Pesquisar

Whey Protein Hidrolisado – Para que serve, como tomar, preço e melhor marca

O Whey Protein Hidrolisado é considerado a versão mais pura do suplemento Whey Protein, a famosa proteína do soro do leite. Preparamos um guia completo que irá te ajudar a fazer a melhor escolha e não jogar dinheiro fora. Leia o artigo completo!

whey protein hidrolisado para que serve e como tomar

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Com tantas versões desse suplemento, realmente fica difícil entender qual a diferença desse tipo de suplemento para o whey protein isolado ou concentrado, que justifique o seu preço (bem) mais caro.

Para esclarecer suas dúvidas, é só continuar lendo esse artigo, tirar suas próprias conclusões e decidir se é a melhor opção para as suas necessidades.

Entenda porque esse whey se chama hidrolisado, quais vantagens ele oferece em relação aos demais tipos e como consumi-lo corretamente. Acompanhe.

Leia também:

Whey Protein – O que é, para que serve e como tomar

Whey protein hidrolisado: o que é

Os suplementos de Whey protein hidrolisado são elaborados à base de proteínas do soro do leite, que passam por um processo chamado hidrólise, no qual as proteínas são quebradas em peptídeos e aminoácidos, tornando seu processo de digestão e absorção muito mais rápido.

Além de ter absorção mais rápida, o hidrolisado ou pré-digerido apresenta menor potencial de causar alergias, assim como reações em pessoas com intolerância severa à lactose.

Esse tipo de whey é muito usado em suplementos de uso terapêutico, empregados no tratamento de certas doenças e condições especiais de saúde, justamente por sua alta digestibilidade.

Composição da Whey Protein Hidrolisado

O whey protein hidrolisado é formado basicamente por:

  • peptídeos beta-lactoglobulina;
  • alfa lactoalbumina;
  • albumina do soro bovino;
  • imunoglobulinas.
  • É rico em aminoácidos essenciais de cadeia ramificada, o famoso BCAA (Branch Chain Amino Acids) e também no aminoácido Glutamina.

Caso queira saber para que servem os aminoácidos BCAA e Glutamina, como contribuem para a hipertrofia e outros benefícios, além de como tomar e melhores marcas, recomendamos a leitura dos artigos a seguir:

Leia também:

BCAA – O que é, para que serve, efeitos e como tomar

Glutamina – O que é, Para que serve, efeitos e como tomar

Para que serve Whey Protein Hidrolisado

Como o whey protein hidrolisado em geral apresenta um preço significativamente mais alto que o concentrado e isolado, é importante conhecer suas indicações específicas para decidir se o investimento valerá a pena.

Entre os tipos de whey disponíveis no mercado (concentrado, isolado e hidrolisado), o whey protein hidrolisado é a melhor opção para atletas e praticantes de exercícios que treinam de forma intensa e frequente.

O whey hidrolisado é o que proporciona resultados mais rápidos em termos de reparação das lesões musculares e reposição das reservas de glicogênio após o treino, devido à sua rápida absorção.

Também é uma opção para suprir as necessidades diárias de proteínas em pessoas que apresentam intolerância grave à lactose, problemas digestivos ou são mais sensíveis à proteína do leite, por sua alta digestibilidade.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Porém, quem não pode gastar muito, não treina de forma tão intensa e frequente (consegue dar um bom intervalo entre os treinos), nem sofre de intolerância à lactose ou dificuldade para digerir proteínas do leite, pode optar pelo whey protein isolado ou concentrado.

Diferença para whey isolado e concentrado

Para entender a diferença entre whey protein hidrolisado, concentrado e isolado, precisamos falar sobre o processo de fabricação do suplemento.

A matéria-prima do whey, conforme mencionamos, é o soro do leite. Existem diferentes métodos de obtenção que retiram desse soro a água e macronutrientes como carboidratos e gorduras, isolando a parte proteica.

Quanto mais elaboradas as técnicas utilizadas na fabricação do whey, mais caro fica seu processo de produção, o que impacto o preço final do suplemento.

Whey Protein Concentrado

O whey protein concentrado é o que passa por uma filtragem mais “simples” e preserva maiores traços de lactose (que é um carboidrato) e gordura. No concentrado as proteínas se mantêm praticamente intactas, por isso sua absorção é mais lenta.

Na versão concentrada o percentual de proteínas pode variar de 35 a 80% (o melhor é sempre optar por um suplemento que contenha a concentração proteica máxima).

Whey Protein Isolado

Já o whey protein isolado passa por uma filtragem que elimina de maneira mais eficaz os açúcares e gorduras, por isso seu percentual de proteínas é mais elevado, ficando em torno de 90%.

Tem absorção mais rápida que o whey protein concentrado e apresenta preços mais elevados.

Caso você opte pelo whey protein isolado, é altamente recomendado que você leia nosso artigo principal onde esclarecemos maiores dúvidas em relação como tomar, períodos mais indicados e melhores marcas dessa versão, veja a seguir:

Whey Protein Hidrolizado

O whey protein hidrolisado, por sua vez, em geral passa primeiro por esse processo de filtragem mais preciso, como no isolado, e ainda tem suas proteínas quebradas por hidrólise.

Por isso o whey hidrolisado é considerado a versão mais pura do suplemento, tem absorção ainda mais rápida que o isolado e, pois envolve processos de obtenção muito mais complexos, é o tipo mais caro de todos.

Note que é possível encontrar produtos no mercado que trazem a classificação “isolado e hidrolisado”.

4 Benefícios do Whey Protein Hidrolisado

whey protein hidrolisado preço melhor marca e onde encontrar

O whey hidrolisado apresenta os benefícios dos outros tipos de whey protein, com a vantagem de ter um processo de digestão e absorção muito mais rápido. Seus benefícios incluem:

1 – Acelera a recuperação muscular após treinos intensos

Um estudo de 2010 apontou que os participantes que consumiram whey protein hidrolisado no pós treino tiveram melhor recuperação e performance, logo após uma sessão intensa de musculação. Isso comparado ao grupo que estava consumindo whey isolado.

A pesquisa analisou 28 participantes que completavam 100 repetições de extensão de perna com ênfase na fase excêntrica, que produz consideravelmente mais lesões musculares que os movimento concêntrico típico.

Logo após a sessão, os participantes, divididos em três grupos, consumiam 25 gramas de whey hidrolisado ou 25 gramas de whey isolado ou placebo sem nenhuma proteína. A recuperação foi monitorada por marcadores sanguíneos, uma, dois, seis e 24 horas depois do teste.

O grupo que recebeu whey hidrolisado estava apto a repetir a performance 6 horas depois, enquanto os que receberam whey isolado e placebo não se recuperaram totalmente mesmo após 24 horas.

2 – Favorece o ganho de massa muscular

O whey hidrolisado é rico em aminoácidos essenciais, incluindo BCAAs, fundamentais para a síntese proteica e o crescimento do tecido muscular em resposta aos exercícios.

3 – Tem digestão mais fácil e menor potencial alergênico

Como as proteínas contidas no whey hidrolisado são pré-digeridas, seu processo de digestão é ultrarrápido e o risco de causar alergias é reduzido. Por isso é uma excelente opção para idosos, pessoas sensíveis à proteína do leite e com problemas digestivos.

4 – Fortalece o sistema imunológico

Em sua composição encontramos elementos que ajudam a melhorar a resposta imunológica do organismo, tornando-o menos suscetível a infecções por bactérias, vírus e fungos.

Como tomar o Whey Hidrolizado

A dose diária deve ser calculada de acordo com a idade, peso, condições de saúde, intensidade de treino e objetivos de cada pessoa. Por isso o mais aconselhável é procurar um profissional de saúde para orientar seu uso.

Em geral os fabricantes recomendam a ingestão de aproximadamente 34 gramas de whey hidrolisado ao dia, o que também pode variar conforme a marca.

Sobre o melhor horário de ingestão, quando o objetivo é acelerar a recuperação muscular, deve-se consumi-lo imediatamente após o treino.

Preço e melhor marca

Como já dissemos, comparado com a whey protein isolado ou concentrado, o Hidrolisado é bem mais caro.

Comprando de uma ótima marca importada, seu preço pode variar de R$280,00 até R$420,00, o que acaba não valendo a pena o investimento se você não tem nenhuma restrição em tomar as outras versões.

Agora se você procura o Whey Hidrolisado pelo seu grau de pureza e quer pagar um preço muito mais justo em um suplemento de ótima qualidade e com matéria-prima excelente, recomendamos o Whey Protein Hidrolisado da Growth.

Além de ser um ótimo custo benefícios, você irá comprar direto do fabricante, com um preço 40% menor que as vendidas por ai. Clique aqui e veja todas as informações e preço para comprovar o que estamos falando.

Efeitos colaterais e contraindicações

O suplemento não causará efeitos colaterais colaterais na maioria das pessoas que não tiverem nenhuma restrição quanto ao uso, e seguirem orientações de um profissional da saúde. Por isso indicamos que antes de tomar qualquer tipo de suplemento, consulte um especialista.

O whey protein hidrolisado é contraindicado a pessoas intolerantes e alérgicas aos seus componentes ou que possuam problemas renais ou algum tipo de restrição dietética.

Conclusão

Agora você já sabe que o whey hidrolisado tem um processo de digestão muito mais rápido que o concentrado ou isolado, proporcionando um excelente aporte de aminoácidos na corrente sanguínea em pouco tempo após o consumo.

Se você treina pesado e com intervalos curtos, é muito sensível às proteínas do leite ou tem problemas de digestão, trata-se da melhor opção de whey para o seu caso e compensa o investimento.

Referências:
Whey protein hydrolysate: Functional properties, nutritional quality and utilization in beverage formulation. Food Chemistry. Volume 101, Issue 4, 2007, Pages 1484-1491 sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814606003050
Supplementation with a whey protein hydrolysate enhances recovery of muscle force-generating capacity following eccentric exercise. J Sci Med Sport. 2010 Jan;13(1):178-81. ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18768358
Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Rev. Nutr. vol.19 no.4 Campinas July/Aug. 2006 scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000400007

Whey Protein Hidrolisado – Para que serve, como tomar, preço e melhor marca
5 (100%) 2 votes

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de