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Termogênico: O que é, Para que serve, Se faz mal e Como tomar

Saiba como funciona a ação dos termogênicos no organismo. Quais seus benefícios e efeitos colaterais. O que os estudos mostram e ainda quais as melhores marcas do mercado (veja os mais de 220 relatos em nossos comentários).

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O termogênico tem se mostrado bastante efetivo na queima de gordura e pode ser considerado o melhor suplemento para emagrecer que existe no mercado, mas seu consumo exige cautela e acompanhamento profissional!

O que é e para que serve?

O suplemento Termogênico é também conhecido como queimador de gordura.

Trabalham transformando em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação.

Para isso, eles procuram manter o metabolismo acelerado, promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia.

Os termogênicos são substâncias, que ajudam o corpo a consumir energia de forma mais rápida acelerando o metabolismo.

É como se você fosse um carro 1.0 sem os termogênicos e 2.0 fazendo uso deles.

Você consome mais energia fazendo as mesmas atividades que faz todos os dias.

Isso é alcançado através da termogêneses que, nada mais é do que, o aumento da temperatura corporal.

O consumo dos termogênicos não ajuda apenas na perda de peso.

Ele consegue também oferecer outros benefícios ao organismo que somando-se, torna o processo de emagrecimento muito mais eficaz, pois combinam várias substâncias naturais. Veja abaixo quais são!

Composição

Geralmente, as substâncias encontradas nas fórmulas dos termogênicos são:

  • a cafeína como principal substância na queima de gordura;
  • Garcínia Cambogia, um forte inibidor de apetite e bloqueador de gordura;
  • Sinefrina HLC e Octopamina (obtidas através do Citrus Aurantium),
  • Ioimbina (Yohimbe) é um composto extraído de plantas, um estimulante natural que melhora o desempenho tanto para quem visa emagrecimento, quanto hipertrofia.

Benefícios

Abdômen definido

A ação dos termogênicos é muito rápida. O principal benefício é a queima eficaz da gordura e o consequente emagrecimento.

Além disso, o consumo traz outros benefícios como:

  • Redução do apetite;
  • Favorecimento do metabolismo;
  • Mais energia para os treinos melhorando assim a performance;
  • Definição da massa muscular.

Como tomar os termogênicos:

A indicação é utilizar num intervalo entre 15 e 60 minutos antes da prática do exercício físico. Mas cada marca disponível no mercado tem sua sugestão quanto ao uso.

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Confira o que indicam alguns termogênicos:

Lipo 6

Versões do Lipo 6
Um dos mais famosos!

A sugestão do fabricante do Lipo 6 é ingerir três cápsulas, três vezes ao dia, ingeridas com líquido e junto com as principais refeições.

Cada porção fornece 120mg de cafeína. Não aumente a dose sem nenhuma orientação profissional.

Esse produto pode oferecer diversos efeitos colaterais como irritação, taquicardia, náusea e tonturas.

Existem outras versões do Lipo 6, fórmulas mais fortes para quem já está acostumado com termogênico, fórmulas mais leves para não sofrer tantos efeitos colaterais e até uma versão de termogênico feminino. Abaixo você poderá conhecer todas as versões do Lipo 6:

Veja também:
Lipo 6 Emagrece? Quais os tipos? Veja o MELHOR PARA VOCÊ!

Oxyelite Pro

Oxyelite Pro

Outro antigo e famoso termogênico é o Oxyelite Pro da USP Labs.

Com uma variedade de plantas e extratos em sua composição como a: Bauhinia purpurea L, Bacopa monnieri, Cirsium oligophyllum, entre outras, que tem como efeito, melhorar a capacidade cerebral, o funcionamento e atividade dos hormônios tireoidianos e com isso, ajudar na queima de gordura.

Além de possuir em cada cápsula, 300mg de cafeína, para aumentar o metabolismo e derreter gordura 24 horas por dia!

Seu fabricante recomenda o consumo de apenas 1 comprimido por dia, de 15 á 20 minutos antes do café da manhã.

Veja sua bula completa e onde comprar pelo menor preço o termogênico, clicando aqui.

