Treinar de manhã, à tarde ou à noite? Qual horário pode gerar mais vantagens para quem faz musculação?
Treinar pela manhã ajuda a manter a disposição ao longo do dia. Algumas pessoas não conseguem se alimentar logo cedo, resultando em um baixo desempenho nos treinos. Logo cedo a temperatura corporal está mais baixa, o que também é uma desvantagem para quem busca hipertrofia.
A tarde algumas refeições já foram feitas, havendo maior aporte de nutrientes e calorias para realizar treinos mais intensos. Nesse período a temperatura corporal está mais alta, aumentando a velocidade das reações metabólicas e sendo benéfico para hipertrofia.
A noite costuma ser a única opção para muitos por causa do trabalho e estudos. As vantagens de treinar a noite estão relacionadas a um maior nível em relação a força e temperatura do corpo, sendo possível ainda treinar em uma boa intensidade.
A desvantagem é o cansaço acumulado do dia, podendo influenciar negativamente nos treinos. O sono também pode ser afetado dependendo da intensidade do treino e atrapalhar na hora de dormir, afetando a recuperação para o dia seguinte.
Caso você tenha maior liberdade de horários, escolher o período do final da tarde e começo da noite, segundo alguns estudos, parece ser o horário mais vantajoso.
Independente do horário que for treinar, dedique-se ao máximo aos 3 principais fatores para ótimos resultados: treino, dieta e descanso. No final das contas, esses fatores serão mais importantes do que apenas treinar no final da tarde esperando grandes vantagens.