Pesquisar

Vitis Vinifera – Para que serve, 10 Grandes Benefícios e onde comprar

A videira Vitis Vinifera é rica em antioxidantes, dentre os principais, o resveratrol, que traz enormes benefícios para saúde! Veja quais são e onde encontrar.

Vitis Vinifera - Para que serve e benefícios

Você já viu uma videira? Ela é a planta que dá origem às uvas. Além de ser muito bonita, ela possui diversos benefícios, não apenas pelos seus frutos, mas também pelas folhas e sementes.

Das videiras existentes, a Vitis Vinifera é certamente a principal. Venha saber mais sobre ela!

O que é?

Vitis vinifera é a espécie de videira mais comum e mais cultivada no mundo, em especial para a produção de vinho e de suplementos alimentares. Trata-se de uma trepadeira da família das vitáceas, cujo fruto é a uva.

Ela foi cultivada por diversas civilizações europeias por milhares de anos, o que deu origem às dezenas de variedades de castas encontradas hoje em dia.

A Vitis vinifera tem propriedades antioxidantes, anti-envelhecimento, anti-inflamatórias e benéficas em relação à circulação sanguínea.

Para que serve a Vitis Vinifera?

A Vitis Vinifera é mais vendida no mercado da suplementação como extrato de semente de uva. Ela é muito popular porque coném polifenóis benéficos à saúde cardiovascular.

Ela também possui o resveratrol, um componente que previne a formação de trombos e, consequentemente, o risco de acidentes vasculares, como o infarto e o AVC.

Além disso, a planta protege os vasos sanguíneos e aumenta o HDL (colesterol bom) ao passo que reduz os níveis do LDL (colesterol ruim). Ela também é capaz de melhorar a circulação do sangue.

Se não bastasse tudo isso, os taninos, uns dos componentes achados nas sementes de Vitis vinifera, ajudam a reduzir o nível de açúcar no sangue.

Quais são os benefícios da Vitis vinifera?

Entre seus principais benefícios, podemos citar:

1. Prevenção contra doenças cognitivas

A Vitis Vinifera possui em abundância as proantocianidinas, compostos que podem prevenir o declínio cognitivo, ou seja, as doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Essas proantocianidinas contidas na videira agem como protetoras dos neurônios, por isso são protagonistas na hora de evitar a perda cognitiva causada pelo envelhecimento.

2. Fortalecimento da resistência óssea

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

A Vitis, quando associada ao cálcio na dieta alimentar, possui efeito positivo sobre a resistência e a estrutura dos ossos, assim como pode ser utilizada para tratar a debilidade óssea.

3. Prevenção e tratamento do câncer

Alguns estudos realizados em laboratório descobriram que a planta pode evitar o desenvolvimento do câncer de mama em células de outros órgãos, como cólon, próstata, pulmão e estômago.

Os antioxidantes presentes na sua composição também podem ajudar a diminuir o risco de desenvolvimento do câncer. Além disso, ela ainda pode evitar possíveis danos causados às células do fígado por remédios quimioterápicos.

No entanto, é sempre bom alertar sobre a necessidade de consultar um profissional antes de usar a Vitis vinifera em conjunto com outros medicamentos de quimioterapia.

Para completar, um estudo descobriu que a planta possui propriedades que auxiliam na redução dos efeitos dos raios violeta, colaborando para a prevenção ao câncer de pele.

4. Cicatrização de feridas

Segundo um estudo publicado pela revista Biology Free Radical and Medicine, a Vitis vinifera consegue curar feridas na pele. De acordo com a publicação, os pesquisadores acharam evidências que mostram sua produtividade na cicatrização.

5. Redução de edemas

Edema é o acúmulo de líquido sobre a pele. Ele ocorre quando os fluidos dos vasos sanguíneos vazam para a pele. Normalmente ele acontece após uma lesão, cirurgia ou inflamação.

Consumir a Vitis vinifera todos os dias pode ajudar a reduzir o inchaço causado pelo edema.

Um estudo descobriu que indivíduos que ingeriram a substância após sofrerem lesões esportivas tiveram menos inchaço do que os que apenas tomaram um placebo.

6. Controle do colesterol alto

Certos estudos preliminares informaram resultados positivos com relação à diminuição do colesterol em quem toma a Vitis.

Em um desses estudos, 40 pessoas com colesterol alto ingeriram extrato de semente de sua uva em conjunto com o crômio (um mineral regulador) e perceberam que após dois meses seu colesterol ruim havia diminuído de forma significativa.

7. Controle de complicações ligadas à diabetes

Se o suplemento for consumido em conjunto com atividades físicas, ele consegue melhorar o perfil lipídico, o que quer dizer auxiliar na perda de peso, na hipertensão e em outras complicações ligadas à diabetes.

8. Tratamento contra a insuficiência venosa crônica (IVC)

As procianidinas, presentes em seus componentes, podem ajudar as pessoas que convivem com essa doença, caracterizada pela insuficiência de fluxo de sangue, principalmente nos membros inferiores.

Por volta de 80% dos indivíduos com IVC que consumiram o suplemento tiveram um alívio dos sintomas depois dos primeiros 10 dias de tratamento.

Eles relataram uma diminuição na sensação de peso e na dor na veia causada pela doença, bem como nas coceiras.

9. Auxílio à higiene bucal

Alguns estudos evidenciaram que a aplicação de solução da Vitis vinifera é bem útil na prevenção contra as cáries. Isso porque ela ajuda a mineralizar os dentes, ou seja, evita e até reverte o desenvolvimento da cárie precoce.

10. Regulador da pressão alta

A videira por possuir vários tipos de antioxidantes, como os flavonoides, ácido linoleico e procianidinas auxiliam na proteção aos vasos sanguíneos, o que evita que a pressão arterial elevada ocorra.

Isso acontece porque eles proporcionam a dilatação dos vasos sanguíneos e os protegem contra danos que podem levar à hipertensão.

A Vitis vinifera emagrece?

Sim, ela também é usada para a perda de peso. Isso é possível devido aos seus componentes altamente benéficos para a queima de gorduras.

Uma pesquisa publicada na International Journal of Sports Nutrition and Exercise Metabolism revelou que o resveratrol, um dos componentes antioxidantes do vegetal, consegue elevar o gasto de energia no tecido muscular.

Isso pode influenciar muito a queimar mais calorias naturalmente.

Em outro estudo com camundongos, pesquisadores repararam que os animais administrados com o resveratrol adquiriram menos peso do que os outros ao consumirem gorduras.

Em mais uma outra pesquisa realizada, foi mostrado que os fitoquímicos bioativos (outras substâncias antioxidantes) presentes na Vitis vinifera inibem o metabolismo da gordura.

Isso evidencia ainda mais que este suplemento pode ser usado como parte de um tratamento para limitar a absorção e o acúmulo de gordura.

No entanto, o recomendado é consumi-lo junto de uma dieta saudável e exercícios físicos. Converse com seu médico e nutricionista para se informar melhor.

Onde comprar?

Você pode comprar o Vitis Vinifera concentrado em suplementos direto do fabricante. Uma farmácia de confiança que produtos o suplemento manipulado. Para consultar a bula do produto, preço e outras informações, clique no banner abaixo:

 

Como usar e dosagem?

A forma mais indicada de consumir a suplementação de Vitis vinifera é ingerir 2 cápsulas por dia, em horários separados. A dosagem recomendada é de 150mg á 300mg por dia.

Leia também:

Conheça todos os benefícios da uva

Efeitos colaterais e contraindicações

A maioria dos usuários da Vitis vinifera não apresenta efeitos secundários. Isso se deve ao fato de ela ser um produto natural. Entretanto, é possível que algumas pessoas exagerem na dose e tenham os seguintes sintomas:

  • Azia;
  • Náuseas;
  • Dor de cabeça;
  • Dor na garganta;
  • Dor abdominal;
  • Boca seca.

Por isso, a recomendação é que você nunca ultrapasse a dosagem indicada.

Leia também:

Suco de uva integral emagrece? Veja todos os seus benefícios e propriedades

Pessoas que estão em tratamento com outros medicamentos (como anticoagulantes) ou possuem pressão baixa não devem consumir o suplemento antes de se consultarem com o médico.

Mulheres grávidas ou lactantes, pessoas com problemas no fígado ou rins também não podem consumir o vegetal.

Vitis Vinifera – Para que serve, 10 Grandes Benefícios e onde comprar
5 (100%) 1 vote

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de