HOT Growth Supplements

HOT Growth Supplements

Considerado o melhor termogênico nacional em nossa enquete com os leitores (link para lista dos melhores termogênicos logo abaixo). 

O HOT da Growth Supplements possui um custo benefícios bem interessante, já que fornece ótima quantidade de cafeína por cápsula (420mg), além de outras substâncias que contribuem para a disposição durante os treinos e emagrecimento constante.

Dentre as substâncias, você encontra: gengibre, pimenta preta e pimenta cayena.

Quer ver sua bula completa, relatos de quem já tomou e preço do termogênico? Clique no banner abaixo:

Therma Pro

É feito à base de extrato de guaraná e possui altas concentrações de cafeína. A sugestão de uso é consumir duas cápsulas 30 minutos antes do treino.

Se você não possui uma rotina diária de treinamento, o recomendado é consumir duas cápsulas de Therma Pro 30 minutos antes dos treinos.

Caso não pratique atividade física, tomar 15 minutos antes do café da manhã. Não é indicado consumir as cápsulas no período de cinco horas antes de dormir.

Kimera

Termogênico Kimera

Além da cafeína (150mg por cápsula), o Kimera (um dos melhores termogênicos nacionais) possui também em sua composição outras substâncias concentradas que provocam a termogênese, como o gengibre, chá verde e o citrus aurantium.

A fabricante do Kimera recomenda tomar 2 cápsulas 40 antes de treinar.

Qual o melhor?

Em outro artigo realizamos uma enquete com nossos leitores para escolher qual ou quais as melhores termogênicos na opinião deles.

Listamos os melhores nacionais e importados, além de no espaço dos comentários desse artigo, você ler os relatos sobre os resultados.

Veja esse artigo aqui a seguir: 

Veja também:
Qual o Melhor Termogênico? Veja as 8 Melhores Marcas

O uso com suplementos alimentares

Uma dúvida muito comum é se pode tomar termogênico e suplementos alimentares no mesmo período, e a respostá é sim!

Você pode tomar termogênicos com suplementos alimentares, dentre os suplementos mais conhecidos estão:

  • whey protein;
  • albumina;
  • caseína;
  • hipercalóricos;
  • creatina;
  • BCAA;
  • glutamina;
  • multivitamínicos entre outros.

Mas para que você tome corretamente e não tenha nenhum problema, a recomendação sempre é que você siga a orientação de um nutricionista ou outro profissional de saúde capacitado.

Ingestão com suplementos pré-treino

Quanto ao uso de termogênico com os suplementos pré-treino, fique atento a composição deles, já que alguns pré-treinos também possuem cafeína em sua composição e se ingeridos no mesmo período dos termogênicos, pode ocorrer efeitos colaterais pela grande quantidade de cafeína ingerida.

Faz mal? Quais os efeitos colaterais?

Qualquer produto, por mais natural que seja, apresenta seus efeitos colaterais, recomendações e cuidados.

Os efeitos colaterais que os termogênicos podem causar são similares aos dos estimulantes e, geralmente, aumentam quanto maior for a quantidade consumida.

Se tomar sem orientação e descontroladamente, sim, o termogênico faz mal!

Abaixo alguns efeitos colaterais comuns e outros mais raros, mas que podem ocorrer:

  • Insônia;
  • falta de concentração;
  • dor de cabeça;
  • agitação; 
  • enjoo;
  • ansiedade;
  • tonturas e vertigens;
  • aumento da pressão arterial;
  • confusão mental;
  • arritmia cardíaca;
  • risco de AVC.

Vale ressaltar que para os termogênicos poderem ajudar na queima de gorduras, é necessário praticar exercícios e ter uma alimentação saudável, além é claro, de seguir sempre orientação de um profissional.

Existe remédio ou termogênico natural?

Sim, existem no mercado outras versões de termogênicos, sem a cafeína na composição e outras substâncias mais agressivas ao organismos.

São produtos elaborados a partir de ervas, chás termogênicos, frutos e plantas.

Substâncias ainda mais naturais e que também ajudam na queima de calorias sem comprometer sua saúde.

Listamos em outro artigo esses termogênicos ou remédios naturais e você pode ver a seguir: 

Veja também:
18 Remédios para emagrecer que são naturais e não prejudicam a saúde

Contraindicações

  • Pessoas que estejam passando por algum tipo de enfermidade;
  • Gestantes e crianças;
  • hipo ou hipertireoidismo (alguns termogênicos possuem estimulantes da tireoide);
  • problemas cardiovasculares;
  • tiveram derrame cerebral;
  • diabéticos;
  • dificuldades para dormir;

Esse grupo de pessoas não devem ingerir substâncias termogênicas, pois pode ter mais malefícios do que benefícios.

O melhor sempre é pedir a orientação de um profissional e fazer exames antes de tomar qualquer tipo de termogênico.

Através de exames é possível saber se os termogênicos realmente são o melhor caminho para que você possa emagrecer.

Estudos a respeito do uso

Segundo uma revisão de literatura publicada na Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, a ingestão de chá verde é capaz de aumentar 4% a mais do gasto energético em relação à cafeína na sua forma pura como, por exemplo, em forma de cápsulas.

Também, nesse mesmo estudo, houve uma redução no uso de carboidratos e uma elevação no consumo de lipídeos como fonte de energia.

Acredita-se que esse melhor desempenho deva-se a presença das catequinas (substâncias que dão aquele sabor amargo ao chá) que atuariam em conjunto com a cafeína.

Em um estudo de caso realizado por Liberali, uma mulher de 40 anos, com 63 kg e praticante de Power Jump 3 vezes por semana ingeriu 3 mg/kg de cafeína durante 30 dias, uma hora antes dos exercícios.

Foi constatada uma redução do peso corporal (de 63,1 kg para 62,1 kg) e da circunferência abdominal (85 cm para 84 cm).

A participante também relatou ter maior disposição durante os exercícios, mas teve como efeito colateral a insônia.

Em uma revisão de literatura sobre os efeitos ergogênicos da cafeína chegou-se a conclusão de que esse termogênico tem a sua eficiência comprovada, porém com menor eficácia nos de curta duração e alta intensidade.

O melhor efeito foi observado quando a dosagem encontrou-se entre 3 a 6 mg/kg.

Relatos se funciona e emagrece mesmo!

Já tomou alguns desses termogênicos citados acima, ou outro termogênico e quer deixar seu relato sobre os resultados, e como foi o antes e depois de tomar?

Então ajude os próximos leitores deixando seu depoimento em nosso espaço para comentários logo abaixo. Será muito útil para todos!

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Referências:
ALTERIO, Andreia de Almeida; FAVA, Daniela de Almeida Freitas e NAVARRO, Francisco. Interação da Ingestão Diária de Chá Verde (Camellia Sinensis) no Metabolismo Celular e na Célula Adiposa Promovendo Emagrecimento. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. v. 1, n. 3, p. 27-37, Mai/Jun, 2007.
LIBERALI, Anna Paula. Redução da gordura corporal em uma mulher praticante de Power Jump suplementada com cafeína: um estudo de caso. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. v. 5, n. 26, p. 153 –158. Março/Abril. 2011.
RIBAS, Sabrina Ferreira. Cafeína no retardo da fadiga e melhora da performance. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. São Paulo. v. 5, n. 28, p. 285 – 297. Julho/Agosto. 2010.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

228 Comentários

  1. ola, quem tem problemas de gastrite pode tomar termogênicos.

    • Olá Dayane,a maioria dos termogênicos possui cafeína em sua composição,que não são indicados no seu caso,porém possuem termogênicos a base de óleo de coco,que seriam os ideais pra você. Só ficar atenta com a composição deles.

  2. QUEM TOMA ANTI DEPRESSIVOS, PODE INGERIR TERMOGENICOS?

  3. SAMUEL DE OLIVEIRA ROCHA

    Tomei uma cápsula com concentração de 210. Corri 12 km em 55 minutos, e tive insônia, meu único efeito colateral. Vou tomar novamente, se a insônia persistir vou suspender a medicação.

  4. tenho 39 anos, malhei a um ano atras estou voltando agora, e pretendo tomar kimera, pela minha idade tem algum problema?

  5. termogênicos são ruins pra quem estuda muito? tipo: ruim para o cérebro e concentração

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