Saúde

Vitamina B12: Para que serve, 15 Benefícios e fontes nos alimentos

Também conhecida como cobalamina (ou cianocobalamina) a vitamina B12 tem papel importante na prevenção de anemia e no combate a depressão. Saiba as melhores fontes e perigos de sua falta no organismo.

Vitamina B12 cobalamina

O que é Vitamina B12?

Whey Protein Growth Supplements

A vitamina B12 tem algumas bases gerais que são bastante similares às de outras vitaminas do complexo B. Elas dizem respeito a como encontrá-la e também a algumas formas de seu funcionamento no corpo.

Com relação à sua ingestão, ela é encontrada livremente na alimentação. A partir disso, é possível atingir os níveis adequados deste nutriente no organismo, caso seja feita uma dieta balanceada.

No entanto, por diversos motivos, entre os quais uma alimentação desregrada é o principal, pode haver deficiência de vitamina B12.

Neste caso, um profissional, como um médico ou um nutricionista, poderá recomendar a suplementação. No lado oposto, o excesso de vitamina B12 é também prejudicial, levando à hipervitaminose.

Para que serve

O principal problema da deficiência de vitamina B12 é a possibilidade de desenvolvimento de uma doença chamada anemia perniciosa.

Ela é, resumidamente, uma enfermidade resultante de doença autoimune, em que o corpo acaba destruindo as próprias células parietais do estômago.

Além disso, do mesmo modo que quase todas as vitaminas do complexo B, também é importante na atuação do sistema nervoso central. Na sua ausência, a mielina, que protege os nervos desta região, se desgastam e enfraquecem.

De modo complementar, a vitamina B12 também previne problemas no coração. Ela também estimula a produção dos glóbulos vermelhos e faz parte do metabolismo de ácidos nucleicos e aminoácidos.

15 benefícios da Vitamina b12

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Em função de toda esta capacidade de atuação, a vitamina B12 é fonte de diversos benefícios.

Para que isto ocorra, é importante estar atento aos níveis adequados, não ingerindo de mais nem de menos o nutriente. A suplementação deve ser feita apenas conforme orientação médica.

1. Forma as hemácias

Uma das principais funções da vitamina B12, e pela qual ela se destaca, é exatamente a formação das hemácias, também chamadas de células vermelhas. Assim, ela fornece o necessário para que não haja nenhuma anormalidade no crescimento destas células.

2. Previne a anemia perniciosa

A anemia perniciosa, ou megaloblástica, como alguns médicos preferem chamar, é um problema sobre o qual já falamos.

Ela se caracteriza justamente por problemas na formação das hemácias. Como a vitamina B12 regulariza este processo, evita a doença.

3. Auxilia o cérebro

Ao atuar no sistema nervoso central, este nutriente serve, a grosso modo, como uma capa de proteção.

Ela fortalece a mielina, a qual protege os nervos de neurônios e periféricos. Assim, evita a chamada desmielinização.

4. Evita a depressão

Do mesmo modo que atua na mielina, também melhora o funcionamento geral do sistema nervoso.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!
Creatina Growth Supplements

É por isso que pode influenciar na formação dos neurotransmissores, os quais evitam doenças como a depressão.

5. Regenera os tecidos musculares

Ao influenciar nos tecidos musculares, a vitamina B12 ajuda eles a manterem maiores reservas energéticas.

Por conseguinte, eles se regeneram mais facilmente e também melhoram a síntese de creatina, melhorando os índices de quem pratica exercícios físicos com frequência.

6. Evita danos ao DNA

Estudos sugerem também que a vitamina B12 diminui as chances de cromossomos entrarem em colapso e danificarem o DNA.

7. Previne alguns tipos de câncer

Ao participar de processos como a diminuição de danos ao DNA, a vitamina B12 previne algumas doenças. Entre elas, estão alguns tipos de câncer.

8. Melhora os índices de memória e concentração

Outro benefício deste nutriente está ligado ao cérebro. É que ela ajuda a melhorar a concentração e a memória, o que também induz à prevenção de determinadas doenças, como o Alzheimer.

Leia também:

Vitamina B6 (piridoxina): Para que serve, benefícios e fontes nos alimentos

9. Regula o colesterol

Clique para conhecer

Assim como outras vitaminas do complexo B, esta atua na regulação do colesterol. Ela faz isto sobretudo ao diminuir os índices do colesterol ruim (LDL).

10. Boa para o coração

A presença da vitamina B12 no corpo faz com que alguns problemas cardiovasculares sejam evitados. Ela estimula o coração a bater num ritmo moderado, além de ajudar a controlar a pressão.

11. Evita o AVC

Outra hipótese que tem se consolidado em estudos é que a vitamina B12 evitaria o AVC (derrame cerebral). Ele ocorre quando há problemas de irrigação sanguínea no local.

12. Melhora a imunidade

Ao interferir na formação das células, a vitamina B12 fornece o necessário para que o corpo se proteja melhor contra agentes infecciosos.

13. Aumenta a fertilidade do homem

Uma hipótese bastante consolidada é a de que este nutriente aumenta a quantidade dos espermatozoides. Assim, combate a infertilidade masculina.

14. Evita sangramentos

Um dos sintomas da deficiência da vitamina B12 é o de sangrar, especialmente em regiões como a boca. Sendo assim, a sua correta ingestão evita este tipo de problemas.

15. Melhora a aparência estética

Ao renovar as células, este nutriente também pode influenciar em questões estéticas. Isto porque renova a pele, o cabelo e as unhas, melhorando também a aparência deles.

Vitamina B12 engorda?

Há indícios de que a vitamina B12 estimula o metabolismo a acelerar. Neste caso, ao contrário do que alguns pensam, não engorda, mas sim estimula o próprio emagrecimento.

É claro que isto não funciona como mágica. É preciso estar acompanhado de uma boa dieta e da prática regular de exercícios físicos.

Além disso, esta vitamina deve estar em doses adequadas, nunca exagerando.

Melhores fontes de alimentos

alimentos fontes de vitamina b12

A vitamina B12 pode ser encontrada facilmente em fontes animais e vegetais.

No entanto, alimentos animais são mais ricos nela, fato que causa alguns problemas em vegetarianos, os quais acabam normalmente tendo de procurar fontes alternativas de suplementação.

  • Arenque;
  • Bife de fígado;
  • Caranguejo;
  • Carnes em geral;
  • Mariscos;
  • Nori;
  • Ostras;
  • Peixes em geral (salmão, atum, entre outros);
  • Truta.

Consumo recomendado

A ingestão e a absorção de vitamina B12 são fáceis e rápidas. O indicado por médicos, de modo geral, é uma dose diária de 2,5mg a 3mg.

Isto é o suficiente para o organismo estar em bom funcionamento nas funções relativas a este nutriente.

Efeitos colaterais

Em excesso, o consumo da vitamina B12 também pode se tornar prejudicial.

Ela pode atingir órgãos importantes como o baço (órgão diretamente ligado ao sistema sanguíneo) e provocar aumento na produção de linfócitos.

O consumo excessivo normalmente acontece pelo uso de suplementos.

Referências
P
ANIZ, Clóvis et al. Fisiopatologia da deficiência de vitamina B12 e seu diagnóstico laboratorial. J. Bras. Patol. Med. Lab., Rio de Janeiro, v. 4, n. 5, p. 323-334, Oct. 2005.
FABREGAS, Bruno Cópio; VITORINO, Flávia Domingues; TEIXEIRA, Antônio Lucio. Deficiência de vitamina B12 e transtorno depressivo refratário. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 60, n. 2, p. 141-143, 2011.
CARVALHO, Iara Ribeiro et al . Incidência da deficiência de vitamina B12 em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pela técnica Fobi-Capella (Y-de-Roux).ABCD, arq. bras. cir. dig., São Paulo, v. 25, n. 1, p. 36-40, Mar. 2012.

Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar