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BCAA: O que é, para que serve, benefícios e como tomar

Tire todas as dúvidas sobre o suplemento BCAA nesse guia completo. Veja para que serve, seus benefícios e as estratégias de como tomar no momento correto, muito importante para não desperdiçar o suplemento!

Nossos leitores votaram em qual eles consideram a melhor marca, leia logo abaixo.

BCAA para que serve efeitos e como tomar

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Índice – Dúvidas que respondemos nesse artigo:

O que é BCAA? Qual sua função?

BCAA que vem da abreviação de “Branch Chain Amino Acids” que traduzido significa “aminoácidos de cadeia ramificada”, são formados por 3 essenciais aminoácidos e que não são produzidos pelo organismo.

São encontrados no BCAA os aminoácidos:  A L-Valina, L-Leucina  e L-Isoleucina.

Junto com o suplemento Whey Protein, Creatina e Glutamina, o BCAA está entre os mais famosos e consumidos suplementos alimentares do mundo, e você sabe por que? Vamos te mostrar logo abaixo, não deixe de ver. Tenha uma ótima leitura!

Para que serve?

BCAA o que e beneficios efeitos colaterais

Dos 20 aminoácidos existentes para construção muscular e o bom funcionamento das funções vitais do nosso organismo, o corpo humano só é capaz de produzir metade dessa quantia, cerca de 8 á 10 são obtidos através da alimentação ou no caso do BCAA, pela suplementação.

Por isso atletas que necessitam desses aminoácidos para completar sua ingestão diária, consomem esse suplemento antes e depois dos treinos de musculação, visando ganhar e manter a massa muscular.

Principais Benefícios

1° Recuperação muscular

O principal papel do BCAA é na recuperação de lesões musculares, lesões essas formadas durante um treino intenso de musculação

2° Manutenção da massa magra

Durante os exercícios com pesos, o corpo entra em estado catabólico e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia.

O resultado disso é a perda de massa muscular. O uso do BCAA pode amenizar essas perdas.

3° Produção de hormônio anabólico

Além disso, O BCAA também estimula e eleva a produção de insulina, um hormônio altamente anabólico que propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos e permitindo uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos.

Outros grandes benefícios

Funções e benefícios do BCAA

  • É um estimulante da síntese proteica;
  • Atletas que treinam em alta intensidade se beneficiam também com a melhora de seu sistema imunológico;
  • Previne o overtraining já que recupera a fadiga muscular;
  • Pode ajudar no tratamento de pessoas com doenças renais e no fígado;
  • idosos com grande perda de massa muscular pode se beneficiar, já que eleva os níveis de proteína na musculatura;
  • Pode auxilar na melhora da cicatrização.

Como tomar?

Uma pergunta muito comum é: “quanto de BCAA’s tomar por dia?”. Pesquisas mostram que o ideal é consumir doses de 4 á 8 gramas de BCAA antes do treino e 4 á 8 gramas depois.

Não importa se essa dose seja em pó, cápsulas/comprimidos ou mesmo liquido. Tem que girar em torno dessa dosagem por dia, no período que inicia antes do treino e logo após que encerrar o treino.

Quantidades menores também vão surtir efeito, mas para se obter um melhor desempenho e uma recuperação mais rápida, uma dosagem maior será necessária para uma maior eficiência.

Devo tomar todos os dias?

Não é necessário tomar BCAA’s todos os dias, apenas nos dias de treino. Nos finais de semana ,por exemplo, caso você descanse, mantendo a dieta através de alimentação sólida já é suficiente.

Uma dica

Agora uma dica minha para vocês, se comprarem uma Whey Protein importada de ótima qualidade, não tem necessidade de comprar BCAA.

Já que em uma dose de 30gr da Whey da Optimum, por exemplo, no qual cito como a melhor Whey Protein importada, já dá para suprir bem a quantidade não só de BCAA’s , como também de glutamina. Com isso você economiza e pode investir em outro suplemento como a creatina.

BCAA engorda ou emagrece?

Não possui efeito emagrecedor, pois não é um termogênico como outros suplementos emagrecedores.

Claro que se utilizado durante uma dieta de restrição calórica e treinos com o objetivo de emagrecer, o BCAA não irá interferir de forma negativa e pode sim auxiliar no emagrecimento.

Quanto a engordar, a resposta para essa dúvida é simples: Não, o BCAA não engorda.

Como dito inicialmente, eles são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e não contém calorias, nem tão pouco carboidratos em sua composição. Elementos que seriam responsáveis para ganho calórico.

Qual o melhor?

Qual o melhor BCAA?

Pergunta muito comum aqui nesse artigo é: qual o melhor BCAA? Não existe apenas uma grande marca que produz com excelência esse suplemento, e sim várias marcas.

Dos que eu já usei, gostei dos BCAAs das marcas Importadas: 

  • Universal Nutrtion;
  • Optimum Nutrtion;
  • Dymatize Nutrtion;

Das Marcas Nacionais de BCAA:

  • Growth Supplements (melhor custo benefício);
  • Probiótica;
  • Max Titanium;
  • Fix da IntegralMédica.

