Quem desenvolve a condromalácia patelar, até por conta das dores, sente muito receio em fazer exercícios como o agachamento. Veja as recomendações.
Deve-se antes de tudo levar em consideração que o aluno está apto e liberado pelo médico para atividades, diante disso, é possível sim realizar exercícios, inicialmente para tratar da patologia.
A condromalácia patelar é o amolecimento e em determinados casos, lesões focais, na cartilagem anterior da patela. E assim que se inicia as atividades físicas, alguns estratégias podem ser adotadas.
É bem comum que pessoas com condromalácia, possuam pouca mobilidade e flexibilidade. Principalmente se esta pessoa passou por algumas crises.
Geralmente a condromalácia está atrelada a um padrão alterado de movimento. É preciso melhorar isso através de educativos, exercícios de correção e fortalecimento
O fortalecimento em uma pessoa com condromalácia deve ser constante. E por fortalecimento, não entenda usar cargas elevadas. Pode no início, treinar apenas com o peso do corpo.
Fortalecimento de quadríceps precisa ser prioridade. Glúteo médio, glúteo máximo, posteriores de coxa, também. Um core forte e estável, também ajudará muito neste cenário.