Página Inicial » Dietas e Nutrição » Tapioca: Saiba por que é uma opção saudável na dieta (4 receitas light)

Tapioca: Saiba por que é uma opção saudável na dieta (4 receitas light)

Se preparada com recheios light e sem exagero no consumo, a tapioca não engorda e pode ser incluída no café da manha no lugar do pão branco.

A Tapioca ou beiju como é conhecida em alguns lugares no Brasil, é o nome de uma iguaria típica de Pernambuco que vem ganhando cada vez espaços maiores nas feiras livres, assim, como nas franquias abertas e encontradas nos shoppings das cidades.

tapioca engorda emagrece receitas
GettyImages

O que é Tapioca

Descoberta pelos índios, a Tapioca é feita com a goma da fécula da mandioca, e ao ser espalhada numa frigideira aquecida transforma-se numa espécie de panqueca, podendo ser feita no tradicional formato meia-lua, ou aberta, o recheio pode ser com incríveis sabores, os mais tradicionais são coco com leite condensado, coco com queijo coalho, só com manteiga, ou de recheios salgados.

Porque a Tapioca não engorda

A boa notícia para os fãs da Tapioca, é que pode ser incluída no cardápio de dietas para emagrecer, já que se trata de um alimento sem glúten, responsável pela formação de gordura e pelo aumento de peso durante o processo de digestão, além de liberar substâncias inflamatórias, produzir colesterol e desencadear vários tipos de complicações.

A simples ideia de começar uma dieta, é descobrir um alimento que seja ideal para substituir o pão francês pela manhã, já que a farinha branca é uma das principais vilãs para o aumento de peso, e nesse caso a tapioca é uma ótima alternativa, pois além de não ter a farinha em sua composição, é também isenta de glúten.

Como incluir a Tapioca nas dietas

A forma de aproveitar bem a Tapioca, está ligada aos ingredientes utilizados juntos para seu preparo, já que é rica em carboidratos, substâncias que liberam açúcar no sangue, por isso, os recheios calóricos devem ser evitados ao máximo.

Os recheios ideais para serem saboreados com a Tapioca, são aqueles que trazem benefícios a saúde como ricos em fibras que são os nutrientes necessários para promover uma saciedade maior, indicados para controlar a fome, perder peso e indicados também para o bom funcionamento do organismo.

A alimentação saudável consiste as vezes em fazer substituições em algumas receitas por outros ingredientes saborosos e ao mesmo tempo menos calóricos conforme os nutricionistas, já que a Tapioca pode ser incluída também na dieta, pois cada colher de sopa do alimento tem apenas 70 calorias.

Quais os benefícios da Tapioca na dieta
O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Existem vários motivos para incluir a Tapioca no cardápio diário não só na dieta, os principais são:

  • A Tapioca não contém glúten, portanto não possui em sua composição a gliadina, proteína encontrada no glúten responsável pelo aumento da inflamação do organismo e das gorduras localizadas, a conhecida gordura abdominal;
  • A Tapioca pode ser consumida inclusive pelos diabéticos;
  • É um ótimo substituto para o “famoso vilão” o pão branco, que tem farinha branca, glúten, e proteínas que não são digeridas pelo organismo, por isso a Tapioca pode ser consumida diariamente.
como preparar a tapioca light
GettyImages

O importante ao ser adotada a Tapioca na dieta, ou até mesmo no dia a dia, é que os acompanhamentos ou sejam os recheios, sejam escolhidos com cuidado, prefira ingredientes saudáveis, leves e que trazem reais benefícios ao organismo, na dúvida um simples fio de azeite sob uma Tapioca com toques de páprica ou orégano recheadas de tomate picados, já fazem toda a diferença, e para as Tapiocas doces a dica é a boa e velha geleia sem açúcar.

A ideia é que a Tapioca pode ser preparada da forma que preferir, até como uma deliciosa pizza servida com molho de tomate, mussarela de búfala, manjericão e o toque para deixá-la mais nutritiva com algumas sementes de chia.

Para mostrar a versatilidade da Tapioca separamos algumas receitas light:

Tapioca salgada de linhaça com ovos mexidos e tomate

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
1 colher (sopa) de semente de linhaça
1 ovo
1 tomate picado e sem sementes
Orégano
Azeite
Sal

Modo de preparo:
Incorpore a farinha de tapioca com a semente de linhaça e leve a mistura para uma frigideira bem quente. Quando começar a grudar, vire. Faça um ovo mexido com o tomate, orégano e azeite e acrescente o sal.
Recheie a tapioca com o ovo mexido e feche.

A semente de linhaça nesta receita é indicada também no controle de diabetes, além de auxiliar no funcionamento do intestino, deixa a pele mais saudável, é ideal para limpar as artérias, já que tem em sua composição gorduras do bem monoinsaturadas e as poli-insaturadas ômegas 3 e 6.

Tapioca doce com amaranto, banana e tahine

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
1 colher (sopa) de farinha de amaranto
1 colher (sobremesa) de tahine (pasta de gergelim)
1 colher (sopa) de xarope de agave
1 banana picada

Modo de preparo:
Incorpore a farinha de tapioca com a farinha de amaranto e coloque a mistura em uma frigideira bem quente. Deixe grudar e vire, acrescente a banana, o tahine e o agave. Feche e sirva.

O amaranto é um grão completo como o arroz com feijão, é rico em proteína, possui aminoácidos, moléculas orgânicas essenciais para o organismo.

Tapioca salgada crocante com cottage e minas padrão

Ingredientes:
200g de goma de tapioca
1 colher (sopa) de óleo de coco extravirgem ou manteiga
3 colheres (sopa) de cottage
2 colheres (sopa) de queijo minas padrão ralado
1 colher (café) de flor de sal

Modo de preparo:
Em uma frigideira pequena, aqueça em fogo baixo o óleo de coco ou a manteiga. Peneire a tapioca sobre a frigideira e quando ela formar uma casquinha, vire por cerca de 2 minutos. Repita o processo mais 2 vezes, até que ela comece dourar e fique crocante. Retire do fogo e coloque o cottage e o queijo minas padrão ralado por cima, se preferir dê um toque de sal.

Tapioca com chia, cottage e mel

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
1 colher (sopa) de semente de chia
2 colheres (sopa) de queijo cottage
1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo:
Incorpore a farinha de tapioca com a chia e coloque a mistura em uma frigideira bem quente. Deixe grudar e vire. Acrescente o queijo cottage, o mel e feche. Sirva em seguida.

Saiba como preparar o queijo cottage em casa: Queijo cottage – Todos os seus benefícios mais receita caseira

A vantagem de incluir a chia nas receitas, é devido as propriedades que possui como vitaminas do complexo B, de minerais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre, o consumo diário é ideal principalmente para vegetarianos.

Conheça outros benefícios da chia: Semente de chia traz benefícios para a saúde

Os ingredientes das receitas apresentadas são meras sugestões, eles podem ser alterados de acordo com a preferência e o paladar, apenas escolha sempre alimentos de baixas calorias para o sucesso da dieta.

Leia também

O que avaliar ao procurar um nutricionista esportivo?

O nutricionista esportivo é um profissional fundamental para que você tenha melhores resultados em seu …

Recuperação muscular, 10 dicas para otimizá-la e ter melhores resultados!

A recuperação muscular é fundamental para que a hipertrofia aconteça e você tenha os resultados …

  1. Geórgenes Siqueira Alves

    Aproveito para trazer a receita de uma tapioca mais nutritiva e com mais fibras, mais fácil de preparar e com índice glicêmico mais baixo.
    Compre a mandioca, descasque e rale (como se fosse fazer um bolo de mandioca).
    Coloque em uma bacia grande. Vá acrescentando polvilho doce e vá mexendo até chegar no ponto de não ter mais caroços.
    Acrescente sal a gosto (pouco sal), guarde na geladeira e vá fazendo a sua tapioca durante a semana.

  2. Ótimas dicas, aproveitei várias…

  3. Amo tapioca, mas com chia não deu certo pra mim. Haja queijo pra mascarar o gosto da chia hehe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!