Qual a melhor marca para os leitores?

Para você não ficar apenas com a minha opinião, elaboramos uma enquete meses atrás, onde nossos leitores votaram em qual eles consideravam a melhor marca, e segundo os resultados, elaboramos um artigo falando um pouco de cada marca que teve mais votos.

E importante você conferir todos os detalhes sobre as melhores e mais confiáveis marcas de BCAA no link a seguir: 

Qual o Melhor BCAA do mercado em 2018? – Veja agora nossa lista atualizada!

Preços médio

Antes de comprar seu BCAA, é muito importante você ler esse artigo que indicamos logo acima, pois não só destacamos as melhores marcas de BCAA nacionais e importadas segundo os leitores, como também indicamos as lojas mais confiáveis e com os melhores preços da internet. 

Vale a leitura, assim você não irá cometer erros e ainda terá melhores resultados com esse suplemento.

Faz mal? Existem efeitos colaterais?

Até o momento não existe relatos ou estudos que comprovem efeitos colaterais com o uso de BCAA.

O recomendado é que não exagere e tome sempre a dose recomendada por um profissional ou pelo fabricante do produto.

Caso ocorra durante o uso do BCAA alguns desses efeitos colaterais:

  • Diarreia e problemas estomacais;
  • Náuseas;
  • Irritações gastrointestinais;
  • Dores de cabeça;
  • coordenação motora afetada;
  • Grandes alterações na glicose sanguínea (alta ou queda nos níveis de açúcar);
  • Flatulência;
  • Constipação;
  • Sobrecarga renal em pessoas com histórico de problemas nos rins (não existe problemas em pessoas saudáveis).

O recomendado é suspender o uso imediatamente e procurar um médico para melhor orientação.

Interações medicamentosas:

É recomendado não tomar BCAA pessoas que estejam utilizando os medicamentos a seguir:

  • Medicamentos utilizados no tratamento de Mal de Parkinson;
  • Medicamentos de controle da diabetes;
  • Para tratamento da tireoide;
  • Corticosteroides;
  • Remédios para pressão alta ou outros tratamentos cardíacos;

Contraindicações

As principais contraindicações são para os grupos de pessoas abaixo:

  • Gestantes;
  • idosos;
  • crianças;
  • pessoas com depressão;
  • cardiopatas;
  • diabéticos;
  • Pessoas com problemas ou histórico de doenças renais;
  • intolerantes a lactose.

O recomendado antes de iniciar o uso, sempre procurar um médico de confiança ou nutricionista.

Perguntas mais comuns:

BCAA engorda ou emagrece?

Ajuda na definição muscular?

Ele até pode ajudar, por não conter calorias. Porém, sem uma dieta equilibrada e um treino pensado neste sentido, de nada vai adiantar você ingerir BCAA.

Todos precisam de BCAA ?

Depende muito de cada caso. Em determinados suplementos como o Whey Protein já contém doses significativas destes aminoácidos, tornando a sua utilização desnecessária. Mas tudo vai depender de cada pessoa e de cada objetivo.

Aumenta a retenção hídrica?

Por ser composto apenas por aminoácidos, que são o que formam os tecidos, não existe qualquer hipótese do BCAA ser responsável pela retensão hídrica.

Posso tomar junto com outros suplementos ou termogênicos?

Como explicado anteriormente, muitos whey protein de qualidade já possuem ótima quantidade de BCAA em sua composição, então não tem necessidade de tomar os 2 juntos.

Mas mesmo assim, caso queira combinar o BCAA com outra proteína concentrada, o BCAA pode ser consumido antes do treino e depois do treino tomar sua proteína escolhida, seja albumina, caseína, soy protein ou até mesmo o Whey Protein.

Também pode ser consumido o BCAA com outros aminoácidos como glutamina, creatina, arginina entre outros.

O BCAA pode ser consumido em conjunto com termogênicos e emagrecedores.

É importante destacar que esse artigo é apenas informativo! Antes de iniciar o uso de suplementos ou termogênicos, consultar um nutricionista esportivo, só ele será capaz de avaliar suas reais necessidades para o uso de suplementos nutricionais.

Quais vitaminas tem no BCAA?

Muita gente procura já ingerir o BCAA junto com vitaminas (no mesmo suplemento).

Sim, já existem suplementos concentrados de BCAA’s com vitaminas no mercado, principalmente a vitamina B6.

Caso sua fonte de BCAA seja o suplemento de whey protein, muitos fabricante adicionam também em sua composição várias vitaminas e nutrientes.  Basta uma rápida pesquisa.

Para quem é indicado?

O BCAA é indicado principalmente para atletas, praticantes de várias modalidades de esportes e atividades físicas, além é claro, de quem faz musculação em busca do ganho de massa muscular, definição e para quem quer emagrecer.

É também utilizado em pacientes como auxiliar dietético para tratamento de enfermidades. 

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Veja o guia rápido com resumo do mais importante

Preparamos um vídeo especial para você, com um resumo do mais importante sobre o BCAA suplemento alimentar:

Ainda tem dúvidas? Veja os relatos logo abaixo!

Ainda ficou com dúvidas? Faça sua pergunta logo abaixo que em breve iremos responder.

Aproveite e veja os relatos de quem já tomou o BCAA falando sobre os resultados e o antes e depois.

Muitas dúvidas foram respondidas em nossa área para comentários, as vezes seja a mesma dúvida que a sua, confira!

Esse artigo foi útil para você? Então ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais.

Abraço a todos e bons treinos.

Referências:
Effect of BCAA intake during endurance exercises on fatigue substances, muscle damage substances, and energy metabolism substances. Kim DH1, Kim SH1, Jeong WS1, Lee HY2. 

Exercise-induced muscle damage is reduced in resistance-trained males by branched chain amino acids: a randomized, double-blind, placebo controlled study

BCAA: O que é, para que serve, benefícios e como tomar
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Fábio
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Fábio

Ótimo artigo! Tirou todas as dúvidas. Obrigado!

Miranda
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Miranda

Alguém aqui já utilizou o BCAA injetável? Quais foram os resultados? Se puder deixar relato…estou querendo utilizar dessa forma, pois já li a respeito dos benefícios e fiquei curioso…

Agradeço desde já!

André
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André

Nenhum benefício…alias tem estudos mostrando que não serve para nada, apenas para tirar dinheiro. BCAA injetável é furada…literalmente…rs

gabril
Visitante
gabril

Boa tarde. Tenho tomado bcaa já faz alguns meses. Antes do bcaa eu já tomava levitam multivitaminico. Há pouco tempo adicionei a minha dieta levedura de cerveja e tribulus terrestres. Todos de marcas desconhecidas que encontrei com bom preço nas farmácias daqui da minha cidade exceto o levitam. Porém eu não faço academia, eu trabalho em um frigorífico, trabalho pesado fazendo muita força o dia todo. Então pergunto. É correto eu tomar estes suplementos e se existe alguma contra indicação por eu teabalhar e área refrigerada? Lembrando que me fez bem a combinação dos suplementos já tem um mês que… Leia mais »

annee
Visitante
annee

Eu passava 76 agora to pensando 73 não pedir nada ainda só que eu quero ver logo resultado eu posso tomar bcca top

cecilia
Visitante
cecilia

E recomendado tomar 3 tabletes do BCAA antes e depois do treino?

Anderson
Visitante
Anderson

Tenho Hipercalórico e BCAA, Posso consumir os dois juntos no pre-treino e de novo no pós-treino ???? Qual método mais eficaz ??

Joana
Visitante
Joana

Alguém me pode dizer se os BCAA’s tiram o efeito da pílula contraceptiva?? Obrigada

Alisandra da hora dos santos
Visitante
Alisandra da hora dos santos

Sou pré diabética já malho a um ano posso fazer uso de bcaa e creatina

Eduardo Felipe farias Monteiro
Visitante
Eduardo Felipe farias Monteiro

Posso usar o bcaa com o hipercalorico?

André
Visitante
André

Até pode meu amigo…mas seria bem melhor da próxima vez pegar uma whey e creatina que são suplementos primários e focar mais em sua dieta…BCAA e hipercalórico são suplementos secundários…e quer saber, tomando um bom hipercalórico, já teria uma boa quantidade de BCAA…nem precisaria comprar…

Ronaldo
Visitante
Ronaldo

Treino de manhã: acordo 5h e tomo o café da manhã, e as 6h já estou no treino. O BCAA tomo junto com o café da manha e o pós-treino é whey ON. Existe problema em tomar BCAA junto com o café da manhã?

Richard
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Richard

Problema não existe, mas se você já faz uma refeição completa com proteínas de alto valor biológico, como por exemplo, ovos, já tem aminoácidos ai. Nem precisava ter comprado BCAA, já que no pós treino vc toma uma excelente whey que é rica em BCAA. Alterne, tome um dia no pós o BCAA e no outro o whey até acabar, depois fique apenas no whey e coloque junto uma creatina (tudo no pós), de resto, comida, foco na alimentação sólida!

Grismar Eterno Alves da Silva
Visitante
Grismar Eterno Alves da Silva

Eu estava com 103.650kg após um mês e 8 dias eu emagreci 4.5kg com bastante exercício e alguns suplementos tipo bcaa por exemplo.

Yuri
Visitante
Yuri

Posso consumir BCAA e Aminoenergy juntos?

Sandra
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Sandra

Na embalagem diz pra tomar 5g ao dia. É muita diferença do que vcs recomendam e o que diz na embalagem. E agora?

Regina Célia Bruno
Visitante
Regina Célia Bruno

Olá.
Estou tomando BCAA pela primeira vez. Como faço para tomar as 5 cápsulas indicadas? Devo tomar antes e depois do treino e no no decorrer do dia também ou devo tomar mais de uma cápsula de cada vez ?

Tamires
Visitante
Tamires

Matéria muito bem explicada, só uma ajudinha aqui, eu treino a noite depois do trabalho, qual o melhor horário pra tomar whey, bcaa e a creatina?
Comprei um kit dos três só que não sei como combinar para o ganho de massa muscular.
Desde já agradeço!