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Suplemento MCT (Triglicerídeos de Cadeia Média) – Para que serve, benefícios e como tomar

Existem alguns suplementos que podem aumentar o rendimento e os resultados dos treinos. O MCT é um deles, e é sobre ele que vamos falar hoje.

Suplemento MCT (Triglicerídeos de Cadeia Média)

Atualmente, essa substância vem ganhando muita popularidade e conquistando cada vez mais consumidores. Porém, muitas pessoas o consomem sem saberem quais suas reais funções, e por isso acabam não tendo resultados satisfatórios.

Antes de começar a utilizar qualquer tipo de suplemento, é essencial informar-se sobre todas as suas características e recomendações. Só assim é possível alcançar resultados realmente satisfatórios

Preparamos este artigo para ajudar a entender o que é e como funciona o  MCT. Explicaremos qual sua composição, benefícios e efeitos que ele pode causar no organismo. Assim, com a ajuda de um especialista, você poderá decidir com segurança se deve ou não incluí-lo em sua suplementação. Se você quer saber mais, continue conosco.

O que é o MCT?

O MCT é um tipo de gordura. Em Português são chamados de Triglicerídeos de Cadeia Média, ou TCM. Eles recebem esse nome porque são mais facilmente digeridos quando consumidos, diferentemente dos de cadeia longa. Sendo assim, acabam se transformando em uma fonte de energia para uso imediato.

Muitas pessoas acreditam que uma dieta saudável deve restringir o consumo de gorduras, mas isso é um grande erro. Na realidade, é preciso sim incluir boas fontes de gordura dentro de qualquer alimentação, e esse suplemento é uma delas.

Mas afinal, para que ele serve? Vamos entender a seguir.

Afinal, para que serve o MCT?

Ele é muito usado por pessoas que desejam melhorar a sua performance na prática de exercícios de alta intensidade. Tanto atletas profissionais quanto amadores podem se beneficiar de suas propriedades.

Esse suplemento ajuda de duas maneiras. Ele aumenta os níveis de energia do organismo e auxilia também no aumento da resistência. Assim, você consegue se exercitar por mais tempo e com um desempenho muito melhor, obtendo excelentes resultados.

Outra funcionalidade que ele tem é a de diminuir o consumo de carboidratos da dieta. Em vez de precisar consumi-los em excesso para obter energia, você utiliza o suplemento como sua fonte energética.

Por conta disso, ele é muito indicado para pessoas que desejam perder peso e gordura corporal. Afinal, você passa a se exercitar melhor e comer menos, além de ter seu metabolismo acelerado. Consequentemente, o seu corpo queima mais calorias e você perde peso. Tudo isso de forma saudável e segura.

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Qual é a sua composição?

A composição básica do MCT é apenas de Triglicerídeos de Cadeira Média. Dependendo da versão escolhida, no entanto, pode haver outros ingredientes, como no caso das cápsulas.

Esse é um suplemento muito indicado para praticantes de atividades físicas, principalmente aqueles que querem melhorar seu desempenho. Vamos falar um pouco mais sobre quais são os seus benefícios e porque ele é tão eficiente.

Quais são os benefícios do MCT?

Esse suplemento pode trazer diversos benefícios para o organismo e para a sua saúde de forma geral. Vamos conhecer os principais deles a seguir:

Acelera o metabolismo:
um de seus principais benefícios é a sua capacidade de acelerar o metabolismo. Isso acontece porque ele vai diretamente para o fígado, ganhando função termogênica.

Dessa forma, o corpo precisa passar a trabalhar mais rapidamente para digeri-lo. Com isso, consequentemente são gastas mais calorias durante o processo.

Aumenta a energia:
A gordura do MCT, assim como os carboidratos, é absorvida com muita facilidade pelo organismo. Por conta disso, quando ele é ingerido, acaba sendo convertido em fonte imediata de energia.

Por conta disso, a pessoa que o consome se sente mais disposta. Há mais energia para a prática de atividades físicas e o rendimento acaba sendo muito maior. Dessa forma, os treinos acabam rendendo muito mais, e os resultados aparecem mais rápido.

Ajuda na perda de peso:
Esse é um suplemento que pode ser muito indicado para pessoas que desejam perder peso. Seu principal benefício é que, por acelerar o metabolismo, ele faz com que a queima de gordura corporal seja mais acelerada.

Além disso, ele se torna um excelente substituto para o carboidrato como fonte de energia. Assim, você consegue ter um cardápio mais rico em proteínas e mais pobre em carboidratos. E não se sente fraco ou indisposto durante a prática de atividades físicas.

Outro grande benefício é que, por se tratar de uma gordura, ele traz a saciedade. Com isso, você consegue seguir uma dieta balanceada, comer menos e emagrecer sem passar fome. E o mais importante de tudo: mantendo a saúde!

Possíveis efeitos colaterais

Até o momento, não foram relatados efeitos colaterais relacionados ao consumo do MCT. No entanto, caso haja qualquer desconforto ou problema devido ao seu uso, é preciso buscar ajuda médica.

Além disso, é importante consumi-lo apenas sob orientação de um especialista. Também vale ressaltar que as quantidades recomendadas devem ser sempre respeitadas. Jamais consuma mais do que o indicado. Isso pode, além de causar efeitos colaterais, gerar o ganho de peso.

Vale lembrar também que gestantes, lactantes e pessoas com doenças no fígado devem tomar cuidado e jamais consumir esse produto sem consultar o médico primeiro.

Como devo tomar o MCT para ter os melhores resultados?

Ele pode ser encontrado tanto em forma de cápsulas quanto em forma de pó ou óleo. Vamos a seguir entender quais as melhores formas de consumi-lo.

MCT em cápsulas: como tomar?

Essa é a maneira mais prática e rápida de consumi-lo, principalmente para quem tem um dia a dia corrido.

O ideal é tomá-las logo após as refeições. Dessa forma, a absorção pelo organismo é muito mais rápida e eficaz. Não existe uma quantidade certa. Porém, o recomendado é cerca de 3 cápsulas por dia.

No entanto, suas necessidades podem ser maiores ou menores. Por isso, é bom seguir as orientações de um especialista.  

MCT em pó: como consumir?

A versão em pó também é bastante prática. Ela pode ser diluída em água ou outro líquido de sua preferência. O recomendado é misturar uma porção em 150ml de líquido e agitar muito bem até que esteja completamente misturado.

MCT em óleo: como consumir?

Esse é um óleo que pode ser aquecido sem que perca suas propriedades. Portanto, pode ser utilizado e incluído na dieta de diversas maneiras diferentes.

Você pode, por exemplo:

  • Utilizá-lo para grelhar frango;
  • Acrescentá-lo a sucos e shakes;
  • Utiliza-lo no preparo de massas;
  • Mistura-lo ao iogurte;
  • Acrescenta-lo na salada;
  • Consumi-lo puro;
  • Dentre outros.

Ele pode ser utilizado como substituto dos óleos comuns de cozinha da maneira que você preferir.

Já quanto às quantidades recomendadas, isso varia muito de pessoa para pessoa e de organismo. Em média, a recomendação é de que sejam consumidas de 1 a 2 colheres de sopa diariamente. No entanto, o ideal é seguir a recomendação de um especialista.

O MCT é uma ótima alternativa para quem deseja ter mais energia durante os treinos. Ele ajuda a acelerar o metabolismo, ganhar mais disposição e acelerar a queima de gordura. No entanto, o ideal é consultar sempre um especialista antes de consumir qualquer suplemento.

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Você já utilizou o MCT alguma vez? Teve bons resultados? Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários. E se tem algum amigo que possa se interessar pelo tema, não deixe de marcá-lo!

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