Página Inicial » Receitas Fit » 8 Receitas de crepioca fit (Receitas light doces e salgadas)

8 Receitas de crepioca fit (Receitas light doces e salgadas)

Conheça os benefícios da crepioca fit em sua dieta, suas propriedades e mais 8 receitas light super saborosas e fáceis de se preparar.

Receitas de crepioca fit light

O que é

A crepioca fit é uma versão da tapioca feita com a goma de mandioca hidratada acrescentando mais ingredientes que, nesse caso, são o ovo ou o leite. Essa receita foi criada principalmente para as pessoas que têm uma rotina de treinos com a finalidade de ganho de massa muscular e definição do corpo.

Propriedades e benefícios da crepioca 

A crepioca fit se popularizou entre os praticantes de musculação por ser fonte de proteína de alto valor biológico presente na clara do ovo e no leite.

As proteínas de alto valor biológico são necessárias para o corpo porque fornecem os aminoácidos essenciais que só podem ser obtidos através da alimentação e são encontrados em maior quantidade nos alimentos de origem animal.

As proteínas de alto valor biológico também são importantes porque elas são utilizadas em sua totalidade pelo organismo, ao contrário das proteínas presente nos vegetais que são de baixo valor biológico e que não são totalmente aproveitadas.

Por isso, as proteínas de alto valor biológico são importantes para o processo de crescimento de muscular porque são bem aproveitadas e fornecem os aminoácidos essenciais que são utilizados na síntese proteica muscular.

Ao contrário da tapioca que não ajuda no ganho de massa por ser somente fonte de carboidratos, a crepioca fit ajuda no ganho de massa não só por causa das proteínas, mas também por causa dos carboidratos.

Por isso, pode ser uma opção de lanche tanto para o pré quanto o pós-treino. Com isso, os carboidratos são redirecionados para o fornecimento de energia ao corpo e as proteínas realizam sua função de síntese proteica favorecendo o crescimento muscular.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Os carboidratos presentes na crepioca são encontrados principalmente na goma da tapioca. São carboidratos simples, ou seja, de absorção rápida e que fornecem energia rapidamente para o organismo.

Essa receita também pode ajudar a perder peso porque dá mais saciedade ao organismo. Quando o corpo se sente mais saciado, a fome é retardada e a ingestão alimentar fica mais controlada. 

É preciso ficar atento à quantidade para não exagerar, pois em vez de ajudar no emagrecimento, pode fazer o efeito contrário, já que o carboidrato simples presente n crepioca, em excesso pode acumular gordura. Tente sempre incluir como recheio, alimentos rico em fibras, que assim podem amenizar a ação negativa dos carboidratos simples.

Leia também => Tapioca engorda ou emagrece? Quais seus reais benefícios?

Receitas de crepioca fit (light)

1. Crepioca fit com ovo

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de goma de mandioca
  • 1 ovo

Modo de preparo

Em um recipiente, misture bem a goma com o ovo. Em uma frigideira antiaderente ou untada como óleo de coco ou azeite de oliva extravirgem, espalhe a massa. Deixe dourar dos dois lados. Recheie a gosto.

2. Crepioca fit com leite

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca
  • 50 ml de leite desnatado

Modo de preparo

Umedeça a goma com o leite e misture a massa. Espalhe a massa em uma frigideira antiaderente ou untada. Deixe dourar dos dois lados e recheie a gosto.

3. Crepioca fit com whey protein

Ingredientes

  • 2 claras
  • 1 colher de sopa de goma de tapioca
  • 1 scoop de whey protein

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e espalhe a massa em uma frigideira antiaderente ou untada. Deixe dourar dos dois lados e recheie de acordo com a sua preferência.

4. Crepioca fit com linhaça

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 clara
  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca
  • 1 colher de sopa de semente de linhaça

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em um recipiente. Em uma frigideira untada ou antiaderente, despeje a massa e espalhe. Deixe dourar dos dois lados e recheie a gosto.

5. Crepioca fit com cottage

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 clara
  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca
  • 1 colher de sopa de queijo cottage

Modo de preparo

Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes. Coloque a massa em uma frigideira untada ou antiaderente e espalhe. Deixe dourar dos dois lados e recheie a gosto.

6. Crepioca fit de chocolate

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 clara
  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca
  • 1 colher rasa de cacau em pó

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes. Espalhe a massa em uma frigideira untada ou antiaderente. Deixe dourar dos dois lados e recheie a gosto.

7. Crepioca fit doce

Ingredientes

  • 2 claras
  • 2 colheres de sopa de goma de tapioca
  • ½ banana picada

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata tudo. Espalhe bem a massa em uma frigideira untada ou antiaderente. Deixe dourar dos dois lados e recheie a gosto.

8. Crepioca fit salgada

Ingredientes

  • 2 claras
  • 1 colher de sopa de goma de tapioca
  • 1 punhado de tomate picado
  • 1 punhado de cebola picada
  • 1 punhado de cebolinha picada
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e espalhe a massa em uma frigideira untada ou antiaderente. Deixe dourar dos dois lados e recheie a gosto.

Recomendações

Para a crepioca fit ser consumida no pré-treino, é recomendado adicionar alguma fonte de fibra como linhaça, por exemplo. Assim, como dito logo no início desse artigo, as fibras ajudam a controlar a absorção dos carboidratos no intestino fazendo com que o organismo receba energia de forma constante. Dessa forma, há energia suficiente para ser utilizada durante os treinos.

No pós-treino, fornece carboidratos de forma mais rápida para a corrente sanguínea para repor a energia perdida durante os treinos. Assim, ajuda na recuperação muscular, caso contrário, o corpo vai utilizar as proteínas como fonte de energia e, em vez de ocorrer o crescimento muscular, vai ocorrer degradação das proteínas musculares para a obtenção de energia gerando perda de massa muscular.

Leia também => 3 receitas de panquecas proteicas (2 com Whey Protein)

Quando consumir a crepioca

Outros horários onde a crepioca fit pode ser consumida são no café da manhã e nos lanches.

Essa receita pode ser preparada tanto com leite quanto com ovo e, para quem quer potencializar ainda mais o teor de proteínas, pode incluir esses dois ingredientes ou aumentar a quantidade. Os recheios ficam a gosto.

A crepioca fit também pode ser preparada com leite desnatado para quem quer controlar o colesterol ou consumir uma alimentação com menos gordura. Os intolerantes ou alérgicos ao leite de vaca podem usar qualquer leite vegetal de acordo com a preferência.

Leia também

12 Receitas fit com peito de frango desfiado

Para não enjoar de comer peito de frango constantemente sempre com a mesma forma de …

12 receitas fit com batata doce

Separamos as mais deliciosas receitas com batata doce para você incluir nas principais refeições de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!