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alimentos para diminuir a dor muscular pós treino

5 alimentos que podem ajudar a diminuir a dor muscular após o treino

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Alimentação é a chave para ter bons resultados em seu treino. Mas isso tudo mundo sabe, não é? Mas e o poder da alimentação em reduzir as dores musculares após o treino? Sim, é possível minimizar o problema.

Em muitos casos, não iremos eliminar totalmente as dores, mas elas podem se tornar muito mais suportáveis.

Mas primeiro precisamos entender o que causam tais dores.

Por que sentimos dor muscular após o treino?

Há várias razões. A mais comum é o estado de inflamação das microlesões teciduais causadas pelo treino. Estas microlesões são fundamentais para a hipertrofia, por exemplo. Quando há um estado de inflamação um pouco acima do que o corpo está adaptado, ocorrem as dores musculares.

Também há alguns estudos que indicam uma acidez metabólica mais acentuada, mas eles não são um consenso.

Basicamente então, as dores musculares são oriundas de processos inflamatórios. Desta maneira, precisamos buscar alimentos que ajudem a reduzir este processo.

Por isso, os alimentos que serão citados aqui têm como função reduzir os processos inflamatórios.

Eles irão ajudar o corpo a tratar da inflamação em si, favorecendo o desaparecimento ou redução das dores musculares.

Alimentos que ajudam a sentir menos dores musculares após o treino

1- Salmão

Salmão

O salmão é uma proteína nobre e que tem inúmeras funções dentro do metabolismo humano. Basicamente, falando da redução das dores musculares, ele possui, entre outros nutrientes, uma grande fonte de ômega-3.

Segundo Mesquita (2011), o ômega-3 tem ação anti-inflamatória, por que ao ser metabolizado, ele reduz a síntese de derivados do ácido araquidônico. Como sabemos, este é um dos principais causadores de inflamações e na persistência da mesma.

Por isso, o salmão é um excelente alimento para reduzir a dor muscular após o treino.

2- Alimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C

Os alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, vegetais como brócolis e espinafre e outros, são excelentes se o seu objetivo é reduzir as dores musculares.

O processo para isso é muito simples. Os alimentos ricos em vitamina C também são ricos em flavonoides.

Os flavonoides basicamente têm uma função anti-inflamatória e antioxidante. Em termos mais diretos, eles vão atacar os processos inflamatórios e reduzi-los.

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3- Chá-verde

Chá-verde
Chá verde gelado ou quente, todos possuem os benefícios!

Este não é necessariamente um alimento, mas tem uma importante função na redução das dores musculares. Primeiramente, por que ele possui flavonoides, como citado anteriormente, ele ainda possui vitamina C.

Mas além disso, ainda há mais um fator determinante para a utilização do chá-verde para este objetivo: ele atua no sistema nervoso central e reduz consideravelmente a percepção da dor.

Como as dores musculares são oriundas de um processo natural de adaptação, esta é uma forma inteligente de reduzir as dores musculares.

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4- Uvas

Uvas

As uvas são frutas que tem como característica serem altamente ricas em flavonoides. Como estes reduzem consideravelmente os níveis de inflamação e ainda ajudam a diminuir as dores causadas pelo exercício.

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5- Proteínas de alto valor biológico

Alimentos ricos em proteínas
Proteínas de alto valor biológico

Como estamos tratando diretamente de dores oriundas de inflamações nos músculos, os aminoácidos têm uma função primordial.  

A reconstrução das microlesões teciduais fará com que a inflamação diminua. Na verdade, a inflamação é, em grande parte, oriunda deste processo. Por isso, ingerir boas quantidades de proteínas de alto valor biológico é fundamental.

Elas irão ajudar a reorganizar todo o processo metabólico em nível muscular e ajudar a diminuir as dores musculares.

Diminuir as dores musculares através da dieta, de descanso e de exercícios regenerativos é algo muito importante. O que você não deve fazer é utilizar medicamentos ou outras substâncias.

A dor muscular, quando oriunda de um treino intenso e bem aplicado, é algo natural. Você deve estar atento apenas caso a dor seja contínua e tenha características articulares, por exemplo.

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Fora isso, busque entender seu corpo, descanse e durma bem e mantenha uma boa dieta. Aliás, estes alimentos citados não reduzem a dor muscular apenas se ingeridos após o treino. Se antes do treino você estiver bem alimentado, sentirá menos dores.

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Bons treinos!

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