase e ter melhores resultados (5 dicas fundamentais)

A homeostase diz respeito ao equilíbrio do organismo. Quebra-la é a base para melhores resultados em seus treinos de musculação.

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Nosso corpo tem uma incrível capacidade de adaptação, mas para que ela ocorra, é preciso que ele seja exposto a algum tipo de “dano”.

Desta maneira, o equilíbrio tem de ser quebrado, para que haja o fenômeno da supercompensação.

Este equilíbrio, no geral, está atrelado a homeostase. Não que a simples quebra da homeostase seja suficiente para quem quer melhores resultados em termos de musculação, afinal, existem outros fatores envolvidos.

A homeostase é definida como a capacidade que nosso corpo tem de manter-se regulado e com isso, em equilíbrio. Para que fique mais claro para você entender, imagine que agora, você está lendo este artigo, sentado ou deitado.

Seu corpo, provavelmente encontra-se em homeostase, com os batimentos cardíacos regulados, frequência respiratória e pressão arterial normais. Passamos grande parte da nossa vida neste estado, de homeostase.

Porém, se você levantar e ir para a academia treinar, seu corpo vai passar por exigências variadas, que vão quebrar esta homeostase. Mas então todo treino causa uma quebra de homeostase?  De certa maneira sim. Porém a homeostase é um estado dinâmico, que sofre influencias do estilo de vida.

Veja, se você se mantém a vida todo sedentário, a homeostase que você tinha aos 20 anos é muito diferente da que você terá aos 40 anos. Entende? Da mesma forma, se você é um iniciante na musculação, terá uma quebra de homeostase diferente de um atleta.

Por isso, o termo quebra de homeostase precisa ser avaliado de acordo algumas situações. Veja como esta quebra pode ser feita e de que maneira ela influencia seu treino!

Quebra de homeostase, algumas maneiras de realiza-la!

Como a maioria dos iniciantes já possui este quadro de maneira fácil em seus treinos, vou focar em pessoas bem treinadas, que tem maiores dificuldades neste sentido. Vamos a algumas maneiras de quebrar sua homeostase e ter melhores resultados!

1. Use períodos de choque, seguidos de períodos recuperativos:
Vamos supor que você tenha um problema de desenvolvimento nos músculos peitorais.

Com uma boa base em sua periodização, podemos usar alguns períodos de choque para quebrar esta homeostase.

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Por exemplo, você treinar alguns dias seguidos em alta intensidade e depois, descansa mais tempo para que ocorra a recuperação.

Estes períodos de choque podem ser tanto para determinados grupos musculares, como também para o corpo todo, com treinos mais intensos, seguidos de sessões submáximas. Tudo isso depende de seu controle de variáveis.

2. Alterne estímulos tensionais e metabólicos:
Ponto fundamental, seja para a quebra da homeostase ou qualquer outro objetivo. Neste artigo (Estímulos tensionais e metabólicos, entenda as diferenças), já explicamos cada um deles.

Esta alternância é muito importante, para que haja utilização de diferentes mecanismos que geram hipertrofia.

Além disso, ao usarmos diferentes estímulos, reduzimos as chances de lesão, já que não há a mesma sobrecarga tensional nas articulações. Se isso for bem aplicado e planejado, teremos muito mais facilidade em ter bons resultados, que serão sustentáveis em longo prazo.

3. Mexa nas variáveis:
Você treina sempre com 3 séries de 15 repetições, 1 minuto de intervalo e 3 a 4 exercícios por músculo? Seu corpo se adapta a isso e tem muito menos respostas em termos de hipertrofia e processos adaptativos.

Intervalos de descanso variados, volume e intensidade em cada exercício sendo modificados são a chave para a quebra da homeostase.

4. Mexa na dieta também:
Se a homeostase é um processo de ordem fisiológica, é lógico que a dieta está envolvida nele também! Modificar a ingestão calórica, o tipo dos nutrientes e os momentos em que você come, farão com que seu corpo saia da homeostase para que haja um processo adaptativo.

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Existem algumas pesquisas que afirmam até que ficar algumas horas a mais sem comer é interessante, para causar um stress adicional no organismo (ainda sem grandes conclusões). Enfim, a dieta é um componente interessante para esse quadro!

5. Treine!
Parece clichê, mas muita gente que se preocupa com homeostase e platô de desenvolvimento, nem treina de verdade.

Qualidade nos movimentos, controle das variáveis e frequência é algo fundamental para quem quer ter bons resultados.

Muitas vezes, vejo gente preocupada com alguns fatores que deveriam ser secundários, pois elas nem fazem o básico.

A homeostase só se torna um problema para quem parou de se desenvolver, mesmo com dieta e treino bem alinhados.

Leia também: 5 Técnicas para quebrar seu platô de desenvolvimento e ter mais resultados

Perceba que tudo gira em torno de alguns pontos básicos. Se eles forem respeitados, seu treino vai dar certo! Não tem muito o que ser inventado, dieta, treino de qualidade e descanso, quando bem planejados e alinhados com suas necessidades, são o que trazem resultados.

Fora disso, não tem muito o que eu te falar. Por mais que muitos digam o contrário, nada substitui o conhecimento e a disciplina. Bons treinos!

Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

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