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Guerrilha Cardio: O que é, Se Emagrece e Como fazer

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Para poder obter resultados expressivos no treinamento é necessário um bom planejamento do treinamento, o qual atenda as necessidades especificas de cada pessoa.

Durante os treinos são utilizados diversos métodos para atingir determinados objetivos, sendo os mais comuns a hipertrofia e o emagrecimento.

Sendo assim, um método não muito conhecido de treino aeróbico que pode ser utilizado para diminuir a gordura corporal é guerrilha cardio.

Mas, o que é guerrilha cardio, como funciona, quais seus principais benefícios,assim como quais cuidados devem ser tomados com este tipo de treino serão abordados neste artigo.

O que é guerrilha cardio?

Guerrilha cardio é um protocolo de treino aeróbico intervalado de alta intensidade assim como o HIIT onde é efetuado por 8 semanas e que promete um alto gasto calórico e que seu principal efeito no emagrecimento se deve ao EPOC ( consumo excessivo de oxigênio pós exercício).

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Treino Intervalado: O que é, Tipos e Exemplos para Emagrecer!

Quais são seus principais benefícios?

Este método de treinamento é utilizado por pessoas que procuram obter resultados em termos de emagrecimento, porém há outros benefícios associados a esta metodologia como:

Melhora da capacidade cardiorrespiratória

Utilizar este método de treino traz melhoras a resistência cardiovascular, sendo muito importante na performance de atletas e no condicionamento de quem o efetua.

O exercício aeróbico também é muito importante na saúde do coração e tem um grande impacto na qualidade de vida das pessoas e o guerrilha cardio, quando bem empregado, pode ser uma ferramenta para este objetivo.

Não leva muito tempo para ser realizado

A capacidade de gerar resultados sem necessitar de muito tempo para ser efetuado torna este método tão popular entre seus praticantes.

Também por não ser um treino muito prolongado, o risco de catabolismo muscular é menor, o que é importante para a manutenção da massa magra, mesmo em períodos de dietas com déficit calórico.

Praticidade e versatilidade

O guerrilha cardio pode ser efetuado em esteira, bicicleta, assim como também utilizando exercícios nos quais a carga é o peso do próprio corpo, como agachamento e flexão de braço.

Sendo assim , fica muito mais fácil adaptar o exercício, utilizando os movimentos mais adequados de acordo com  a capacidade de cada pessoa.

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Treino em escadas – Benefícios e dicas para deixá-lo mais efetivo

Treino guerrilha cardio

O método do guerrilha cardio consiste em um protocolo de oito semanas de treinamento, onde cada sessão tem aproximadamente doze minutos de duração.

Neste tempo são realizados quatro minutos de aquecimento a 50% da frequência cardíaca máxima, com oito séries de vinte segundos em alta intensidade alternados com dez segundos de recuperação e também quatro minutos de esfriamento após efetuar o treino.

Sendo assim, abaixo será mostrado em tabela um exemplo de um treino guerrilha cardio na esteira:

Início – Aquecimento: 4 minutos na esteira em 50% da frequência cardíaca máxima.

Exercício

Séries

Tempo

Recuperação

Corrida na esteira

8

20 segundos em intensidade máxima

10 segundos andando

Finalizando – Esfriamento: 4 minutos de caminhada a 50% da frequência cardíaca máxima.

Caso tenha dúvida como proceder, na tabela no início do artigo está completo com etapa que dura ao todo 12 minutos.

HIIT ou guerrilha cardio?

Os dois métodos de treinamento são excelentes para queima de gordura e existem vários protocolos com intensidade, tempo de intervalo e atividade utilizada. Alguns bastante semelhantes inclusive. 

Você pode, por exemplo, se for iniciante, começar fazendo as primeiras fases do HIIT e depois ir alternando a cada 2 semanas entre o HIIT e a guerrilha cardio e avaliar qual está surtindo mais efeito ou até se essa alternância está sendo significativa e manter. Tudo é uma questão de testes!

Lembre-se que sua dieta deve estar alinha para tal objetivo. Veja aqui um guia completo sobre  o Treino HIIT que vai te ajudar a entender melhor: Treino HIIT – Um dos mais eficientes métodos de queima de gordura

Quais cuidados devem ser tomados?

Apesar dos benefícios deste tipo de treino aeróbico, alguns cuidados devem ser tomados para torná-lo mais seguro e assim evitar possíveis danos a saúde como:

  • Sempre consultar um médico antes de efetuar atividade física

Antes de iniciar a se exercitar é necessário realizar exames  médicos para saber da aptidão da pessoa em relação a pratica dos exercícios.

  • Procurar um profissional de Educação Física para acompanhar o treino

 Um treino com uma intensidade alta como é o guerrilha cardio necessita de um planejamento adequado e supervisão de um profissional de Educação Física para tornar o exercício mais efetivo e seguro.

  • Evitar exceder o nível de intensidade de acordo com o seu condicionamento

 Este método é desafiador e auxilia no emagrecimento e também no condicionamento cardiorrespiratório.

Porém, muitas pessoas com a finalidade acelerar os resultados acabam por exagerar tanto na intensidade como na frequência em que efetuam o treino, o que além de contra produtivo pode aumentar o risco de lesões e problemas de saúde.

Também é importante lembrar que algumas pessoas devem ter cuidado extra e que a depender do seu caso pode ser contra indicada a guerrilha cardio, como por exemplo, o caso de diabéticos, hipertensos e cardiopatas.

Não é aconselhável utilizar este método para indivíduos com sobrepeso também, levando em consideração o alto grau de sobrecarga articular que pode ser gerado para esta população.

Pela intensidade do treinamento, o guerrilha cardio não é indicado para iniciantes, por estes não estarem preparados fisicamente e haver risco de lesão ou problemas cardíacos.

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Quer queimar gordura? 10 estratégias para ter resultados!

Concluindo

A guerrilha cardio é um dos métodos que pode auxiliar no processo de emagrecimento, quando bem empregada, porém aliado ao exercício é necessário seguir uma dieta que esteja de acordo com esta meta.

Apesar dos benefícios deste tipo de treino é importante estar atento para tornar a sua pratica mais segura e seus resultados muito mais eficazes, para tal é necessário consultar um profissional de Educação Física.

Sendo assim, é necessário avaliar individualmente as pessoas, para assim prescrever um treino que atenda as necessidades de cada pessoa, respeitando suas limitações ,visando melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Bons treinos!

Sobre Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira

Professor de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

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