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Vitamina B12 (cobalamina): Para que serve, benefícios e fontes nos alimentos

Também conhecida como cobalamina (ou cianocobalamina) a vitamina B12 tem papel importante na prevenção de anemia e no combate a depressão. Saiba as melhores fontes e perigos de sua falta no organismo.

Vitamina B12 cobalamina

As vitaminas são essenciais para a nossa saúde. São elas as personagens principais quando o assunto é fazer o nosso corpo funcionar como uma perfeita engrenagem. A vitamina B12, também conhecida por cobalamina ou cianocobalina é essencial para a formação das células vermelhas, atua no metabolismo dos aminoácidos e também dos ácidos nucleicos (DNA) e tem forte atuação no sistema nervoso. Outro ponto muito importante é que essa vitamina ajuda na prevenção de um tipo de anemia muito importante, a megaloblástica.

Funções e benefícios da vitamina B12

Perda de peso
Esse benefício oferecido pela vitamina B12 vem do fato dela ser capaz de aumentar o metabolismo, deixando-o mais rápido fazendo com que o nosso organismo consuma mais energia. Porém, esse benefício não foi verificado em pessoas que já consomem níveis normais desse nutriente. Consumi-la em excesso não trará nenhum benefício a mais.

Hipertrofia muscular
Como a vitamina B12 tem participação importante no bom funcionamento do sistema nervoso ela ajuda na contração muscular, fazendo com que a resposta cerebral a essa contração seja mais eficaz. Além desse benefício, por melhorar o metabolismo dos carboidratos, a vitamina B12 consegue auxiliar no fornecimento de mais energia durante os treinos, melhorando o desempenho.

Sistema Nervoso Central (SNC)
A vitamina B12 é participante ativa na produção da bainha de mielina, uma substância que faz com que as informações externas recebidas pelo nosso corpo cheguem mais rápido ao cérebro. Por exemplo, quando você espeta o dedo em algum objeto, a sua reação imediata é retirar o dedo dali. Isso acontece porque o sistema nervoso consegue levar essa informação de forma rápida e precisa evitando que você se lesione.

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Prevenção da anemia megaloblástica
Além de evitar o desenvolvimento da anemia perniciosa, a presença de vitamina B12 em doses normais também consegue impedir a anemia megaloblástica. Sua principal característica é pela presença de imaturidade das hemácias e também pela redução de leucócitos e plaquetas, células importantes para defender o organismo de agentes invasores e para evitar sangramentos excessivos, respectivamente.

Formação de DNA
Nossas células estão se dividindo e multiplicando constantemente. Para que isso ocorra de forma normal, a formação e divisão do material genético precisa ocorrer de maneira precisa. A deficiência de vitamina B12 pode causar uma interrupção na produção das cadeias de DNA, porém a produção de RNA permanece inalterada. Isso traz sérios danos à nossa saúde. O sistema mais prejudicado é o sanguíneo, pois essa vitamina participa diretamente da formação e maturação das células vermelhas.

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Combate a depressão
Um relato de caso realizado com uma paciente de 42 anos conseguiu comprovar a eficácia na administração de vitamina B12 para solucionar a doença. Após 1 ano tomando medicamente psiquiátrico e não obtendo sucesso, a paciente mudou de psiquiatra. Após 3 semanas administrando vitamina B12 por via parenteral foi observado o desaparecimento completo dos sintomas da depressão.

Deficiência de Vitamina B12

A deficiência ou falta dessa vitamina é muito comum em idosos e em vegetarianos já que uma boa porção de vitamina B12 da alimentação vem da carne. Também é comum em pessoas que ingerem pouca carne ou possuem alguma deficiência na absorção intestinal desse alimento. Nem sempre a hipovitaminose de B12 mostra sinais e pode aparecer de repente de forma crônica. Porém, pode apresentar alguns sinais como dificuldade na concentração e na memória. Além disso, também podem ocorrer sintomas físicos como formigamento e redução na sensação do membro (parestesias). Caso não seja tratada podem acometer ao indivíduo doenças neurológicas irreversíveis.

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Anemia
A característica básica de uma anemia é que a concentração de hemoglobina está anormalmente baixa, não importa qual a causa disso. No caso, a falta de vitamina B12, esse tipo de anemia está associada à gastrite atrófica. A anemia perniciosa ou megaloblástica, causa pela deficiência dessa vitamina, é uma doença autoimune na qual o próprio corpo destrói as células parietais, ou seja, que fazem parte da parede do estômago.

Gestantes e lactantes
Crianças a partir dos 4 meses de idade quando têm mães com deficiência de vitamina B12 e são alimentados apenas com o leite materno podem apresentar os seguintes sinais e sintomas: fraqueza muscular, falta de apetite, coma, letargia, retardo no desenvolvimento, tremores, anemia e hipotrofia cerebral. A boa notícia é que, se houver uma rápida reposição de vitamina B12 o quadro melhora, havendo uma regressão eficaz.

Idosos
É muito comum haver deficiência de vitamina B12 em idosos. 10 a 30% deles são acometidos por alterações no estômago, entre elas a redução da produção de ácido clorídrico. A presença desse ácido é essencial para a absorção da vitamina em questão.

Cirurgia bariátrica
Outro grupo que costuma apresentar deficiência de vitamina B12 é o de pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica. Essa vitamina é ativada no estômago e é absorvida no intestino. Como depois da cirurgia o indivíduo fica proibido de ingerir certos tipos de alimentos, é comum que os médicos façam uso de suplementos.

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Fontes em alimentos e consumo da Vitamina B12

alimentos fontes de vitamina B12

As principais fontes de vitamina B12 estão na carne. Por isso, os vegetarianos precisam usar algum tipo de suplemento dessa vitamina. Para cada 100 gramas o fígado cozido apresenta 70 mcg de vitamina B12, o atum cozido, 10 mcg e a truta cozida, um alimento menos comum, quase 1,5 mcg.    

Para saber se você precisa ou não desse suplemento se faz necessário um exame de sangue que podem ser orientado por um nutricionista ou nutrólogo. Para os que não comem carne vermelha, existem outros alimentos que podem servir como substitutos, como ovos, peito de frango, leite e seus derivados, camarão e os frutos do mar (mariscos e ostras). Alguns alimentos são enriquecidos com Vitamina B12 como os cereais matinais, creme de amendoim e achocolatados em pó.

Em excesso, o consumo da vitamina B12 também pode se tornar prejudicial. Ela pode atingir órgãos importantes como o baço (órgão diretamente ligado ao sistema sanguíneo) e provocar aumento na produção de linfócitos. O consumo excessivo normalmente acontece pelo uso de suplementos.

Referências
P
ANIZ, Clóvis et al. Fisiopatologia da deficiência de vitamina B12 e seu diagnóstico laboratorial. J. Bras. Patol. Med. Lab., Rio de Janeiro, v. 4, n. 5, p. 323-334, Oct. 2005.
FABREGAS, Bruno Cópio; VITORINO, Flávia Domingues; TEIXEIRA, Antônio Lucio. Deficiência de vitamina B12 e transtorno depressivo refratário. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 60, n. 2, p. 141-143, 2011.
CARVALHO, Iara Ribeiro et al . Incidência da deficiência de vitamina B12 em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pela técnica Fobi-Capella (Y-de-Roux).ABCD, arq. bras. cir. dig., São Paulo, v. 25, n. 1, p. 36-40, Mar. 2012.

Sobre Calila Galvao

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