fbpx
Pesquisar

Catuaba: O que é, 12 Benefícios e Como tomar

A catuaba é famosa por proporcionar benefícios afrodisíacos, mas não para por ai! Essa planta é um excelente antioxidante que pode prevenir várias doenças e ainda fornecer energia ao longo do dia. Veja todos os seus benefícios e melhores formas de consumo.

catuaba o que e benefícios

O que é:

A Catuaba é o nome dado ao extrato de diversas plantas nativas da região amazônica do Brasil e da América do Sul, pode ser chamado de catuaba o produto de algumas espécies da região.

Ela tem o nome científico de Anemopaegma mirandum, popularmente ela também é conhecida como caramuru, tatuaba, piratancara, pau de resposta ou chuchuhuasha.

O extrato de Catuaba é usado há vários séculos pelos nativos por conta dos seus benefícios à saúde e principalmente pela sua ação como estimulante sexual.

A principal espécie de planta de onde é possível extrair a catuaba é a Erythroxylum Vaccinifolium, ela é nativa do Brasil, mas outras espécies da mesma família também produzem o extrato de catuaba, como a Trichilia catigua.

A Catuaba pode ser retirada tanto das folhas como das flores da plantas mas, a principal fonte de extrato de catuaba é a casca que é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Para que serve a Catuaba:

Ainda não existem estudos que possam comprovar as funcionalidades da catuaba mas, diversas pesquisas vêm sendo realizadas para desvendar os mecanismos de ação desse extrato.

O que se sabe até hoje está relacionado aos diversos relatos e visíveis alterações com o uso do produto.

A principal indicação de uso da catuaba ainda está relacionado à sua melhora no desempenho sexual, sendo benéfica inclusive para quem tem problemas de ereção e baixa libido.

Mas, engana-se quem acha que essa é a única ação da catuaba, ela também vem sendo muito usada no controle de doenças cardíacas, no combate à fadiga, contra a perda de memória e crises de ansiedade ou depressão.

Propriedades:

A catuaba é rica em diversos nutrientes que são extremamente benéficos para a saúde, entre eles estão:

Catuabinas: Essas são compostos alcalóides que agem no organismo como estimulantes para o sistema nervoso central e assim aumentam a disposição e diminuem os efeitos da fadiga.

Taninos e flavonóides: Esses dois tem ação antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres do organismo, diminuindo a morte celular, principalmente das células cerebrais e neurônios.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Os ácidos graxos são importantes fonte de energia para o organismo, ajudam a eliminar as toxinas do sangue e a retirar as camadas de gordura presente nas veias e artérias.

Tipos de Catuaba:

A catuaba é normalmente comercializada em cinco fórmulas, normalmente usadas com diferentes finalidades.

Catuaba em chá:

O chá de Catuaba é produzido com as folhas e a casca da planta, ele é muito usado para problemas de disfunção erétil ou para aumentar a disposição para o dia a dia. As folhas para o chá podem ser encontradas em casa de produtos naturais.

Catuaba em cápsula:

As cápsulas de catuaba são a versão mais concentrada do produto, ela é considerada um suplemento e por isso seu uso exige acompanhamento de um profissional médico ou nutricionista.

Além da dosagem mais concentrada de catuaba, as cápsulas também pode conter guaraná, cafeína ou açaí.

Catuaba em pó:

A catuaba em pó é produzida com a casca e folhas secas da planta, ela tem os mesmos efeitos das cápsulas mas, apresenta sabor, que pode ser desagradável para algumas pessoas.

Ela é uma das formas mais usadas por praticantes de treinos físicos como estimulante e por retardar os efeitos da fadiga.

Tintura de catuaba:

A tintura de catuaba é um produto destinado para uso externo, deve ser aplicado no couro cabeludo, como um tônico.

É destinado para fortalecer os fios, dar mais vida e brilho, o produto pode ser encontrado em farmácias de manipulação e casas de produtos naturais.

Catuaba Selvagem (Bebida alcoólica):

Algumas bebidas são produzidas à base de catuaba, podendo ser consumida pura ou misturada. Como bebida alcoólica ela não tem qualquer valor nutricional, apenas confere mais disposição e energia.

Leia também:

Ginkgo Biloba: Para que serve, 16 Benefícios e Como tomar

12 Suplementos que aumentam o Foco, Concentração e Memória

12 benefícios da Catuaba:

1. Antidepressivo:

A catuaba tem efeito direto na produção de dopaminas, que são responsáveis pelo humor e pelo sono, além disso tem ação no metabolismo da da melatonina, que é o hormônio responsável pelo prazer e da serotonina.

Agindo diretamente nesses hormônios e neurotransmissores, a catuaba pode minimizar as crises de depressão e melhor a sensação de prazer.

