Queridinho de muitos nas academias, um estudo avaliou se realmente o exercício agachamento Búlgaro é eficiente para glúteos.
leia mais
Na verdade, mais de um estudo verificou a eficiência do agachamento Búlgaro não só para glúteos, como para quadríceps também. Músculo em destaque na imagem acima.
leia mais
Um estudo realizado em 2020 por Marchetti, avaliou em 32 jovens treinandos, no qual realizaram 5 exercícios diferentes, para observar a força realizada na perna da frente e de trás.
leia mais
Os resultados mostraram que no Búlgaro, a força executada pela perna da frente foi maior que nos outros exercícios, motivo pela qual explica porque esse exercício tem grande ação no glúteo.
Ocorrendo também uma grande amplitude do quadril, outro motivo pelo qual gera grande ativação e hipertrofia dos glúteos.
leia mais
E para completar, estudos realizados por McCurdy 2018 e Boren et al., 2011, utilizando a eletromiografia, já havia sido observado que o agachamento com uma das pernas,
leia mais
que tem como principal variação o agachamento búlgaro e os exercícios de avanço, passada, promoveram grande recrutamento tanto do glúteo máximo quanto médio. Cerca de 33% de ativação.