Pesquisar

Açaí – 16 Grandes Benefícios e cuidados com o consumo em excesso

A fruta Açaí possui inúmeros benefícios para saúde. Mas será que engorda? Faz mal comer muito? Tire agora todas as suas dúvidas!

Açaí fruta engorda
Será que a fruta açaí engorda? Veja agora e também seus benefícios!

PUBLICIDADE

Índice – Principais informações que você irá encontrar sobre o açaí nesse artigo:

O que é Açaí?

O açaí (nome científico Euterpe oleracea) é uma fruta roxa que traz muitos benefícios à saúde, além de ser altamente versátil, podendo ser usada em sorvetes, sucos, geleias, junto com cereais, sobremesas em geral ou até mesmo pura. Isso sem contar outras modalidades.

Origem e consumo do Açaí

Na Amazônia, por exemplo, de maneira tradicional, é consumida gelada com farinha, seja de mandioca ou tapioca.

Outros até preparam pirão com a fruta a fim de comer junto com peixe assado.

Até o começo dos anos 1980, esse alimento circulava mesmo era na região norte do país, fazendo grande diferença na alimentação e na cultura do povo local.

Entre os anos 1980 e 1990 passou a ser introduzido de maneira geral no mercado nacional.

E, no últimos tempos vem ganhado espaço e sendo cultivado em diversos outros estados do país.

De qualquer maneira, o açaí ajuda a manter a boa saúde e a longevidade.

Sendo excelente para quem tem o dia agitado, pratica exercícios físicos e gosta de se alimentar bem, fugindo do colesterol ruim e outros malefícios que uma alimentação desregrara e industrializada pode trazer.

Aqui vamos conhecer as propriedades do açaí e os benefícios do seu consumo.

Veremos também porque é tão bom para os atletas e como consumir sem extrapolar a quantidade diária limite.

Além do mais, é evidente que descobriremos porque está a cada dia mais conquistando o Brasil.

Propriedades e tabela nutricional do Açaí:

O Açaí é rico em lipídios, o que acaba corresponde em 60% gorduras monoinsaturadas e 13% de poli-insaturadas, esse tipo de gordura, são consideradas “gorduras boas” o que acabam auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL) e contribuindo com o HDL (colesterol bom), como veremos logo abaixo em seus benefícios.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Suas principais propriedades são:

  • Ômega-6;
  • Ômega-9;
  • cvitaminas (B1, C e E);
  • minerais;
  • calcio;
  • ferro;
  • fibras.
Quantidade por 100 g de açaí
Energia: 247 calorias
Proteínas 3,8 g
Gorduras 12,2 g
Carboidratos 36,6 g

Valores referentes apenas a polpa natural do açaí. Como alguns fabricantes acrescentam xarope de guaraná, essências de frutas e outros componentes, pode haver variação nos valores nutricionais do açaí.

Açaí Banana e granola
Para que serve o açaí na saúde?

16 Benefícios do Açaí para saúde

Além de seu sabor marcante e querido por muitos, o açaí também possui uma série de benefícios importantes para nossa saúde. Confira os principais a seguir:

1 – Melhora a saúde da pele

Atualmente diversos produtos de beleza utilizam o óleo de açaí em suas fórmulas porque, além de ser um produto natural (não causa efeitos tão pesados quanto outros produtos químicos), ele possui uma poderosa função antioxidante.

Essa função serve para combater os radicais livres (moléculas prejudiciais às células do corpo) que causam danos capazes de gerar doenças graves, assim como prejudicar a saúde da pele.

2 – Previne problemas cardiovasculares

Por possuir esteróis vegetais, o açaí tem função cardioprotetora, ou seja, ele é capaz de proteger o sistema cardiovascular e circulatório de coágulos sanguíneos (solidificação do sangue que bloqueia o fluxo do mesmo dentro das artérias).

Por conta disso, ele auxilia no relaxamento dos vasos e proporciona uma circulação melhor do sangue.

3 – Ajuda o sistema digestivo

Por ser rico em fibras dietéticas, o açaí consegue agir na limpeza e desintoxicação dos órgãos do sistema digestivo. Isso faz com que ele funcione melhor e de forma mais saudável.

Inclusive, é indicado que se consuma outros alimentos ricos em fibras (milho, verduras, feijão, etc), para um efeito ainda mais completo.

4 – Auxilia o sistema imunológico

Pesquisas sobre esta função ainda estão sendo realizadas, mas, por possuir antioxidantes e auxiliar na saúde das células, pode-se concluir que ele fortalece as células defensoras contra ataques de invasores externos.

5 – Previne o câncer

Além da sua função antioxidante, que pode evitar o crescimento de células cancerígenas, o açaí também possui o ácido oleico, que ajuda a retardar os tumores e eliminar as possíveis células cancerígenas.

6 – Age contra o envelhecimento precoce

Mais um benefício causado pelo efeito antioxidante da fruta. Ele é capaz de reverter ou reduzir os danos oxidativos das células gerados pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce.

7 – Reforça as células

O açaí contém uma substância chamada antocianina, que atua no sistema de proteção celular.

Desse modo, as células são reforçadas contra ameaças e ficam mais resistentes, inclusive contra os radicais livres.

8 – Melhora desconfortos respiratórios

Consumir açaí com certa frequência pode ser capaz de evitar alguns tipos de irritações que causam dificuldades respiratórias relacionadas às reações alérgicas.

É bom lembrar que esse benefício ainda precisa ser melhor estudado.

9 – Age contra o cancro

Por ser rico em vitamina C e ácido elágico, o açaí pode reduzir o desenvolvimento do cancro (quando as células se dividem incontrolavelmente por culpa de alguma mutação).

O ideal é que mais pesquisas sejam realizadas para provar a extensão desse benefício.

10 – Atua na manutenção do colesterol

Estudos vêm mostrando que o fruto pode atuar na redução dos níveis de colesterol LDL (o tipo prejudicial), ao mesmo em que não prejudica o HDL (colesterol benéfico).

Isso faz com que os níveis fiquem equilibrados, evitando assim alguns problemas sérios de saúde.

11 – Melhora o desempenho físico

Um dos benefícios mais populares do açaí é o fornecimento de energia. Essa função auxilia muito nos treinos, pois, além de proporcionar resistência, também reduz a fadiga e aumenta o rendimento.

Além disso, o açaí pode diminuir as sensações de mal-estar e desconforto durante a realização dos exercícios físicos.

12 – Evita as câimbras

O açaí contém um mineral muito importante chamado Potássio, o qual pode prevenir e aliviar as câimbras, assim como problemas relacionados à má circulação.

O ideal para ampliar esse efeito é que, junto ao açaí, você tenha uma dieta alimentar saudável e pratique exercícios físicos diários.

13 – Alivia a saúde mental de mulheres

Alguns estudos estão verificando como a fruta pode evitar que mulheres passando pela menopausa sofram de desequilíbrios que afetem sua saúde mental.

14 – Melhora a estrutura óssea e previne osteoporose

O açaí contém bons níveis de Cálcio, um mineral cuja função principal é beneficiar a saúde dos ossos e dos dentes.

Por isso essa propriedade está relacionada a uma maior resistência óssea e à prevenção de doenças, como a osteoporose.

15 – Aumenta o desejo sexual

Ao aumentar a circulação do sangue, a fruta se mostra vantajosa na melhora das funções sexuais do corpo humano, especialmente no sexo masculino.

16 – Previne o Mal de Alzheimer

Isso ocorre porque duas substâncias presentes no açaí (antocianinas e proantocianidinas) auxiliam na diminuição dos processos degenerativo e inflamatório de células nervosas.

Esses problemas aumentam consideravelmente os os riscos de prejuízo ao tecido cerebral.

Benefícios do açaí para os atletas

Para começar, o açaí é uma excelente fonte de energia por conta da sua já conhecida quantidade de carboidratos.

