Carboidratos, nutriente essencial para que você tenha energia suficiente para realizar todas as atividades do seu dia-a-dia e para que seu organismo funcione em perfeita harmonia.
Mas como utilizá-lo da maneira correta para obter todos os benefícios deste nutriente?
Estas e outras respostas você encontra aqui. Confira!
Carboidratos o que são?
Estes nutrientes também chamados de glicídios são moléculas orgânicas formadas pela combinação de átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio.
Tipos de carboidratos:
Eles podem ser classificados de acordo com o número de carbonos que possuem sendo:
Monossacarídeos:
São carboidratos simples que não podem ser quebrados em partículas menores como a glicose, frutose e galactose.
Dissacarídeos:
São formados por 2 monossacarídeos como é o caso da sacarose, maltose e lactose que podem ter suas ligações quebradas em partículas menores (monossacarídeos) durante o processo digestivo para que só assim sejam absorvidos pelo organismo;
Polissacarídeos:
São formados por várias moléculas de açúcares simples (monossacarídeos) que em sua maioria são representados pela glicose.
Exemplos de polissacarídeos:
Celulose:
Presente nos vegetais (verduras e legumes) e também nas frutas.
Este polissacarídeo tem função estrutural não sendo absorvido pelo nosso organismo como fonte de energia para as células.
No entanto, seu consumo é essencial para o bom funcionamento intestinal.
Amido:
O amido é formado principalmente por dois polissacarídeos que são a amilose e a amilopectina onde sua digestão é iniciada na boca e termina no intestino para que através da ação de algumas enzimas serem quebrados até sua menor estrutura a glicose e forneçam a energia necessária para o seu organismo.
Alguns alimentos são ricos em amido como a batata, arroz, pães, mandioca, cenoura e outros.
Carboidratos simples X complexos qual a diferença?
Além da estrutura molecular o que difere um tipo do outro é a velocidade com a que são digeridos e absorvidos pelo organismo. Veja:
Por terem uma estrutura menor os carboidratos simples são digeridos e absorvidos mais rapidamente o que eleva em um curto espaço de tempo os níveis de glicose. Alguns destes alimentos são:
- Frutas;
- Arroz branco;
- Mel;
- Xarope;
- Açúcar.
Já os complexos por serem maiores, demoram mais tempo para serem digeridos e absorvidos. O que traz como vantagem manter a saciedade por mais tempo e manter o equilíbrio dos níveis de glicose.
Este grupo de alimentos é rico em fibras o que melhora o funcionamento intestinal, dá saciedade e ajuda na eliminação de todas as toxinas do seu corpo.
Alguns dos carboidratos complexos para incluir na dieta (seja hipertrofia ou emagrecer):
- Batata doce;
- quinoa;
- Mandioca (aipim ou macaxeira);
- Cereais e Aveia,
- Lentilha, feijão preto;
- Inhame e mandioquinha;
- Pães integrais;
- Arroz integral ou parboilizado;
- Macarrão integral.
Carboidratos e suas funções:
Fornece energia para que você possa exercer todas suas atividades diárias.
Uma dieta equilibrada deve contar com 50 a 55% do valor calórico total em relação a este nutriente. Sendo que:
- Cada molécula de carboidrato equivale a 4 Kcal seja simples ou integral.
No entanto, se você busca mais saúde e qualidade de vida deve optar pela versão integral do alimento que como você já pode conferir tem muito mais benefícios!
- São aliados do emagrecimento saudável.
Sim! Esta afirmação pode em um primeiro momento ter te causado estranhamento mais esta é uma verdade.
Isto porque estes ajudam a “poupar” as proteínas, ou seja, fazem com que elas não sejam utilizadas como principal fonte de energia o que favorece o ganho de massa magra e músculos mais definidos.
Por este motivo para que você tenha um metabolismo trabalhando bem é muito importante que estes nutrientes façam parte da dieta.
- Tem um importante papel no metabolismo das gorduras
Não é só no metabolismo das proteínas que os carboidratos interferem.
Quando o organismo não tem carboidratos em quantidade suficiente as gorduras passam a ser oxidadas, ou seja, queimadas para serem utilizadas como forma de energia.
Isto traz como resultado imediato a formação de corpos cetônicos e a produção em excesso destes corpos cetônicos levam a acidose metabólica o que por sua vez pode levar a vários problemas de saúde causando até a morte em casos mais graves.
- É fonte de energia para o sistema nervoso central mantendo a saúde cerebral;
- A celulose presente nos vegetais mantém a saúde intestinal;
- O carboidrato participa da formação das membranas celulares do corpo.
Leia também:
20 Alimentos para Comer Antes do Treino
21 Alimentos para comer depois do treino
15 Alimentos anabólicos para incluir na dieta
Como perder peso comendo carboidratos?
Agora que você já conhece um pouco melhor sobre a importância que este nutriente tem para a sua saúde e todos os benefícios que ele traz para perda de peso que tal conhecer os alimentos certos para incluir no cardápio e ingerir este nutriente sem medo de ser feliz?
Vamos lá. Anote:
1. Arroz integral
Por não passar por nenhum tipo de processamento o arroz integral contém maior quantidade de fibras em relação ao arroz branco. Além disso, contém:
- Vitaminas do complexo B que são benéficas para o bom funcionamento do seu metabolismo;
- Minerais como zinco, selênio, cobre e manganês;
- Propriedades antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres o que previne o envelhecimento precoce aumenta a disposição, mantém a saúde do sistema nervoso e cerebral;
- O gama Orizanol. Segundo estudos esta substância encontrada no farelo do arroz integral diminui a absorção das gorduras presentes nos alimentos.
2. Batata doce
Tem baixo índice glicêmico o que faz com que seja absorvida de forma mais lenta mantendo você saciada (o) por mais tempo. Além disso, a batata doce contém:
- Vitaminas antioxidantes como a vitamina A e C que além de ajudarem a combater os radicais livres tem ação anti-inflamatória;
- Vitamina B6;
- Betacaroteno precursor da vitamina A;
- Manganês;
Por ser fonte de fibra solúvel a batata doce ajuda no controle da glicemia e do colesterol. O que significa que seu consumo é benéfico para prevenção e tratamento do diabetes e do colesterol.
O melhor é que oferece todos estes benefícios com apenas 86 calorias!
3. Quinoa
A quinoa considerada um pseudo cereal que além de fornecer energia podendo substituir tranquilamente o arroz do seu dia-a-dia fonte de:
- Fibras;
- Vitaminas do complexo B;
- Ferro;
- Cálcio;
- Fósforo;
- Proteínas de alto valor biológico que é mais bem aproveitada pelo organismo.
Agora atenção! Para aproveitar todos os benefícios deste alimento sem desequilibrar sua dieta você deve consumi-lo sem exageros, pois 100 gramas de quinoa tem cerca de 335 calorias.
4. Aveia
Campeã quando o assunto é dieta saudável e propriedades para isso não faltam neste alimento:
- Fonte de energia;
- Rica em fibras que melhoram o funcionamento intestinal ajudando a eliminar as toxinas do corpo e a diminuir a absorção de gorduras;
- Contém Ômega 3 considerado uma gordura do bem que previne doenças cardíacas por diminuir o mau colesterol (LDL);
- Possui grande quantidade de cálcio o que é benéfico para prevenir doenças ósseas. Além disso, estudos comprovam que o cálcio é um mineral essencial para quem busca perder peso em uma dieta equilibrada;
- Contém vitaminas do complexo B que melhoram o funcionamento do seu metabolismo e mantém a saúde do sistema nervoso.
5. Massa de trigo integral
Por manter a quantidade de fibras do alimento a massa integral sempre é uma ótima opção para variar o cardápio de forma saudável. Além das fibras ela contém:
- Vitaminas do complexo B;
- Proteínas;
- Fibras.
6. Banana:
Fonte de energia e de outros nutrientes muito importantes para o equilíbrio da sua saúde como:
- Vitamina B6;
- Vitamina C;
- Potássio;
- Manganês;
- Fibras;
- Vitamina do complexo B;
- Ferro.
É uma boa opção para o seu lanche da manhã ou tarde já que é uma fonte natural de açúcar o que ajuda a matar a vontade por doces e por conter fibras de te deixa saciada (o) por mais tempo.
Leia também: 20 alimentos ricos em proteínas para quem quer ganhar massa muscular
Estas foram apenas algumas sugestões de alimentos ricos em carboidratos e saudáveis para demonstrar a você que é possível incorporar este nutriente de forma inteligente na dieta ganhando muito mais saúde, qualidade de vida e de quebra um corpo mais magro.
E você que tipo de carboidratos consome? Divida um pouco de sua rotina conosco para que possamos te ajudar a melhorar ainda mais a sua alimentação.
Showwww de bola esta matéria!!
sou sedentario e queria mudar esta situacao mas primeiro meu foco e a saude.
tenho 39 anos e ja fiz academia mas sempre paro por nao ter aquele desejo de querer ficar muito musculoso quero mais pela minha saude.tambem tenho filho de 19 anos ,9anos, e uma menina de 3 anos e queria tambem trazer na alimentacao uma alimentacao equilibrada e saudavel teria como me ajudar mas nao quero copiar ninguem
Já tentei perder gordura abdominal e não consigo….faço dieta mas penso que há alguma coisa que está a falhar.
Tenho 42 anos sei que a idade tbm não ajuda mas gostava de ter um plano alimentar correto para juntar ao ginásio.
Gratidão e tudo que sinto!
Obrigado!!