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Vitamina B6 (piridoxina): Para que serve, 13 Benefícios e alimentos

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Além de auxiliar no metabolismo das proteínas e gorduras, a vitamina B6 é uma grande aliada a saúde. Prevenindo anemia e trazendo benefícios para o cérebro.

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A vitamina B6 é uma das mais conhecidas dentro do grupo denominado de vitaminas do complexo B.

Este nutriente possui uma série de funções no corpo humano, como na respiração celular e na redução da retenção de líquidos, por exemplo.

A falta de vitamina B6, ou até mesmo a sua concentração em níveis muito elevados, pode gerar também problemas à saúde.

Até mesmo por isto, consumir em níveis moderados é o recomendado, através da ingestão de alimentos ou de suplementação, se necessário.

O que é vitamina B6

Quando falamos em vitamina B6, é muito difícil que ocorra algum caso de deficiência. Ao contrário de outras, como a vitamina B3, a absorção dela no corpo é mais fácil, sendo feita no intestino delgado.

Além disso, a piridoxina (outro nome para a vitamina B6), é mantida no organismo, através de uma retenção nos músculos. Ou seja, ela permanece no corpo por mais tempo, mantendo parte de seus efeitos.

Uma alimentação balanceada é capaz de suprir os índices adequados deste nutriente.

No entanto, caso esteja em deficiência ou em excesso, pode gerar alguns sintomas.

Neste caso, um médico ou um nutricionista poderá indicar uma reeducação alimentar ou suplementação.

Para que serve

A vitamina B6 tem por função algumas atividades no corpo humano. Inicialmente, assim como outras do complexo B, a piridoxina também atua na respiração das células.

Outra semelhança às outras vitaminas deste mesmo grupo, é que possui atuação no sistema nervoso central.

Deste modo, interfere na forma pela qual são feitos os neurotransmissores e como agem alguns minerais na região.

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Adicionalmente, e provavelmente como papel mais importante, há o auxílio no metabolismo das proteínas.

Ela funciona como uma espécie de coenzima, que também serve para formar substâncias no corpo.

Por fim, a vitamina B6 influencia em uma ampla gama de mecanismos no corpo.

Influencia na imunidade, na formação de alguns hormônios, nos músculos, no sangue e até mesmo na pele.

9 benefícios

Pode ser visto, portanto, que a vitamina B6 possui uma atuação bastante ampla. Quando está em quantidade recomendada no organismo, fornece os seguintes benefícios à saúde:

1. Melhora a função cerebral

Como foi dito, uma das principais atuações é no sistema nervoso. Assim, promove uma melhora de funções cerebrais, como a memória e a concentração. Além disso, gera sensação de bem-estar, influenciando na produção de neurotransmissores como a serotonina.

2. Ajuda as mulheres na TPM e na menopausa

A piridoxina age na produção hormonal. Por isso, uma de suas consequências é o alívio de sintomas indesejados, como os da TPM. A lógica é similar para as mulheres na menopausa.

3. Trata a anemia

Quando há anemia, é importante repor ferro no organismo. A vitamina B6 auxilia na formação da hemoglobina, a qual é responsável por fazer o transporte deste mineral na corrente sanguínea.

4. Aumenta a imunidade

Outro benefício da vitamina B6 é estimular a produção de anticorpos. Eles são os responsáveis pela defesa do corpo contra agentes infecciosos externos, garantindo uma boa saúde.

5. Atua no metabolismo de proteínas

O fato da vitamina B6 aparecer como uma coenzima e auxiliar no metabolismo de proteínas auxilia o organismo a quebrar diversas substâncias. Assim, influencia positivamente no corpo.

6. Bom para a pele

A deficiência em vitamina B6 tem como uma de suas consequências dermatites e questões estéticas normalmente indesejadas. Portanto, em quantidades indicadas ela combate estes problemas.

7. Indicada para lactantes

Mulheres que estão amamentando têm na piridoxina uma aliada. Nesse caso, é normalmente indicado ingerir a mais do que o habitual. Isto porque sua capacidade de participar da metabolização de proteínas ajuda o bebê a digerir o leite.

8. Auxilia na saúde dos olhos

Assim como outras vitaminas do complexo B, a vitamina B6 melhora igualmente a saúde dos olhos. Ela fortalece a retina e também combate doenças inflamatórias no local.

9. Boa para o coração

Por fim, a vitamina B6 diminui a quantidade de homocisteína na corrente sanguínea.

Esta substância, de acordo com estudos, pode trazer danos ao coração, quando em quantidades elevadas.

10- Previne doenças e infecções

Essa vitamina é multifuncional, ou seja, ela ajuda de forma geral a nossa saúde em muitos aspectos. A presença de vitamina B6 ajuda na síntese de mais anticorpos evitando doenças e infecções.

11- Melhora o sono

Ela também te ajuda a dormir melhor porque melhora a produção de alguns hormônios relacionados ao sono.

12- Construção do colágeno

A carência da vitamina B6, B9 e B12 aumenta os níveis dessa substância que interfere e prejudica a formação de ligações cruzadas para a construção de colágeno.

13- Previne a osteoporose

A consequência desse fato é maior predisposição de fraturas e desenvolvimento da osteoporose nos idosos, sejam homens ou mulheres.

Vitamina B6 engorda?

Não há nada que indique que a vitamina B6 engorde. Na verdade, além de não existirem estudos que demonstrem isto, eles ainda vão na direção contrária.

É capaz que a piridoxina, na verdade, ajude a emagrecer, pelo menos indiretamente.

Sabe-se que problemas como a ansiedade e a depressão podem causar o ganho de peso de forma indireta em pacientes.

Como a vitamina B6 combate ambos, ela acaba aumentando as chances de perda de peso em quem sofre com isto.

De modo complementar, algo que é visto com bons olhos por muitos, é que a vitamina B6 também atua no combate aos edemas. Ela diminui a retenção de líquidos, melhorando também este quadro.

Melhores fontes de alimentos

São vários os alimentos ricos em vitamina B6. Existem fontes animais e vegetais, as quais devem suprir as necessidades diárias. Em caso de carência, podem ser usados suplementos.

  • Bife de fígado
  • Frango
  • Salmão
  • Atum
  • Camarão
  • Alho
  • Ameixa
  • Avelã
  • Banana
  • Batata
  • Cereais em grão
  • Oleaginosas (como as castanhas e nozes)
  • Tomate

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Consumo recomendado da vitamina B6

Vitamina B6 piridoxina

Existe uma quantidade ideal a qual a vitamina B6 deve se estabelecer no corpo para gerar benefícios.

Ela varia, sobretudo, conforme a idade de quem está ingerindo. Se for necessário, pode haver suplementação.

No entanto, em geral os padrões dizem que para crianças, a quantidade ideal de vitamina B6 varia entre 0,5mg e 0,6mg.

Em adultos, fica entre 1mg e 2mg. Já, entre idosos, está entre 1,5mg e 1,7mg.

O papel da vitamina B6 no metabolismo

Essa é a função mais importante dessa vitamina.

Ela age como uma coenzima, agilizando os processos metabólicos, elevando-os a uma temperatura ótima para que eles se iniciem.

Um bom exemplo disso é quanto ao metabolismo das proteínas.

A vitamina B6 consegue quebrá-las em aminoácidos para serem facilmente absorvidos pelo corpo, participando ativamente da construção muscular.

Também ajuda na conversão de carboidratos em glicose, melhorando o desempenho nos treinos por disponibilizar mais energia.

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Carência

Bom, de acordo com os benefícios que essa vitamina oferece a nossa saúde, não é difícil perceber que a sua falta pode causar diversos transtornos.

Uma quantidade menor que a ideal pode desencadear anemia, problemas de pele, no sistema nervoso (formigamento em extremidades pode ser um sintoma) e cardíaco.

Durante a gravidez é de suma importância que a gestante tenha uma dieta adequada dessa vitamina já que a falta dela pode prejudicar o desenvolvimento mental do recém nascido.

Hipervitaminose

Não é porque faz bem ao corpo que pode ingerir sem nenhum controle.

O excesso de vitamina B6 no organismo também pode causar problemas bastante incômodos como insônia, dor de cabeça, náuseas e neuropatia periférica.

Essa hipervitaminose pode ser facilmente provocada pelo uso de suplementos sem orientação médica.

Especialista fala um pouco mais sobre a vitamina:

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maria thereza de andrade moreira
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maria thereza de andrade moreira

tomei a piridoxina e aumento minha pressão é normal que isto aconteça ?