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Tipos de Whey Protein: Concentrado, Isolado e Hidrolisado – Qual escolher?

Diante dos diferentes tipos de Whey Protein, como escolher o melhor para seu caso? Neste artigo iremos te ajudar com isso!

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Whey Protein Concentrado, Isolado e Hidrolisado, qual devo escolher?

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Que a dieta é fundamental para termos melhores resultados em nosso treino, todos já sabem. Porém, há muitos pontos, muitas questões específicas, que envolvem a criação e realização de uma dieta.

Um dos pontos, é a suplementação. Mas não podemos falar em suplementação e não considerar a importância do Whey Protein. Este é um dos mais conhecidos e eficientes suplementos proteicos do mercado. Mas como escolher o melhor Whey? Afinal, há diferentes tipos, que podem trazer resultados opostos.

O Whey protein é um suplemento feito a partir do soro do leite. Porém, dentro do processo de fabricação do mesmo, há diferentes processos, que obviamente, resultam em produtos diferentes.

É sob esta perspectiva, que há diferentes tipos de whey e cada um deles, tem uma aplicação mais adequada. Para chegarmos a este ponto, da aplicação adequada, precisamos entender primeiramente quais são os tipos de whey protein!

Tipos de whey protein

A matéria prima para a obtenção do whey protein é sempre a mesma, o soro do leite. Esta é uma proteína de alto valor biológico, fundamental para os praticantes de musculação.

Porém, na obtenção do whey protein, há diferentes métodos. Isso é o que diferencia os tipos de whey. Porém, não fica apenas na fabricação do whey as diferenças.

Elas vão também para os efeitos dele no metabolismo.  Veja agora os tipos de whey!

– Whey Protein concentrado (WPC)

Dentre os tipos de whey, o concentrado é o que se mantém mais intacto em relação a matéria prima. Basicamente, ele mantém muitas características do soro do leite.

Isso significa, em termos gerais, que ele mantém, além dos altos índices de proteínas, traços de gordura e lactase (que se converte em glicose no organismo).

Com isso, o whey protein concentrado acaba sendo mais barato do que os outros tipos, por justamente, ser mais intacto no que se refere a matéria prima. Ele apresenta de 25 a 89% de proteínas em sua composição.

Porém, ele deve ser evitado por pessoas que apresentem intolerância a lactose. Além disso, para pessoas que estejam em uma dieta de baixa ingestão de gorduras e carboidratos, ele também não é o ideal. Em termos de absorção, o whey protein concentrado tem suas peculiaridades.

Justamente por conter em sua composição, diferentes nutrientes, a absorção do whey protein concentrado é mais lenta. Isso não é necessariamente uma desvantagem. Por ser mais lenta, ele oferece ao organismo aminoácidos por mais tempo, o que otimiza o anabolismo.

– Whey Protein isolado (WPI)

Se o whey protein concentrado apresenta uma fórmula mais fidedigna à matéria prima, o whey protein isolado apresenta um nível de pureza mais elevado.

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Com 90 a 95% de proteínas em sua composição, o whey isolado é livre de gorduras e lactose. Tendo como base o whey concentrado, citado anteriormente, o isolado tem um nível de pureza de proteínas, mais elevado.

Neste sentido, é muito importante entender alguns pontos. A forma como o whey é filtrado, modifica também a fórmula do whey isolado. Veja as duas formas de filtração mais comuns:

– Isolado Íon Exchance

Nesta forma de filtragem, o Whey é obtido a partir da filtração, baseado na utilização e reagentes químicos, que de forma básica, vão separar as proteínas dos demais nutrientes do soro do leite.

Porém, em alguns pontos, esta forma de filtragem pode acabar “quebrando” algumas proteínas. Isso prejudica a oferta das proteínas e aumenta os níveis de sódio do produto final.

– Isolado Micro filtrado

Este é um processo muito mais moderno e que tem mais qualidade. Basicamente, a filtragem é realizada de forma mecânica, através de baixas temperaturas. Com isso, temos uma melhora na questão do sódio e não se perdem proteínas no processo.

Em termos de absorção, justamente por não haverem outros nutrientes, a absorção do whey protein isolado, se torna mais rápida.

– Whey protein hidrolisado (WPH)

O whey protein hidrolisado é uma versão “melhorada” do whey isolado. Basicamente, no whey protein hidrolisado, temos uma quebra das proteínas em partículas menores. Desta maneira, sua absorção é ainda mais rápida.

Diferentemente do whey protein isolado, no caso do hidrolisado, há um pequeno percentual de lactase e gordura. Porém, são em proporções muito menores e na maioria dos casos, pode até mesmo ser usado por intolerantes a lactose (com aprovação do médico).

É um whey protein mais caro, justamente por ter uma absorção otimizada e passar por um processo de fabricação mais complexo.

– Whey Feminino

O whey protein feminino é uma das novidades do mercado dos últimos anos. Ele na verdade é um produto mais específico.

Em sua composição, veremos mais nutrientes, além do whey. Colágeno, proteína isolada de soja e outras vitaminas e minerais, que são importantes para a saúde da mulher. Ele é, na verdade, uma adaptação do whey protein tradicional, as necessidades do público feminino.

As mulheres que quiserem saber mais sobre esse suplemento especifico para o público feminino e as melhores marcas, pode ler nosso artigo principal sobre a Whey Protein feminino, leitura recomendada para não cometer erro na hora de comprar.

– Blends proteicos

Existem ainda no mercado, opções de suplementos que misturam diferentes tipos de whey com outros suplementos. Neste caso, cabe a análise de cada suplemento.

Uma mistura dos 3 tipos de whey, por exemplo, pode trazer um resultado interessante. Porém, é importante tomar cuidado com a interação com outros suplementos, pois a absorção pode ser prejudicada.

Basicamente são estes os tipos de whey. Porém, ainda fica a pergunta: vale a pena utilizá-lo?

Vale a pena usar o whey protein?

vale a pena usar
Será que vale a pena tomar whey protein?

A indústria de suplementação cresceu e ainda cresce de forma agressiva. Com isso, muitas pessoas ainda se questionam se os suplementos proteicos são de fato, úteis. No caso do whey protein, há uma infinidade de estudos que mostram seus benefícios.

Porém, é importante entender alguns pontos. Ele é um suplemento proteico. Sozinho, sem um contexto de treino, dieta e descanso, ele não irá surtir efeito algum.

Porém, se ele for usado, da forma correta, alinhado com uma dieta balanceada, é um dos melhores suplementos que você encontrará no mercado. Com proteína de alto valor biológico e uma gama de tipos de aminoácidos bastante extensa, o whey protein é um dos melhores suplementos de proteína do mercado mundial.

Como escolher o whey certo?

Existem algumas perguntas a serem respondidas quando queremos avaliar qual o melhor whey.

1° Como é sua dieta?

2° Qual seu objetivo?

3° Como é sua periodização?

4° Quanto de dinheiro você pretende investir no whey?

Tudo isso influencia diretamente na escolha do whey protein. Por exemplo, se você quer optar pela versão mais barata de whey protein, o concentrado, no geral, é mais barato. Porém, dependendo do objetivo, ele nem sempre é o mais indicado.

Se você está em fase de cutting ou emagrecimento em geral, as opções hidrolisada e isolada, acabam sendo mais efetivas. Porém, estas versões podem ser um pouco mais caras (dependendo de diversos fatores, como marca e tamanho).

Mas nada disso é uma via de regra. Você pode usar um whey concentrado no emagrecimento, mas vai ter que toma-lo, sabendo que estará ingerindo carboidratos e gorduras. Além disso, há alguns tipos de whey protein que ainda são acrescidos de carboidratos como waxy maize ou maltodextrina.

Por isso, é fundamental ler com atenção os ingredientes presentes no suplemento que você comprar.

Outro ponto importante, é que há casos onde o whey protein já contém as quantidades necessárias de aminoácidos essências que você precisa. Com isso, não há necessidade de comprar um BCAA, por exemplo, para complementar o produto.

É muita informação, não é? Para te ajudar, vou ser um pouco mais direto, falando de alguns objetivos e das opções mais comuns!

Melhor whey para a hipertrofia

No geral, todos são eficientes. Então, precisamos de uma analise que leve em conta o custo benefício.

Se você dispõe de verba para comprar um produto melhor, o isolado e o hidrolisado acabam tendo quantidades de proteína mais elevadas e uma absorção mais efetiva. Com isso, eles acabam sendo melhores neste sentido.

⇒ Para quem vai comprar a Whey Protein Isolada: Veja o resultado da enquete com o Melhor Whey Protein: Conheça as melhores marcas Importadas e Nacionais.

Porém, se você ingerir um whey concentrado, mas sua dieta for bem trabalhada, não há problema algum. Além disso, o horário em que você toma o whey, também interfere nisso.

⇒ Para quem vai comprar a Whey Protein Concentrada: Veja o resultado da enquete com o Whey Protein – As melhores marcas do mercado.

Se você quer tomar o whey para manter a ingestão proteica em momentos onde é difícil fazer uma refeição sólida, o concentrado é uma ótima opção. Isso, por que sua absorção é mais lenta.

Já se você quer tomar o whey após o treino, para aproveitar a janela anabólica, a melhor opção são o isolado e o hidrolisado.

Melhor whey para emagrecer ou definir

Como é sua dieta? Se ela estiver bem estabelecida, não há maiores problemas em usar o whey concentrado. Porém, em termos de cenário ideal, o whey isolado e o hidrolisado, são as melhores opções neste caso.

Principalmente, se você for ingerir o whey depois do treino, ou está fazendo uma dieta de baixo carboidrato. Este último ponto, por razões óbvias. Já no que se refere a ingerir após o treino, reduzimos o potencial de catabolismo e temos muito mais efetividade na estratégia.

Escolher o melhor whey para seu perfil, depende de uma série de situações. Por isso, é fundamental o acompanhamento de um bom profissional, que saberá retirar de cada um dos tipos de whey, o melhor. Bons treinos!

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Hamilton Alonso
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Hamilton Alonso

Fiz cirurgia bariátrica há 12 anos, nos primeiros meses após a cirurgia iniciei musculação, mas tentei suplementar com whey, mas não consegui, pois me causava o famoso dumping. Estou malhando novamente, para retrabalhar e repor minha massa muscular, treinando pesado, suplementando com BCCA, Creatina, alimentação balanceada, Cafeína Borg com vitamina E + Cartamo, Borg suplemento vitamínico de A a Z mais Omega 3(EPA/DHA), Taurina (Energético), Borg suplemento Cálcio+Vitamina K+Vitamina D e Magnésio PA.Poderia me sugerir qual o tipo de Whey mais indicado que eu possa tomar, visando evitar ou minimizar o efeito de “Dumping”, me ajudando assim a melhorar minha… Leia mais »

Gilson Victoriano
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Gilson Victoriano

Super esclarecedor, simples e pratico,muito grato.