Página Inicial » Saúde » Tomilho – O que é, para que serve, propriedades e todos os seus benefícios

Tomilho – O que é, para que serve, propriedades e todos os seus benefícios

O tomilho é muito utilizado e conhecido como tempero de alimentos, mas graças as seus benefícios medicinais, também é usado no preparo de chás. Veja suas propriedades e como usar.

tomilho tempero

O tomilho, também conhecido como Timo ou Poejo, é uma erva utilizada tanto na medicina quanto na culinária.

O tomilho pertence à família Lamiaceae, e é originário da Europa, sendo também cultivado hoje na América.

Pode ser utilizado como condimento nos alimentos, mas possui tanto benefícios para a saúde que acaba sendo mais utilizado como erva medicinal. Além de ser antisséptico, funciona como um sedativo natural, previne doenças e trata de problemas como ansiedade e depressão.

Estudos apontaram que a erva pode ser mais eficaz para a acne do que produtos industrializados desenvolvidos com esse propósito. É utilizado também como um remédio para as vias respiratórias.

Propriedades do Tomilho

O tomilho possui dezenas de propriedades, como vermicida, antisséptica, revigora, fornece energia para o organismo, trata infecções em todo o organismo, combate fungos parasitas no corpo e reduz coceira de picadas e dores nas juntas e articulações.

Possui também propriedade expectorante, aliviando as vias respiratórias e eliminando o excesso de muco.

Como o tomilho possui timol, a substância antisséptica, é comum que seu extrato seja utilizado na fabricação de produtos de higiene bucal, como enxaguantes bucais ou mesmo pasta de dente.

O tomilho também possui uma substância chamada carvacrol, que possui uma vasta quantidade de flavonóides, responsáveis pelo combate aos radicais livres que oxidam precocemente as células.

O tomilho pode ser utilizado também por quem deseja reduzir o inchaço no organismo através da eliminação do excesso de líquidos, já que o chá de tomilho possui propriedades diuréticas. É uma maneira natural de expulsar substâncias tóxicas do organismo e promover uma limpeza.

É comum que o tomilho também seja usado na indústria cosmética, porque possui algumas substâncias com aroma agradável. Produtos como perfumes, sabonetes e cremes hidratantes levam em sua composição um extrato da erva.

E como ele é fungicida e bactericida, alguns cremes hidratantes também previnem o corpo contra alguns problemas de saúde causados por micro-organismos.

Composição e valor nutricional do tomilho

O tomilho é rico em vitaminas e nutrientes. Abaixo, segue uma tabela para maiores informações. Os valores são referentes a uma quantidade de 100g de tomilho:

  • Proteínas: 5,56g
  • Gorduras totais: 1,68g
  • Carboidratos: 24,45g
  • Fibra: 14g
  • Cálcio: 405mg
  • Ferro: 17,45mg
  • Magnésio: 160mg
  • Fósforo: 106mg
  • Potássio: 609mg
  • Sódio: 9mg
  • Zinco: 1,81mg
  • Vitamina C: 160,1mg
  • Tiamina: 0,048mg
  • Vitamina B6: 0,348mg
  • Vitamina A: 238µg

O tomilho contém quantidades insignificantes de Vitamina D, bem como de gorduras saturadas. É fonte de gorduras monoinsaturadas, que fazem bem à saúde.

Para que serve o tomilho?

O tomilho pode ser usado para diversos fins, como medicinais ou culinários. Ele também é utilizado na produção de cosméticos e produtos de higiene pessoal.

O extrato da erva pode ser utilizado ainda como incenso e aromatizante, como era utilizado em civilizações antigas.

O tomilho ainda pode ser utilizado como remédio para a garganta, para o estômago e até mesmo para melhorar o humor, já que ele altera os níveis de serotonina e dopamina.

Além disso, o tomilho pode ser colocado em conserva em álcool de cozinha por algumas semanas até que o líquido possa ser usado como um tratamento natural contra a acne.

Já nos alimentos, ele pode ser utilizado seco para temperar alimentos como arroz, feijão, sopas, carnes e saladas.

O ideal é sempre ter na sua cozinha para utilizar tanto como condimento quanto como possível medicamento. Se você quiser, poderá manter in natura ou o óleo do tomilho.

Além disso, a folha do tomilho pode ser macerada (quando seca) ou mesmo mantida inteira dentro da garrafa do óleo de cozinha. Estudos já comprovaram que a erva em conserva no óleo é capaz de prolongar sua validade. Isso uma qualidade melhor de vida, evitando que o consumo do óleo já estragado cause problemas de saúde.

Leia também => O chá de gengibre emagrece sim! Veja como fazer

Os benefícios do tomilho

Abaixo, segue uma lista com os principais benefícios do tomilho:

1. Antibacteriano natural

Um dos benefícios do tomilho é a sua capacidade de expulsar bactérias do organismo, provenientes de alimentos contaminados.

Além disso, o tomilho pode ser utilizado para produzir um óleo natural que pode ser usado como conservante. Esse óleo pode impedir que um alimento seja consumido por bactérias que façam mal ao organismo humano.

