Página Inicial » Guia para Iniciantes » 7 coisas que todo iniciante precisa saber antes de começar a treinar

7 coisas que todo iniciante precisa saber antes de começar a treinar

Os iniciantes na musculação, muitas vezes cometem erros que comprometem o rendimento de seu treino. Caso seja este seu caso, leia este artigo e veja o que não fazer.

Muitos iniciantes chegam todos os dias nas academias e não sabem exatamente o que esperam e o que devem fazer. Muitos deles cometem erros, que são repetidos constantemente e que fazem com que eles percam tempo e dinheiro. Antes de qualquer coisa temos que definir que iniciante é uma pessoa que nunca treinou, ou não treina há mais de um ano, portanto, não apresenta processos adaptativos relacionados ao treinamento físico.

Desta maneira, nós do Treino Mestre resolvemos listar alguns itens básicos que todo iniciante precisa saber para que alcance seus objetivos na academia:

iniciante na musculação precisa saber antes de começar a treinar academia

1° Segure a ansiedade:
muitas vezes os iniciantes tem um problema bastante comum, a ansiedade. Eles veem pessoas que treinam há anos, que tem corpos bem desenvolvidos e acham que em pouco tempo estarão iguais. Para piorar, nos primeiros meses, o desenvolvimento é algo bastante notável, o que faz a ansiedade aumentar ainda mais. Porém, este desenvolvimento acaba se tornando cada vez mais lento com o passar do tempo e isso faz com que as pessoas fiquem mais ansiosas por resultados. Isto é natural e todo iniciante deve ter cuidado para que faça uma construção bem estruturada de seu treino e de seu corpo.

2° Não copie os outros:
Pelo simples fato da individualidade biológica, independentemente de quem seja, já não deve copiar treinos, dietas e tudo mais relacionado ao treinamento. No caso de um iniciante, isso é ainda mais importante. Uma pessoa que nunca treinou, ou que está bastante tempo sem treinar, precisa de um processo adaptativo que é bastante singular, que precisa ser totalmente individualizado, para que sejam evitados problemas maiores.

3° Preocupe-se mais com a execução do que com as cargas:
Isso importa para todos, mas principalmente para os iniciantes, que precisam melhorar não apenas a coordenação motora, mas também a consciência corporal. Além disso, quem não treina costumeiramente, somente com a execução de alguns exercícios, sem tanta carga, já conseguem um treino eficiente. Além disso, altas cargas no início podem ser prejudiciais, pois com isso, a execução fica comprometida.

4° Aparelhos podem ser uma boa saída:
Principalmente para casos onde a pessoa nunca treinou, é bastante interessante utilizar mais exercícios guiados, pois desta maneira, será possível ter um estímulo mais eficiente. Com o movimento guiado, os erros de execução são minimizados e ocorre uma melhora da atividades das unidades motoras.

5° Movimentos complexos precisam de educativos:
Quer fazer agachamento, levantamento terra? Faça educativos. Estes movimentos, que são multiarticulares, geralmente não são prescritos para iniciantes. Porém, é importante iniciar com movimentos que são tidos como educativos para este tipo de movimentos mais complexos. No caso do agachamento, é possível realizar o movimento de sentar e levantar em uma cadeira, realizar movimentos menos amplos, ou no caso do levantamento terra, dividir ele em partes.

6° Tenha um planejamento de médio e longo prazo:
O maior erro das pessoas que treinam, é não saber o que querem e onde querem chegar. Por isso, tenha algumas metas a serem batidas, que não precisam necessariamente ser em seu corpo (por exemplo, estipule metas de comparecimento de treino, de dieta e outros fatores importantes). Além disso, é importante ter objetivos em longo prazo, para saber onde você quer chegar. Pois caso contrário, é muito fácil de um iniciante se perder pelo caminho e não atingir nada.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

7° Nem sempre suplementar é necessário:
Creio que se criou uma certa euforia em torno dos suplementos, o que faz com que muitos iniciantes achem que seja necessário suplementar desde o início. Acredito que cada caso mereça atenção individualizada, mas no geral, uma pessoa que se alimente de maneira adequada e seja um iniciante, não precisa suplementar sua dieta. Principalmente nos primeiros 6 meses, com medidas simples e com uma dieta balanceada, a grande maioria das pessoas já consegue todos os nutrientes necessários. Mas vale ressaltar, que cada caso precisa de uma análise específica, feita por um nutricionista esportivo.

Leia também:
+ Dicas para iniciantes na musculação – Guia completo

Estes são alguns fatores que podem fazer com que seu treino seja muito mais eficiente e seguro. Mas lembre-se sempre, que seu treino precisa ser prescrito e acompanhado por um profissional de educação física. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

4 coisas que você não deve fazer jamais, após o treino!

O pós-treino é fundamental para que tenhamos bons resultados. Se ele for usado de forma …

Está retornando ao treino depois de um longo período? Veja essas 6 dicas!

Devido aos compromissos do dia a dia, muitas vezes deixamos a academia de lado e …

  1. Boa noite, tenho 34 anos e iniciei a prática de exercícios na academia há 3 meses, no primeiro mês fiz apenas aeróbico, esteira e bicicleta, nos últimos dois meses estou alternando entre musculação e bicicleta. Além dos exercícios estou mudando os hábitos de vida. Não tomo refrigerantes há 2 anos, diminui muito o carboidrato, tomo suco detox quase todos os dias, chego da academia aproximadamente ás 18 horas, lancho algo saudável como tapioca ou crepioca, pão da Mimis, enfim mudei radicalmente meus hábitos há 3 meses, hoje ao aferir minhas medidas constatei que ganhei 2 kg desde então, diminui 2 centímetros na cintura, porém minhas coxas aumentaram 1 cm. Aparentemente emagreci, porém estou muito chateada pois gostaria de ver resultados… Você poderia me repassar alguma dica? É muito difícil… Desde já agradeço!

    • porque tu está chateada, você aumentou 2kg porque você está queimando gordura e adquirindo massa muscular, ou seja claro que algumas partes vão aumentar e ficar bem definidas e outras partes de pouco músculo e muita gordura vão diminui, bjs boa sorte

  2. Olá! Há mais ou menos um ano (fim de 2013), meu fisico estava invejável, todos comentavam sobre isso e ficavam me perguntando coisas sobre a academia onde quer que eu chegasse! Tenho 1,74 e na época pesava 70 kg com apenas 9% de gordura corporal – resultado de uma dieta básica formada por file de frango, ovos cozidos (comia inteiro), batata doce e atum (sei que não é o recomendável, mas eu comia o atum em lata mesmo, descartando a maior parte do óleo da lata). Então, chegou 2014 e por causa da merda do recesso da academia acabei desanimando e não voltei mais. Foi um ano inteiro regado a festas, alcool e comendo muita porcaria, cheguei a pesar 81 kg, o que eu achei que era pouco para tanto castigo ao meu corpo kkk. Chegou 2015 e resolvi voltar – já peguei uma dieta para emagrecimento (primeiro objetivo) e voltei a malhar essa semana. Por questões obvias (corpo muito dolorido), só fui os primeiros dois dias. Mas segunda já estou voltando com tudo. Gostaria que me afirmassem com o conhecimento de vocês, se é preferível eu me dedicar somente aos treinos aeróbicos ou alternar com musculação para perder esse peso e gordura corporal? Há algum treino específico para isso? Quanto à dieta, eu estou por dentro de tudo que preciso consumir, porém estou com dúvidas quanto ao treino: o personal da minha academia não parece ter conhecimento de nada, parece mais um estagiário. No aguardo…

  3. Olá, eu quero entrar na academia para ganhar massa magra, pois sou muito magra. Porem não sei o que fazer, por onde começar.

    • Milena, aconselho que no primeiro mes vc apenas se alimente bem, treine corretamente e descanse bastante. Comer frango, ovo, batata doce, aveia antes de trinar e uma otina sugestao para lhe dar energia! Caso nao posso comer antes, faça um shake com algum hipercalorico e misture farinha de aveia! apos o treino faça uma boa alimentacao de carboidratos e mais proteina! Aconselho comer brocolis, batata doce frango ou carne! sempre comendo uma salada bem completa para complementar sua refeicao! No segundo mes vc ja pode suplementar com wey protein pos treino e bcaa que ajurara vc no ganho de massa magra! Bom, espero ter ajudado e é claro que existe muiiiiiiiiiiito mais dicas, mas ai no site vc as encontrara! abcs e bons treinos!

  4. Iai pessoal, tenho 13 anos e já estou começando a malhar. Mas tenho uma grande duvida, a respeito do crescimento. Malhar para de crescer ou é mito ???

  5. Olá,
    Eu estou entrando na academia pela primeira vez,
    Meus objetivos é ganhar massa, e crescer o corpo,
    Sou muito magro, e tenho uma péssima alimentação,
    Tenho de altura 1,74 e Peso 54 Kg.
    Queria que você me indicasse uma dieta pra evoluir meu corpo, ganhar massa, ficar forte.
    Uma dieta no café da manhã, no almoço e no jantar e no treino, e pós treino, e também
    Gostaria que você me indicasse o tempo certo de eu começar a suplementação,
    #E a dúvida, Whry Protein? OU Hipercalorico?
    Quais você recomenda??
    E como tomar??
    BCCA e Creatina ajuda mais??
    Obrigado desde já, ficarei agradecido com sua ajuda…

  6. Olá
    Comecei a malhar tem duas semanas e já estou tomando whay protein pós treino, bcaa e creatina
    Tem algum problema?
    Meu horário de treino é sempre pela manhã bem cedo.. Não sinto muita fome.. O que vc me indica para comer antes e após treinar
    Aguardo… Obrigada

  7. Tenho 19 anos e peso uns 48 kg, vou iniciar a academia para engordar e ganhar massa, como iniciante eu posso usar o whey protein?

  8. ola tenho 23 anos comecei a treina musculação tem 6 mes aumentei so 3 quilos nao consigo aumenta mais gostaria de sabe se tem algum suplemento pra ajuda ou algo mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!