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Vitamina B1 (tiamina): Para que serve, 16 Benefícios e fontes nos alimentos

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Saiba para que serve a Vitamina B1 (tiamina), as melhores fontes em alimentos, doenças causadas pela sua deficiência e quais seus benefícios para saúde.

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A vitamina B1, também conhecida pelo nome de tiamina, pode ser obtida a partir da ingestão de alimentos.

Comer estes produtos, tais como a aveia ou a semente de girassol, pode ser mais importante do que se pensa.

Isto porque manter bons índices de vitamina B1 pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece.

O corpo humano não realiza a sua armazenagem em grande quantidade, o que significa que é necessário ingeri-la com frequência ou suplementar sua deficiência.

O que é

As vitaminas do complexo B são bastante numerosas e de grande importância para o bom funcionamento do corpo humano. Dentro delas, então, uma das que mais recebe destaque é a vitamina B1.

A primeira vez que se observou a existência da tiamina foi em 1897. Ela foi sintetizada em laboratórios somente décadas mais tarde, porém, no ano de 1936.

Hoje em dia, a importância da vitamina B1 é reconhecida até mesmo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a instituição, a tiamina é um medicamento necessário para os sistemas de saúde e de uso seguro e eficaz.

Dentro deste quadro, cada país tem as suas próprias diretrizes de uso.

Enquanto alguns regulamentam suplementos da vitamina, outros recorrem a outros meios, tais como impor regras que determinem a adição a alimentos determinados.

Para que serve

Até aqui, falamos bastante sobre o que é a vitamina B1 e como ela é reconhecidamente importante pelos órgãos de saúde. No entanto, ela tem funções bastante específicas no organismo.

Via de regra, a tiamina é importante na regulação da energia gasta pelo organismo.

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Além disto, ela regula a função metabólica dos carboidratos e de células do sistema nervoso, coração, músculos e sangue.

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16 benefícios da Vitamina B1

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A vitamina B1 traz ao corpo benefícios bem específicos. Eles estão ligados ao funcionamento dela no corpo.

Ou seja, garantem que as células de diversos órgãos do corpo estejam em plena função metabólica, por exemplo.

1. Evita doenças neurológicas

O consumo adequado da vitamina B1 comprovadamente pode afastar algumas doenças neurológicas. É o caso da encefalopatia de Wernicke e da Síndrome de Korsakoff.

2. Estimula a memória

Como influencia positivamente no sistema nervoso central, a tiamina estimula a memória.

Esse também é um dos motivos pelos quais pode evitar algumas doenças como a demência.

3. Boa para o coração

Estudos científicos têm levantado a hipótese, a partir de observação de casos, que quem tem déficit desta vitamina possui mais chances de ter insuficiência cardíaca. Os motivos ainda estão sendo estudados.

4. Estimula o apetite

Por conta de sua atuação na função metabólica dos carboidratos, esta vitamina é capaz de influenciar no apetite. Ela o estimula, ajudando de modo indireto a quem deseja ganhar peso.

5. Auxilia nos tecidos musculares

A presença deste nutriente no corpo garante que os tecidos musculares se recuperem mais facilmente entre os treinos, por exemplo. Além disso, ela leva mais energia até eles.

6. Melhora a saúde dos olhos

Tem sido igualmente estudado se a vitamina B1 melhora na saúde dos olhos. As evidências parecem apontar que sim.

Já se sabe que indivíduos que tiveram suplementação deste nutriente tiveram menos chances de ter catarata.

7. Combate a diabetes

Por regular a função energética, a vitamina B1, na quantidade correta, pode evitar também os picos de glicose e insulina no organismo. Deste modo, é útil para quem sofre com a diabetes.

8. Evita problemas respiratórios

Quem tem deficiência de vitamina B1 tem como um de seus principais sintomas os problemas respiratórios. Isto porque ela é importante na saúde das vias aéreas.

9. Combate doenças gastrointestinais

O sistema gastrointestinal é outro que pode sofrer com a falta da tiamina.

Ingeri-la em doses adequadas garante a saúde desta parte do corpo e evita doenças inflamatórias, por exemplo.

10. Evita problemas motores

Em casos mais extremos de falta deste nutriente, pode haver até mesmo a paralisia de membros do corpo. Também para evitar este tipo de situação, a tiamina é importante.

11. Melhora a sensibilidade

Quem tem problemas de perda da sensibilidade em mãos e pés, pode estar com déficit de vitamina B1. Isto costuma ser facilmente resolvido com a suplementação, dependendo do diagnóstico médico.

12. Acaba com a fraqueza

Quando o organismo sofre com a falta da vitamina B1, então todos os processos energéticos do corpo são afetados.

Todo o organismo precisa receber energia nas suas células para funcionar corretamente. O déficit de tiamina pode prejudicar nisto, gerando fraqueza no corpo.

13. Útil contra distúrbios emocionais

Muitos dos distúrbios emocionais vividos pelas pessoas nos dias de hoje estão ligados a problemas advindos do sistema nervoso central (SNC). Ao estimular as células do SNC, a tiamina melhora nisso.

14. Diminui a dor

Outro problema relacionado à incorreta distribuição energética nas células do organismo é a ocorrência de dor.

Também por isso, o consumo moderado de vitamina B1 é recomendado.

15. Diminui o inchaço

Os edemas, ou inchaços, nada mais são do que aumentos de fluídos em qualquer parte do corpo.

Ele é formado por desequilíbrios osmóticos e hidrostáticos, em função da falta de alguns nutrientes e sais. A vitamina B1 combate este problema.

16. Combate a ataxia

Ataxia significa a falta de coordenação de equilíbrio e de movimentos voluntários. Ela é um distúrbio neurológico, a ser combatido e evitado com medicamentos e com suplementação de vitamina B1.

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Melhores fontes de alimentos

A vitamina B1 está presente em diversos alimentos, sobretudo em sementes e leguminosas.

Entretanto, as melhores fontes são aquelas cuja origem é animal. Veja a lista que separamos:

  • Carnes em geral;
  • Amendoim;
  • Ervilha;
  • Feijão;
  • Grão de bico;
  • Lentilha;
  • Cereais integrais;
  • Germe de trigo;
  • Levedo de cerveja;
  • aveia;
  • Sementes de girassol;
  • Sementes de linhaça;
  • Abobrinha;
  • Alface;
  • Aspargos;
  • Berinjela;
  • Beterraba;
  • Brócolis;
  • Cebola;
  • Cenoura;
  • Cogumelos;
  • Couve;
  • Espinafre;
  • Tomate.

Consumo recomendado

O consumo diário recomendado de vitamina B1 é facilmente obtido a partir dos alimentos que indicamos, de modo geral.

No entanto, pode ser que em alguns casos haja dificuldade de absorção pelo corpo. Então, a suplementação é necessária.

Em relação aos valores, contudo, eles são diferenciados entre adultos, crianças e grávidas ou lactantes.

No primeiro caso, é de 1,2mg por dia; no segundo, 0,9mg e, no último, 1,4mg.

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Deficiência de vitamina B1

A hipovitaminose de tiamina pode apresentar 4 patologias:

  • o beribéri seco (polineuropatia periférica, fraqueza muscular e anorexia),
  • beribéri úmido (insuficiência cardíaca de alto débito com sinais congestivos),
  • Shoshin beribéri (beribéri associado com choque)
  • e a encefalopatia de Wernicke.

A deficiência em vitamina B1 pode acontecer por vários motivos:

  • falta da vitamina na dieta;
  • deficiência na absorção desse nutriente;
  • algum tipo de patologia que provoque diarreia ou vômitos
  • ;hipertireoidismo;
  • gravidez e lactação;
  • febre.

Referências:
COELHO, Liana S. et al. Deficiência de tiamina como causa de cor pulmonale reversível. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 91, n. 1, p. e7-e9, July. 2008.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Consulta para Vigilância Epidemiológica, Assistência e Atenção Nutricional dos casos de Beribéri. Série A. Normas e Manuais Técnicos.

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