2. Trata infecções

O tomilho pode ser utilizado para tratar algumas doenças causadas por leveduras e fungos. É o caso da cândida, uma doença que pode ser transmitida sexualmente ou através de via oral. O tomilho possui substâncias capazes de curar essa doença.

3. Age com antioxidante

O tomilho é rico em flavonóides, que combatem radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular e por vezes mutações celulares que originam doenças como o câncer.

O tomilho é rico em nutrientes como o manganês e a Vitamina K, que garantem uma proteção antioxidante para o organismo.

4. Previne a anemia

O tomilho é rico em ferro, o que previne o surgimento de doenças como a anemia.

Uma quantidade de apenas 10g de tomilho, aproximadamente, já é necessária para suprir 100% das necessidades diárias de ferro de uma pessoa adulta.

Outros efeitos colaterais que a falta de ferro pode causar são o cansaço físico, mudanças de humor e um enfraquecimento da imunidade.

5. Protege os olhos

A erva possui uma boa quantidade de caroteno e Vitamina A, que são essenciais para a manutenção dos olhos e prevenção de doenças.

Os carotenóides presentes no tomilho agem como antioxidantes, combatendo radicais livres que possam atacar os olhos e originar doenças irreversíveis.

Leia também => Chá de Alecrim – Para que serve, benefícios, propriedades, contraindicações e como fazer

6. Melhora o humor

Outro benefício do tomilho é o fato de que ele pode melhor o humor, já que tem influência direta em neurotransmissores que liberam mais serotonina e dopamina no sistema nervoso.

Esses dois hormônios são responsáveis pela sensação de felicidade e bem estar. Outro modo se sintetizar uma quantidade maior dos hormônios é através da prática de exercícios físicos.

Consequentemente, o tomilho pode ser usado para combater a ansiedade, estresse e mau humor.

7. Melhora o sistema respiratório

A erva pode ser utilizada como expectorante para eliminar o excesso de muco das vias respiratórias e melhorar a respiração.

É muito comum que o tomilho seja utilizado no tratamento de doenças como asma, bronquite e sinusite. Mesmo para problemas menos graves, como resfriados, o tomilho pode ser utilizado com eficiência.

A forma mais rápida de tratar esses problemas respiratórios é através do consumo de um chá preparado com as folhas da erva.

8. Remédio natural contra a diarreia

Pode ser eficiente ainda para prevenir a diarreia ou mesmo curá-la. Para tratar o problema, o chá de tomilho é mais eficiente.

Para prevenir, a dica é utilizar um pouco de óleo de tomilho na hora de lavar frutas, legumes e verduras que possam conter a bactéria responsável por causar a diarréia.

9. Diminui dores

O óleo do tomilho pode ser usado nas juntas e articulações para diminuir dores e inchaços. Se preferir, poderá usar também cremes feitos à base de tomilho que possuem a mesma função.

O óleo pode ser utilizado de duas a três vezes por dia, bastando friccionar na pele no local dolorido.

Precauções antes de consumir o tomilho e possíveis efeitos colaterais

O tomilho não apresenta efeitos colaterais, contanto que ele não seja consumido em exagero.

Ele pode ser utilizado na alimentação sem receios, e geralmente não é utilizado em grandes doses.

Ele também pode ser utilizado para fins medicinais para resolver problemas em curto prazo. Porém, quando utilizado para resolver problemas de saúde mais complicados que exigem um consumo prolongado da erva, podem surgir alguns problemas intestinais.

Gestantes e lactantes podem utilizar o tomilho na alimentação, mas devem tomar um cuidado extra antes de utilizar para fins medicinais.

Pessoas portadoras de hemofilia não devem nunca consumir o tomilho nem como remédio e nem na alimentação, assim como os produtos derivados da erva como os óleos ou cremes. O motivo é o fato de o tomilho possuir substâncias que retardam a coagulação do sangue.

Não só pessoas portadoras de hemofilia, mas qualquer pessoa que tenha qualquer tipo de problema relacionado a isso deve evitar o seu consumo.

Outro efeito colateral do tomilho é a irritação das mucosas que ele pode causar.

A erva também deve ser evitada por quem já faz uso de medicação crônica, principalmente se forem medicamentos utilizados para a tireoide. O tomilho possui substâncias que podem interagir negativamente com esses medicamentos, anulando seus efeitos.

Leia também => Orégano – Para que serve, seus benefícios, se emagrece e contraindicações

Crianças podem consumir o tomilho na alimentação, mas o ideal é que não o usem como medicamento dependendo do problema de saúde. O mais recomendado seria consultar antes um médico. Mesmo remédios naturais podem apresentar seus efeitos colaterais.

Se você sofre de hipertensão, uma dica é começar a utilizar mais o tomilho como condimento no preparo das refeições.

Não existe uma quantidade mínima ou máxima que pode ser consumida por dia. O ideal é consumir a erva sem exageros para evitar o surgimento de problemas de saúde.

No mais, com exceção do citado, não existem contraindicações para o uso do tomilho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend