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Tapioca engorda ou emagrece? Quais seus reais benefícios?

Apesar da tapioca ser um carboidrato complexo, esse alimento possui alto índice glicêmico e seu consumo deve ser controlado. Aprenda também a fazer receitas mais saudáveis.

tapioca engorda ou emagrece

Tapioca, esta delícia tipicamente brasileira pode ser a opção que faltava para deixar o seu café da manhã ainda mais saudável.

Tapioca e seus benefícios:

Por ser feita da goma da mandioca também conhecida como aipim ou macaxeira este alimento torna-se fonte de carboidrato complexo. O que significa que será absorvido de forma mais lenta liberando energia aos poucos para todas as células do corpo.

Com isso você ganha mais saciedade entre uma refeição e outra o que ajuda a perder peso;

É livre de glúten (proteína presente no trigo, cevada e centeio) responsável por causar problemas em pessoas com sensibilidade a essa proteína, tais como: distensão abdominal, o que traz a incômoda sensação de estomago cheio;

Inflamação das vilosidades intestinais no caso das pessoas que desenvolvem a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. Esta doença traz como maior prejuízo à saúde a má absorção dos nutrientes e com isso a pessoa fica debilitada e seu organismo como um todo passa a não funcionar bem;

O processo inflamatório gerado pelo glúten também proporciona o acúmulo de gordura no corpo e alguns estudos sugerem que o consumo desta proteína é responsável por: Alterações do humor, fadiga, sonolência, aumento do apetite.

 Para evitar este tipo de problema a tapioca surge como uma ótima substituta para o seu pãozinho de cada dia.

Os benefícios deste alimento não param por aí! Veja:

  • É fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do seu corpo como: Vitamina C, Vitaminas do complexo B; Vitamina K, cálcio, magnésio, manganês, ferro e cobre;
  • Tem baixo teor de sódio o que favorece não só o combate a retenção líquida como mantém estável a pressão arterial;
  • Fornece energia com calorias moderadas. Em uma unidade (sem recheio) você encontra em média 130 calorias a cada 100g;
  • Contém minerais importantes para o fortalecimento dos ossos como o cálcio o que melhora a sua resistência para a atividade física;
  • É livre de gordura.

Tapioca engorda ou emagrece?

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Afinal, tapioca engorda ou emagrece? Nós respondemos! Tudo irá depender do seu objetivo ao incluí-la no cardápio (se é para perder peso ou ganhar), das quantidades a serem consumidas, do equilíbrio da sua alimentação como um todo, pois de nada adianta incluir este tipo de preparação em um cardápio rico em gorduras ruins e pobre em nutrientes não é mesmo?

Seu consumo em excesso deve ser evitado, já que a tapioca é um carboidrato complexo de alto índice glicêmico e com nenhuma fibra ou proteína em sua composição.

Uma dica é acrescentar 1 colher de sopa de semente de chia junto aos seus recheios para aumentar a quantidade de fibras e rechear sempre com fontes de proteínas magras.

Outro fator essencial para que você faça deste alimento uma opção saudável e que te traga muitos benefícios é o tipo de recheio escolhido. Pensando nisto trouxemos, sugestões de recheios para você turbinar a sua tapioca do dia-a-dia com muito mais nutrientes. Anote:

5 opções de recheios saudáveis para tapioca

1) Recheio simples

Esta é uma receitinha simples e que reflete o jeito tradicional de consumir a tapioca. Basta acomodar a massa na frigideira antiaderente pré-aquecida e acrescentar 1 colher (chá) de oléo de coco ou outro óleo saudável como de girassol e dobrar a massa ao meio.

Utilize ingredientes funcionais para deixar a sua preparação ainda mais saudável acrescentando ingredientes como chia ou linhaça a massa.

2) Recheio com tomate, ricota e orégano

A ricota é fonte de:

  • Cálcio;
  • Vitamina D;
  • Vitamina B;
  • Vitamina A;
  • Zinco;
  • Iodo;
  • Selênio;
  • Potássio;
  • Fósforo.
  • Proteína.

Além disso, contém fácil digestão e baixo valor calórico e baixo teor de gordura o que é a combinação perfeita para quem quer manter a forma.

O orégano completa os benefícios desta combinação com suas propriedades anti-inflamatórias e seu teor de vitaminas A, C, K e B.

Acrescentar ervas frescas em suas preparações ajuda a diminuir a quantidade de sal utilizada no dia-a-dia o que é benéfico para o seu organismo como um todo.

3) Recheio de atum com salsa

 Basta utilizar atum ralado (em água) e salsa a gosto.

4) Recheio de brócolis com queijo branco.

O brócolis é rico em fibras que melhoram o funcionamento intestinal ajudando a eliminar as toxinas prejudiciais ao emagrecimento além de conter:

  • Vitamina C: Esta vitamina é antioxidante o que ajuda a combater a ação dos radicais livres e tem ação anti-inflamatória ajudando a diminuir as gorduras presentes em todos os tecidos do corpo;
  • Vitamina K e cálcio o que mantém a saúde óssea;
  • Ácido fólico importante vitamina para uma gestação saudável contribuindo para a boa formação do sistema nervoso do feto, além disso, reforça o sistema imunológico, mantém a saúde cardiovascular e contribui para prevenir doenças como depressão;
  • Proteínas, que irão contribuir para o crescimento e reparação de todos os tecidos do corpo ajudando você a ganhar massa magra. Além disso, as proteínas trazem mais saciedade o que colabora para você perder peso.
  • O queijo branco é também é uma boa fonte de proteína além de:
  • Vitamina A;
  • Vitamina D;
  • Cálcio;
  • Vitamina B todos estes nutrientes contribuem para o bom funcionamento do seu organismo e deixam a sua preparação mais saborosa contanto com as baixas calorias do queijo.

Então para aproveitar os benefícios destes alimentos acrescentando maior valor nutricional a tapioca refogue o brócolis (previamente cozido no vapor) com um fio de azeite extra virgem, acrescente um pouco de sal e junte ao queijo branco cortado em cubos e pronto! Você já tem um recheio saudável e saboroso para acrescentar a sua preparação.

5) Recheio de banana com canela.

A banana é uma fruta que fornece muita energia para suas atividades diárias além de conter:

  • Potássio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Zinco.

Sendo assim é uma opção mais que saudável para você incluir no cardápio como opção de lanche pós-treino e ficar livre das “guloseimas” repletas de calorias. A canela entra na receita por suas propriedades termogênicas, ou seja, acelera o seu metabolismo o que faz com que as gorduras sejam mais bem utilizadas como fonte de energia.

E mais! A canela além de dar um sabor especial à receita ajuda a controlar a vontade por comer doces.

Para este recheio leve a banana ao micro-ondas por 40 segundos (não precisa descascar). Depois deste tempo descasque-a e corte-a em rodelas, acrescente a massa e finalize polvilhando a canela.

Como você pode ver existem muitas formas de rechear a tapioca e incluí-la no cardápio sem culpa! Basta usar a criatividade e consumi-la com moderação, equilibrando todo o restante do cardápio de acordo com suas necessidades diárias.

Por isso, consulte um nutricionista para que possa obter ótimos resultados com a mudança definitiva de seus hábitos alimentares. Não faça dieta para seguir a moda e sim faça uma reeducação alimentar para uma vida saudável e com muito mais qualidade.

Pense nisso!

Sobre Treino Mestre

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  1. gostei muito das dicas muito interessante

  2. Excelente artigo da tapioca . Aqui no norte ela é muito comum e nas feiras é super calórica com seus recheios. Sempre usei simplesmente com manteiga. Acrescentarei os recheios com FIBRAS . Ótima idéia. O pessoal confunde , ela não tem glúten mas tem muita caloria

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