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Zinco: Para que Serve, 13 Benefícios, Funções e Alimentos

Zinco, você já se perguntou, por que ele é tão importante para a sua saúde e por que contribui para a perda de peso ?

Para obter essas respostas, acompanhe este super artigo e descubra a vantagem de quem possui a quantia necessária de desse mineral no organismo.

Zinco alimentos ricos

O que é zinco?

O Zinco é considerado um mineral essencial para organismo e pode ser encontrado em diversos alimentos de origem animal.

Além disso ele tem uma forte participação em mais de 300 reações que ocorrem no organismo, proporcionando um funcionamento adequado.

Fontes nos alimentos

Podemos encontrar em diversas fontes de alimento como as listadas abaixo como fonte principal :

  • Frutos do mar : ostras, camarões, carnes de vaca, frangos, peixes e fígados.
  • Legumes
  • Castanhas
  • Grãos integrais
  • Gérmen de trigo

Qual a função do zinco em nosso organismo?

Sem este mineral presente em nosso corpo, as reações importantes entre os elementos existentes para um bom funcionamento do organismo não acontecem.

Ele é fundamental por exemplo, para o sistema hormonal, imunológico e gerar novas proteínas.

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Quais são os principais benefícios?

Confira abaixo, quais são os principais benefícios dele em nosso organismo :

1- Cabelos

Contribui para o fortalecimento, maciez, brilho e evita a queda, além disso contribui para o crescimento dos cabelos e reparação do tecido capilar.

2- Cicatrização

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Contribui para a cicatrização, razão essa que muitos cirurgiões plásticos recomendam alimentação enriquecida de zinco.

Porque dessa maneira, produz colágeno e acelera o processo de recuperação do tecido cortado.

3- Fadiga

A falta de zinco pode gerar cansaço crônico, pela queda de energia que ele proporciona. Pois é necessário para o cotidiano e para o funcionamento do metabolismo.

4- Vitamina A é melhor absorvida

Porque para ser armazenada no fígado, é necessário a ajuda do zinco que favorece o transporte na corrente sanguínea.

5- Regula a tireoide

Porque auxilia no estímulo dos hormônios tireoidianos

6- Proteção

Pois atua diretamente no sistema imunológico, evitando gripes, vírus e infecções.

7- Diabetes

A insulina é um hormônio muito importante para equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Então sempre que você come doce, logo  a insulina é acionada pelo pâncreas e assim ela captura e transforma em energia, evitando acúmulo das gordurinhas indesejáveis.

Pois o papel do mineral é proporcionar de maneira adequada o armazenamento da insulina no pâncreas.

8- Emagrecimento

Contribui para a atuação da insulina, reduzindo o nível de açúcar e favorecendo para a perda de peso.

Porque com a insulina em ação, o processo de transformação do açúcar em energia, evita o estoque de gordura corporal.

9- Fertilidade

Você sabia que o zinco está ligado diretamente à produção de hormônios e com isso a liberação de óvulos ?

Pois com a ausência do mineral, pode ocorrer a menopausa precoce, infertilidade, alteração no humor e irregularidade na menstruação.

10- Retarda envelhecimento e previne o câncer

Porque a ação antioxidante da zinco no organismo, combate os radicais livres responsáveis por danos celulares e por inflamação no corpo.

Como consequência, ajuda no combate ao estresse, envelhecimento precoce e reduz a possibilidade de desenvolver o câncer.

11- Proteção do fígado

Contribui para reduzir inflamações e proporciona funcionamento correto do fígado ao aumentar a dose desse mineral.

Sendo assim, o fígado remove todo o tóxico e se recupera rapidamente dos danos gerado pelos radicais livres.

Pois os radicais livres, agem para destruir bactérias ou vírus e assim desintoxicar o corpo.

Portanto, manter o fígado em bom funcionamento é fundamental para a sua saúde.

12- Coração protegido

Pois a ação do mineral no organismo favorece a redução do estresse e seu coração agradece.

Dessa forma o mineral contribui para a melhora da circulação sanguínea, uma vez que ele controla a pressão das artérias e evita coágulos também.

Então você sabia que seus vasos sanguíneos são envolvidos por uma capa delicada que precisa de cuidados que o zinco fornece ?

Agora você já deve ter concluído que e ele cuida de pequenos detalhes imprescindíveis para uma vida saudável e protegida.

13- Músculos crescendo mais rápido

Porque o zinco contribui para o crescimento da massa muscular e com isso ajuda também, a manter o metabolismo em funcionamento saudável.

Então quem está praticando alguma atividade física como as de Alta Intensidade, a ingestão deste mineral é muito recomendada.

Quais são os alimentos que contém zinco?

Os alimentos que contém esse mineral tão necessário para que seu organismo possa suprir as necessidades diárias do organismo, é recomendável uma quantidade destes alimentos :

  • Aveia: a cada 100 gramas de aveia, contém 3,97 mg de zinco.
  • Leite: a cada 200 ml, contém 0,85 mg.
  • Frango : a cada 100 gramas, contém até 3,2 gramas.
  • Iogurte : a cada 200 ml, contém 1,5 mg.
  • Castanha : a cada 100 gramas, contém 5,75 mg.
  • Amêndoas : 100 gramas contém 1,06 mg, assim como amendoins.
  • Espinafre : o espinafre possui aproximadamente 0,53 mg.
  • Frutos do mar : a cada 100 gramas, encontra-se aproximadamente 1,34 mg, já a lagosta contém para a mesma quantia, 7,30 mg.
  • Sementes : 100 gramas de semente de melancia possui 10 mg de zinco, 100 gramas de semente de abóbora, possui quase 8 mg, sementes de linhaça, possuem 5 mg a cada 100 gramas.
  • Gemas : 100 gramas contém aproximadamente 5 mg de zinco
  • Chocolate amargo : a cada 100 gramas de chocolate amargo, contém cerca de 9,6 mg de zinco.

Quando não é possível ingerir esses alimentos por alguma razão, como : falta de tempo para fazer mercado, falta de disposição para cozinhar ou falta de identificação em relação aos alimentos descritos, os suplementos são indicados.

Como tomar os suplementos ?

Para tomar o zinco diariamente, dissolva apenas 1 comprimido de zinco em um copo de água contendo aproximadamente 100 ml.

Misture bem e tome logo em seguida.

Muitos praticantes de musculação que buscam o ganho de massa muscular, tomam o suplemento ZMA que contém zinco, vitamina B6 e magnésio.

Essa combinação traz mais disposição nos treinos, ainda por cima aumenta a produção natural de testosterona, uma hormônio altamente anabólico. Temos um artigo especial sobre esse suplemento aqui: Para que Serve o ZMA e as 7 Melhores Marcas. É importante a leitura!

Os suplemento são indicados para quais casos ?

É indicado para quem segue dietas restritivas ou alguma doença crônica.

Por isso a ausência de zinco pode gerar problemas graves e levar até mesmo à morte.

Pois ele age diretamente no sistema imunológico, protegendo seu organismo contra infecções e gerando novas células.

Portanto, é indispensável a atenção redobrada sobre os níveis de zinco presente em seu organismo, que protege justamente pela ação antioxidante.

Então com a ingestão de zinco há contribuição para a redução de radicais livres no corpo, responsáveis por danificar as células que podem desenvolver o câncer, por exemplo.

Sendo ideal, a quantidade de 7 mg por dia, mas varia de idade e gênero também.

Quando é contraindicado o uso do suplemento ?

Alguns casos, não é recomendado a ingestão do mineral, tais como :

  • Sensibilidade aguda em algum componente do zinco
  • Gestantes

Sendo assim, é importante um acompanhamento mesmo fora destas condições acima.

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Quais são os efeitos colaterais ?

Alguns efeitos são muito comuns, mas não sinaliza nenhum problema grave, exceto se a quantia for administrada além do recomendado ou sem acompanhamento médico.

Uma quantia exagerada de zinco pode gerar graves consequências ao organismo, portanto deve ter cautela quanto ao uso.

Então os efeitos colaterais mais comuns são : náuseas, dores estomacais e gosto não muito agradável na boca.

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