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Chia: 11 Benefícios da semente. Veja se emagrece!

Conheça os 11 principais benefícios da semente de chia. Para que serve, como ela ajuda emagrecer e melhores formas de se consumir.

Semente de chia

A salvia hispânica, ou chia, é uma planta muito comum da região da América Central.

Ela é mais conhecida pela sua semente, que é utilizada na culinária de diversas formas.

Além disso, porém, pode ser encontrada na forma integral, moída, ou como óleo de chia.

Todas essas formas de comercialização existem em função dos benefícios dela.

Isto já é conhecido há muito tempo, uma vez que há evidências que demonstram que os povos pré-colombianos (como os astecas e os maias) já utilizavam dela.

11 benefícios da chia

A alimentação com uso regular da chia é capaz de fornecer ao corpo uma série de benefícios. A planta tem alto valor nutricional, o que significa que faz bem para uma série de funções do organismo.

1. Dá saciedade

Para quem quer emagrecer, não sentir fome é algo essencial. As dietas são, muitas vezes, restritivas, mas isto não significa que tem de haver sofrimento.

Alimentos como a chia são ricos em fibras. Elas criam uma espécie de gel no organismo, absorvendo a água e dando saciedade prolongada.

2. Previne o envelhecimento precoce

Vitaminas presente na chia, como a vitamina A ou a vitamina B2, têm efeitos antioxidantes.

Na prática, isto representa o combate aos radicais livres capazes de gerar o envelhecimento. Assim, pele e cabelos ficam preservados por mais tempo.

3. Combate a anemia

Minerais como o ferro, também presente na chia, auxiliam no combate a anemia.

Isso porque ajuda o corpo humano a formar os chamados glóbulos vermelhos, os quais têm a função de transportar oxigênio.

4. Auxilia no combate da diabetes

Quem sofre com a diabetes tem problemas com a glicose, isto é de conhecimento comum.

O que a chia faz no organismo é prevenir que a glicose fique em níveis extremos, fornecendo energia apenas aos poucos.

5. Ajuda o sistema imune

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Problemas com imunidade fraca são comuns em pacientes de diversas doenças ou que fazem uso de medicamentos imunodepressores.

A chia aumenta a defesa do corpo, auxiliando as células a ficarem mais fortes e lutarem contra infecções.

6. Controla o colesterol

Principalmente através da redução do colesterol ruim (LDL), esta planta ajuda a evitar problemas como os coágulos.

Além disso, estimula também a presença do colesterol bom (HDL) no organismo.

7. Previne enfermidades do coração

A presença dos ácidos graxos, como os ômegas 3, 6 e 9, auxiliam a fortalecer o coração.

Eles fazem com que este órgão trabalhe da mesma forma, mas com menos esforço.

Dessa forma, o coração fica preservado, principalmente porque a pressão arterial não sofre picos.

8. Fortalece os tecidos ósseos

Os minerais os quais a chia é uma boa fonte também compreendem o cálcio.

Ele auxilia na formação de tecidos ósseos, que compõem desde os ossos do corpo até os dentes.

Desse modo, fortalece e ajuda a prevenir doenças que acometam esta parte do corpo.

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9. Melhora as funções cerebrais

A chia é também um bom estimulante das funções do cérebro, através do sistema nervoso central.

Ela faz isso por meio da indução de transmissão de impulsos nervosos.

10. Tem efeito anti-inflamatório

Esse caráter da planta, anti-inflamatório, faz com que seja útil para acabar com edemas e diminuir dores.

Especialmente quando os problemas são musculares ou semelhantes.

11. Dá energia

O alto teor nutricional da chia indica que ela também é capaz de dar energia para o dia todo.

Isso por fornecer às células o que elas necessitam para continuar funcionando adequadamente.

Chia  emagrece?

O consumo regular de chia pode auxiliar na perda de peso.

Isso porque ela fornece muitos dos nutrientes necessários para o corpo humano no dia a dia.

Além disso, há outros benefícios. Ela dá saciedade, o que é particularmente interessante para evitar a fome.

Também auxilia na regulação do sistema gastrointestinal, evitando desconfortos como a prisão de ventre.

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Quantidade diária recomendada

A quantidade de chia consumida por dia deve ser regulada, até porque ela pode ser um pouco calórica.

Então, o que os especialistas indicam, é algo próximo a duas colheres de sopa (25g).

Não exagere no consumo, uma vez que pode gerar o efeito contrário.

Como preparar

A chia pode ser adicionada a diversos pratos como complemento. Desde na principal refeição até em vitaminas ou sobremesas.

Para isso, pode ser utilizada nas suas diversas formas.

Existe na forma de semente, óleo, farinha, entre tantas outras.

A chia mais utilizada acaba sendo a semente, que preserva de modo integral todos os benefícios provindos dos nutrientes.

Ainda assim, siga a receita que tiver e adapte como preferir ao seu dia a dia.

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Como consumir a semente de chia

Grão – pode ser utilizado em diversas receitas, como pães e bolos.

Óleo – pode ser utilizado como tempero de saladas ou peixes.

Lembrando que quando está na versão óleo, a chia perde suas fibras, no entanto, os demais nutrientes continuam presentes.

Farinha – é uma ótima opção para acompanhar frutas e iogurtes. Experimente acrescentar também na salada.

Sobre Equipe Treino Mestre

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5 Comentários

  1. Alguém que tenha tomado a semente de chia, gostou dos resultados obtidos, conseguiu mesmo emagrecer?

    Grata se alguém pode ajudar.

    • Eu estou tomando há duas semanas e já consegui perder 3kg, mas é o que a reportagem fala: vc deve tomar moderado, pois possui alto teor energetico consumido em grande quantidade. Pesquisando, encontrei que deve ser consumido até 6 colheres de chá nas refeições. Ai vc coloca 1 colher em cada refeiçao.

      Espero ter ajudado

    • Eu estou usando chia na água, tomo todos os dias já perdi 3 kgs em 1 mês, realmente ela tira a fome, estou super feliz em usar chia

  2. Onde encontrar essas sementes de chia…

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