Página Inicial » Guia para Iniciantes » Musculação e qualidade de sono, o que a ciência diz?

Musculação e qualidade de sono, o que a ciência diz?

A qualidade do sono é um dos principais componentes de qualidade de vida que temos. Veja neste artigo como a musculação influencia neste quesito!

musculação e qualidade de sono

Nosso sono é um dos fatores mais importantes para que possamos manter a nossa qualidade de vida. Estima-se que uma pessoa de 70 anos passe uma média de 23 anos e meio dormindo. Neste sentido, é muito importante que este período seja feito com alta qualidade. Neste sentido, a musculação é um grande aliado para a melhora deste, já que ela melhora uma série de fatores que estão relacionados a melhora da qualidade do sono.

Antes de falarmos mais especificamente sobre a questão da musculação, precisamos entender que o sono não é igual o tempo inteiro e que ele passa por diferentes fases. Desta maneira, cada uma destas fases tem implicações diferentes sobre a regeneração muscular. Veja como são estas fases:

Sono NREM: é a fase onde passamos mais tempo, ocupando 75% do tempo em média. Neste período ocorre a secreção do GH (hormônio do crescimento), além de um aumento considerável na síntese proteica.

Estágio 1: nesta fase, que geralmente ocorre nos primeiros minutos de sono, temos a dormência do indivíduo. É a fase onde passamos da consciência normal para o sono.

Estágio 2: é a fase onde temos a transição para o sono mais profundo. Há menor sensibilidade tática e motora.

Estágio 3: Estágio onde temos muita dificuldade em acordar e que antecede o sono mais profundo.

Estágio 4: São os primeiros quarenta minutos de sono em que ele é de fato profundo.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Sono REM: é a fase onde temos mais movimentações e atividade cerebral.  Temos também uma paralisia muscular e o estado da mente é dissociativa. Grande parte dos sonhos e pesadelos ocorrem nesta fase.

Leia também: Melatonina: saiba tudo sobre o hormônio do sono

É muito importante compreender que cada fase desta tem um objetivo em específico e que todas elas são importantes. Por isso, pessoas que apresentam quadros de insônia precisam de acompanhamento e de busca por soluções. Sabemos que pessoas com problemas de insônia apresentam uma série de problemas de saúde, que são oriundos da falta de sono.

Neste sentido, a musculação pode ser uma grande aliada, pois vários estudos afirmam que ela melhora consideravelmente a qualidade do sono!

Como a musculação melhora seu sono?

As pesquisas em torno da educação física encontram hoje o momento de maior produção. Muita coisa vem sendo estudada e os efeitos que o treinamento físico traz. Neste sentido, o sono é um dos temas mais relevantes, pelas situações acima citadas.

Para mostrar um pouco mais disso, selecionei uma pesquisa de Santiago (2015), por ela apresentar uma metodologia bastante interessante e ter como público adolescentes. Este público apresenta muitas particularidades em termos de sono, pois eles necessitam de 1 a 2 horas a mais de descanso do que pessoas adultas, para que possam ter uma recuperação mais completa. Além disso, a pesquisa buscou avaliar a diferença entre os diferentes horários de treino.

Participaram da pesquisa 6 estudantes entre 15 e 17 anos, que foram submetidos a 3 sessões semanais de treino, durante 12 semanas. Durante este período, os horários de treino variaram entre manhã, tarde e noite.

Ao final do estudo, através de um protocolo específico para avaliar a qualidade do sono, foi possível verificar que todos os envolvidos na pesquisa tiveram melhora da qualidade do sono. Ele passou a ser mais reparador após os treinos resistidos.

Além disso, foi possível verificar que os treinos pela manhã e à tarde foram os que mais apresentaram melhora na qualidade do sono.

É lógico que temos uma série de variáveis envolvidas aqui, mas no geral, este tipo de estudo acaba tendo sempre resultados similares.

Hoje já é consenso que a atividade física em geral tende a melhorar significativamente a qualidade do sono em pessoas saudáveis (Noland, 2009).

Veja agora como a musculação pode ser útil para a melhora de seu sono!

Musculação e sono, uma relação estreita e proveitosa!

De maneira geral, o treino de musculação é muito importante para as diversas variáveis envolvidas na melhora da qualidade de vida. Uma das características apontadas por muitos praticantes e pesquisadores é a melhora da disposição. Pois bem, uma das razões para isso é justamente a melhora da qualidade do sono que a prática de musculação traz.

Leia também: A importância e os benefícios do sono no ganho de massa muscular

Para isso, seu treino precisa ser feito em horários adequados e da maneira correta. Treinos mais intensos, por exemplo, tendem a produzir uma necessidade maior de sono. Desta maneira, eles podem ser grandes aliados de quem tem problemas com a insônia.

É óbvio que isso não vale para qualquer situação e que o correto controle da intensidade é fundamental para que estes benefícios aconteçam.

Além disso, a dieta também influencia fortemente a qualidade do sono. Alimentos estimulantes, ingeridos na hora errada, tendem a prejudicar fortemente o sono em geral.

Por isso tudo, você precisa buscar encontrar os horários mais adequados para seus treinos, dentro de sua rotina e mantendo uma dieta equilibrada. Com isso, seu sono com certeza irá melhorar e muito e a sua qualidade de vida também! Bons treinos!

Referências:
Santiago,  L.C.S Efeito de uma sessão de treinamento de força sobre o sono de adolescentes. Rev Bras Med Esporte – Vol. 21, No 2 – Mar/Abr, 2015.  

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

4 coisas que você não deve fazer jamais, após o treino!

O pós-treino é fundamental para que tenhamos bons resultados. Se ele for usado de forma …

Está retornando ao treino depois de um longo período? Veja essas 6 dicas!

Devido aos compromissos do dia a dia, muitas vezes deixamos a academia de lado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!