Pesquisar

Vitamina B12: Para que serve, 15 Benefícios e fontes nos alimentos

Também conhecida como cobalamina (ou cianocobalamina) a vitamina B12 tem papel importante na prevenção de anemia e no combate a depressão. Saiba as melhores fontes e perigos de sua falta no organismo.

Vitamina B12 cobalamina

O que é Vitamina B12?


PUBLICIDADE

A vitamina B12 tem algumas bases gerais que são bastante similares às de outras vitaminas do complexo B. Elas dizem respeito a como encontrá-la e também a algumas formas de seu funcionamento no corpo.

Com relação à sua ingestão, ela é encontrada livremente na alimentação. A partir disso, é possível atingir os níveis adequados deste nutriente no organismo, caso seja feita uma dieta balanceada.

No entanto, por diversos motivos, entre os quais uma alimentação desregrada é o principal, pode haver deficiência de vitamina B12.

Neste caso, um profissional, como um médico ou um nutricionista, poderá recomendar a suplementação. No lado oposto, o excesso de vitamina B12 é também prejudicial, levando à hipervitaminose.

Para que serve

O principal problema da deficiência de vitamina B12 é a possibilidade de desenvolvimento de uma doença chamada anemia perniciosa.

Ela é, resumidamente, uma enfermidade resultante de doença autoimune, em que o corpo acaba destruindo as próprias células parietais do estômago.

Além disso, do mesmo modo que quase todas as vitaminas do complexo B, também é importante na atuação do sistema nervoso central. Na sua ausência, a mielina, que protege os nervos desta região, se desgastam e enfraquecem.

De modo complementar, a vitamina B12 também previne problemas no coração. Ela também estimula a produção dos glóbulos vermelhos e faz parte do metabolismo de ácidos nucleicos e aminoácidos.

15 benefícios da Vitamina b12

Em função de toda esta capacidade de atuação, a vitamina B12 é fonte de diversos benefícios.

Para que isto ocorra, é importante estar atento aos níveis adequados, não ingerindo de mais nem de menos o nutriente. A suplementação deve ser feita apenas conforme orientação médica.

1. Forma as hemácias

Uma das principais funções da vitamina B12, e pela qual ela se destaca, é exatamente a formação das hemácias, também chamadas de células vermelhas. Assim, ela fornece o necessário para que não haja nenhuma anormalidade no crescimento destas células.

2. Previne a anemia perniciosa

A anemia perniciosa, ou megaloblástica, como alguns médicos preferem chamar, é um problema sobre o qual já falamos.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Ela se caracteriza justamente por problemas na formação das hemácias. Como a vitamina B12 regulariza este processo, evita a doença.

3. Auxilia o cérebro

Ao atuar no sistema nervoso central, este nutriente serve, a grosso modo, como uma capa de proteção.

Ela fortalece a mielina, a qual protege os nervos de neurônios e periféricos. Assim, evita a chamada desmielinização.

4. Evita a depressão

Do mesmo modo que atua na mielina, também melhora o funcionamento geral do sistema nervoso.

É por isso que pode influenciar na formação dos neurotransmissores, os quais evitam doenças como a depressão.

5. Regenera os tecidos musculares

Ao influenciar nos tecidos musculares, a vitamina B12 ajuda eles a manterem maiores reservas energéticas.

Por conseguinte, eles se regeneram mais facilmente e também melhoram a síntese de creatina, melhorando os índices de quem pratica exercícios físicos com frequência.

6. Evita danos ao DNA

Estudos sugerem também que a vitamina B12 diminui as chances de cromossomos entrarem em colapso e danificarem o DNA.

7. Previne alguns tipos de câncer

Ao participar de processos como a diminuição de danos ao DNA, a vitamina B12 previne algumas doenças. Entre elas, estão alguns tipos de câncer.

8. Melhora os índices de memória e concentração

Outro benefício deste nutriente está ligado ao cérebro. É que ela ajuda a melhorar a concentração e a memória, o que também induz à prevenção de determinadas doenças, como o Alzheimer.

Leia também:

Niacina (Vitamina B3): Saiba para que serve e quais seus benefícios

Vitamina B6 (piridoxina): Para que serve, benefícios e fontes nos alimentos

9. Regula o colesterol

Assim como outras vitaminas do complexo B, esta atua na regulação do colesterol. Ela faz isto sobretudo ao diminuir os índices do colesterol ruim (LDL).

10. Boa para o coração

A presença da vitamina B12 no corpo faz com que alguns problemas cardiovasculares sejam evitados. Ela estimula o coração a bater num ritmo moderado, além de ajudar a controlar a pressão.

11. Evita o AVC

Outra hipótese que tem se consolidado em estudos é que a vitamina B12 evitaria o AVC (derrame cerebral). Ele ocorre quando há problemas de irrigação sanguínea no local.

12. Melhora a imunidade

Ao interferir na formação das células, a vitamina B12 fornece o necessário para que o corpo se proteja melhor contra agentes infecciosos.

13. Aumenta a fertilidade do homem

Uma hipótese bastante consolidada é a de que este nutriente aumenta a quantidade dos espermatozoides. Assim, combate a infertilidade masculina.

14. Evita sangramentos

Um dos sintomas da deficiência da vitamina B12 é o de sangrar, especialmente em regiões como a boca. Sendo assim, a sua correta ingestão evita este tipo de problemas.

15. Melhora a aparência estética

Ao renovar as células, este nutriente também pode influenciar em questões estéticas. Isto porque renova a pele, o cabelo e as unhas, melhorando também a aparência deles.

Leia também:

Ácido Pantotênico (Vitamina B5) – Para que serve, benefícios e fontes

Vitamina B2 (Riboflavina) – Sua importância para o funcionamento do corpo

Vitamina B12 engorda?

Há indícios de que a vitamina B12 estimula o metabolismo a acelerar. Neste caso, ao contrário do que alguns pensam, não engorda, mas sim estimula o próprio emagrecimento.

É claro que isto não funciona como mágica. É preciso estar acompanhado de uma boa dieta e da prática regular de exercícios físicos.

Além disso, esta vitamina deve estar em doses adequadas, nunca exagerando.

Melhores fontes de alimentos

alimentos fontes de vitamina b12

A vitamina B12 pode ser encontrada facilmente em fontes animais e vegetais.

No entanto, alimentos animais são mais ricos nela, fato que causa alguns problemas em vegetarianos, os quais acabam normalmente tendo de procurar fontes alternativas de suplementação.

  • Arenque;
  • Bife de fígado;
  • Caranguejo;
  • Carnes em geral;
  • Mariscos;
  • Nori;
  • Ostras;
  • Peixes em geral (salmão, atum, entre outros);
  • Truta.

Consumo recomendado

A ingestão e a absorção de vitamina B12 são fáceis e rápidas. O indicado por médicos, de modo geral, é uma dose diária de 2,5mg a 3mg.

Isto é o suficiente para o organismo estar em bom funcionamento nas funções relativas a este nutriente.

Leia também:

Deficiência de vitamina B12 – Sintomas e Causas

Efeitos colaterais

Em excesso, o consumo da vitamina B12 também pode se tornar prejudicial.

Ela pode atingir órgãos importantes como o baço (órgão diretamente ligado ao sistema sanguíneo) e provocar aumento na produção de linfócitos.

O consumo excessivo normalmente acontece pelo uso de suplementos.

Referências
P
ANIZ, Clóvis et al. Fisiopatologia da deficiência de vitamina B12 e seu diagnóstico laboratorial. J. Bras. Patol. Med. Lab., Rio de Janeiro, v. 4, n. 5, p. 323-334, Oct. 2005.
FABREGAS, Bruno Cópio; VITORINO, Flávia Domingues; TEIXEIRA, Antônio Lucio. Deficiência de vitamina B12 e transtorno depressivo refratário. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 60, n. 2, p. 141-143, 2011.
CARVALHO, Iara Ribeiro et al . Incidência da deficiência de vitamina B12 em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pela técnica Fobi-Capella (Y-de-Roux).ABCD, arq. bras. cir. dig., São Paulo, v. 25, n. 1, p. 36-40, Mar. 2012.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *