Um dos erros mais comuns de quem quer “secar” é usar exatamente o mesmo treino de quando estava na fase de ganho de massa muscular. É imprescindível que nessa fase se tenha uma intensidade de treinamento bastante elevada. Não apenas para a manutenção do que já foi conquistado, mas para o aumento da massa muscular geral.
Apesar de este não ser o objetivo principal, é muito importante que o treino tenho o foco no aumento do tamanho das fibras musculares. Até porque sua dieta vai ser mais restrita, mas não em proteínas. Outro fator que faz isso ser importante é que quanto mais músculos tiver, mais rapidamente conseguirá eliminar as reservas de gordura, já que seu metabolismo será acelerado ainda mais.
Muitas pessoas acham que para reduzir o percentual de gordura, precisam de dietas restritivas, só que isso é um grande erro. Você pode sim aumentar o consumo de proteínas nesse período, para preservar sua massa muscular, mas de maneira equilibrada. Proteínas demais, além do que seu corpo precisa, não é absorvida e acaba sendo expelida. Seu corpo não vai aumentar a síntese proteica só porque você está se entupindo de proteínas.
Os carboidratos não devem ser deixados de lado, mesmo que muitas metodologias e dietas assim preguem, pois eles são importantes para a regeneração muscular entre outras funções. A questão toda é equilíbrio e escolher adequadamente seus alimentos. Glicose em excesso é convertida em gordura, mas só em excesso. Coma carboidratos de baixo índice glicêmico e tenha moderação, não é necessário deixar eles de fora de sua dieta. Isso também vale para as gorduras boas.
Muita gente em fase de perda de gordura acaba cortando praticamente todos os lipídios da dieta, achando que isso vai ajudar a reduzir gordura em demasia, mas esquece da importância desse macronutriente para nosso organismo, inclusive no bom funcionamento e produção de hormônios, incluindo os anabólicos, como a testosterona.
Quem busca eliminar gordura pode ter bons resultados com a prática do cardio (aeróbicos), mas com cuidado para não exagerar. Excesso de exercícios predominantemente aeróbicos causam desgaste muscular e podem prejudicar seu treino de força. Principalmente se for feito antes do treino de musculação. Nesse caso é sempre recomendado que um profissional de educação física, avalie qual a melhor estratégia para seu caso.