TREINO

Tontura nos treinos, por que acontece e como evitar? (6 Causas)

Não é difícil encontrarmos pessoas que sentem tonturas em um treino de musculação. Veja neste artigo como evitar isso e porque acontece!

Whey Protein Growth Supplements

Você está bem, treinando de forma intensa e com boa disposição. De repente, sente tonturas fortes. Já sentiu isso? Sentir tonturas nos treinos de musculação ou em qualquer outro exercício, é algo até comum.

No geral, isso não significa um grande problema ou algo com o que se preocupar. Lógico, se isso acontecer de forma muito intensa e frequente, você deve procurar um médico.

Mas as razões para a tontura durante os exercícios, são explicadas geralmente, pela fisiologia!

Porque sinto tontura durante os treinos?

Primeiramente, o treino traz uma quebra de homeostase. O corpo se sente “agredido” e com isso, desencadeia uma série de reações, que vão desde a secreção de determinados hormônios, até o aumento da frequência respiratória e cardíaca.

Além disso, dependendo do treino, há ainda a variação do posicionamento da cabeça (agachamento ou mesmo ao levantar do Leg Press 45°, por exemplo) e isso “agride” o sistema vestibular.

Neste caso, o que te faz sentir tontura durante os treinos, é bastante variado. Há diferentes razões e no geral, todas elas têm “solução”.

Razões que te fazem sentir tontura durante os treinos

Há várias situações que podem gerar tonturas durante os treinos. Selecionamos as principais e as principais soluções.

1- Hipotensão hipotensão ortostática (HO) ou hipotensão postural

Uma causa muito comum. Basicamente, ao mudar de posição, você faz com que haja uma redução na pressão sanguínea e isso gera tonturas.

Acontece muito em exercícios onde há mudança brusca de posição, principalmente da cabeça. Ao levantar do chão rapidamente, ou mesmo de aparelhos como o Leg Press 45°, há uma mudança brusca no fluxo sanguíneo e com isso, a tontura acontece. Geralmente, a razão para isso é o acúmulo de sangue nas extremidades do corpo (por isso, tão comum no Leg Press).

Evitar levantar muito rápido é a solução mais fácil. Se ainda assim as tonturas acontecerem, em exercícios como agachamento ou stiff, busque usar estes movimentos de forma mais lenta e reduza a sua participação no treino. Assim que for melhorando, pode ir aumentando o volume destes exercícios.

Creatina Growth Supplements

2- Desidratação

Esta causa é mais comum em esportes de resistência, como ciclismo ou corrida. Neste caso, a desidratação não é apenas de água, mas no geral, de eletrólitos.

A falta deles, faz com que o corpo entre em um cenário de desidratação, que tem como sintoma, as tonturas.

3- Ritmo respiratório inadequado

Quando o ritmo respiratório é inadequado, é comum que hajam tonturas. Como o corpo recebe menos oxigênio do que realmente precisa, o cérebro tem sua atividade “comprometida”. Respirar sugando mais oxigênio, mas de forma controlada e rítmica, é a solução.

4- Hipoglicemia

Muito tempo sem comer ou mesmo treinar em jejum, podem causar tonturas em algumas pessoas. Neste caso, o problema é a falta de glicose no organismo. A solução é comer, de forma adequada, antes dos exercícios.

5- Intensidade inadequada

Quando você treinar além das suas “capacidades”, por uma série de reações fisiológicas, você pode sentir tontura.

Isso não significa que você deva treinar “leve” sempre. Ir além das capacidades é não respeitar o processo de progressão de carga e intensidade. Conforme você vai ganhando condicionamento, pode ir aumentando a intensidade.

6- Problemas cardíacos ou metabólicos

Neste caso, somente um médico poderá te ajudar. Determinados problemas cardíacos e vasculares, fazem com que haja menos suprimento de oxigênio e nutrientes nos tecidos e sistemas. Problemas metabólicos e hormonais também podem causar isso.

Neste caso, procure um médico.

Sentir tonturas durante os treinos podem comprometer seus resultados, conforto e saúde. Por mais que haja inúmeras explicações e na maioria dos casos, não seja um problema grave, esteja sempre atento (a).

Treine sempre com orientação de um bom profissional! Bons treinos!

Clique para conhecer

Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

3 Comentários

  1. Eu treinava musculação e aeróbico e a cada tempo bem esporádico tinha tontura as vezes na semana as vezes final de semana tinha mes que dava mes ñ mas sempre ao acordar .fui no medico e disseram que era labirintite postural mas nunca acreditei.ai mudei de academia e passei a fazer apenas musculação por 6 meses e agora resolvi fazer novamente aeróbico e voltou essa tontura esporádica o que poderá ser?

  2. O tema é ótimo,; tenho tonturas com uma certa frequência. Notei que geralmente ocorre porque travo a respiração e cargas altas ou respiro/espiro no momento errado na execução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo