Musculação Feminina

7 motivos para as mulheres treinarem membros superiores

Muitas mulheres não treinam superiores, pois acham que vão ficar muito musculosas, ledo engano! Isso não só acaba causando assimetrias, como pode influenciar nos resultados de músculos inferiores e ainda causar lesões.

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O público feminino que procuram as academias para realizar a musculação, seja para emagrecimento ou hipertrofia, têm uma preferência por dar mais ênfase ao treino de membros inferiores.

É normal ter como objetivo desenvolver mais coxas e glúteo em relação aos membros superiores.

O grande erro é que por acreditarem que perderão sua feminilidade (mito), as mulheres treinam de forma ineficiente ou até não treinam membros superiores, fato que atrapalha a obtenção de melhores resultados.

Infelizmente, informações como esta são repassadas e continuam confundindo muitas pessoas, dificultando sua progressão nos treinos.

Sendo assim, este artigo busca abordar 7 motivos para as mulheres começarem a treinar com maior intensidade os membros superiores, para assim melhorarem seus resultados.

1. Evita lesões

O fortalecimento dos grupos musculares superiores é importante para prevenir o surgimento de lesões no ombro e na coluna, por exemplo.

Para mulheres que praticam algumas modalidades esportivas também é importante trabalhar os membros superiores, pois além de diminuírem os riscos de lesão, também melhoram o desempenho.

Por possuírem uma quantidade de testosterona bem inferior comparada aos homens, as mulheres podem treinar membros superiores que não ficarão com o mesmo volume muscular.

2. Maior desempenho no treino de membros inferiores

Exercícios como agachamento, levantamento terra e stiff são exemplos de como membros superiores fracos podem atrapalhar o desempenho de exercícios inferiores.

Como aumentar a carga do agachamento e levantamento terra se os músculos das costas estão fracos? Como segurar uma carga alta do stiff com as mãos sem força nelas?

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Então, fortalecer os músculos superiores auxilia na melhora do desempenho do treino de membros inferiores, aumentando assim o resultado no seu treino.

Sendo assim, sem treinar membros superiores não há chances de progredir no treino para membros inferiores.

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3. Melhora da postura

Músculos fracos geram desequilíbrios posturais que com o tempo pode gera desconforto e dores.

Imagine colocar uma carga muito alta no agachamento e os músculos posturais estarem fracos?

Com certeza vai gerar um certo desconforto, uma dor, e que pode até ser um fator que leve a uma lesão.

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Dessa forma, é muito importante treinar os músculos da região dorsal, por exemplo, para poder fortalecê-los e evitar problemas que mais tarde podem comprometer a qualidade de vida da praticante.

4. Simetria

Um dos principais objetivos de quem busca na musculação a estética é manter a proporcionalidade dos grupos musculares.

Deixar de treinar membros superiores atrapalha o desenvolvimento muscular destes, sendo contra produtivo par quem busca um físico mais harmônico e simétrico.

Exercícios como supino, barra fixa e desenvolvimento também são importantes para desenvolver um físico mais simétrico, além de claro também contribuírem para maior secreção de testosterona maximizando o processo de ganho de massa muscular.

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5. Tônus muscular

Um dos maiores desejos para as mulheres que treinam geralmente está associado ao combate da flacidez muscular nos membros superiores, principalmente na região do tríceps.

Sendo assim, este objetivo só é alcançado treinando de maneira intensa a região.

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Então, deixar de treinar “braço” termina sendo contra produtivo e um empecilho para as mulheres que desejam braços e outros membros superiores com maior tônus muscular.

6. Melhora da densidade mineral óssea

A musculação não tem só papel estético como foi dito, mas também é muito importante para a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Um dos benefícios do treino de força é a melhora da densidade mineral óssea, a qual é um ponto bastante relevante para evitar fraturas e poder evitar problemas como a osteoporose, que ocorrem principalmente em mulheres.

Treinar membros superiores vai torná-los menos suscetíveis a fraturas, pois deixará os ossos mais fortes e resistentes.

7. Funcionalidade

Muitas vezes, algumas atividades comuns no dia a dia tornam-se mais difíceis para quem não pratica exercício. Um exemplo é carregar objetos mais pesados.

Porém, as mulheres que treinam membros superiores terão uma facilidade maior em realizá-las se comparadas com as que não treinam.

Com o avanço da idade, é natural a perda gradual de força e massa muscular, o que pode ser bastante negativo para a qualidade de vida da pessoa.

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Concluindo

Treinar membros superiores é muito importante para as mulheres, podendo trazer diversos benefícios e até ajudar a melhorar o treino de membros inferiores.

A ideia de que as mulheres se tornam masculinizadas ou ficam “com braço de homem” é um mito bastante repetido e que muitas temem por acreditarem ser verdade.

Portanto, não tenha medo de treinar de maneira intensa os membros superiores e conquiste melhores resultados no treinamento.

Lembrando que para melhores resultados o corpo deve ser trabalhado como um todo e nenhuma parte deve ser negligenciada visando uma maior proporcionalidade, assim como uma melhor qualidade de vida.

Dessa forma, antes de iniciar qualquer exercício físico consulte um profissional de Educação Física, pois este é o indicado para prescrever e orientar o treino respeitando o objetivo e necessidades de cada pessoa.

Bons treinos!

Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira

Professor de Educação Física formado em licenciatura pela UNIME e Bacharel pela FSBA. CREF: 010586-G/BA

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