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Dietas e Nutrição

Alho: 12 Benefícios, Propriedades e aumento da testosterona

Conhecido pelos seus benefícios para a saúde, o alho agora é indicado para ajudar na hipertrofia por aumentar os níveis de testosterona.

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O alho tem sido usado por centenas de anos para tratar diversos problemas de saúde. Um grande número de estudos foi realizado para entender melhor os ingredientes ativos do alho e seus efeitos fisiológicos.

Nestes estudos, o alho é usado em diferentes formas: fresco, desidratado, bem como extrato, óleo ou corante.

Os efeitos benéficos do alho têm sido elogiados há décadas: como antimicrobiano e antioxidante.

Bom para o sistema imunológico, para a pressão arterial e para o colesterol, é sem dúvida um superalimento para a saúde.

Muitos tipos de cozinhas o integraram como base para a maioria de seus pratos. Mas algumas maneiras de consumi-lo parecem ser mais eficazes do que outras, inclusive comer cru.

O que é o Alho Afinal?

O alho vem de membros da família das cebolas e é uma planta consumida há milênios. Para alguns, foi cultivada pelos sumérios nas margens do Mediterrâneo há quase 5.000 anos.

Para outros, ele viria das planícies a leste do mar Cáspio de onde ele chegou à Ásia. Presumivelmente das planícies do Cazaquistão ou do Uzbequistão.

Ele se espalhou muito cedo para a China e depois para os países da bacia do Mediterrâneo, logo chegado ao nosso continente.

As Propriedades do Alho

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Nunca se viu tantas propriedades valiosas reunidas em um único alimento. Além de um anti-flamatório natural o alho apresenta uma boa concentração das vitaminas.

Dentre suas propriedades estão: as vitaminas B6, B1, A, C, e, e dos minerais são eles o selênio, manganês, ferro, magnésio, fósforo, cobre e potássio.

Contendo apenas 42 calorias por cabeça, é uma fonte de fibras e proteínas e com quase nada de gordura (menos de 0,2g), o alho é uma ótima opção para quem está precisando emagrecer.

11 Benefícios do Alho ao Corpo

1. Alho, um antibiótico natural:

Estudos recentes têm mostrado que compostos em alho pode matar 60 espécies de fungos e mais de 20 tipos de bactérias.

Estão inclusas: a Helicobacter pylori (responsável por úlceras do estômago), Staphylococcus aureus e pneumococo responsável pela pneumonia.

Explicações: O alho contém alicina, um potente antimicrobiano, vitamina C, iodo, magnésio e enxofre, que são outros anti-infecciosos.

2. Reduz a Pressão Arterial

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Outros estudos mostraram que o alho reduz a pressão arterial em cerca de 10%.

Explicações: As razões ainda são pouco conhecidas, mas o alho contém frutanos, magnésio e adenosina.

Compostos que têm um efeito direto sobre a fluidez do sangue, a eliminação da água e a dilatação das artérias.

3. O Alho Ajuda na Digestão

Remove o germe (indigesto para algumas pessoas), o alho é um excelente antisséptico que mantém a flora intestinal, facilita a digestão e a secreção da bile.

Explicações: A vitamina B1 no alho ajuda a produzir enzimas que ajudam na digestão.

Alho também contém cloro, que aumenta a atividade do estômago na destruição química dos alimentos.

4. Alho, o Amigo da Pele

No uso externo também, o alho seria maravilhoso. Suas propriedades anti-sépticas e anti-bacterianas combatem efetivamente infecções fúngicas e verrugas (papilomavírus).

Explicações: O alho é um poderoso antifúngico, antibacteriano e antiviral devido ao seu teor de alicina.

5. Excelente vermifugo

Sempre usado externamente, o alho prova ser um poderoso vermífugo reconhecido há séculos por sua eficácia antiparasitária.

Explicações: Seu teor de alicina e a presença de enxofre que permitem ao alho a sua ação antiparasitária.

6. Remédio Contra o Frio

Velho como o mundo, o remédio de alho contra resfriados… No entanto, em 2001, um estudo inglês com 146 pessoas mostrou que o alho previne e trata infecções do trato respiratório.

Explicações: Quando comemos alho, a alicina passa para o sangue e destrói vírus e bactérias.

Parte dessa alicina é liberada pela respiração (a respiração forte do comedor de alho vem de lá) e mata vírus e bactérias na árvore respiratória.

7. Alho e Envelhecimento

Depois de descobrir uma alta taxa de centenários no condado de Jinshan, na China, em 2001 (35 centenários, sete vezes a média do país), cientistas chineses concluíram que o alho ajudaria as pessoas a viver mais e melhor.

Explicações: A enzima allinase, que produziria esses efeitos, requer a espera 15 minutos após o esmagamento do alho cru, antes do consumo.

8. Bom para o Coração

É, portanto, um aliado indireto do coração! Além disso, aumenta a fluidez do sangue, o que reduz a formação de coágulos que podem entupir as veias e artérias.

Explicações: alho ajuda a regular os níveis de colesterol ao combater o chamado colesterol ruim, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

9. Anti-Alérgico

É de fato um anti-alérgeno maravilhoso.

Explicações: Reduz a resposta celular após exposição a um alérgeno em mais de 90%.

10. Bom para os Ossos

Contém altos indices de cálcio, o alho contém mais cálcio que o leite.

Explicações: Para sua informação, em 100g de leite encontramos cerca de 125 mg de cálcio. Em 100g de alho, 181 mg de cálcio são encontrados.

11. Reduz o Risco do Câncer

Vários estudos indicam um efeito positivo do consumo de alho na prevenção de certos cânceres.

Explicações: Além disso, o alho aumenta a capacidade de combate do sistema imunológico e ajuda o corpo a combater as células cancerígenas de forma mais eficaz.

12. Alho e o aumento da testosterona

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A grande novidade na lista enorme de benefícios do alho é o aumento dos níveis de testosterona nos homens.

Para os adeptos da musculação e dos treinos de hipertrofia, essa novidade veio como uma medida a mais para ser tomada na busca pelos resultados.

O melhor é que estudos comprovam que incluir o alho no cardápio diário pode sim dar um “boost” nos resultados esperados, e já está demonstrando seus efeitos em muitos atletas pelo mundo.

Esse estudo foi feito com ratos em 2001 por uma renomada universidade do Japão, e foi publicada em diversos jornais e revistas internacionais.

O objetivo dos cientistas era mensurar os efeitos da suplementação de alho no metabolismo de proteínas, medindo os níveis de testosterona nos testículos e da corticosterona – que nos humanos é o equivalente do cortisol – em ratos alimentos com dietas com diferentes quantidades de proteínas.

Primeiro, para um grupo de ratinhos eles deram dietas com quantidades diferentes de proteína (40, 25 ou 10 gramas de caseína/100 gramas do peso do rato) com ou sem um pó de alho (0.8 gramas de alho/100 gramas de peso do rato).

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Após 28 dias, eles constataram que os níveis de testosterona eram consideravelmente maiores e os níveis de corticosterona eram significativamente menores nos ratos que foram alimentados com o alho.

 Então, a inclusão de alho na dieta realmente aumentou de forma considerável a quantidade de testosterona circulante nos ratos!

Em outro grupo de ratos, eles mediram o efeito de um componente do alho na secreção do hormônio luteinizante na glândula pituitária – esse hormônio está diretamente envolvido com a produção de testosterona nos testículos.

 Após várias medidas, eles concluíram que o composto do alho realmente aumentou a produção do LH, agindo indiretamente no aumento da testosterona.

Apesar de mais estudos – principalmente realizado em humanos – ser necessário para conclusões mais exatas, as evidências de que o consumo de alho pode interagir e melhorar os resultados dos treinos de hipertrofia pelo aumento de testosterona circulante são grandes.

 Por isso, é indicado que o alho faça parte da dieta dos que buscam, além da saúde, aumentar a massa muscular.

Consumo Diário do Alho

É recomendável o consumo de pelo menos 05 porções (mínimo de 80 g) de alho quando consumidos imatura.

Mas, o alho pode ser consumido em cápsulas e sua recomendação diária é de apenas 01 cápsula por dia.

Referências:
Garlic Supplementation Increases Testicular Testosterone and Decreases Plasma Corticosterone in Rats Fed a High Protein Diet
Yuriko Oi1, Mika Imafuku, Chiaki Shishido, Yutaka Kominato*, Syoji Nishimura*, and Kazuo Iwai Jn.nutrition.org/

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