Emagrecimento

Óleo de Cártamo Emagrece? Veja os 8 Benefícios e Como tomar

Será que óleo de cártamo emagrece mesmo? Veja o que os estudos mostraram! Além de todos os benefícios comprovados e forma correta de tomar.

A ação do óleo de cártamo é especialmente benéfica para dois grupos.

Em primeiro lugar, para as pessoas que desejam emagrecer, pelo alto teor de saciedade.

Em segundo, para quem procura benefícios à saúde de forma geral, pois suas propriedades são importantes para a função cerebral, crescimento e desenvolvimento.

O que é óleo de cártamo?

O cártamo é uma planta ramificada, com flores amarelas, alaranjadas ou vermelhas, florescendo, normalmente, no mês de julho.

Com propriedades similares ao óleo de girassol, o cártamo, atualmente, tem sido utilizado para fins culinários e, agora, como auxiliar no processo emagrecedor.

8 Benefícios do óleo de cártamo

Dentro deste quadro, portanto, o óleo de cártamo é capaz de trazer alguns benefícios bastante relevantes ao corpo humano.

Isso acontece quando a sua ingestão se dá numa dose adequada e com certa frequência, como explicaremos mais à frente.

1. Dá sensação de saciedade

O óleo de cártamo está, de fato, ligado à perda de peso. Isso acontece ele, como toda gordura, dá uma sensação de saciedade que se prolonga por bastante tempo, sendo uma boa estratégia para reduzir a fome.

2. Possui ação antioxidante

O óleo de cártamo também possui boas quantidades de vitamina E, que apresenta propriedades protetoras do envelhecimento celular, contribuindo com a neutralização dos radicais livres, elementos tóxicos e prejudiciais ao corpo.

3. Controla os níveis de colesterol no sangue

Estudos científicos realizados nos Estados Unidos demonstram que óleo de cártamo faz com que o colesterol ruim (LDL) seja reduzido.

Albumina Growth Supplements

De modo complementar, estimula também a produção do colesterol bom (HDL).

4. Auxilia no controle da diabetes

Um dos grandes problemas para quem tem diabetes é a oscilação dos níveis de glicose no sangue.

A atuação deste alimento garante que estes níveis sejam mais controlados, principalmente evitando problemas na glicemia quando em jejum.

5. Controla o nível dos triglicerídeos

Um tipo de gorduras que temos no corpo são os chamados triglicerídeos.

Quando eles estão em excesso, podem acabar causando enfermidades.

De acordo com pesquisas científicas, o óleo de cártamo auxilia a controlá-los em taxas aceitáveis.

6.  Previne o envelhecimento precoce

Por ter elementos antioxidantes como a vitamina E, o óleo de cártamo previne o envelhecimento precoce.

Sendo assim, mantém em boas condições os cabelos, a pele e as unhas.

7. Pode proteger contra alguns tipos de câncer

Tem sido estudado, mas as alegações são as de que o óleo de cártamo auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer. Entre eles, o de mama e o de próstata.

8. Fortalece os tecidos ósseos

Por fortalecer os tecidos ósseos, pode ser indicado para quem tem doenças como a osteoporose.

Desse modo, ajuda a combater a doença como uma suplementação complementar às medicações.

Óleo de cártamo emagrece?

suplemento de óleo de cártamo emagrece

Podemos dizer que, de fato, há indícios e comprovações de que o óleo de cártamo realmente emagrece.

Conforme já salientamos, isto acontece pela saciedade de ele apresenta, pois, seu consumo retarda o esvaziamento do estômago.

Portanto, consumir uma cápsula antes das refeições principais pode ser uma boa estratégia para reduzir a fome.

Além disso, o óleo de cártamo também é rico em ácido oleico, o ômega 9, mais um agente importante no processo de emagrecimento.

Para obter melhores resultados, é importante lembrar que o emagrecimento é dado por uma soma de fatores, tais como exercícios físicos e alimentação como um todo.

Não existe, ainda, um alimento mágico e sim alimentos que auxiliam no processo e o óleo de cártamo é um deles.

Como tomar e dose recomendada diária

Este produto é mais encontrado na forma de suplementos.

Em geral, o óleo de cártamo está disponível como cápsulas. Por isso, há recomendações padronizadas:

Whey Protein Growth Supplements

Consuma de 7g a 18g de óleo de cártamo diariamente antes e depois da atividade física ou antes e antes da principal refeição no dia

É indispensável realizar exercícios físicos

Consulte um nutricionista para ajustes de dose.

Qual devo comprar?

Quer saber quais são as melhores marcas e as mais recomendadas para se comprar o óleo de cártamo? Veja o artigo especial que preparamos onde tiramos todas as dúvidas, clique abaixo:

Leia também:

+ Para que serve o Óleo de Cártamo? 7 Melhores Marcas e Preços

Composição e propriedades do Óleo de Cártamo

O óleo de cártamo é composto de nutrientes diversos para o corpo.

São principalmente os ácidos graxos (ômega 6 e ômega 9), a vitamina E e a vitamina K. A dose diária de 9g contém ainda 80 calorias.

Efeitos colaterais

Há falta de estudos sobre os efeitos colaterais e as contraindicações. Por isto, deve-se sempre procurar um médico antes de consumir regularmente produtos contendo o óleo de cártamo.

A princípio, ele pode prejudicar o fígado quando não associado a exercícios físicos como principal efeito adverso.

Além disso, quem apresenta histórico de problemas cardíacos ou gestantes, devem evitar o consumo.

Leia também:

+ L-Carnitina: Para que Serve, Se Emagrece e Como tomar

+ Óleo de Coco: 11 Benefícios, Como usar, Cuidados e Receitas

Relatos – Óleo de cártamo Funciona mesmo?

Utilizou ou ainda está utilizando esse suplemento? Ajude os próximos leitores deixando seu relato na área de comentários abaixo falando dos resultados, se o óleo de cártamo funciona mesmo e emagrece. Todos agradecem!

Especialista fala como tomar o Óleo de Cártamo corretamente:

Referências:
BATISTA, Ellencristina da Silva; COSTA, André Gustavo Vasconcelos; PINHEIRO-SANT’ANA, Helena Maria. Adição da vitamina E aos alimentos: implicações para os alimentos e para a saúde humana. Rev. Nutr., Campinas, v. 20, p. 525-535, Oct. 2007.
CAMPANELLA, Luciane Coutinho de Azevedo; SILVA, Aline Correa da; FREYGANG, Joseane; MAGRO, Débora Delwing Dal. Efeito da suplementação de óleo de cártamo sobre o peso corporal, perfil lipídico, glicídico e antioxidante de ratos wistar induzidos à obesidade. Rev. Ciênc. Farm. Básica Apl., v. 35, n. 1, p. 141-147. 2014

Bruna Bosco

Nutricionista formada em 2011 e pós graduada em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Esportiva pela UNICAMP. (CRN 36740)

69 Comentários

  1. Tenho uma dúvida, estou consumindo 02 capsulas ao dia do óleo de cartamo, mais tbm consumo uma colher de sopa de linhaça dourada no yogurt diet, e estou achando que estou engordando..será possível que estou usando omega em excesso?

    1. Primeiro precisa ter certeza se está engordando mesmo…tem acompanhado seu peso? Tem notado acúmulo de gordura? Tem também que analisar como está todo dieta durante o dia…as suas refeições sólidas.

  2. Boa Tarde gostaria de saber se pode fazer uso do óleo de cártamo continuo? Acabou, começo a tomar de novo? Muito boa a matéria, Parabéns!

  3. Estou tomando o óleo de cártamo já a um mês e já perdi 2 kg na balança e também perdi muita gordura localizada no abdômen. Estou muito satisfeita com o resultado.

  4. Gordura marrom? Só conheço um tipo de gordura marrom que está presente em recém-nascidos, que atua na termoregulação. Se há outro tipo em adultos eu desconheço.

  5. Gente eu comprei,o L.A da Integralmedica, tomei, fiz dieta e exercícios físicos, como eu tenho muita gordura na região da barriga, eu notei uma grande diferença, em 1 mês…fora que minha pele, cabelos,minha imunidade, minha saúde no geral só melhorou…

    Recomecei a tomar hoje,gente é muito bom super indico!! com dieta e exercício então

  6. tenho loja de suplementos e meu irmão usa o óleo de cártamo e com a soma de exercícios e levantamento de peso.É visível o resultado. Ele esta muito satisfeito e eu tenho argumentos e prova comprobatória.

      1. Eu tomei da Max Titanium achei muito boa, agora comprei da Probiotica, é realmente eu senti uma ajuda na perda de gordura da barriga, aliado com caminhada na esteira e bicicleta.

  7. Bom dia! Estou começando hoje a tomar. Já tinha em minha casa e parei de usar. Gostaria que voces me falassem se eu tomo 02 capsulas antes do almoço e duas antes do jantar, ou se somente duas ao dia já é o suficiente. Agradeço!

  8. Comprei cápsulas de óleo de cártamo associado com óleo de côco e em uma semana notei que meu intestino ficou mais regular, e desinchei um pouco tb. Treino há 3 meses, fazendo HIIT, musculação e zumba e uma alimentação moderadamente saudável. Verei daqui uns 24 dias os resultados!

  9. Tomei oleo de cártamo por um bom tempo aliado uma alimentação saudável. O oleo tem efeito se consumido 2 litros de água por dia. Não tem contra indicação para hipertensos. Ele sai através da urina, que quanto mais gorduras vc come mais oleoginoso sai na urina. Não é milagroso, com uma boa alimentação é um ótimo aliado.

  10. Estou tomando o óleo de cartamo(cla)e tenho muita gordura abdominal e não ajudou em nada ,talvez seja óleo de soja porque o que existe de sacanagem neste Brasil Affffff

  11. Esse óleo tem muito marketing, isso sim. Bem como ocorre com sal do himalaya, açúcar de coco e outras modinhas. Se esse óleo tem ação parecida ao óleo de girassol, COMO ESCRITO AQUI, então por que PAGAR CARÍSSIMO por óleo de cártamo se o de girassol é super mais barato? Não tem lógica. Como eu disse, mais uma modinha cara para lucrar muito $$.’E outra, NENHUM ÓLEO REFINADO E EXTRAÍDO POR PROCESSOS QUÍMICOS FORTES é saudável. Nem esse, nem o de giraasol, nem canola, soja, milho, NADA DISSO.
    Se a extração do óleo for SEM QUÍMICA, aí sim, estamos falando de óleos saudáveis: azeite extra virgem, óleo de coco, manteiga, etc.
    Aliás, tudo isso aqui que alegaram de bom para esse óleo refinado em pesquisas COM RATOS, pode ser encontrado no óleo de coco QUE NÃO É REFINADO e nem passa por extração química. E mt mais barato.
    Pessoal, convido—os a acompanharem minhas postagens sb nutrição no Instagram: @ladnutribsb abçs!

    1. Então eu tomo tem seis meses, pago 22,45 por 60 cápsulas. Pra mim o preço é acessível e minha saúde melhorou bastante.. Eu compro em lojas que vendem produtos naturais. Não tive efeitos colaterais, o Óleo de cártamo é ótimo pra utilizar na salada. Super recomendo, olha que já utilizei vários remédios como Slimcamps, Goji, e não recomendo pois são produtos falsos, é apenas perda de tempo. Mas enfim meu relato está aí.

  12. Olá,
    Hoje foi o meu primeiro dia fazendo uso das Cápsulas de Óleo de Cártamo.
    Daqui um mês eu volto para contar a minha experiência para vocês que , assim como eu, tem muitas dúvidas se esse óleo funciona ou não.
    Lembrando que estou associando o uso do óleo com trinta minutos de exercícios aeróbicos e dieta.
    Até mais.

  13. Quem toma ou tomou, com quanto tempo começou a fazer efeito? Nas fezes percebeu-se a eliminação das gorduras como dizem com quanto tempo, porque estou tomando a quatro dias e não senti nenhuma diferença, pelo menos nas fezes, pelo contrário, tive uma diminuição na quantidade.

    1. Dia 13/12/16 fez dois meses que estou tomando, claro que junto com a dieta, e academia, já perdi 5kg, tenho sentido menos fome, diminuiu a minha ansiedade e aquela vontade comer com os olhos. Agora sem exercícios não ajuda, ele para mim foi um complemento para ajudar a acelerar a queima da gordura, antes de ir a academia tomo i cápsula de cafeína de 500mg. Pretendo continuar tomando, já que ele não serve somente para emagrecer.

  14. Estou tomando o óleo de cártamo há 45 dias e estou gostando muito dos resultados. Não tive nenhum efeito colateral. Tenho feito também musculação e reeducação alimentar que minha nutricionista passou. Pelos cálculos já perdi 3 kg nesse tempo que estou tomando e antes apenas c/ musculação e dieta havia perdido 5 kg em 6 meses. Falta perder ai mais uns 8 kg para ficar do jeito que eu quero \0/

  15. Se a dosagem diária ideal é de 9 g, como tomar duas cápsulas pode ser suficiente? *obs: a grande maioria, senão todos, possuem 1g por cápsula.

  16. Olá, tenho muita dificuldade para engolir comprimidos e esse oleo de cartamo e quase um supositorio posso gostaria se saber se posso abri-lo e tomar só o oleo? Faz o mesmo efeito?

  17. ola gostaria de saber se vou perde gorduras localizadas quero fica com a barriga chapada eo que eu tomo pra fica com massa muscular quero ter um corpo malhado

  18. Olá!

    Posso aconselhar a minha mãe a tomar óleo de cártamo, pois ela tem 73 anos é hipertensa e esta um pouco acima do peso? Fico preocupa devido ela esta com o abdome muito gordinho?

  19. vcs poderiam me passar a marca que estão tomando pois quero comprar e estou perdida sem saber qual confiar de preferência um com bom preço.

  20. tenho 1,56 de altura a minha meta e chegar aos 56kl engodei após a minha gravidez e hoje estou com 65kl isso pra mim e a morte pq meu peso era os meus 56kl

  21. gostaria de saber se a possibilidade de algumas marcas terem alguma mistura ou seja falsificação e com isso não obtermos resultados desejados estou fazendo uso do cl 1000 da body power já a duas semanas faço esteira estou fazendo dieta tinha emagrecido 4kg baixei de 105 para 101 hoje passei na farmácia me pesei tomei um susto estou com 103.5kg não entendi o que houve mais vou continuar usando ate acabar o frasco gostaria de esclarecimentos de profissionais e de amigos que fazem uso e obtiveram resultados

  22. Oi eu faço musculação a um ano e tomo suplementos gostaria de saber se posso tomar o oléo de cártamo e se não tem problema de perder a massa muscular .

  23. Boa noite, estou tomando Óleo de Cártamo junto com Chia (ambos em capsulas) alguém pode me informar quantos eu deveria tomar antes do almoço e do jantar? Dizem que Chia é ótimo também para emagrecer… E qual foi o tempo mínimo para obter algum resultado? Faço aeróbico e faço dieta mega rigorosa kkk.

  24. Boa noite possso usar oleo de cartamo vencido a mais de trinta dias pois nao vi o tempo e eu acho devido a ser natural poderia mas gostaria da sua opiniao attwagner

  25. Olá minha cunhada esta tomando óleo de cartamo ,óleo de coco e l carneirinho há 3 meses emagreceu 10k .comecei a 2 dias e .me senti bem melhor.gostaria de saber se faz mal?

  26. Tomo oleo de cartamo a menos de um mes ja perdi 2 kg gostei muito faço reeducaçao alimentar e hidroginastica, estava estacionada depois que comecei a tomar o oleo voltei a perder peso.

  27. Olá, vou começar a tomar o óleo de cartamo em capsula, e gostaria de saber se posso tomar junto com óleo de coco também em capsula?
    Ai eu tomaria 2 de um antes do almoço e 2 de outro antes do jantar..
    O que vocês acham?

  28. Boa tarde!

    Posso tomar o oleo de cartamo apos as refeições?
    Eu prefiro, pois ajuda o meu intestino a funcionar melhor. Porém tomo para a finalidade de emagrecer.

    Grata,

    Adriana Farias

    1. pode sim, e existe até uma marca de suplementos que tem em capsula, composta de L-Carnitina, Óleo de Cartamo e Vitamina E, da marca Transcend…é nota 10 emagreçe mesmo…..é um super acelerador do metabolismo. Vale a pena.

  29. Muito bom o óleo cártamo, mas como dito ai, tem que ter uma boa dieta acompanhando além de fazer alguma atividade física. Pretendo continuar tomando, pois tem me ajudado a emagrecer.

  30. Estou tomando o óleo de cártamo juntamente com uma dieta e malhando e tenho tido bons resultados….
    Tinha lido sobre relatos de quem tomou em cápsulas e gostou dos benefícios e ai resolvi testar também.

    Bjos e obrigada pelas informações desse site.

    1. Eu tomei e gostei muito dos resultados..perdi peso como queria. Mas agora, estou tomando suplementos para definição e crescimento, se eu tomar o oleo de novo eu perco essa massa que estou ganhando com os suplementos?

      É indicado o uso junto com esse tipo de suplementação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo