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Termogênicos, cuidados a serem tomados em sua utilização

A utilização indiscriminada de termogênicos proporciona uma série de problemas a saúde. Veja neste artigo como deve ser a utilização correta e algumas situações em que eles devam ser evitados!

termogênicos cuidados ao tomar

Na última semana, uma notícia tomou conta dos noticiários de todo o país. Uma mulher, veio a falecer por supostamente, usar um determinado termogênico. Sem me ater as questões legais de tudo isso e se de fato, a origem da morte foi mesmo o termogênico, vejo que é importante traçarmos alguns parâmetros para a utilização deste tipo de produto.

Já abordamos em outro artigo sobre este tema, falando dos perigos que a utilização indiscriminada dos termogênicos traz (Termogênicos, todos podem tomar?). Temos diversos pontos que precisam ser avaliados na hora de optar pela utilização de um termogênico. Isso por razões diversas. Veja agora alguns cuidados básicos a serem tomados antes de tomar termogênicos para potencializar a queima de gordura!

Termogênicos, veja os cuidados antes de tomar!

Aqui não vou me ater a algumas questões básicas. Alguém que possua problemas cardiovasculares, por exemplo, jamais deve usar este tipo de produto sem o consentimento de seu médico. Além disso, os termogênicos também não são indicados para pessoas com problemas de saúde em geral. Antes de usá-los, procure um especialista.

Mas mesmo quem tem um quadro sem grandes pontos a serem destacados, precisa tomar certos cuidados antes de usar termogênicos! Veja alguns dos pontos principais:

1. Necessidade:

Você realmente precisa de um termogênico? Deixa eu te falar uma coisa, não existe nada que produza o efeito termogênico que um bom treino produz. Isso por que o efeito do EPOC ( a utilização acentuada de oxigênio depois do treino) produz um aumento do metabolismo no geral. Este é sem sombra de dúvidas, o termogênico mais eficiente que vamos encontrar em termos de aumentar o gasto calórico. Além disso, em diversos casos, sem a presença de atividade física, não haverá um efeito positivo na utilização de termogênicos.

2. Contexto:
Houve uma situação que ocorreu comigo que merece ser compartilhada aqui. Uma pessoa me procurou para consultoria. Era início de ano e esta pessoa estava na praia (segundo ela, comendo e bebendo como se não houvesse amanhã). Esta pessoa me pediu se ela não podia ir tomando um termogênico “para dar uma secada”. Expliquei a ela que neste caso, o termogênico não iria resolver nada. Se você pensa que o termogênico é o salvador da pátria, sinto te dizer que sozinho, ele produz pouco ou nenhum efeito.

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Se você treina adequadamente e tem uma dieta bem planejada, aí sim até podem haver algumas situações em que o termogênico potencializa os processos de eliminação de gordura. Fora disso, ele não produzirá efeito positivo algum. E se formos levar isso em conta, veremos que em muitos casos a utilização de termogênicos é perda de dinheiro, pois com dieta e um treino de qualidade, já haverão efeitos positivos para a eliminação de gordura. Neste sentido, os termogênicos serão apenas complementos, afinal, é para isso que eles foram criados!

3. Rotina:
A utilização de termogênicos precisa ser pensada também de acordo com sua rotina. Por exemplo, se você treina poucas horas antes de dormir, a sua utilização com pré-treino pode prejudicar bastante seu sono, pois as substancias estimulantes tem um efeito forte no sistema nervoso central.

Leia também: Termogênicos – o que são, benefícios, efeitos colaterais e como tomar

4. Efeitos colaterais:
Muitas pessoas sentem efeitos colaterais bastante intensos ao utilizar termogênicos. Isso por que a sua resistência as substancias estimulantes presentes nestes suplementos podem causar efeitos adversos no funcionamento metabólico do organismo. E no geral, este é um sinal que nosso corpo dá que ele não tem suporte para tais sobrecargas.

Mas então não devemos usar termogênicos? Tudo depende do contexto. O risco reside nas pessoas que fazem o uso sem o acompanhamento adequado e principalmente, sem um treino e uma dieta adequada.

Um grande risco que os termogênicos podem causar

Quer um exemplo do risco que os termogênicos podem trazer? A maioria esmagadora dos termogênicos contém cafeína em sua composição. Isso por que esta substância além de aumentar a temperatura em níveis celulares, a cafeína ainda provoca um processo conhecido como desacoplamento mitocondrial. Na prática, ela vai diretamente na célula adiposa e retira as moléculas de gordura de lá e as joga na corrente sanguínea. Algo fantástico para quem quer emagrecer, não é? Em partes sim.

O problema é que esta molécula de gordura está na corrente sanguínea e se ela não for “queimada”, ela pode provocar placas de ateroma, uma das causas mais frequentes de infarto. E sabe a única maneira de queimar estas moléculas de gordura? Com contrações musculares! Portanto, se você toma algum termogênico com base em cafeína e não treina, saiba que você está potencializando em muito as chances de ter um infarto no futuro.

Além disso, o corpo tende a se adaptar as cargas de estimulantes, o que fará com que você precise de doses cada vez maiores para ter resultados. E como sabemos, este excesso de substâncias estimulantes é altamente prejudicial à saúde como um todo.

Tanto é que a grande parte dos profissionais competentes e responsáveis da área de nutrição, aconselham que usemos os termogênicos com cuidado e de maneira cíclica. Ou seja, você usa por determinado período e depois deixa de utilizá-lo por um tempo. Isso faz com que seu corpo consiga se recuperar das agressões que este tipo de produto gera.

De maneira geral, não sou nem contra nem a favor da utilização de termogênicos. Eles podem ser úteis em determinados contextos, mas não podem ser usados sem cuidado e da maneira irresponsável que grande parte das pessoas o faz.

Sua saúde é sempre o mais importante! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

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  1. Boas informações! Comprei um termo recentemente, porém ainda não chegou. Treino todo dia que tem feira (segunda a sexta) e irei aliá-lo ao meu treino e quando acordar.
    Vou acompanhar quaisquer reações adversas e se necessário paro de utilizar tal suplemento!
    Ótimo site, valew!

  2. Se eu tomar uma vezes por semana faz mal para mim ou é mito ?

  3. Cara,
    Agradeço pelas informações e parabenizo pela maneira clara e simples que expôs seus conhecimentos sobre o tema. Adorei o site!

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