Utilizada há décadas em muitos esportes, nos dias atuais, a periodização é fundamental para gerar resultados na musculação.
Vários estudos científicos mostraram que um treinamento periodizado gera mais resultados que uma rotina de treino sem qualquer tipo de planejamento ou estruturação.
A periodização segundo Prestes et.al. (2016) é caracterizada por modificar os estímulos em intervalos programados com o propósito de gerar adaptações agudas e crônicas com o treinamento.
Sendo assim, diversas capacidades como hipertrofia, força, potência e resistência podem ser desenvolvidas de maneira mais eficaz seguindo um modelo de periodização mais estruturado.
Para poder entender como funciona a periodização é importante conhecer os ciclos, nos quais estão divididas as unidades que fazem parte da estrutura da periodização.
Este período é baseado no objetivo geral do praticante de musculação e pode abranger de seis meses a quatro anos, a depender do tipo de treino efetuado pela pessoa.
Neste período são efetuados os treinos específicos voltados a progredir determinada valência ou aptidão física.
Este ciclo se refere à semana de treinamento e a é menor unidade na estrutura do treinamento, podendo durar de uma até quatro semanas, sendo uma das fases que juntas formam os mesociclos.