É ideal para quem pretende aumentar a massa muscular e também repôr, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos, realizando assim uma ótima recuperação pós-treino.

Por conta disso, podemos dizer que a fruta é um verdadeiro energético natural, ao contrário de outros tantos que não são verdadeiramente energéticos e sim meros estimulantes, dando falsa impressão de energia e, quando o efeito acaba, o corpo desanima sem conseguir estabelecer uma recuperação eficaz de toda energia perdida.

Ainda por cima, o açaí possui uma quantidade de cálcio elevada que, juntamente com a vitamina E, complexo B, magnésio, potássio e ferro, ajuda o atleta a manter a saúde do corpo e da mente, além de evitar diversas doenças.

Isso tudo sem contar, claro, o seu benefício ao sistema circulatório, conforme vimos no tópico anterior.

Como boa fonte dos mais variados nutrientes, minerais e fibras, o açaí está entre os melhores alimentos para serem ingeridos no pré-treino para dar energia ou no pós-treino para recuperar o corpo.

Leia também:

granola engorda ou emagrece? Conheça todos os seus benefícios

Influência do açaí no desempenho esportivo

Em um recente estudo de Carvalho (2015) foram avaliadas as influências do açaí sobre o desempenho. Neste estudo, 14 atletas profissionais realizaram um teste máximo a 90% do VO2máx tomando um suco natural de pêssego ou uma bebida feita a base de açaí.

O estudo buscou verificar não apenas a performance dos atletas que ingeriram tais bebidas, mas também coletaram sangue para análises clínicas mais detalhadas.

Ao final do estudo, foi possível verificar que a bebida feita a base de açaí aumentou o tempo que eles levavam para chegar ao estado de exaustão, além de ter diminuído o estresse oxidativo e aumentado a proteção contra os danos musculares causados pelo exercício.

Neste ponto, entra a pergunta que não quer calar. Aquele alimento a base de açaí, mas repleto de outras coisas como  açúcar e leite condensado , teria o mesmo efeito? Provavelmente não. O estudo se realizou buscando um alto nível de pureza da fruta. Misturas podem comprometer a qualidade do que você está ingerindo e consequentemente, seus efeitos!

Além disso, este estudo mostra benefícios do açaí, mas desde que ele esteja inserido em um contexto nutricional adequado. Sem isso, ele dificilmente trará algum efeito relevante a sua prática esportiva de fato!

Rica em fibras mas não ajuda emagrecer

Como toda fruta, o açaí também é uma excelente fonte de fibras. Essa quantidade presente é suficiente para que haja ótima saciedade de quem o consome. Portanto, a frutinha ajuda nas dietas. O lado que pode acarretar em algum problema a quem deseja emagrecer é o do açaí ser rico em carboidratos.

Entretanto, se a pessoa pratica atividades físicas regularmente, esses carboidratos, caso consumidos de maneira correta, isto é, sem exageros, não tendem a preocupar. A não ser que a pessoa sofra de diabetes, pois aí deverá se manter afastada mesmo.

Por isso o interessante do açaí não é apenas comê-lo por comer e sim incorporá-lo numa dieta saudável, equilibrada e acompanhada de exercícios físicos regulares.

Açaí engorda? Cuidados com o consumo em excesso!

Açaí consumo em excesso atletas musculação corrida
O excesso de açaí pode trazer malefícios

Até agora nós vimos muitas coisas boas sobre o açaí, e realmente se trata de uma fruta capaz de nos conceder do bom e do melhor na matéria saúde.

No entanto, é necessário frisar que devemos ter uma certa atenção quanto ao seu consumo excessivo, que poderá causar até mesmo danos à saúde.

Acontece que o próprio açaí já é saboroso, então muita gente, ao ficar sabendo dos seus benefícios, começa a consumir em excesso. Enquanto o esquema aqui é ingerir com moderação mesmo.

Açaí e seus carboidratos

A atenção principal fica na quantidade de carboidratos. Sendo ainda o açaí, esse vendido em pasta na maior parte do país, adoçado com xarope de guaraná.

E, bem, como já vimos aqui no Treino Mestre anteriormente, carboidratos são importantes para dar energia ao ser humano, ainda mais aos atletas. Contudo, se excedermos a quantidade que o corpo consegue guardar, podem aparecer problemas como gordura localizada e até mesmo possibilidade de desenvolver diabetes.

Consumo diário recomendado

Então, como saber qual é a quantidade correta a ser ingerida diariamente? A explicação mais simples seria dizer que a quantidade correta é aquela que lhe satisfaz. Sentiu-se satisfeito(a)? Pronto, é suficiente. Pelo menos na teoria.

Geralmente se recomenda um pote por dia, de 150 a 200 gramas. Dê preferência para comer um dia sim dia não, 3 á 4 vezes por semana.

Leia também:

Banana: uma ótima fonte de energia para atletas (veja todos os seus benefícios)

De outro modo, um médico nutricionista poderá apontar a quantidade certa por uma dieta calculada e formulada com base no seu modo vida, peso e altura. Isso, claro, caso achar melhor a ajuda de um profissional para que não haja erro.

Em suma, se você não sofrer de diabetes, poderá inserir o açaí na sua dieta, desde que observados os seus limites de consumo. Se pratica exercícios físicos com regularidade, esse alimento será um grande aliado.

No mais, atualmente no mercado brasileiro, a fruta pode ser encontrada nas mais variadas formas, inclusive em suco, que é um excelente isotônico e enérgico, já adotado há algum tempo pelos ciclistas em longas pedaladas, por exemplo.

Referências:
Consumption of açai (Euterpe oleracea Mart.) functional beverage reduces muscle stress and improves effort tolerance in elite athletes: a randomized controlled intervention study. Ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26140415
Carvalho-Peixoto J1,2,3, Moura MR1, Cunha FA4,5, Lollo PC6, Monteiro WD5,7, Carvalho LM1, Farinatti Pde T5,8.

Açaí – 16 Grandes Benefícios e cuidados com o consumo em excesso
5 (100%) 4 votes

Artigo atualizado em

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

21
Deixe um comentário

avatar
11 Tópicos de comentários
10 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
20 Autores de comentários
Marlei limaCarlosfloreniPhelipeSergio Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Carlos
Visitante
Carlos

Parabéns boa oportunidade de aprender.

Phelipe
Visitante
Phelipe

eu queria saber se o Açaí faz mal para quem tem um início de gastrite bem pequeno refluxo também tenho intolerância à lactose?. Eu com esse sintomas que eu citei acima vai prejudicar a minha saúde?.

Eu tenho gastrite o início bem pequeno também tenho refluxo e tolerância à lactose!.

Leonor Rodrigues
Visitante
Leonor Rodrigues

Como posso comprar acaí sem ser enganada com o produto.

micheline deloozz brutout
Visitante
micheline deloozz brutout

tenho 77 anos e sou pre-diabete. faz um tempo, viciei em sorvete de açai,estou tomando um potinho por dia.de repente tenho os
pés muito enchadose doloridos. sera que e o efeito do açai?
obrigada pela resposta

Cidinha cardoso
Visitante
Cidinha cardoso

Não faço nenhum exercício físico, posso Tomás açaí, moderadamente , todos os dias, sem perigo de ganhar peso ?

Cidinha cardoso
Visitante
Cidinha cardoso

Uma xícara de café 2 vezes dia,, é muito ?

Marlei lima
Visitante
Marlei lima

tomo vários remedi-os pro coração,,e sou viciada em tomar açai

tenho 74 anos e sou pre diabete tomo um copo por dia e muito´?

Sergio
Visitante
Sergio

Boa a matéria mas me interessei pelo fato de que esperava saber qual a quantidade diária podemos tomar como o creme do açaí …
Obrigado
Sergio