Página Inicial » Fitness » Yoga, como funciona e quais os seus benefícios

Yoga, como funciona e quais os seus benefícios

Proporcionar benefícios para mente, corpo e alma. Essa é a filosofia que a Yoga carrega a 5 mil anos. Conheça seus principais estilos e como funcionam.

Mente e corpo integrados, na busca de uma harmonia e saúde mais fortalecidas. Estes são alguns dos princípios básicos da Yoga. Inicialmente a Yoga não tinha como foco a forma física ou ser um exercício para este fim. Yoga em sua essência é algo bem diferente do que o modismo da atualidade parece. É bastante comum quando tentamos entender uma cultura usando os conceitos de outra acontecerem equívocos. Assim também acontece com a Yoga. Alguns a veem apenas como um método terapêutico, usado para aliviar dores nas costas ou articulares. Em outra parte, alguns acreditam que com ela poderemos ter resultados fantásticos no corpo com um pouco de prática. Assim, antes de mais nada temos de entender o que esta disciplina indiana busca em sua essência e como isso pode vir a ser útil para você.

Qual a essência da Yoga e quais os seus principais estilos?

Antes de mais nada, a Yoga tem um sentido religioso para os indianos, sendo ela um instrumento para o completo bem estar físico e mental, ou seja, ela faz parte de um estilo de vida. Isso explica o por quê da Yoga tratar de maneira fundamental o controle tônico (muscular) os exercícios de respiração e a concentração e limpeza mental.

Por ser uma prática de mais de 5 mil anos, é totalmente natural que ela venha sofrendo alterações durante todo este tempo. Porém, para não perder suas raízes, ao invés de se alterar a essência dela, o que aconteceu foi o nascimento de diversos estilos. Hoje existem mais de 5 estilos de Yoga diferentes, sendo que cada um deles tem um foco diferente. Nenhuma delas é melhor do que a outra, porém cada uma delas é mas eficiente para cada objetivo. Antes de falarmos dos diferentes estilos, é necessário sabermos alguns termos que facilitaram o entendimento.

Leia também: Conheça o Pilates e seus benefícios

O Yamas significa:
viver seguindo um padrão ético e moral de vida. O Nyama diz respeito a auto-disciplina, muito focada em alguns estilos. As Ásanas são as postura posturas físicas, que são importante fator para quem busca na Yoga uma prática física. As Pranayamas dizem respeito ao controle da respiração.

A Pratyahara é a observação consciente, porém sem envolvimento dos sentidos. A Dharana diz respeito ao estado de concentração necessário para a Dhyana, que é a meditação em si. E o objetivo disto é a Samady, que é a consciência plena, a libertação final.

Veja agora quais são e como funcionam os principais estilos de Yoga:

Hatha Yoga:
Este é sem sombra de dúvidas o estilo mais popular de yoga aqui no Ocidente. Seu foco é na saúde do corpo, sem tanto aprofundamento dentro da filosofia da yoga. Seu objetivo é trabalhar mente e espírito de forma integrada, através do corpo. Isso fez com que surgissem dezenas de ramificações e estilos diferentes de Hatha Yoga pelo mundo. É indicada para quem busca na yoga um exercício para o corpo e que integre a mente em sua prática.

Ashtanga Yoga:
Esta é a principal ramificação daHatha, e foi criada pelo indiano Sri K. Pattabhi Jois, que ainda ensina este estilo na Índia. É a práticas mais vigorosa que temos atualmente, pois trabalha com seis séries fixas, que vão aos poucos sendo aprendidas progressivamente. Este aprendizado exige um grau cada vez maior de elementos como força, flexibilidade e consciência. É muito indicada para quem busca uma atividade intensa e que promova um aprendizado, tanto mental como corporal.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Iyengar Yoga:
Foi desenvolvida pelo indiano B.K.S. Iyengar, aluno de Sri K. Pattabhi Jois, criador do ashtanga, é como não poderia deixar de ser, também é uma ramificação do Hatha. A principal característica deste método é o conceito de que o alinhamento do corpo e de seus segmentos desperta experiências escondidas, e assim torna consciente os condicionamentos que ajustam as nossas estruturas musculares. Assim, seu foco é mais em posturas e na melhora do corpo de forma integral, sem uma preocupação tão grande com a estética.

Power Yoga:
Outra ramificação do Hatha Yoga, é bastante intensa e combina movimentos fortes com respiração dinâmica, juntamente com posturas do yoga e com exercícios e movimentos extras. É a melhor opção para quem busca um treino vigoroso e resultados no corpo. Porém não tem tanto efeito sobre a questão mental como as outras.

Kundalini Yoga:
Foi durante muitos anos considerada como uma prática secreta. Tem como principal objetivo a subida da kundalini, que é a energia que fica dormente na base da coluna, no primeiro chakra, e que vai subindo juntamente com a expansão da consciência do indivíduo e com a prática.

Leia também: Diferenças entre a Yoga e o Pilates. Qual é Melhor?

Raja Yoga:
Neste estilo o foco principal é ameditação, cujo significado vem da nobreza indiana da época. Seu objetivo principal é o desenvolvimento espiritual do indivíduo e não tem foco principal no esforço físico.

Leia também

6 elementos de um bom treino de flexibilidade

Um treino de flexibilidade precisa ser pensado em seu sentido mais amplo. Veja neste artigo …

Aplicativos fitness e seus riscos!

A crescente onda dos aplicativos fitness fez com que muitas pessoas passassem a utilizá-los de …

  1. Sem dúvidas, yôga é a melhor prática para equilíbrio entre mente, corpo e espírito sem falar que proporciona fortalecimento muscular de dentro para fora, sendo a estética apenas uma consequência e não o objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!