fbpx
Pesquisar

Whey Protein engorda, emagrece ou só ganha massa muscular?

Entre tantos benefícios da Whey Protein, sempre fica a dúvida se ela pode engordar, se auxilia no emagrecimento ou se sua finalidade é apenas o ganho de massa muscular.

Whey Protein Engorda ou Emagrece

Muito já se foi falado aqui sobre a Whey Protein, e já sabemos que ela é uma proteína extraída do soro do leite com alto valor biológico e de rápida absorção, por isso o período mais indicado para tomá-la é logo após o treino batido junto com alguma solução de carboidrato (maltodextrina ou dextrose).

Essa questão de tomar whey protein junto com outro suplemento de carboidrato como maltodextrina ou dextrose é apenas quando necessário, não sendo considerado uma regra, já que vai depender também da sua dieta ao longo de todo dia.

É indicado tomar também a Whey Protein logo ao acordar e também falamos a respeito disso no artigo principal aqui no site sobre a Whey Protein, vejam, pois é muito importante para você não cometer erros acabar desperdiçando o suplemento.

Whey Protein engorda?

Muito perguntado na área de comentários, resolvemos fazer esse artigo específico para tirar essa dúvida definitiva de vocês leitores.

 A resposta para essa dúvida é um pouco complexa e vamos explicar o porquê.

A Whey Protein tanto pode engordar, como auxiliar no emagrecimento, sendo que seu principal efeito seria o ganho de massa magra. E ai está à chave para vocês compreenderem.

Já ouviram falar do ditado que diz que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose né?

Obvio que não chegamos a esse extremo já que a Whey Protein não é um remédio, mas como todo excesso, pode prejudicar.

E nesse caso, o excesso de Whey Protein, pode engordar e dar barriga sim.

Por isso sempre estamos falando aqui no site para calcularem toda a dieta de vocês, inclusive a suplementação. 

Já fizemos um artigo aqui sobre como calcular a quantidade de proteínas para se consumir ao longo do dia para quem visa à hipertrofia.

Quando sabemos do nosso gasto calórico diário, elaboramos em cima disso a nossa dieta, e então fica mais fácil chegar num equilíbrio. Independente se você tem como foco principal hipertrofiar, emagrecer ou dois.

Quando pode trazer apenas benefícios?

Quando se tem um equilíbrio com um treino bem montado e uma dieta bem elaborada (incluindo suplementos), a Whey Protein só vai beneficiar, pois você não irá cometer excessos e poderá ganhar peso com qualidade, ou seja, MÚSCULOS.

E para quem ainda não sabe, os músculos nos dão capacidade metabólica de queimar calorias.

Como contribui para hipertrofia?

Após treinos intensos de musculação, é causado microlesões nas fibras musculares, para reparar essas microlesões nas fibras e serem reconstruídas e por consequência ocorrer a hipertrofia muscular, é necessário o consumo de aminoácidos, presentes na dieta sólida através das fontes de proteínas como carnes vermelhas e brancas, peixes, ovos, leite e derivados.

Esses aminoácidos também  estão presentes em suplementos proteicos como a whey, considera a substância com maior valor biológico que existe (VB 100), sendo rica em BCAA e Glutamina, aminoácidos que vão alimentar seus músculos garantindo a síntese proteica e não só proporcionar o ganho de massa muscular, como garantir que o catabolismo que sempre irá ocorrer após os treinos, não prejudique o que você já conquistou de massa magra.

Tomar sem treinar engorda?

A não ser que seja sob orientação médica ou de um nutricionista, não tem necessidade tomar whey protein se não estiver treinando.

Primeiro porque não irá trazer nenhum benefícios no ganho de massa muscular, pois para isso, é necessário treinar.

Segundo que com uma alimentação balanceada já é capaz de suprir suas necessidades diárias nutrientes.

Se você tomar whey protein sem treinar, pode sim engordar, já que por não estar praticando nenhuma atividade, toda alimentação e suplementação em excesso não será “queimada”.

Se você parar de treinar, pare também de tomar a whey protein ou outros suplementos proteicos.

E caso não volte tão cedo aos treinos, passe para outra pessoa. Certamente é coisa mais certa a ser fazer, do que deixar o produto vencendo em casa.

Emagrecer tomando Whey Protein

1- Quanto mais músculo, menos gordura!

Cada ½ kg de músculos é capaz de queimar de 40 a 120 calorias, enquanto ½ kg de gordura consome de 1 a 3 calorias.

Resumindo, quanto mais músculos vocês tiverem, mais calorias irão queimar e continuarão ganhando peso, já que sabemos que músculos pesam mais que gordura.

2- Controla o apetite

Além do ganho de massa muscular o que resulta no gasto calórico, outra forma que a Whey Protein colabora para emagrecer, é em saciar e controlar o apetite, já que libera o hormônio colecistoquinina (CCK – Cholecystokinine), um hormônio gastrointestinal responsável pelo controle do apetite e da glicemia.

3- Fonte de BCAA

A whey protein também é rica em BCAA, os famosos aminoácidos de cadeia ramificada, esses aminoácidos quando consumidos constantemente, agem diretamente nos processos metabólicos responsáveis pela regulação energética, criando um ambiente favorável para redução de gordura corporal.

4- Acelera a queima de gordura

Alguns estudos também mostraram que a whey protein auxilia na diminuição das nossas reservas de gordura através de alguns mecanismos que estão associados ao metabolismo do cálcio, esse no qual tem ação termogênica e que contribui para acelerar a queima de gordura.

5- Consuma com inteligência

Posso parecer redundante, mas quem acompanha o Treino Mestre, sabe que já falamos aqui que a suplementação quando usada, achando que será o principal fator para se obter ganhos e não apenas um complemento a nossa dieta, vai acarretar em resultados frustrantes.

E digo isso porque me cansei de ver pessoas que tinham uma dieta bem precária e tomavam todo tipo de suplemento achando que compensaria no final.

Assim como conheço muitas pessoas que tem uma dieta que beira a perfeição, além de disciplina quanto ao treino e descanso, e tem ótimos ganhos tomando apenas a suplementação básica e sem exageros.

Conclusão que chegamos

Se você mantiver um equilíbrio e não cometer excessos, a Whey Protein como um complemento e não o fator principal vai ajudar a melhorar seus ganhos de massa magra e consequentemente emagrecer. 

Abraços e Bons Treinos.

Referência:
A
whey-protein supplement increases fat loss and spares lean muscle in obese subjects: a randomized human clinical study https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2289832/

Compartilhe:

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

192 Comentários

  1. Edvania Cavalcanti da Silva

    Eu quero tomar whey p.engordar qual vc mi indica. Porque tomei uma vez s.fazer exercícios e ganhei. É agora quero tomar mas não lembro.

  2. Ola tenho 91k, estou fazendo academia. Qual whey protein é o ideal pra tomar. Abraços. Aguardo retorno.

  3. Tenho 40 anos 1:55 de altura e 64kg quero saber como tomar whey protein para emagrecer?

  4. Ola quero emagrecer e só consigo treinar no horário do almoço, que horas tomo o whey? quanto tempo depois posso almoçar? Obrigada aguardo a resposta

  5. Olá Tenho 28 anos, metrô, 1.55, peso, 56. Comprei whey protein iso e BCAA. Quero ganhar massa muscular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *