Saúde

Varizes x Musculação, beneficia ou prejudica?

Entenda como surgem as varizes e se de fato, a musculação pode causar varizes ou tem influência positiva.

Whey Protein Growth Supplements

O que são e como surgem as varizes?

As varizes nada mais são do que veias que por diversos motivos vão se tornando doentes com o passar do tempo e vão perdendo sua funcionalidade. Inicialmente elas ficaram alongadas e dilatadas e depois passam a não trabalhar mais corretamente como deveriam.

Com isso, graças a má circulação elas ficam inchadas e assim ficam visíveis sob a pele. Existem muitos fatores que podem causar as varizes, como a gravidez, fumo, bebidas alcoólicas, hereditariedade, obesidade e sedentarismo.

GettyImages

Se tomarmos como parâmetro que muitos destes fatores são evitados fazendo-se atividade física, já teremos portanto uma situação favorável a musculação e as demais atividades para a prevenção e tratamento das varizes.

Para se ter uma ideia de como a atividade física de uma maneira geral auxilia no controle e melhora dos quadros de varizes temos que montar o seguinte cenário.

O sangue sai do coração, mais precisamente do ventrículo esquerdo, para suprir o restante do corpo.

Ele sai deste, rico em oxigênio e nutrientes, do ventrículo através da artéria aorta. Isso ocorre a cada batimento cardíaco. Por sua vez a circulação, através da veias, num processo chamado de retorno venoso, traz o sangue rico em gás carbônico para as trocas gasosas no pulmão.

Pois bem, com este pequeno resumo de como funciona o sistema circulatório, ficará mais fácil entender alguns aspectos. Como já foi mencionado as varizes são oriundas de problemas circulatórios, então vamos a fonte disso.

Uma pessoa sedentária tem um tônus muscular menor do que uma pessoa ativa, isso é consenso. Assim sendo, com os músculos com menor capacidade de promoverem força, acabam tendo menos alimentação sanguínea.

Tanto a musculação, como qualquer atividade regula, faz com que nossos músculos precisem de mais aporte sanguíneo.

Assim sendo, a melhora do tônus muscular por causa da atividade física, seja ela aeróbica ou de força, causa uma melhora geral na circulação.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Além disso, com a musculatura fortalecida, você terá uma grande ajuda dos músculos no processo de retorno venoso, que é quanto o sangue retorna pelas veias para o coração.

Musculação e as Varizes

Pois bem, agora chegamos num ponto crucial. A musculação tem como característica geral, a melhora da força e do tônus muscular. Isso é fato.

Não que atividades aeróbicas, como caminhada, não façam isso, mas é na musculação que temos os melhores resultados.

Assim, uma pessoas que pratica musculação três vezes por semana no mínimo, vai ter uma melhora substancial no processo de retorno venoso.

O argumento que as pessoas que dizem que a musculação faz mal para quem tem varizes, é “sustentado” pelo fato de eles alegarem que a musculação causa uma oclusão vascular (interrupção da circulação) durante a execução dos exercícios. Pois bem, em alguns casos, como em exercícios estáticos, até causa mesmo.

Mas em contrações excêntricas e concêntricas, se houvesse de fato uma oclusão, não conseguiríamos executar mais repetições, pois faltaria aporte sanguíneo.

Além disso, estes mesmos dizem que o coração tem de trabalhar muito mais durante este tipo de exercício e que ele é prejudicial para o sistema cardio vascular.

Pois bem, se assim fosse, todos os praticantes de musculação seriam sérios candidatos a terem problemas cardíacos, não é? E pesquisas mostram que o que ocorre é o contrário.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!
Creatina Growth Supplements

A musculação, aliada a uma caminhada, melhora substancialmente a circulação e diminui e previne as varizes. Somente casos mais extremos, precisam de autorização médica para que se faça musculação.

Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

14 Comentários

  1. Tenho problemas com varizes por hereditariedade, já operei há dez anos atrás e agora estou fazendo procedimento novamente , pois, ressurgiram novas varizes. Estou fazendo a aplicação de espuma densa de polidocanol e meu médico me liberou pra as atividades aeróbicas na academia e treinamento de glúteos e pernas sem sobrecarga. Gostaria de saber quais os exercícios de perna glúteo sem sobrecarga seriam mais indicados.Obrigada

    1. Olá Clediana!

      O ideal é conversar com seu médico, pois ele poderá te indicar a melhor estratégia. No geral, a musculação não traz problemas, mas é sempre bom ter o acompanhamento profissional!

      Sandro Lenzi

  2. Eu sinto muita coceira, acredito que esta sendo por exercitar, antes não sentia nada, será que é por causa da atividade física?

  3. Comecei a malhar tem três semanas, tenho problema circulatório, mas durante o exercício não sinto nada, só que depois durante a noite sinto as pernas pesadas e tenho ainda bastante formigamento. Imagino que por estar recente o início das atividades ainda não senti tanta melhora e que com tempo perceberei.

    1. Boa tarde Bia, sou profissional de Educação Física e não sou profissional deste site. Bom, se você recentemente passou por uma avaliação física realizada por algum profissional da educação Física, Fisioterapia ou Medicina do esporte e não foi acusado nenhum problema, fique tranquila que são reações iniciais. Porém fique atenta sempre que ocorrer se o quadro evolui ou fica estável, nos próximos dias. Assim dando o feedback aos profissionais que a acompanham. Bons Treinos!!!

      TREINADOR PARTICULAR
      ASSESSORIA ESPORTIVA
      Thales Reis
      CREF 17733 G/MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar