Página Inicial » Dietas e Nutrição » Chimichurri: Para que serve, ingredientes e como preparar

Chimichurri: Para que serve, ingredientes e como preparar

O Chimichurri além de trazer mais sabor as carnes durante seu preparo, graças aos seus ingredientes saudáveis, pode proporcionar alguns benefícios para saúde.

Chimichurri

Você já ouviu falar em chimichurri? Se você nunca ouviu falar, é normal. Afinal, ele é muito mais famoso na Argentina, já que é utilizado como tempero em seus churrascos.

Na verdade, o chimichurri é um molho, e é amplamente utilizado não só na Argentina, mas também no Uruguai, dois dos países onde são feitos os melhores churrascos na América do Sul.

O molho não só é extremamente saboroso como também faz bem à saúde, já que leva em sua composição ingredientes naturais e que oferecem benefícios para o corpo.

Uma possível origem para o nome do molho data de 1800, quando um imigrante irlandês chamado Jimmy McCurry se ofereceu para fazer o molho. Como seu nome não era muito fácil de ser pronunciado, rapidamente os habitantes locais começaram a chamar o molho de chimi – churri, que virou chimichurri.

O chimichurri pode ser tanto utilizado em aperitivos de entrada, como pães, como para temperar a carne antes de assá-la.

Geralmente o molho é utilizado para marinar a carne duas horas antes de começar a assar, mas ele também pode ser utilizado como tempero depois que a carne já saiu do fogo.

O único cuidado que se deve ter é não temperar a carne crua e colocá-la para assar, porque isso vai fazer com que ela fique com um gosto ruim, já que o molho acaba queimando no fogo e deixando um sabor incrustado na carne de queimado.

Quais são os ingredientes do chimichurri?

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

O chimichurri tradicional leva vários ingredientes em sua composição, todos eles oferecendo algum benefício para a saúde.

Dentre os ingredientes, podemos citar:

  • Cebola;
  • Páprica;
  • Sal;
  • Orégano;
  • Pimenta;
  • Pimenta do reino;
  • Salsa;
  • Tomilho;
  • Manjericão;
  • Vinagre;
  • Azeite;
  • Alho;
  • Água;
  • Cominho;
  • Pimentão;

Os benefícios do chimichurri

Se o chimichurri possui benefícios para a saúde? Sim, e vários! A deliciosa mistura de ingredientes que compõe o molho argentino forma um poderoso composto antioxidante e rico em gorduras monoinsaturadas que fazem bem para a saúde.

Confira abaixo alguns dos benefícios do chimichurri:

1. Reduz doenças cardiovasculares

Tanto o azeite quanto o alho possuem propriedades que protegem o coração contra doenças cardiovasculares. Além de conferirem um sabor especial ao molho, também têm propriedades que diminuem a pressão arterial;

2. Combate radicais livres

O azeite possui antioxidantes que combatem os radicais livres. Desse modo, moléculas reativas são degradadas, evitando assim que oxidem prematuramente células mais novas. Além de retardar a velhice celular, também impedem a formação de algumas doenças;

3. Ajuda a emagrecer

O chimichurri é composto de pimenta, cebola, alho e páprica, ingredientes termogênicos.

Esses ingredientes são responsáveis pela elevação da temperatura do organismo, que faz o metabolismo trabalhar de modo mais rápido queimando mais gordura. É um bom método de emagrecer naturalmente, através da adição de termogênicos na dieta;

4. Bactericida

Além de agir como bactericida, o chimichurri pode aumentar a imunidade do corpo graças ao alho, que além de prevenir a formação de doenças causadas por vírus, também ajuda a combater bactérias. É uma opção saudável para quem quer se prevenir de resfriados e gripes, através do consumo de chás naturais feitos com o alho;

5. Ajuda a desintoxicar o corpo

O alho ainda cumpre a função de desintoxicar o organismo, eliminando toxinas e até mesmo substâncias mais pesadas e extremamente nocivas como o mercúrio.

Além disso, é um excelente antiinflamatório natural e ainda ajuda a fortalecer o fígado devido à alta concentração de alguns tipos de vitaminas que o alho carrega;

6. Ajuda a combater a dor de garganta

O chimichurri é composto também de tomilho, que ajuda a combater dores de garganta. Ele é composto por uma substância chamada carvacrol, que possui agentes bactericidas.

Estudos realizados já comprovaram que o carvacrol é eficiente contra mais de 100 tipos diferentes de bactérias que podem causar inflamações na cavidade oral;

7. Regula os níveis de colesterol

O tomilho, ingrediente do chimichurri, possui propriedades que diminuem o LDL e aumentam o HDL. Além disso, o condimento possui substâncias que ajudam a reduzir a pressão arterial, sendo um remédio natural indicado para quem possui hipertensão;

8. O humor melhora

A mesma substância bactericida, o carvacrol, é responsável por aumentar o nível de alguns hormônios que controlam o bem estar, como a dopamina e a serotonina.

Alguns estudos confirmaram que doses elevadas de carvacrol são capazes de melhorar o humor e o bem estar de uma pessoa, apresentando o mesmo efeito que uma pessoa teria praticando uma atividade física;

O chimichurri pode causar algum malefício para a saúde?

O chimichurri é um condimento que apresenta vários benefícios para a saúde e nenhum malefícios.

No entanto, pessoas alérgicas a algum ingrediente ou mesmo hipertensas devem evitar seu consumo, já que algumas substâncias desse tempero são termogênicas e o consumo em excesso, pode afetar pessoas hipertensas. No mais, sem contraindicações.

Pessoas saudáveis que não possuem nenhum tipo de problema de saúde não têm contra indicação de uso, mas também não devem exagerar na quantidade na hora de temperar a carne ou algum outro alimento.

Como preparar em casa

O chimichurri é um molho fácil de ser preparado. Acima, listamos os principais ingredientes que compõe o condimento preparado da maneira tradicional. No entanto, a receita pode ser adaptada.

Para preparar em casa, você poderá fazer da seguinte maneira:

1° Ferva uma xícara de água e misture uma colher de sopa de sal grosso usado para churrasco (você pode usar a versão com menos sódio ou sal rosa do himalaia também);

2° Pique uma cabeça de alho, misture com uma xícara de salsinha, uma xícara de orégano e mais duas colheres de sopa rasas de páprica;

3° Adicione em seguida ¼ de xícara de vinagre e ½ xícara de azeite de oliva extra virgem;

4° Em seguida, adicione a água com sal que ficou separada em uma xícara;

Outros ingredientes como o manjericão, o tomilho e pimenta podem ou não ser usados. O ideal é que você prepare o chimichurri um dia antes de temperar a carne a ser assada para que dê tempo de os temperos se misturarem bem.

Onde comprar chimichurri desidratado?

Chimichurri desidratado

O chimichurri também tem sido encontrado facilmente em casas de temperos, mercados municipais, feiras livres e supermercados, sendo vendido em sacos e embalagens prontos na forma desidratada. 

Leia também:
 
=> Os 11 melhores termogênicos naturais
 => Páprica – Os 6 principais benefícios para saúde e como usar

Um pouco mais sobre o molho

O chimichurri é tradicionalmente consumido na Argentina, e pode ser comparado ao nosso molho vinagrete. É praticamente impossível ver um churrasco argentino que não leve o condimento no preparo da carne.

E por ser ácido, é uma pedida excelente para o preparo da carne, já que ele quebra um pouco da gordura, deixando o sabor da carne muito mais agradável.

Além de ser muito utilizado na Argentina, também é tradicional em alguns pratos no Uruguai. E o churrasco uruguaio não fica atrás do argentino. Na verdade, muitas das receitas argentinas são originárias do Uruguai.

O chimichurri pode ser tanto utilizado no preparo de carnes vermelhas quanto de carne branca, e em ambos os casos é importante utilizar o molho somente depois que a carne já estiver assada.

O molho ainda pode ser usado para temperar saladas, ricota, arroz ou qualquer outro prato que a pessoa deseje utilizar o molho.

O chimichurri pode ser preparado com ou sem pimenta, fica conforme seus gosto.

Já outra alternativa do molho é preparada com limão e é mais utilizada para o preparo de carnes brancas, por ser mais suave, e também por ser mais ácido e neutralizar o pH, principalmente do peixe.

Se você ainda não conhece o molho, vale experimentar os diferentes tipos para conhecer um pouco mais sobre a culinária argentina!

Leia também

Recuperação muscular, 10 dicas para otimizá-la e ter melhores resultados!

A recuperação muscular é fundamental para que a hipertrofia aconteça e você tenha os resultados …

Metionina – Para que serve, funções, fontes nos alimentos e suplemento

A metionina é um aminoácido essencial que pode ser de grande valia para melhorar sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!