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Vagem: 12 Benefícios, propriedades e como fazer

A vagem não engorda se consumido moderadamente e ainda pode ajudar a emagrecer. Também pode ser uma aliada para quem faz atividades físicas como a musculação. Veja o porquê!


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Ter uma alimentação saudável não significa que você deve ficar preso a determinados alimentos.

Pelo contrário, enriquecer o cardápio com comidas diferentes é sempre bom.

Além de sabores novos, ainda adquirimos nutrientes complementares com estas práticas.

Mesmo se você estiver de dieta, alimentos como a vagem são sempre bons e recomendados.

Ela faz parte das leguminosas, bem como o feijão, o qual é tão popular nos pratos brasileiros.

Descubra como a vagem pode agregar à sua saúde.

vagem

O que é

A vagem é um legume muito consumido na Ásia, ao contrário do Brasil em que é ainda razoavelmente desconhecido por boa parte da população.

A China, a Indonésia e a Índia são os principais produtores, seguidos de outros da região.

Muito se discute a respeito da sua origem. Isso porque, apesar de toda essa popularidade na Ásia, estima-se que ela seja nativa das Américas.

Principalmente da região do México e também do Peru.

Aliás, mesmo que elas já sejam conhecidas e comidas há milhares de anos, até recentemente apenas as sementes eram consumidas.

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Somente nos últimos séculos passou-se a consumir a vagem verde inteira.

Ao fazer a feira, é sempre bom saber como escolher o melhor produto disponível.

Para isso, veja se o verde está brilhante, que é o mais indicado. Ao levar para casa, armazene na geladeira e coma em até uma semana.

Propriedades da Vagem

As propriedades da vagem fazem dela uma leguminosa excelente para a saúde.

Ela tem o potencial de prevenir doenças e auxiliar o funcionamento de sistemas e órgãos do corpo humano exatamente por isso.

Veja de que a vagem é fonte:

  • Vitamina A;
  • Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6);
  • Vitamina C;
  • Cálcio;
  • Potássio;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Cromo;
  • Iodo;
  • Ferro;
  • Ácido fólico;
  • Antioxidantes;
  • Aminoácidos como a arginina

12 benefícios

Todas essas propriedades fazem da vagem um elemento incrível para a saúde.

Ela tem o potencial de auxiliar contra diversas doenças e fornecer os nutrientes necessários para o funcionamento de boa parte das funções do organismo.

1. Melhora a visão

Por ser rica em vitamina A, a vagem tem a vantagem de ajudar na saúde dos olhos.

Mesmo doenças com degeneração muscular como a catarata podem ser prevenidas.

2. Potencializa o crescimento dos músculos

Para os frequentadores de academia, esta pode ser uma boa opção na dieta porque ajuda a ganhar massa muscular.

O magnésio presente na leguminosa faz com que as proteínas sejam sintetizadas, o que é vital para a reconstrução e formação muscular.

3. Auxilia os tecidos ósseos

Não só o cálcio, mas minerais como o magnésio e o silício e a vitamina K também cumprem um papel importante.

Eles fazem os tecidos ósseos, como os dentes e os próprios ossos do corpo, mais fortes e resistentes.

4. Boa para o funcionamento do coração

Ao conter ácidos graxos como o ômega 3, este alimento garante que o coração seja protegido e precise fazer menos força para funcionar.

Além disso, pode ajudar a controlar a pressão arterial, combatendo, por exemplo, a hipertensão.

5. Aliado no emagrecimento e não engorda

A vagem tem duas grandes vantagens para quem está de dieta. A primeira, é que tem um percentual muito baixo de calorias e pode ajudar quem quer emagrecer.

A segunda, é que é capaz de manter sensação de saciedade por um bom tempo.

6. Regula o funcionamento do intestino

As frutas presentes na leguminosa fazem com que o intestino funcione com mais regularidade, evitando problemas como a prisão de ventre.

7. Traz bem-estar

Existe neste alimento uma capacidade de induzir a produção de neurotransmissores no nosso cérebro, como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina.

Estes neurotransmissores atuam no corpo aumentando a sensação de bem-estar e acalmando.

8. Combate a anemia

Por ser uma fonte de ferro, a vagem pode ser considerada um bom alimento para quem está anêmico.

Além disso, complemente o seu cardápio com outros alimentos ricos neste mineral, se for o caso.

9. Atenua a dor

Por ter uma ação anti-inflamatória, a vagem pode diminuir a dor em partes do corpo como músculos e articulações.

Quem tem problemas como gota ou artrite, pode consumir para ter um alívio nos sintomas.

10. Ajuda no controle da diabetes

Por auxiliar na regulação dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, também é um bom alimento para os diabéticos.

Ela ajuda a combater a hiperglicemia e a hipoglicemia da mesma forma.

11. Boa para a pele e o cabelo

As propriedades antioxidantes presentes neste alimento fazem com que os radicais livres capazes de gerar problemas estéticos indesejados, como as rugas, sejam evitados.

Assim, a pele fica bonita por mais tempo. Além disso, ajuda na saúde capilar.

12. Previne alguns tipos de câncer

Estima-se que a vagem seja útil na prevenção e combate de alguns tipos de câncer. Entre eles, estão alguns como o de cólon.

Além disso, pode melhorar quadros de doenças crônicas.

Formas de preparo

A vagem pode ser consumida de algumas formas distintas. Um dos métodos mais comuns é fazê-la na salada.

Além disso, ela pode ser cozida e feita em pratos quentes ou até mesmo refogada. Tudo depende do gosto de quem for comê-la.

Consumo recomendado diário

Como todo alimento, não deve ser consumida em excesso, apesar de tantos benefícios presentes.

Sendo assim, alguns nutricionistas recomendam que uma boa ingestão do produto corresponde a cerca de uma xícara de chá por dia.

Desse modo, observa-se que a vagem pode ser um importante aliado para melhorar a saúde.

Ela pode ser consumida sem problemas até mesmo na dieta.

Tudo que você deve fazer é escolher como quer comer e seguir as nossas dicas!

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Artigo atualizado em

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