Emagrecimento

Spirulina emagrece? Para que serve, 13 Benefícios e RELATOS

Tire todas as dúvidas sobre a Spirulina. E ainda aprenda como tomar corretamente para melhores resultados! Veja os depoimentos ao final do artigo de quem já tomou a spirulina.

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A spirulina é uma cianobactéria, ou seja, é um microrganismo que possui apenas uma célula.  

Era utilizada pelos astecas e ganhou notoriedade ao ser definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o alimento do futuro.

É extremamente rica nutricionalmente, fornecendo dezenas de nutrientes, incluindo vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais, proteína gorduras e muito mais.

Entre os benefícios estão a diminuição do colesterol, levando a prevenção de doenças cardíacas. Redução da pressão arterial, controle da glicose, prevenção do câncer, entre outros.

Nutricionista responde

No vídeo abaixo a nutricionista Bruna Bosco da equipe do  Treino Mestre tira todas as dúvidas sobre a spirulina.

Veja logo abaixo as melhores marcas e relatos de quem já tomou.

O que é Spirulina?

A spirulina é um suplemento extremamente popular pela sua riqueza de nutrientes.

Muitas vezes citada com uma alga, ela é na verdade uma cianobactéria de cor verde-azulada. Como as plantas, alimenta-se através da fotossíntese.

Sendo considerada o mais nutritivo do mundo e definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o melhor alimento do mundo, por conter mais de 50 nutrientes fundamentais ao organismo.

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É encontrada tanto em águas doces quanto salgadas, em regiões como México e centro-oeste da África.

Era consumida pelos astecas e voltou aos holofotes quando a NASA sugeriu que ela fosse cultivada no espaço para consumo dos astronautas.

Para que serve?

Spirulina para que serve beneficios o que é

A spirulina serve para pessoas que querem ter uma alimentação saudável. Além de também auxiliar grupos específicos de pessoas, como por exemplo quem necessita de muitos nutrientes, quem está se recuperando de uma cirurgia, vegetarianos, veganos ou até mesmo quem quer perder peso.

Além de reduzir o estresse, a fadiga, o envelhecimento precoce e outros benefícios que veremos mais detalhadamente a seguir.

Como suplemento, é consumida em cápsulas ou em pó, ao lado de alimentos ou bebidas. A dose recomendada é de 2 a 5 gramas.

Propriedades nutricionais

Para os “marombas” de plantão, a spirulina pode ser uma grande aliada já que ela é formada de 53% a 62% apenas por proteína, apresentando concentração de aminoácidos essenciais.

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Creatina Growth Supplements

Além disso, ela também pode ajudar na recuperação muscular já que possui ação antioxidante que elimina os radicais livres provenientes da oxidação muscular ocorrida durante o exercício.

 Essa capacidade antioxidante se deve à alta concentração de vitaminas, minerais e à presença de seu pigmento azulado phycocianina.

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Essa cianobactéria também possui:

  • cálcio,
  • vitamina A,
  • zinco,
  • vitamina B12,
  • betacaroteno,
  • ferro.

Além disso ela possui alta digestibilidade, ou seja, nosso organismo consegue absorver com facilidade todos os seus nutrientes. Esses nutrientes trazem benefícios para o nosso organismo que estão listados logo a seguir:

13 Benefícios da spirulina

A spirulina promove diversos benefícios à saúde. Tudo isso porque é rica em nutrientes, como vitaminas, minerais, proteína, antioxidantes e muito mais. Vamos conhecer os principais benefícios.

1. Fonte rica de diversos nutrientes

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A spirulina fornece uma incrível quantidade e variedade de nutrientes. Entre eles estão a proteína, as vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina).

Também estão presentes o cobre, o ferro, o magnésio, o potássio, o manganês.

Além de carboidratos facilmente digestivos e gorduras (ômega 3 e ômega 6).

Por fim, ela possui todos os aminoácidos essenciais, que faz ser bastante utilizada como fonte vegana de proteína, já que apresenta entre 50% e 70% dessa substância.

Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que protegem o corpo contra os danos dos radicais livres em excesso.

2. Diminui o colesterol ruim

A spirulina reduz o colesterol total e ruim “LDL”, enquanto aumento o “HDL”, considerado bom, como mostrou esse estudo.

Esses fatores contribuem diretamente para a prevenção de doenças cardíacas, que são a principal causa de morte no mundo.

Além disso, a cianobactéria também impede a oxidação do colesterol ruim, condição que pode acarretar em diversas doenças mais graves.

3. Desempenha um papel na prevenção ao câncer

Pesquisas mostram que a spirulina tem propriedades anticancerígenas, reduzindo a ocorrência e o tamanho dos tumores. Ela é ainda mais efetiva quando se trata da doença na região da boca. Porém, mais estudos são necessários para que realmente seja usada para esse fim.

4. Reduz a pressão arterial

Nesse estudo, a  spirulina mostrou ser eficaz na redução da pressão arterial, graças ao aumento da produção de óxido nítrico, uma molécula que ajuda os vasos sanguíneos a relaxar e se dilatar.

A hipertensão é um dos fatores contribuintes para doenças cardiovasculares e doença renal crônica.

Outros benefícios

  • A spirulina também fornece outros benefícios como:
  • Melhora os sintomas da rinite alérgica;
  • Aumenta a saúde dos cabelos, pele e unhas;
  • Regula o apetite, aumentando a sensação de saciedade;
  • Ajuda no combate a anemia;
  • Faz bem para os ossos;
  • Aumenta os músculos e a resistência;
  • Fortalece a imunidade;
  • Promove o controle da glicose;
  • Evita o envelhecimento precoce.

Emagrece mesmo, ajuda na perda de peso?

Não espere milagres, pois assim como as outras substâncias naturais que existem no mercado, essa daqui também exige que você tenha uma alimentação mais moderada e que pratique exercícios com frequência.

Assim, a spirulina vai apenas de dar uma ajuda para conseguir os resultados de maneira mais rápida. Mas como isso acontece?

É bem simples. Como dissemos agora pouco entre os benefícios mencionados acima, podemos notar que ela consegue promover maior sensação de saciedade.

O que acontece é que a spirulina por ter alta concentração de proteína aumenta a saciedade, diminuindo o consumo de calorias. 

Quando ingerida, ela absorve mais água e assim dá menos espaço para que alguém coma mais. Mas a sensação pode variar de pessoa para pessoa.

Existem estudos como esse aqui, onde mostrou a redução de gordura  após  12 semanas, no grupo que consumir 2g de spirulina por dia.


Preço e melhor marca

A média de preço da embalagem de spirulina vendida com 75 cápsulas de 1100mg cada, fica em torno de R$27,00 até R$52,00.

Já a embalagem de 454g com spirulina orgânica, seu preço pode variar de R$169,00 até R$196,00.

Considerada a melhor marca pelo excelente custo beneficio, já que tem preço justo e se trata de um produto de qualidade,

Clicando abaixo você pode comprar a spirulina pelo menor preço em um site de confiança.

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Dosagem e Como tomar corretamente

spirulina em po capsulas e comprimidos com tomar

Spirulina em pó, cápsulas e comprimidos, como tomar?

Para saber qual o seu consumo diário a recomendação sempre é consultar um nutricionista. De modo geral, a Spirulina é encontrada em pó, comprimidos ou cápsulas.

A quantidade indicada pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com as necessidades e os hábitos alimentares.

A indicação de qual é a dose diária ideal varia, porém, estudos indicam de 2 a 5 gramas diariamente. É recomendado ainda, que o consumo seja feito pelo menos 30 minutos antes das principais refeições, para melhor absorção.

É importante observar a qualidade de spirulina para aproveitar todos os seus benefícios.

A Spirulina da Growth Supplements por exemplo, tem em cada cápsula 1100mg,  e o fabricante recomenda tomar 2 cápsulas por dia, antes das refeições.

Você pode encontrar ter mais informações do produto e seu preço, clicando no banner abaixo:

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Spirulina e Clorela

Elas não podem ser digeridas pelo corpo humano, mas podem ser consumidas através de suplementos, em formato de cápsulas, comprimida, extrato ou em pó.

Fornecem nutrientes como proteína, vitaminas (B12 e C), minerais (ferro, zinco, magnésio, potássio, cobre e cálcio).

Além de fibra, antioxidantes e gorduras saudáveis. Entre os principais benefícios da clorela, estão:

  1. Auxilia na limpeza do corpo, eliminando toxinas;
  2. Aumenta a imunidade;
  3. Melhora o colesterol, diminuindo o ruim e aumentando o bom;
  4. Ajuda no controle da glicose;
  5. Protege contra doenças cardíacas;
  6. Auxilia no aumento da massa muscular e da resistência;
  7. Melhora a digestão.

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+ 12 Melhores Suplementos para Emagrecer (Atualizado 2020)

Outras dúvidas comuns:

Quais são os efeitos colaterais da spirulina?

O consumo de spirulina deve se manter dentro das recomendações médicas, para não correr risco de colaterais. Alguns dos possíveis efeitos colaterais incluem: Edema; Inchaço; Náusea; Vômito; Diarreia; Desconforto estomacal; Sensação de mal estar; Flatulências; Dores abdominais.

Quais são as contraindicações da spirulina?

Pessoas que possuem o ácido úrico elevado (pacientes com gota); gestantes; lactantes; pessoas com doenças autoimunes; pessoas com fenilcetonúria; pessoas com problemas na tireoide; idosos e crianças também não devem usar a spirulina sem prescrição de um profissional.

Qual a quantidade de spirulina por dia?

Como citamos acima, estudos mostraram que para quem deseja emagrecer e ter outros benefícios da spirulina, o consumo de 2g por dia se mostrou eficiente.

Relatos sobre os resultados

Está tomando a spirulina ou já tomou e quer ajudar os próximos leitores com seu depoimento? Por favor utilize a área de comentários logo abaixo. Todos irão agradecer.

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Referências:
Karkos PD, Leong SC, Karkos CD, Sivaji N, Assimakopoulos DA. Spirulina in clinical practice: evidence-based human applications. Evid Based Complement Alternat Med. 2011;2011:531053. doi:10.1093/ecam/nen058
DiNicolantonio JJ, Bhat AG, OKeefe J. Effects of spirulina on weight loss and blood lipids: a review. Open Heart. 2020;7(1):e001003. Published 2020 Mar 8. doi:10.1136/openhrt-2018-001003
Miczke A, Szulińska M, Hansdorfer-Korzon R, et al. Effects of spirulina consumption on body weight, blood pressure, and endothelial function in overweight hypertensive Caucasians: a double-blind, placebo-controlled, randomized trial. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2016;20(1):150-156.

Bruna Bosco

Nutricionista formada em 2011 e pós graduada em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Esportiva pela UNICAMP. (CRN 36740)

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