fbpx
Pesquisar

Alho: 12 Benefícios, Propriedades e aumento da testosterona

Conhecido pelos seus benefícios para a saúde, o alho agora é indicado para ajudar na hipertrofia por aumentar os níveis de testosterona.

alho

O alho tem sido usado por centenas de anos para tratar diversos problemas de saúde. Um grande número de estudos foi realizado para entender melhor os ingredientes ativos do alho e seus efeitos fisiológicos.

Nestes estudos, o alho é usado em diferentes formas: fresco, desidratado, bem como extrato, óleo ou corante.

Os efeitos benéficos do alho têm sido elogiados há décadas: como antimicrobiano e antioxidante.

Bom para o sistema imunológico, para a pressão arterial e para o colesterol, é sem dúvida um superalimento para a saúde.

Muitos tipos de cozinhas o integraram como base para a maioria de seus pratos. Mas algumas maneiras de consumi-lo parecem ser mais eficazes do que outras, inclusive comer cru.

O que é o Alho Afinal?

O alho vem de membros da família das cebolas e é uma planta consumida há milênios. Para alguns, foi cultivada pelos sumérios nas margens do Mediterrâneo há quase 5.000 anos.

Para outros, ele viria das planícies a leste do mar Cáspio de onde ele chegou à Ásia. Presumivelmente das planícies do Cazaquistão ou do Uzbequistão.

Ele se espalhou muito cedo para a China e depois para os países da bacia do Mediterrâneo, logo chegado ao nosso continente.

As Propriedades do Alho

Nunca se viu tantas propriedades valiosas reunidas em um único alimento. Além de um anti-flamatório natural o alho apresenta uma boa concentração das vitaminas.

Dentre suas propriedades estão: as vitaminas B6, B1, A, C, e, e dos minerais são eles o selênio, manganês, ferro, magnésio, fósforo, cobre e potássio.

Contendo apenas 42 calorias por cabeça, é uma fonte de fibras e proteínas e com quase nada de gordura (menos de 0,2g), o alho é uma ótima opção para quem está precisando emagrecer.

11 Benefícios do Alho ao Corpo

1. Alho, um antibiótico natural:

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Estudos recentes têm mostrado que compostos em alho pode matar 60 espécies de fungos e mais de 20 tipos de bactérias.

Estão inclusas: a Helicobacter pylori (responsável por úlceras do estômago), Staphylococcus aureus e pneumococo responsável pela pneumonia.

Explicações: O alho contém alicina, um potente antimicrobiano, vitamina C, iodo, magnésio e enxofre, que são outros anti-infecciosos.

2. Reduz a Pressão Arterial

Outros estudos mostraram que o alho reduz a pressão arterial em cerca de 10%.

Explicações: As razões ainda são pouco conhecidas, mas o alho contém frutanos, magnésio e adenosina.

Compostos que têm um efeito direto sobre a fluidez do sangue, a eliminação da água e a dilatação das artérias.

3. O Alho Ajuda na Digestão

Remove o germe (indigesto para algumas pessoas), o alho é um excelente antisséptico que mantém a flora intestinal, facilita a digestão e a secreção da bile.

Explicações: A vitamina B1 no alho ajuda a produzir enzimas que ajudam na digestão.

Alho também contém cloro, que aumenta a atividade do estômago na destruição química dos alimentos.

4. Alho, o Amigo da Pele

No uso externo também, o alho seria maravilhoso. Suas propriedades anti-sépticas e anti-bacterianas combatem efetivamente infecções fúngicas e verrugas (papilomavírus).

Explicações: O alho é um poderoso antifúngico, antibacteriano e antiviral devido ao seu teor de alicina.

5. Excelente vermifugo

Sempre usado externamente, o alho prova ser um poderoso vermífugo reconhecido há séculos por sua eficácia antiparasitária.

Explicações: Seu teor de alicina e a presença de enxofre que permitem ao alho a sua ação antiparasitária.

6. Remédio Contra o Frio

Velho como o mundo, o remédio de alho contra resfriados… No entanto, em 2001, um estudo inglês com 146 pessoas mostrou que o alho previne e trata infecções do trato respiratório.

Explicações: Quando comemos alho, a alicina passa para o sangue e destrói vírus e bactérias.

Parte dessa alicina é liberada pela respiração (a respiração forte do comedor de alho vem de lá) e mata vírus e bactérias na árvore respiratória.

7. Alho e Envelhecimento

Depois de descobrir uma alta taxa de centenários no condado de Jinshan, na China, em 2001 (35 centenários, sete vezes a média do país), cientistas chineses concluíram que o alho ajudaria as pessoas a viver mais e melhor.

Explicações: A enzima allinase, que produziria esses efeitos, requer a espera 15 minutos após o esmagamento do alho cru, antes do consumo.

8. Bom para o Coração

É, portanto, um aliado indireto do coração! Além disso, aumenta a fluidez do sangue, o que reduz a formação de coágulos que podem entupir as veias e artérias.

Explicações: alho ajuda a regular os níveis de colesterol ao combater o chamado colesterol ruim, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

9. Anti-Alérgico

É de fato um anti-alérgeno maravilhoso.

Explicações: Reduz a resposta celular após exposição a um alérgeno em mais de 90%.

10. Bom para os Ossos

Contém altos indices de cálcio, o alho contém mais cálcio que o leite.

Explicações: Para sua informação, em 100g de leite encontramos cerca de 125 mg de cálcio. Em 100g de alho, 181 mg de cálcio são encontrados.

11. Reduz o Risco do Câncer

Vários estudos indicam um efeito positivo do consumo de alho na prevenção de certos cânceres.

Explicações: Além disso, o alho aumenta a capacidade de combate do sistema imunológico e ajuda o corpo a combater as células cancerígenas de forma mais eficaz.

12. Alho e o aumento da testosterona

alho benefícios para saúde e massa muscular testosterona

A grande novidade na lista enorme de benefícios do alho é o aumento dos níveis de testosterona nos homens.

Para os adeptos da musculação e dos treinos de hipertrofia, essa novidade veio como uma medida a mais para ser tomada na busca pelos resultados.

O melhor é que estudos comprovam que incluir o alho no cardápio diário pode sim dar um “boost” nos resultados esperados, e já está demonstrando seus efeitos em muitos atletas pelo mundo.

Esse estudo foi feito com ratos em 2001 por uma renomada universidade do Japão, e foi publicada em diversos jornais e revistas internacionais.

O objetivo dos cientistas era mensurar os efeitos da suplementação de alho no metabolismo de proteínas, medindo os níveis de testosterona nos testículos e da corticosterona – que nos humanos é o equivalente do cortisol – em ratos alimentos com dietas com diferentes quantidades de proteínas.

Primeiro, para um grupo de ratinhos eles deram dietas com quantidades diferentes de proteína (40, 25 ou 10 gramas de caseína/100 gramas do peso do rato) com ou sem um pó de alho (0.8 gramas de alho/100 gramas de peso do rato).

Leia também:

Alho-poró: Para que serve, 9 Benefícios, Propriedades e Consumo

Testosterona – Aumente sua produção natural e tenha excelentes ganhos de massa muscular

14 Dicas na Dieta para Ganhar Massa Muscular

Dieta para hipertrofia – 7 elementos que não podem faltar!

Os 10 piores erros cometidos em uma dieta para a hipertrofia

Após 28 dias, eles constataram que os níveis de testosterona eram consideravelmente maiores e os níveis de corticosterona eram significativamente menores nos ratos que foram alimentados com o alho.

 Então, a inclusão de alho na dieta realmente aumentou de forma considerável a quantidade de testosterona circulante nos ratos!

Em outro grupo de ratos, eles mediram o efeito de um componente do alho na secreção do hormônio luteinizante na glândula pituitária – esse hormônio está diretamente envolvido com a produção de testosterona nos testículos.

 Após várias medidas, eles concluíram que o composto do alho realmente aumentou a produção do LH, agindo indiretamente no aumento da testosterona.

Apesar de mais estudos – principalmente realizado em humanos – ser necessário para conclusões mais exatas, as evidências de que o consumo de alho pode interagir e melhorar os resultados dos treinos de hipertrofia pelo aumento de testosterona circulante são grandes.

 Por isso, é indicado que o alho faça parte da dieta dos que buscam, além da saúde, aumentar a massa muscular.

Consumo Diário do Alho

É recomendável o consumo de pelo menos 05 porções (mínimo de 80 g) de alho quando consumidos imatura.

Mas, o alho pode ser consumido em cápsulas e sua recomendação diária é de apenas 01 cápsula por dia.

Referências:
Garlic Supplementation Increases Testicular Testosterone and Decreases Plasma Corticosterone in Rats Fed a High Protein Diet
Yuriko Oi1, Mika Imafuku, Chiaki Shishido, Yutaka Kominato*, Syoji Nishimura*, and Kazuo Iwai Jn.nutrition.org/

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *