TREINO

Qual o melhor horário para treinar e ter mais resultados?

Treinar de manhã, a tarde ou a noite? Qual horário pode gerar mais vantagens para quem faz musculação? Veja o que a ciência diz!

Whey Protein Growth Supplements
Para obter bons resultados com a musculação é preciso contar com um treino bem estruturado para que este seja um estímulo eficaz e assim obter melhores resultados.

Porém, há diversos fatores que devem ser levados em conta, os quais podem influenciar na obtenção dos resultados e a rotina é um destes.

Sendo assim, muitos se perguntam qual o melhor horário para poder treinar e assim conseguirem ter melhores resultados com a musculação, porém existe mesmo melhor horário para treinar?

Índice - Informações que você encontrará nesse artigo:

O que diz a ciência?

Segundo Peek et.al.(2016) o ciclo circadiano pode ter influência no metabolismo e em como este pode influenciar neste.

Lembrando que, o ciclo circadiano é o relógio biológico, o qual regula a secreção de determinados hormônios no organismo e está ligado a variação de iluminação, ou seja, ao período do dia ou noite.

Dessa forma, segundo o estudo, treinar durante o dia traria melhores resultados em comparação a treinar a noite.

Já segundo Kuusmaa et.al.(2016) há melhores resultados em hipertrofia para quem treina na parte da tarde em relação a quem treina pela manhã, porém sugere que mais pesquisas precisam ser feitas para assim elucidar melhor esta questão.

Sendo assim, a ciência ainda tem suas divergências em relação ao melhor horário para o treino, sendo que cada turno possui suas vantagens e desvantagens como analisado abaixo.

Leia também:

+ Qual o número ideal de repetições para a hipertrofia?

Treino pela manhã

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Realizar exercícios pela manhã é muito popular entre algumas pessoas, pois estas preferem realizá-los logo como primeira tarefa do dia, pois contam com mais energia e disposição ao começo deste.

Além do mais realizar exercícios logo pela manhã pode ajudar a manter uma boa disposição no restante das tarefas ao longo do dia.

Porém, uma das principais desvantagens para algumas pessoas pode ser a alimentação logo cedo, assim como uma temperatura corporal mais baixa, o que pode ser uma desvantagem para quem busca hipertrofia.

É preciso estar muito atento a dieta, pois muitas pessoas não conseguem se alimentar adequadamente pela manhã, sendo assim estas podem não conseguir realizar treinos mais intensos.

Leia também:

+ Número de séries para a hipertrofia, existe algum número mágico?

Treino pela tarde

Muitas pessoas preferem treinar durante a tarde, pois neste período já realizaram mais refeições e contam com um maior aporte de nutrientes e calorias para realizar treinos mais intensos.

Durante a tarde a temperatura corporal também está mais alta em relação a manhã, o que aumenta a também a velocidade de das reações metabólicas, o que pode ser benéfico para o ganho de massa muscular.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!
Whey Protein Isolado Growth Supplements

Todavia, a principal desvantagem do treino à tarde pode ser o tempo, pois muitas pessoas devido a sua rotina não têm disponibilidade de tempo neste horário.

Treino pela noite

O período da noite muitas vezes é a única opção para muitos, pois por causa do trabalho e/ou estudos só podem ir neste horário.

Sendo assim, as vantagens de treinar a noite estão relacionadas a um maior nível em relação a força e temperatura do corpo, sendo possível ainda treinar em uma boa intensidade.

A desvantagem é o cansaço acumulado do dia, pois após uma longa rotina no trabalhos e/ou estudos é possível que isto possa ser uma influência negativa nos treinos.

Também tem a parte do sono, pois treinar de maneira muito intensa a noite pode atrapalhar na hora de dormir, devido a adrenalina alta proveniente do treino, o que pode atrapalhar a recuperação para o dia seguinte.

Leia também:

+ Quantas vezes por semana treinar? Qual o mínimo para ter resultados?

Concluindo

Ajustar o treino a nossa rotina diária  pode parecer difícil algumas situações, porém é necessário se adaptar.

Clique para conhecer

Muitas vezes só é possível treinar em determinado horário, mas ao tornar hábito se exercitar,  fica mais fácil obter bons resultados no treinamento. 

Caso você tenha maior liberdade de horários, escolher o período do final da tarde e começo da noite, segundo  alguns estudos, parece ser o horário mais vantajoso.

Independente do horário que for treinar, tente sempre progredir, se alimentar corretamente e descansar de maneira adequada, para assim poder maximizar os efeitos do treino. No final das contas, esses fatores serão mais importantes do que apenas treinar no final da tarde esperando suas possíveis vantagens e depois relaxar no essencial.

Bons treinos!

Não está tendo resultados na musculação por que tem dificuldade em montar um treino de acordo com sua rotina diária? Clique aqui e conheça a consultoria do Treino Mestre e tenha todo suporte  do  nosso personal trainer online.

Referências:
Peek et.al. Muscles Have Circadian Clocks That Control Exercise Response. Feinberg School of Medicine, 2016.
Kuusmaa et.al. Effects of morning versus evening combined strength and endurance training on physical performance, muscle hypertrophy, and serum hormone concentrations.Appl. Physiol Nutr Metab. 2016.

Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira

Professor de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar