Tire todas as dúvidas sobre o suplemento BCAA nesse guia completo. Você irá saber como tomar corretamente, períodos recomendados e relatos de outros leitores sobre resultados e melhores marcas.
O que é BCAA?
BCAA que vem da abreviação de “Branched chain amino acids” que traduzido significa “aminoácidos de cadeia ramificada”, são formados por 3 aminoácidos essenciais e que não são produzidos pelo organismo.
São encontrados no BCAA três aminoácidos: Valina, Leucina e Isoleucina.
Junto com o Whey Protein, Creatina e Glutamina, o BCAA é um suplemento que está entre os mais famosos e consumidos suplementos alimentares do mundo, e você sabe por que? Vamos te mostrar logo abaixo!
Para que serve o BCAA?
Dos 20 aminoácidos existentes para construção muscular e o bom funcionamento das funções vitais do nosso organismo, o corpo humano só é capaz de produzir metade dessa quantia, cerca de 8 á 10 são obtidos através da alimentação ou no caso do BCAA, pela suplementação.
Por isso atletas que necessitam desses aminoácidos essenciais para completar sua ingestão diária, consomem esse suplemento antes e depois dos treinos de musculação, visando ganhar e manter a massa muscular.
Como tomar BCAA?
Uma pergunta muito comum é: “quanto de BCAA’s tomar por dia?”.
Isso vai depender muito do que você consome no restante do dia. Pois muitos alimentos são ricos em BCAA, como o ovo, frango, carne, peixe, leite, queijos e até mesmo o whey protein é composto por BCAAs e se sua dieta estiver equilibrada, de acordo com seus objetivos e treinos, a suplementação do BCAA é desnecessária.
Mas caso a alimentação não seja suficiente e você precise tomar o BCAA, algumas pesquisas indicam quantidades entre 2-4 gramas antes dos exercícios intensos e 2-4 gramas após os exercícios físicos.
Ou seja, se você pratica atividades físicas como a musculação, por exemplo, tome entre 2 a 4 gramas antes do treino e 2 a 4 gramas no pós treino.
Devo tomar todos os dias?
Não é necessário tomar BCAA’s todos os dias, apenas nos dias de treino. Nos finais de semana, por exemplo, caso você descanse, manter a dieta através de alimentação sólida já é suficiente.
Qual a melhor marca de BCAA para os leitores?
Elaboramos uma enquete meses atrás, onde nossos leitores votaram em qual eles consideravam a melhor marca, e segundo os resultados, elaboramos um artigo falando um pouco de cada marca que teve mais votos.
É importante você conferir todos os detalhes sobre as melhores e mais confiáveis marcas de BCAA a seguir:
Preço
Antes de comprar seu BCAA, é muito importante você ler esse artigo que indicamos logo acima, pois não só destacamos as melhores marcas de BCAAs nacionais e importadas segundo os leitores, como também indicamos as lojas mais confiáveis e com os melhores preços da internet.
3 Possíveis Benefícios do BCAA
1° Recuperação muscular (carece de mais estudos)
O principal papel do BCAA é auxiliar na recuperação de lesões musculares, lesões essas formadas durante um treino intenso de musculação.
É importante lembrar que todas as proteínas têm papel fundamental na recuperação muscular.
2° Manutenção e ganho de massa muscular (não possui 100% de comprovação científica)
Durante os exercícios intensos, o corpo entra em estado catabólico e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia.
O resultado disso é a perda de massa muscular. Uma dieta rica com BCAA pode amenizar essas perdas e ainda contribuir para hipertrofia muscular
3° Produção de hormônio anabólico (carece de mais estudos)
Além disso, O BCAA também estimula e eleva a produção de insulina, um hormônio altamente anabólico que propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos e permitindo uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos.
Outras possíveis funções do BCAA
- É um estimulante da síntese proteica;
- Atletas que treinam em alta intensidade se beneficiam com a melhora de seu sistema imunológico;
- Previne o overtraining, já que recupera a fadiga muscular;
- Pode auxiliar na melhora da cicatrização;
- Auxilia no tratamento de encefalopatia hepática;
- Ajuda a no tratamento da fenilcetonúria;
- Auxilia no aumento da ingestão proteica, para idosos, por exemplo, que sofrem grande perda de massa muscular.
Engorda ou emagrece?
Não possui efeito emagrecedor, pois não é um termogênico como outros suplementos emagrecedores.
Claro que se utilizado durante uma dieta de restrição calórica e treinos com o objetivo de emagrecer, o BCAA não irá interferir de forma negativa e pode sim auxiliar no emagrecimento.
Quanto a engordar, a resposta para essa dúvida é simples: Não, o BCAA não engorda.
Como dito inicialmente, eles são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e não contém calorias, nem tão pouco carboidratos em sua composição. Elementos que seriam responsáveis para ganho calórico.
Veja esse artigo abaixo onde explicamos com todos os detalhes sobre essa questão:
Faz mal? Existem efeitos colaterais?
Caso ocorra durante o uso alguns desses efeitos colaterais:
- Diarreia e problemas estomacais;
- Náuseas;
- Irritações gastrointestinais;
- Dores de cabeça;
- coordenação motora afetada;
- Grandes alterações na glicose sanguínea (alta ou queda nos níveis de açúcar);
- Flatulência;
- Constipação;
- Sobrecarga renal em pessoas com histórico de problemas nos rins (não existe problemas em pessoas saudáveis).
O recomendado é suspender o uso imediatamente e procurar um médico para melhor orientação.
Tomar com outros suplementos alimentares ou termogênicos
Caso queira combinar esse suplemento com uma proteína concentrada, o BCAA pode ser consumido antes do treino e depois do treino tomar sua proteína escolhida, seja albumina, caseína, soy protein ou até mesmo o Whey Protein.
Também pode ser consumido o BCAA com outros aminoácidos como glutamina, creatina, arginina entre outros.
Os BCAAs pode ser consumido em conjunto com termogênicos e emagrecedores.
Leia também:
Albumina: O que é, Benefícios, Colaterais e Como tomar
Resumo com o mais importante
Branched-chain amino acids and muscle protein synthesis in humans: myth or reality?
Tô querendo emagrecer e quero saber se posso tomar os suplementos como creatina o BCAA e o whey ou se pode atrapalhar a perda de peso.
Se a dieta estiver alinhada para seu objetivo, praticando atividades e tendo acompanhamento profissional, esses suplementos só irão contribuir.
Eu tomo o importado pra mim é o melhor BCAA da marca usn o whey da marca optimun nutrition
Andreia onde vc comprou esse importado?