2. Afrodisíaco:

A catuaba é rica em alcalóides que agem diretamente aumentando  libido e melhorando o desempenho sexual.

Nos homens, a catuaba ajuda a melhorar a vascularização da região peniana, dessa maneira problemas como impotência sexual e ejaculação precoce são reduzidos.

3. Antioxidante:

Os flavonóides presentes na catuaba tem ação como antioxidantes, eliminando os radicais livres e combatendo doenças causadas pelo estresse oxidativo, como por exemplo alguns tipos de câncer.

Os antioxidantes também agem contra a morte celular e o envelhecimento precoce, ajudam a manter a saúde mental e a capacidade de raciocínio.

4. Anti estresse:

Os mecanismos de ação da catuaba contra o estresse ainda não são totalmente comprovados mas, acredita-se que esse efeito esteja relacionado com a relação da catuaba e a produção de dopaminas.

O aumento de dopaminas ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, a insônia e a irritabilidade.

5. Estimulante cerebral:

A ação dos antioxidantes tem relação direta com a saúde das células cerebrais e neurais, isso porque essas células são mais afetadas pela ação dos radicais livres e seu desempenho e reduzido na presença dos radicais livres.

Por isso, o combate à esses compostos ajuda a manter a saúde do cérebro, preservando a memória e as funções cognitivas.

6. Anti inflamatório natural:

A presença da catuaba no organismo tem ação inibidora na enzima fosfolipase A2, essa enzima é a responsável por desencadear reações de inflamação.

A ação anti inflamatória ajuda no tratamento de diversas doenças, como a artrite, alergias respiratórias, problema de gota e até alzheimer.

Leia também:

Rhodiola Rosea: Para que serve, 7 Benefícios e Como tomar

7. Previne doenças degenerativas:

As doenças degenerativas tem como principal causa a morte das células, principalmente células neurais  nervosas, isso causa perda de memória e diminuição da coordenação motora.

Alguns componentes da catuaba parecem fazer efeito de reversão da morte celular, isso ajuda na prevenção e no controle dessas doenças.

8. Energético:

A relação da catuaba com a produção de serotonina e melatonina está diretamente ligada ao aumento de disposição e energia.

A catuaba também melhora a vascularização e a nutrição celular o que aumenta a saúde do organismo e reduz os efeitos da fadiga no corpo.

9. Vasodilatador:

Uma das propriedades da catuaba é promover uma maior capacidade de dilatação para as veias e artérias, isso possibilita que mais sangue seja transportado e reduz a pressão exercida pelo sangue nas paredes dos vasos.

Por isso, a catuaba é um auxiliar na redução da pressão arterial.

10. Diurético:

A catuaba tem ação de induzir a formação da urina, isso ajuda a eliminar as toxinas que são filtradas pelos rins e ajuda no controle da retenção de líquidos. Essa ação é mais potente quando a catuaba é utilizada na forma de chá.

11. Fortalece o sistema imunológico:

A ação antioxidante e anti inflamatória ajudam no combate dos radicais livres mas também ajudam a fortalecer o sistema imunológico e assim contribui para a prevenção de viroses e doenças contagiosas.

12. Diminui efeitos da TPM:

A ação da catuaba contra os efeitos da TPM está ligada à sua capacidade de regular hormônios como a dopamina e a serotonina que são relacionados ao prazer e a felicidade, também sua ação diurética, que ajuda a diminuir os inchaços.

Leia também:

Ginseng Siberiano – Para que Serve, 15 Benefícios e Efeitos Colaterais

Ashwagandha – Para que serve, 16 Benefícios e onde comprar

Formas de consumir:

Cada um dos tipos de catuaba tem uma quantidade e forma de consumo diferente:

  • Bebida: Chá de catuaba:

O chá de catuaba deve ser produzido da seguinte forma:

500ml de água fervente e 2 colheres de folhas de catuaba, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos e beba durante o dia.

O mais indicado é consumir até 3 xícaras do chá por dia, dosagens maiores podem causar efeitos colaterais indesejados.

  • Cápsula de catuaba:

A dosagem indicada pelos fabricantes das cápsulas de catuaba é de 1 a 2 doses por dia, mas para garantir a segurança do uso do produto não deixe de procurar orientação de um médico ou nutricionista.

Por ter dosagens mais concentradas e por conter outros ingredientes, o uso indiscriminado pode causar efeitos colaterais mais graves como taquicardia. 

  • Catuaba em pó:

O pó de catuaba é comercializado em casas de produtos naturais e pode ser usado da maneira que lhe parecer mais agradável.

Por ter um sabor forte, normalmente o pó é consumido diluído em sucos ou vitaminas mas, pode ser consumido misturado em água. Dessa maneira o ideal é misturar 1 colher de chá na bebida e consumir pela manhã. 

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *