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A musculação pode trazer enormes benefícios em conjunto com vários outros esportes, principalmente com as lutas marciais. Saiba quais são e como conciliar para não prejudicar.

Como conciliar lutas e musculação

É muito comum encontrarmos praticantes de lutas nas salas de musculação, já que este tipo de exercício é fundamental para o bom rendimento e prevenção nas lesões. Porém, nem sempre conciliar estas duas práticas é muito fácil, afinal um treino interfere diretamente no desempenho do outro. Isso ocorre, por que de maneira geral, tanto a musculação, como praticamente todas as lutas, usam predominantemente as vias anaeróbicas como fonte energética. Desta forma, é muito comum que se os treinos forem feitos em sequência, se tenha dificuldades no que ocorre depois.

Além disso, como as lutas necessitam de um grande aprimoramento da coordenação motora, e o treino de força quando feito de maneira intensa, prejudica tal qualidade física, são necessários diversos cuidados na hora de se planejar o treinamento e principalmente quando se vai montar as sequencias do treinamento.

Influência da musculação nas lutas

Musculação e lutas mma jiu jitsu boxe conciliar benefícios
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Independentemente se estamos falando de lutas em pé ou em lutas de chão, a musculação é fundamental para o bom desempenho, desde que feita com foco nas especificidades de cada arte marcial. Para que você tenha eficiência, tanto em seu treino de musculação, como em seu treino de lutas você precisa de certos parâmetros a serem seguidos, veja quais são:

1. Foco: Muitas pessoas buscam ganhar muito volume muscular e serem ágeis na luta. Infelizmente, na maioria das vezes isso não é possível. Além disso, um dos treinamentos tem que ser servil ao outro. Imagine que você lute Muay Thai, que é uma luta de extrema velocidade e queira hipertrofiar ao mesmo tempo. Dificilmente conseguirá seu objetivo, pois eles se contradizem. Por isso tenha clareza de seu objetivo. Se for fazer musculação para melhorar seu desempenho na luta, ela tem de ser bem específica. Se for lutar apenas como treino complementar da hipertrofia, esta tem que estar atrelada ao seu objetivo. Caso contrário, suas chances de não obter êxito são muito grandes.

2. Planejamento: cada um de nós tem uma rotina diferente e precisa de um planejamento específico. Além do mais, cada um também tem um horário preferido para treinar, seja lutas, seja musculação. Por isso, monte um planejamento, onde de preferência, não tenha treinos em sequencia. Caso isto não seja possível, nos dias em que for lutar, faça uma musculação mais leve, caso contrário sentirá que seu desempenho no treino ficará inferior.

3. Especificidade: se você treina uma luta que requer muita força, precisa que a musculação seja feita com cargas e intensidade elevadas e com foco no desenvolvimento da força máxima. Já se você treina uma luta de potência, precisa de uma base inicial e treinos com repetições mais rápidas. Desta forma você respeita a especificidade de seu treinamento.
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Pode treinar em sequência?

Como já mencionei várias vezes, cada um de nós tem uma especificidade. Porém, alguns cuidados devem ser tomados. Ao fazer duas sessões na sequência, você pode estar comprometendo seu desenvolvimento e acaba não melhorando em nada. Se for treinar luta primeiro e depois musculação, a segunda tende a não ser tão proveitosa. Da mesma forma, se fizer o contrário a luta será prejudicada. Por isso, o fundamental é ter um intervalo de pelo menos 30 minutos entre um treino e outro. Porém o mais indicado são treinos em períodos diferentes, para quem tiver esta disponibilidade, para que haja um tempo de recuperação entre ambos. Treinar de maneira muito intensa na segunda atividade pode causar lesões por esforço.

No mais, cada um deve seguir um treino específico, dentro de seus objetivos. Conciliar ambos os treinos é possível sem maiores dificuldades, desde que seja feito um bom planejamento, para que uma atividade não interfira diretamente na outra, de maneira negativa. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

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  1. Oi. Faço tai as 15hsas 16h e em seguida musculação. Finalizando as 17hs. meu objetivo é emagrecer. sera possível Assim? Devo comer ou tomar algo? tomo bcaa as 14:30 e tb as 17h no fim dos treinos.

  2. Eu pratico jiu-jitsu há uns 10 meses, e faço musculação antes do treino, meu problema é que trabalho das 7 às 17hrs, mas não tenho intervalos nesse período, embora meu trabalho não seja cansativo fisicamente, ele o é psicologicamente. Entro na musculação por volta de 18hrs e saio às 19;10 mais ou menos, meu treino de jiu jitsu é às 20hrs de segunda à quinta, não tenho a opção de alternar os turnos, queria saber se alguém tem alguma dica pra me dar, ou me dizer se esse horário está razoável, só pre ter uma opinião externa mesmo, obrigado

    • Eu entro no serviço as 07:00 também, minha academia abre as 05:30 então malho antes de ir pro serviço e depois quando saio as 17:00 vou pro kickboxing.

  3. oi, eu faço muay thai e jiu jitsu segunda, quarta e sexta (das 18:30 até as 22:00) e terça e quinta jiu jitsu das 20:00 as 22:00. eu preciso fazer musculação? se eu fizer de tarde, não vai ficar muito pesado pra mim e eu acabar tendo algum tipo de overtraing?

  4. Eu faço muay thai segunda, quarta (15:30 as 16:30) e sexta (15:00 as 16:00) sai do serviço as 13:30 em dias de luta vo direto pra academia fazer a luta e só treino musculação terça e quinta só q eu queria ganhar mais hipertrofia ficar poco mais forte, sou tipo de um mesomorfo mais queria ficar maior um pouco em questao de porte em braços e peitoral, no geral ficar tudo equilibrado mais acho muito pouco treinar só terça e quinta queria uma opinião de uma pessoa q siab do assunto e possa me ajudar chegar no meu objetivo. Obrigado.

  5. Ola , eu faço muay thay terça e quinta de 21:00 as 22:30
    E musculação na segunda quarta e sexta gostaria de saber se posse fazer musculação nos dias de terça e quinta no mesmo dia do muay thay
    Obg….

    • Pode sim mais você tem que dá uma intercalada de pelo menos 1hr e sua do tiver na musculação puxar menos carga do que o normal .. pra não sofrer lesões por esforço físico ..

  6. Boa noite eu luto boxe terca e quinta segunda,quarta e sexta eu faço academia pela manhã. Sera que eu posso fazer academia pela manhã?? e pela noite ou seja duas vezes ao dia

  7. Faço Muay Thai e musculação. No Muay Thai temos um treino que fazemos muitas flexões de braços! Não atrapalharia na recuperação do músculo treinar peito na Segunda e depois na Terça fazer muitas flexões?

  8. E para os hormonizados, treinar uma artes marcial e depois de 40 minutos musculação. Tem menos chance de uma lesão?

  9. Boa tarde,

    Treino Karatê Shotokan e gostaria de voltar a treinar musculação, treino karatê 3x por semana sendo segunda, quarta e sexta. Normalmente esse estilo de Karatê requer muita velocidade e pouca força na aplicação dos golpes ( Semi contato) nas competições, para ganhar massa muscular que tipo de treino e alimentação seria indicado ?

  10. Qual melhor arte indicada par quem quer ganhar massa?

  11. Tenho 43 anos.

    Faço full body segunda, quarta e sexta (com ligeiras variações nos membros inferiores). Sempre vario, ou seja, segunda é supino reto livre, quarta supino inclinado na máquina, sexta voador livre, por exemplo.

    Estou começando Muay Thai nas terças e quintas, ou seja, intervalo de 24h entre os treinos e repouso completo nos finais de semana.

    Sendo meu objetivo primário qualidade de vida, segundo, ter uma boa forma física, seria interessante manter os full body ou deveria começar um ABC?

  12. Fiz Jiu Jitsu durante uns 5 meses e parei por motivo de estudo, trabalho e etc, agora ficarei mais tranquilo e quero voltar, mas quero fazer Jiu, muay e musculação, musculação as 13:30 até umas 14:45, Jiu Jitsu 19:30 até 21:00 e muay 21:30 até 22:30, isso de segunda a sexta, menos muay que é só segunda quarta e sexta, acha que tudo bem eu treinar assim?

  13. Eu acho tranquilo fazer as duas atividades, desde que sejam em horários opostos !

    Faço jiu a um ano,sou competido , e inciei a musculação .

    Jiu de 22:00 ate 00:00

    Musculação de 13:00 as 14:20 aproximadamente.

    Não me sinto cansado, apesar de trabalhar as 8 ou mais horas diarias.
    Uma boa suplementação ajuda tambem

  14. treino musculação todos os dias e muay thai segunda quarta e sexta, nesses dias treino musculação antes e logo em seguida o muay thai, no meu caso achei que houve uma melhoria no meu desempenho e no físico, claro treino com ajuda de termogenicos (kimera, creatina).

  15. Olá, eu sou magra e meu objetivo é ganho de massa magra e músculos definidos. Comecei fazer Muay Thai todos os dias da semana, porém continuo na musculação, gostaria de saber se eu posso continuar nos dois esportes diferentes, sendo exercitado todos os dias em horários diferentes.

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