Pesquisar

A musculação pode trazer enormes benefícios em conjunto com vários outros esportes, principalmente com as lutas marciais. Saiba quais são e como conciliar para não prejudicar.

Como conciliar lutas e musculação

É muito comum encontrarmos praticantes de lutas nas salas de musculação, já que este tipo de exercício é fundamental para o bom rendimento e prevenção nas lesões. Porém, nem sempre conciliar estas duas práticas é muito fácil, afinal um treino interfere diretamente no desempenho do outro. Isso ocorre, por que de maneira geral, tanto a musculação, como praticamente todas as lutas, usam predominantemente as vias anaeróbicas como fonte energética. Desta forma, é muito comum que se os treinos forem feitos em sequência, se tenha dificuldades no que ocorre depois.

Além disso, como as lutas necessitam de um grande aprimoramento da coordenação motora, e o treino de força quando feito de maneira intensa, prejudica tal qualidade física, são necessários diversos cuidados na hora de se planejar o treinamento e principalmente quando se vai montar as sequencias do treinamento.

Influência da musculação nas lutas

Musculação e lutas mma jiu jitsu boxe conciliar benefícios
GettyImages

Independentemente se estamos falando de lutas em pé ou em lutas de chão, a musculação é fundamental para o bom desempenho, desde que feita com foco nas especificidades de cada arte marcial. Para que você tenha eficiência, tanto em seu treino de musculação, como em seu treino de lutas você precisa de certos parâmetros a serem seguidos, veja quais são:

1. Foco: Muitas pessoas buscam ganhar muito volume muscular e serem ágeis na luta. Infelizmente, na maioria das vezes isso não é possível. Além disso, um dos treinamentos tem que ser servil ao outro. Imagine que você lute Muay Thai, que é uma luta de extrema velocidade e queira hipertrofiar ao mesmo tempo. Dificilmente conseguirá seu objetivo, pois eles se contradizem. Por isso tenha clareza de seu objetivo. Se for fazer musculação para melhorar seu desempenho na luta, ela tem de ser bem específica. Se for lutar apenas como treino complementar da hipertrofia, esta tem que estar atrelada ao seu objetivo. Caso contrário, suas chances de não obter êxito são muito grandes.

2. Planejamento: cada um de nós tem uma rotina diferente e precisa de um planejamento específico. Além do mais, cada um também tem um horário preferido para treinar, seja lutas, seja musculação. Por isso, monte um planejamento, onde de preferência, não tenha treinos em sequencia. Caso isto não seja possível, nos dias em que for lutar, faça uma musculação mais leve, caso contrário sentirá que seu desempenho no treino ficará inferior.

3. Especificidade: se você treina uma luta que requer muita força, precisa que a musculação seja feita com cargas e intensidade elevadas e com foco no desenvolvimento da força máxima. Já se você treina uma luta de potência, precisa de uma base inicial e treinos com repetições mais rápidas. Desta forma você respeita a especificidade de seu treinamento.
Leia também:
Nutrição – Dieta e suplementação para lutadores
Artes marciais: ótima opção para emagrecer e ganhar condicionamento físico

Pode treinar em sequência?

Como já mencionei várias vezes, cada um de nós tem uma especificidade. Porém, alguns cuidados devem ser tomados. Ao fazer duas sessões na sequência, você pode estar comprometendo seu desenvolvimento e acaba não melhorando em nada. Se for treinar luta primeiro e depois musculação, a segunda tende a não ser tão proveitosa. Da mesma forma, se fizer o contrário a luta será prejudicada. Por isso, o fundamental é ter um intervalo de pelo menos 30 minutos entre um treino e outro. Porém o mais indicado são treinos em períodos diferentes, para quem tiver esta disponibilidade, para que haja um tempo de recuperação entre ambos. Treinar de maneira muito intensa na segunda atividade pode causar lesões por esforço.

No mais, cada um deve seguir um treino específico, dentro de seus objetivos. Conciliar ambos os treinos é possível sem maiores dificuldades, desde que seja feito um bom planejamento, para que uma atividade não interfira diretamente na outra, de maneira negativa. Bons treinos!


Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

45
Deixe um comentário

avatar
40 Tópicos de comentários
5 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
41 Autores de comentários
FabianaGabrielAndryelle CristinaRaphael MoreiraJOAO HENRIQUE Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Fabiana
Visitante
Fabiana

OI, Bom dia! vou começar a treinar Muay Thay e fazer musculação. meu objetivo é ganhar massa muscular e aprender artes maciais também, porém tenho duvidas de qual devo treinar primeiro para eu ter um bom resultado, E qual o intervalo adequado.

Gabriel
Visitante
Gabriel

Bom dia, treino Muay Thai e jiu-jítsu, normalmente 1:30 de treino de thai e 1:30 de treino de jiu, uma seguida da outra sem parar 2 vezes na semana(19h as 22h) e treino apenas uma modalidade 2 vzs na semana também(20h as 21:30) totalizando 4 vezes na semana e também malho antes do treino de artes marciais, gostaria de saber se é melhor malhar antes de lutar ou se é melhor lutar antes de malhar e qual o intervalo de tempo ideal de um exercício para o outro, meu objetivo é ganhar mais massa muscular sem perder rendimento no treino.

Andryelle Cristina
Visitante
Andryelle Cristina

Olá, eu sou magra e meu objetivo é ganho de massa magra e músculos definidos. Comecei fazer Muay Thai todos os dias da semana, porém continuo na musculação, gostaria de saber se eu posso continuar nos dois esportes diferentes, sendo exercitado todos os dias em horários diferentes.

Raphael Moreira
Visitante
Raphael Moreira

treino musculação todos os dias e muay thai segunda quarta e sexta, nesses dias treino musculação antes e logo em seguida o muay thai, no meu caso achei que houve uma melhoria no meu desempenho e no físico, claro treino com ajuda de termogenicos (kimera, creatina).

JOAO HENRIQUE
Visitante
JOAO HENRIQUE

Eu acho tranquilo fazer as duas atividades, desde que sejam em horários opostos !

Faço jiu a um ano,sou competido , e inciei a musculação .

Jiu de 22:00 ate 00:00

Musculação de 13:00 as 14:20 aproximadamente.

Não me sinto cansado, apesar de trabalhar as 8 ou mais horas diarias.
Uma boa suplementação ajuda tambem