Saúde

Vitamina B6 (piridoxina): Para que serve, 13 Benefícios e alimentos

Além de auxiliar no metabolismo das proteínas e gorduras, a vitamina B6 é uma grande aliada a saúde. Prevenindo anemia e trazendo benefícios para o cérebro.

vitamina B6 fontes e alimentos

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A vitamina B6 é uma das mais conhecidas dentro do grupo denominado de vitaminas do complexo B.

Este nutriente possui uma série de funções no corpo humano, como na respiração celular e na redução da retenção de líquidos, por exemplo.

A falta de vitamina B6, ou até mesmo a sua concentração em níveis muito elevados, pode gerar também problemas à saúde.

Até mesmo por isto, consumir em níveis moderados é o recomendado, através da ingestão de alimentos ou de suplementação, se necessário.

O que é vitamina B6

Quando falamos em vitamina B6, é muito difícil que ocorra algum caso de deficiência. Ao contrário de outras, como a vitamina B3, a absorção dela no corpo é mais fácil, sendo feita no intestino delgado.

Além disso, a piridoxina (outro nome para a vitamina B6), é mantida no organismo, através de uma retenção nos músculos. Ou seja, ela permanece no corpo por mais tempo, mantendo parte de seus efeitos.

Uma alimentação balanceada é capaz de suprir os índices adequados deste nutriente.

No entanto, caso esteja em deficiência ou em excesso, pode gerar alguns sintomas.

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Neste caso, um médico ou um nutricionista poderá indicar uma reeducação alimentar ou suplementação.

Para que serve

A vitamina B6 tem por função algumas atividades no corpo humano. Inicialmente, assim como outras do complexo B, a piridoxina também atua na respiração das células.

Outra semelhança às outras vitaminas deste mesmo grupo, é que possui atuação no sistema nervoso central.

Deste modo, interfere na forma pela qual são feitos os neurotransmissores e como agem alguns minerais na região.

Adicionalmente, e provavelmente como papel mais importante, há o auxílio no metabolismo das proteínas.

Ela funciona como uma espécie de coenzima, que também serve para formar substâncias no corpo.

Por fim, a vitamina B6 influencia em uma ampla gama de mecanismos no corpo.

Influencia na imunidade, na formação de alguns hormônios, nos músculos, no sangue e até mesmo na pele.

9 benefícios

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Pode ser visto, portanto, que a vitamina B6 possui uma atuação bastante ampla. Quando está em quantidade recomendada no organismo, fornece os seguintes benefícios à saúde:

1. Melhora a função cerebral

Como foi dito, uma das principais atuações é no sistema nervoso. Assim, promove uma melhora de funções cerebrais, como a memória e a concentração. Além disso, gera sensação de bem-estar, influenciando na produção de neurotransmissores como a serotonina.

2. Ajuda as mulheres na TPM e na menopausa

A piridoxina age na produção hormonal. Por isso, uma de suas consequências é o alívio de sintomas indesejados, como os da TPM. A lógica é similar para as mulheres na menopausa.

3. Trata a anemia

Quando há anemia, é importante repor ferro no organismo. A vitamina B6 auxilia na formação da hemoglobina, a qual é responsável por fazer o transporte deste mineral na corrente sanguínea.

4. Aumenta a imunidade

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Outro benefício da vitamina B6 é estimular a produção de anticorpos. Eles são os responsáveis pela defesa do corpo contra agentes infecciosos externos, garantindo uma boa saúde.

5. Atua no metabolismo de proteínas

O fato da vitamina B6 aparecer como uma coenzima e auxiliar no metabolismo de proteínas auxilia o organismo a quebrar diversas substâncias. Assim, influencia positivamente no corpo.

6. Bom para a pele

A deficiência em vitamina B6 tem como uma de suas consequências dermatites e questões estéticas normalmente indesejadas. Portanto, em quantidades indicadas ela combate estes problemas.

7. Indicada para lactantes

Mulheres que estão amamentando têm na piridoxina uma aliada. Nesse caso, é normalmente indicado ingerir a mais do que o habitual. Isto porque sua capacidade de participar da metabolização de proteínas ajuda o bebê a digerir o leite.

8. Auxilia na saúde dos olhos

Assim como outras vitaminas do complexo B, a vitamina B6 melhora igualmente a saúde dos olhos. Ela fortalece a retina e também combate doenças inflamatórias no local.

9. Boa para o coração

Por fim, a vitamina B6 diminui a quantidade de homocisteína na corrente sanguínea.

Esta substância, de acordo com estudos, pode trazer danos ao coração, quando em quantidades elevadas.

10- Previne doenças e infecções

Essa vitamina é multifuncional, ou seja, ela ajuda de forma geral a nossa saúde em muitos aspectos. A presença de vitamina B6 ajuda na síntese de mais anticorpos evitando doenças e infecções.

11- Melhora o sono

Ela também te ajuda a dormir melhor porque melhora a produção de alguns hormônios relacionados ao sono.

12- Construção do colágeno

A carência da vitamina B6, B9 e B12 aumenta os níveis dessa substância que interfere e prejudica a formação de ligações cruzadas para a construção de colágeno.

13- Previne a osteoporose

A consequência desse fato é maior predisposição de fraturas e desenvolvimento da osteoporose nos idosos, sejam homens ou mulheres.

Vitamina B6 engorda?

Não há nada que indique que a vitamina B6 engorde. Na verdade, além de não existirem estudos que demonstrem isto, eles ainda vão na direção contrária.

É capaz que a piridoxina, na verdade, ajude a emagrecer, pelo menos indiretamente.

Sabe-se que problemas como a ansiedade e a depressão podem causar o ganho de peso de forma indireta em pacientes.

Como a vitamina B6 combate ambos, ela acaba aumentando as chances de perda de peso em quem sofre com isto.

De modo complementar, algo que é visto com bons olhos por muitos, é que a vitamina B6 também atua no combate aos edemas. Ela diminui a retenção de líquidos, melhorando também este quadro.

Melhores fontes de alimentos

São vários os alimentos ricos em vitamina B6. Existem fontes animais e vegetais, as quais devem suprir as necessidades diárias. Em caso de carência, podem ser usados suplementos.

  • Bife de fígado
  • Frango
  • Salmão
  • Atum
  • Camarão
  • Alho
  • Ameixa
  • Avelã
  • Banana
  • Batata
  • Cereais em grão
  • Oleaginosas (como as castanhas e nozes)
  • Tomate

Leia também:

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Vitamina B1 (tiamina): Para que serve, 16 Benefícios e fontes nos alimentos

Consumo recomendado da vitamina B6

Vitamina B6 piridoxina

Existe uma quantidade ideal a qual a vitamina B6 deve se estabelecer no corpo para gerar benefícios.

Ela varia, sobretudo, conforme a idade de quem está ingerindo. Se for necessário, pode haver suplementação.

No entanto, em geral os padrões dizem que para crianças, a quantidade ideal de vitamina B6 varia entre 0,5mg e 0,6mg.

Em adultos, fica entre 1mg e 2mg. Já, entre idosos, está entre 1,5mg e 1,7mg.

O papel da vitamina B6 no metabolismo

Essa é a função mais importante dessa vitamina.

Ela age como uma coenzima, agilizando os processos metabólicos, elevando-os a uma temperatura ótima para que eles se iniciem.

Um bom exemplo disso é quanto ao metabolismo das proteínas.

A vitamina B6 consegue quebrá-las em aminoácidos para serem facilmente absorvidos pelo corpo, participando ativamente da construção muscular.

Também ajuda na conversão de carboidratos em glicose, melhorando o desempenho nos treinos por disponibilizar mais energia.

Carência

Bom, de acordo com os benefícios que essa vitamina oferece a nossa saúde, não é difícil perceber que a sua falta pode causar diversos transtornos.

Uma quantidade menor que a ideal pode desencadear anemia, problemas de pele, no sistema nervoso (formigamento em extremidades pode ser um sintoma) e cardíaco.

Durante a gravidez é de suma importância que a gestante tenha uma dieta adequada dessa vitamina já que a falta dela pode prejudicar o desenvolvimento mental do recém nascido.

Hipervitaminose

Não é porque faz bem ao corpo que pode ingerir sem nenhum controle.

O excesso de vitamina B6 no organismo também pode causar problemas bastante incômodos como insônia, dor de cabeça, náuseas e neuropatia periférica.

Essa hipervitaminose pode ser facilmente provocada pelo uso de suplementos sem orientação médica.

Especialista fala um pouco mais sobre a vitamina:

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