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Vitamina K2 – Para que serve, Benefícios e alimentos

Conheça todos os benefícios que a vitamina K2 pode proporcionar a saúde, melhores fontes de alimentos e dosagem recomenda para o suplemento.

Vitamina K2 para que serve alimentos

O que é Vitamina K2

A vitamina K2, também conhecida como Menaquinona é parte de um conjunto de compostos químicos denominados quinonas, é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, necessita de se associar à gorduras para ser transportada pelo plasma.

As quinonas são divididas em  três grupos, as filoquinonas que são encontradas nos vegetais (vitamina k1), as menaquinonas que são encontradas nos animais (vitamina k2) e a menadiona que a forma sintética da menaquinona (vitamina k3).

A vitamina k2 é produzida no intestino através da fermentação bacteriana em quantidades insuficientes para suprir as necessidades dessa vitamina, devido a sua baixa biodisponibilidade,e com o passar dos anos essa produção se torna ainda menor podendo ser necessária a utilização de suplementos.

Leia também:

Vitamina K – Seus benefícios e fontes nos alimentos

Fontes nos alimentos

A menaquinona proveniente de fontes alimentares pode ser encontrada em:

  • Couve-manteiga;
  • espinafre;
  • couve-flor;
  • pepino;
  • repolho;
  • brócolis;
  • aspargos;
  • carnes vermelhas e brancas;
  • peixes;
  • ovos;
  • leite e seus derivados;
  • alimentos fermentados.

Outra fonte de vitamina k2 exógena é a suplementação de menadiona, que é a forma sintética da menaquinona.

A cápsula de vitamina k2 é composta por: vitamina k2 65 mcg, excipiente, gelatina e água.

Funções da vitamina K2

A menaquinona atua atua na preservação das veias e artérias, junto com a vitamina D ela atua retirando cálcio sanguíneo e transportando esse cálcio para os ossos.

#1° Evita doenças cardíacas e AVC

Essa atividade impede a calcificação vascular e assim minimiza as chances de desenvolver doenças cardiovasculares ou acidente vascular cerebral.

#2° Síntese de proteínas

Participa diretamente na síntese de proteínas como a osteocalcina (GLA), essa proteína representa até 2% da estrutura óssea.

Essa proteína auxilia no processo de evitar o acúmulo de minerais em excesso nas paredes de veias e artérias.

#3° Estrutura óssea mais forte

A osteocalcina é responsável por fazer a ligação do cálcio aos ossos, deixando a estrutura óssea com mais força e densidade.

#4° Aumento da Testosterona

Outra função da vitamina k é a promoção do aumento de testosterona, esse aumento causa queda dos níveis de andrógenos e melhorando a fertilidade feminina e masculina.

#5° Prevenção de câncer

Tem ação importante na prevenção de câncer, ela atua suprimindo genes que possivelmente podem desenvolver câncer e fortalece genes que fazem síntese de células saudáveis e  combatem o câncer.

#6° Melhora o desempenho físico

Atua no pâncreas promovendo a produção de insulina, esse aumento aumenta a tolerância à glicose pelas células, e esse aumento de energia pronta para ser consumida auxilia durante a realização de atividades físicas facilitando a chegada de nutrientes na célula e melhorando consequentemente o desempenho físico.

Estudos sobre a Vitamina K2

Um estudo realizado em Roterdã, com a participação de 4809 adultos holandeses concluiu que aqueles que receberam as doses da vitamina k2 se mostraram menos propensos a ataques cardíacos, calcificação das artérias e veias e por consequente menor risco de morte.

Outro estudo realizado no Texas tinha como objetivo avaliar se 8 semanas de suplementação de vitamina k2 seria suficiente para alterar resultados em testes ergométricos.

Foram avaliados 26 atletas de ambos os sexos, eles receberam doses, nas 4 primeiras semanas, de 300 mg/d e nas 4 últimas, de 150 mg/d). Durante esse período os atletas mantiveram suas rotinas normais de exercícios.

Antes de iniciar os teste foram avaliados o consumo de oxigênio, a produção de dióxido de carbono, as taxas respiratórias e débitos e frequência cardíaca de cada atleta.

Após os testes foi observado que houve um aumento de 12% no débito cardíaco e nenhuma alteração significativa nos outros dados. Isso mostra que há uma melhora no desempenho de atividades físicas durante a suplementação da vitamina k2.

Mais benefícios para saúde

  • Fortalecimento dos ossos: participa de forma direta na produção de novas células ósseas;
  • Mais saúde cardiovascular: age no fortalecimento das artérias e veias e do músculo do coração;
  • Promove a coagulação sanguínea: atua na cascata do processo de coagulação;
  • Potencializa o desempenho nos exercícios físicos: melhora a tolerância à glicose, isso promove melhor nutrição celular ;
  • Melhora a saúde sexual: melhora a circulação sanguínea agindo assim na irrigação sanguínea dos órgãos genitais;
  • Previne diabetes: atua aumentando a tolerância da glicose minimizando os riscos de diabetes;
  • Previne osteoporose: como a formação de novas células ósseas não ocorre osteoporose;
  • Combate a demência;
  • Evita varizes: propicia melhora na circulação sanguínea diminuindo os riscos de varizes;
  • Previne doenças infecciosas: atua na coagulação o que minimiza as chances de infecções.

Indicação do suplemento de vitamina K2:

suplemento vitamina k2 dosagem

A suplementação da vitamina k2 é indicada para:

  • Pessoas com problemas intestinais ou que fizeram cirurgias com redução do intestino(a vitamina k2 é produzida e absorvida no intestino, doenças intestinais podem impedir sua síntese e absorção );
  • Pessoas que apresentam menor absorção do nutriente;
  • Pessoas com doenças hepáticas(dificulta o armazenamento da vitamina já que esta fica depositada no fígado antes de ser utilizada pelo organismo);
  • Pessoas com diarréia crônica (a diarréia diminui drasticamente a absorção de nutrientes no intestino, além de alterar a flora intestinal causando menor produção da vitamina k)
  • Pessoas que estão em tratamento com antibióticos(influências na flora intestinal, o que pode afetar a produção da vitamina).

Dosagem e como tomar o suplemento de vitamina K2

Segundo a recomendação do fabricante, deve ser ingerida 1 cápsula por dia preferencialmente após uma refeição. Dosagem recomendada é de 100mcg por dia.

Não foram relatadas interações com outros suplementos , portanto pode ser tomado junto com outros suplementos.

Porém o uso de suplementação de vitamina A e vitamina E reduzem a absorção da vitamina k.

Tem interação perigosa com anticoagulantes, pois atua no processo de coagulação podendo cortar o efeito do medicamento.

Para ler a bula completa do suplemento, outras informações e seu preço, você pode consultar direto com uma farmácia de confiança que manipula a vitamina K2. 

Efeitos Colaterais

Quando a suplementação é feita da forma correta e sob orientação de um médico ou nutricionista os riscos de efeitos colaterais são mínimos .

Porém grandes doses de menadiona (a forma sintética da vitamina k2), pode causar anemia hemolítica e em bebês pode causar icterícia.

Contraindicações

O consumo da suplementação é contraindicado para pessoas que fazem uso de anticoagulantes, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que já sofreram infarto, acidente vascular cerebral, paradas cardíacas ou tem coagulação acima do normal.

É sempre recomendado que antes de iniciar o uso de qualquer medicamento um médico seja consultado para evitar possíveis complicações causadas pelo consumo do suplemento.

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