Página Inicial » Treinos » 7 Dicas para saber se você está treinando ou apenas ficando cansado

7 Dicas para saber se você está treinando ou apenas ficando cansado

Muita gente vai para a academia, acha que treina, mas geralmente está apenas ficando cansada. Veja neste artigo, alguns sinais de que você não está treinando da maneira adequada!

Ir para a academia e deslocar pesos, ou mesmo, percorrer certas distâncias na esteira ou na bicicleta, nem de perto pode ser considerado treinar. Muita gente acredita que treina, mas na verdade vai para a academia apenas ficar cansado.
É praticamente a mesma coisa que fazem algumas pessoas com o futebol. Quem não conhece alguém que vai jogar uma partidinha de futebol, para depois meter o pé na jaca, em termos de bebida e de comida? Muita gente faz quase isso na academia.

Dicas para saber se você esta treinando ou apenas ficando cansado

Antes de falarmos mais especificamente sobre o que é de fato treinar, você precisa ter em mente alguns conceitos, para que o entendimento seja facilitado. Treinar não é algo que seja feito somente para quem busca competir em determinado esporte. Isso porque, muita vezes, as pessoas não irão competir, mas treinam de maneira séria e regrada.

O principal ponto a ser levado em conta com a questão de treinar, é que este sempre busca alguma melhora em um aspecto pré-disposto no planejamento. Por exemplo, alguém que corre 5 km, treina para chegar aos 10km ou para diminuir seu tempo na primeira distância. Mas quem faz musculação, treina também? Claro que sim! Mesmo que para finalidades estéticas, o treino de musculação pode ser assim chamado, se ele tiver um objetivo claro, que vai ser perseguido através dos exercícios, da dieta e do descanso.

Mas todos precisam de fato treinar? Lógico que não! Quem busca apenas qualidade de vida, por exemplo, pode simplesmente se exercitar por prazer e para não ser sedentário, sem a necessidade de um controle tão rígido das variáveis. Agora, fazer isso e esperar resultados diferentes do que pode ser considerado normal, é total perda de tempo!

Mas não é apenas a questão do objetivo em si que mostra se você está treinando ou apenas ficando cansado.

Você treina ou apenas fica cansado?

Basicamente, existem uma série de fatores que mostram que você está de fato treinando e não apenas ficando cansado (a). Veja os principais:

1° Progressão:
Ninguém treina de verdade sem uma progressão correta. Ficar durante grandes períodos de tempo, sem que haja alguma mudança positiva em seu treino, pode ser um sinal de que você não esteja treinando.
Por exemplo, se você executa determinado exercício e não consegue aumentar nem a amplitude, nem a carga e nem o número de repetições, pode ser um sinal de que você esteja estagnado e apenas ficando cansado (a). Um bom treino sempre tem que trazer melhoras, sejam de rendimento, sejam estéticas.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

2° Acompanhamento:
Você não sabe se está evoluindo ou não, seja em qual aspecto for do seu interesse? Provavelmente não podemos considerar que você treine de verdade. Avaliar as melhoras para corrigir o que não está correto, muitas vezes é a maneira mais eficaz de saber se o caminho está correto. Por isso, é fundamental que seja feito um acompanhamento de suas melhoras.

3° Treino genérico:
É praticamente impossível que alguém tenha o mesmo perfil e alcance os mesmos resultados, com o mesmo treino de outras pessoas. A questão da individualidade biológica é fundamental para quem busca um melhor desempenho ou estética. Visto que nenhum corpo responde da mesma maneira a determinado estímulo, bem como as especificidades nunca são iguais.
Por isso, quem faz treinos que acha na internet ou copia dos outros, muito provavelmente está apenas indo para a academia ficar cansado…

4° Sua intensidade é baixa:
Independentemente de qual seja seu objetivo, o quesito intensidade precisa ser levado em conta. Por isso, quem treina de verdade, precisa de um treino que seja intenso, pelo menos em alguns momentos. Isso porque a intensidade, está diretamente relacionada a qualidade que o treino tem.

Leia também: 4 dicas para evitar as sabotagens de seu cérebro e manter o foco nos treinos

Imagine o seguinte, é praticamente inviável, que alguém que treina visando a hipertrofia, não utilize pelo menos algumas séries até a falha concêntrica. Já que ela impõe ao nosso corpo uma elevada intensidade e provoca reações metabólicas mais acentuadas, melhorando os resultados.

5° Você sabe o que está fazendo:
Saber o objetivo é fundamental para quem treina e para quem prescreve, mas saber o caminho para chegar lá também é. Mesmo que você tenha um treinador pessoal, é importante saber objetivo de cada tipo de treino. Isso vai fazer com que fique mais fácil vislumbrar o que é de fato importante e o que pode ser deixado de lado.

6° Você se sente treinado (a):
Quem de fato treina, sabe que os efeitos de um bom treino duram muitas horas. Um exemplo clássico é o treino de pernas, que em grande parte dos casos, surte efeitos durante mais de dois dias, onde você continua sentindo dores e desconforto. Não que a dor apenas, de maneira isolada seja um sinal de bom treino, mas ela pode ser um indicador, quando dentro de um contexto.

7°  Evolução:
Mesmo quem treina há muitos anos, consegue perceber uma evolução, mesmo que mais lenta e muito mais custosa. Isso porque o objetivo principal de qualquer treino é buscar esta evolução, que é bastante específica e pessoal. Sem ela, você está apenas exercitando-se para a melhora da qualidade de vida.

Leia também: 4 dicas para otimizar seu tempo de treino

Treinar é coisa séria, precisa de conhecimento, planejamento e muita observação. Não faça isso de maneira descompromissada ou com qualquer pessoa. Seu corpo agradece! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

Treino de pernas e ombros para iniciantes, dicas práticas

A divisão de treino de pernas e ombros para iniciantes é uma alternativa bastante interessante …

Treino de peito e tríceps para iniciantes, dicas importantes!

O treino de peito e tríceps para iniciantes tem determinadas particularidades, que precisam ser levadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!