Página Inicial » Suplementos » Suplementos para intolerantes à lactose e alérgicos a leite

Suplementos para intolerantes à lactose e alérgicos a leite

Suplementos para intolerantes a lactoseA lactose é um composto presente no leite e nos produtos feitos a partir deste alimento. É um açúcar produzido a partir do agrupamento de carboidratos. Ele está presente em todos os leites produzidos pelas glândulas mamárias dos animais, entretanto, em um ou outro animal, está em maior ou menor quantidade.

Intolerantes à lactose

No leite humano, a lactose está entre 7%, enquanto que, no leite de vaca, o mais consumido, está entre 5%. Algumas pessoas possuem intolerância esse açúcar, ou seja, à lactose. Isso acontece porque existe uma enzima digestiva específica para digerir a lactose, chamada de lactase. Ela é sintetizada pelo corpo humano somente uma vez na vida, ocorrendo durante o período de aleitamento (em alguns casos, ela não chega ser produzida, tornando o indivíduo intolerante desde o nascimento).

Depois disso, pode ocorrer a diminuição dessa enzima, proporcionando a intolerância à lactose. Essa intolerância se mostra de diversas maneiras e sintomas, especialmente depois do consumo de certos alimentos ou de certa quantidade de leite ou de seus derivados.

Alérgicos ao leite de vaca (APLV)

As pessoas alérgicas ao leite de vaca, apresentam reações as proteínas do leite, seja a caseína, alfa-lactoalbumina ou beta-lactoglobulina).

Muitos atletas que possuem um dos dois problemas citados anteriormente, a intolerância a lactose ou a alergia ao leite de vaca, reclamam que a maioria dos suplementos são baseados no soro extraído do leite, durante o processo de produção do queijo. Ela é, normalmente, muito eficiente quando está isolada e é consumida sob a forma de suplemento. Entretanto, como muitos não podem consumir nada que venha do leite, achar um produto que não seja feito a partir do leite, às vezes, é uma tarefa difícil.

Suplementação recomendada a intolerantes à lactose

Os principais produtos Whey Protein, suplemento campeão de consumo pelos atletas, são do tipo concentrado, isolado ou hidrolisado. O Whey Protein concentrado tem cerca de 90% de proteína, além de outros benefícios do leite, como vitaminas e minerais, mas, também, a lactose em grande proporção; o Whey Protein isolado é a forma mais usada, pois é isenta de gordura e, é claro, da lactose, mas tem, dependendo do produto, entre 29 e 89% de proteínas, perdendo neste sentido para o concentrado; já no hidrolisado, as proteínas são quebradas, virando peptídeo, porém possui, como o concentrado, níveis de gordura e lactose em sua formulação. 

Pensando assim, para as pessoas que possuem intolerância à lactose, o melhor suplemento seria aquele com proteína isolada, pois não acarretaria sintomas desagradáveis. Para pessoas com alergia ao leite, consultar um médico seria a melhor maneira para encontrar o suplemento que não desencadeasse uma hipersensibilidade imunológica.

Algumas marcas de Whey Protein, inclusive nacionais, fabricam produtos de proteína isolada. Veja algumas delas a seguir:

Bio Protein IsofortBio Protein Isofort – Vitafor – A Vitafor é uma empresa brasileira com grande destaque pela qualidade de seus produtos, e essa Whey Protein Isolada é um grande exemplo, uma das mais vendidas. Possui em cada porção de 30g, 27g de proteínas, 0 de carboidratos, 0 de gordura, 0 de açúcar e 0 de lactose. Alta quantidade de BCAA’s e glutamina.

Ultra ISO Whey UniversalUltra Iso Whey da Universal – A Whey Protein isolada de uma das empresas líder do mercado mundial de suplementos. Em cada dose de 25g ela fornece 21g de proteínas, 1g de carboidrato, 0 de gorduras, 0 de açúcar e 0 de lactose.

Zero Carb ISOPURE PerfectZero Carb ISOPURE Perfect – Nature’s Best – Outra empresa conceituada no mercado de suplementos e tem essa Whey Isolada, como uma das mais vendidas no mundo.
Cada dose de de 31g ela fornece de 25g de proteínas, 0 de açúcar, 0 de gordura, 0 de carboidrato e 0 de lactose. Ela é adoçada com sucralose, ou seja, também não contém aspartame em sua composição. Para mais informações e preço, você pode consultar clicando aqui.

Evopro CytosportEvopro da Cytosport – possui 26 gramas de proteínas por dose, com, somente, 2g de de carboidratos, 3g de gorduras totais.

O fabricante informa que ela possui 0% de lactose. Esse suplemento contém caseína em sua composição, quem já teve alguma reação alérgica ou desconforto com esse componente, é recomendado consultar o médico antes de iniciar o uso.

Carnivor MusclemedsCarnivor da Musclemeds– esse produto tem sua proteína isolada da carne, em cada dose ele fornece 23g de proteínas, altas doses de creatina e BCAA’s, 8g de carboidratos, sem lactose e 0 de gordura. Para mais informações sobre esse produto, você pode ver o artigo completo com análise que fizemos aqui.

Elite Primal Dymatize NutritionElite Primal da Dymatize Nutrition – Outro suplemento a base de proteínas de carne bovina que fornece em cada dose, 27g de proteínas, 1g de carboidratos, 0 de gordura e 0 de lactose. Rico em BCAA’s e Creatina. Para informações mais detalhadas da Elite Primal, inclusive seu preço, você pode consultar clicando aqui.

Nota: Todos os produtos citados nesse artigo, são informados pelo fabricante por não conterem lactose em sua composição. Não nos responsabilizamos por eventuais efeitos indesejáveis ocasionados pelos mesmos. Na dúvida, consulte o fabricante ou seu médico.

Leia também

SomaPRO – Para que serve, como usar e relatos com os resultados

Será que o SomaPro é bom e funciona mesmo? Nesse artigo iremos analisar esse suplemento …

10 dicas para comprar whey protein de forma mais acertada!

Comprar whey protein é uma tarefa difícil para muitas pessoas. Muitas marcas e tipos, fazem …

  1. Olá, tenho alergia a proteína do leite e não posso tomar whey. Eu tb num como carne. Qual o suplemento que vcs recomendam? Todos os suplementos de soja que eu tem soro de leite.

  2. Olá, eu sou alérgica a proteína do soro do leite e a proteína da carne (bovina), portanto, eu gostaria de saber se a proteína de soja (Soy protein) é tão eficiente quanto o Whey Protein. P.S.: Não encontrei nenhuma matéria sobre a proteína de soja, seria bem interessante se houvesse. 😉

  3. Mto bom, mas corrigam um grande erro na matéria: não existe alergia a lactose! Existe intolerância a lactose que é quando o instestino não produz a lactase, enzima necessária para digerir a lactose do leite.
    A alergia é da proteína do leite e não da lactose, quem é alérgico ao leite, tem alergia das proteínas presentes no leite: caseína, lactoalbumina e betaglobulina. A alergia é uma reação do sistema imunólogico.

  4. Oi comprei o Max titanium femini que no anúncio dizia. Ser isolada e não era virei do avesso

    Eu preciso tomar
    Qual vc indica.para.mulheres?

  5. Ola, tenho intolerância a lactose. Gostaria de saber se posso tomar o whey protein iso da integral medica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!