fbpx
Pesquisar

Varizes x Musculação, beneficia ou prejudica?

Entenda como surgem as varizes e se de fato, a musculação pode causar varizes ou tem influência positiva.

O que são e como surgem as varizes?

As varizes nada mais são do que veias que por diversos motivos vão se tornando doentes com o passar do tempo e vão perdendo sua funcionalidade. Inicialmente elas ficaram alongadas e dilatadas e depois passam a não trabalhar mais corretamente como deveriam.

Com isso, graças a má circulação elas ficam inchadas e assim ficam visíveis sob a pele. Existem muitos fatores que podem causar as varizes, como a gravidez, fumo, bebidas alcoólicas, hereditariedade, obesidade e sedentarismo.

GettyImages

Se tomarmos como parâmetro que muitos destes fatores são evitados fazendo-se atividade física, já teremos portanto uma situação favorável a musculação e as demais atividades para a prevenção e tratamento das varizes.

Para se ter uma ideia de como a atividade física de uma maneira geral auxilia no controle e melhora dos quadros de varizes temos que montar o seguinte cenário.

O sangue sai do coração, mais precisamente do ventrículo esquerdo, para suprir o restante do corpo.

Ele sai deste, rico em oxigênio e nutrientes, do ventrículo através da artéria aorta. Isso ocorre a cada batimento cardíaco. Por sua vez a circulação, através da veias, num processo chamado de retorno venoso, traz o sangue rico em gás carbônico para as trocas gasosas no pulmão.

Pois bem, com este pequeno resumo de como funciona o sistema circulatório, ficará mais fácil entender alguns aspectos. Como já foi mencionado as varizes são oriundas de problemas circulatórios, então vamos a fonte disso.

Uma pessoa sedentária tem um tônus muscular menor do que uma pessoa ativa, isso é consenso. Assim sendo, com os músculos com menor capacidade de promoverem força, acabam tendo menos alimentação sanguínea.

Tanto a musculação, como qualquer atividade regula, faz com que nossos músculos precisem de mais aporte sanguíneo.

Assim sendo, a melhora do tônus muscular por causa da atividade física, seja ela aeróbica ou de força, causa uma melhora geral na circulação.

Além disso, com a musculatura fortalecida, você terá uma grande ajuda dos músculos no processo de retorno venoso, que é quanto o sangue retorna pelas veias para o coração.

Leia também: Varizes: saiba o que elas dizem sobre sua saúde e como tratá-las

Musculação e as Varizes

Pois bem, agora chegamos num ponto crucial. A musculação tem como característica geral, a melhora da força e do tônus muscular. Isso é fato.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Não que atividades aeróbicas, como caminhada, não façam isso, mas é na musculação que temos os melhores resultados.

Assim, uma pessoas que pratica musculação três vezes por semana no mínimo, vai ter uma melhora substancial no processo de retorno venoso.

O argumento que as pessoas que dizem que a musculação faz mal para quem tem varizes, é “sustentado” pelo fato de eles alegarem que a musculação causa uma oclusão vascular (interrupção da circulação) durante a execução dos exercícios. Pois bem, em alguns casos, como em exercícios estáticos, até causa mesmo.

Mas em contrações excêntricas e concêntricas, se houvesse de fato uma oclusão, não conseguiríamos executar mais repetições, pois faltaria aporte sanguíneo.

Além disso, estes mesmos dizem que o coração tem de trabalhar muito mais durante este tipo de exercício e que ele é prejudicial para o sistema cardio vascular.

Pois bem, se assim fosse, todos os praticantes de musculação seriam sérios candidatos a terem problemas cardíacos, não é? E pesquisas mostram que o que ocorre é o contrário.

A musculação, aliada a uma caminhada, melhora substancialmente a circulação e diminui e previne as varizes. Somente casos mais extremos, precisam de autorização médica para que se faça musculação.

Sobre Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

14 Comentários

  1. Bom dia, eu faço musculação à um ano e 4 meses, notei que aumentou aparecimento de veias arrebentadas na minha perna, isso é por causa da musculação?

  2. Preciso fazer aplicações para secar vasos nas pernas. Faço musculação 4 vezes por semana juntamente com aeróbicos. Preciso suspender minhas atividades físicas enquanto fizer o tratamento? Por quanto tempo?

  3. Gostaria de saber, como já fiz cirurgia de varizes, retirei as duas safenas, estou fazendo musculação, uso pesos leves pois tenho medo. Será que fará bem ou não?

  4. Malhar panturrilha some as veias verdes das coxas ?

  5. Olá boa noite !
    Retirei a safena a alguns anos atrás,
    Há algum problema em fazer musculação?
    Ou posso fazer exercícios físicos normalmente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *