Pesquisar

Sinvastatina Emagrece? Para que serve e Efeitos Colaterais

Todas as informações sobre a Sinvastatina. O que é, quais as indicações, seus efeitos colaterais e se esse medicamento ajuda emagrecer e da sono.

sinvastatina para que serve efeitos colaterais emagrece


PUBLICIDADE

A sinvastatina é uma medicação voltada sobretudo para pacientes os quais sofram, ou que estejam sob risco, de doenças cardiovasculares.

Entre os seus principais benefícios, estão o de redução do risco de mortalidade por doença coronariana e a redução dos riscos de AVC, por exemplo.

Desta forma, indivíduos os quais sofram de alguma destas condições, entre as outras indicadas ao longo do texto, podem fazer uso da sinvastatina. É importante, porém, que seja feito sob orientação médica.

O que é Sinvastatina?

A sinvastatina é uma droga do grupo das estatinas (fármacos que são utilizados para prevenir aterosclerose e combater o colesterol elevado). No organismo, atua na inibição da hidroximetilglutaril coenzima A redutase.

Esta hidroximetilglutaril coenzima A redutase é uma enzima que tem uma de suas principais atividades ligadas à produção do colesterol. Até por isto, atuar no controle deste indicador é uma das principais finalidades da sinvastatina.

Desse modo, a sinvastatina é bastante usada no tratamento de dislipidemias. A razão disso é exatamente o controle do colesterol, na tratativa de manter baixo o LDL (colesterol ruim), aumentar o HDL (colesterol bom) e diminuir o nível de triglicerídeos.

Para que serve

O uso do medicamento sinvastatina tem diversas finalidades, de acordo com a sua bula. No entanto, é possível observar que praticamente todas as motivações de uso do remédio servem para combater, prevenir e tratar doenças cardiovasculares. Ela atua em:

  • Redução de mortes por doenças coronarianas;
  • Redução do risco de angina;
  • Redução da necessidade de procedimentos de revascularização periférica;
  • Redução de problemas cardiovasculares graves (infarto, AVC, etc);
  • Redução da necessidade de procedimentos como o bypass ou angioplastia coronariana transluminal percutânea, os quais visam revascularizar o miocárdio.

Composição da Sinvastatina

A composição deste produto tem como principal substância o elemento que dá título ao texto.

Ou seja, o componente fundamental da fórmula é a própria sinvastatina, que é complementada pelos excipientes, na forma de comprimidos.

A única alteração entre os comprimidos da sinvastatina diz respeito à dosagem. Isto porque existem, à venda, comprimidos revestidos em miligramagens distintas.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

O fármaco está disponível em 10mg, 20mg, 40mg e 80mg.

3 Benefícios da Sinvastatina

A sinvastatina possui alguns benefícios bastante relevantes, os quais podem fazer uma diferença importante na qualidade de vida do paciente. Eles podem ser resumidos, sobretudo, em dois principais:

1. Controla os índices de colesterol

Uma das principais atuações da sinvastatina é no controle das taxas de colesterol. A medicação reduz os índices do considerado ruim (LDL), ao passo que aumenta o bom (HDL).

2. Tem ação anti-inflamatória no sistema cardiovascular

Estudos recentes demonstram a grande importância da sinvastatina no sistema cardiovascular. Ela atua com uma ação anti-inflamatória, reduzindo a aparição de placas nesta área do organismo. Por conseguinte, reduz a chance de doenças nocivas como o infarto e o AVC, entre outras.

3. Poucas contraindicações e efeitos colaterais

Esta medicação possui a qualidade de possuir um baixo número de contraindicações. Ademais, seus efeitos colaterais são raros ou muito raros, e em menor número do que outros remédios.

Sinvastatina emagrece?

Conforme salientado anteriormente, a sinvastatina tem um efeito de controle dos níveis de colesterol. Isto significa, na prática, que influencia positivamente na saúde.

No entanto, não basta apenas tomar a sinvastatina sem fazer uma dieta equilibrada. A redução do consumo de alimentos que elevem excessivamente o colesterol é fundamental.

Esta dieta associada ao uso da sinvastatina é o que pode trazer benefícios na perda de peso, além de, sobretudo, tornar o corpo mais saudável como um todo. Por si só, a sinvastatina não possui efeitos diretos no emagrecimento.

Leia também:

Cloridrato de Fluoxetina emagrece? Para que serve e efeitos colaterais

Bupropiona emagrece? Para que serve e como usar

Indicações

A sinvastatina, como salientado, é indicada para o uso em pacientes com o diagnóstico, ou sob o risco, de determinadas doenças. De modo geral, a sinvastatina atende ao público descrito abaixo.

  • Pacientes com doença coronariana ou sob elevado risco
  • Pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica
  • Pacientes com hiperlipidemia

Faz mal? Quais os efeitos colaterais?

As substâncias, quando ingeridas, causam efeitos que consideramos positivos – no caso da sinvastatina, de evitar doenças cardiovasculares. Contudo, há igualmente a chance de ocorrerem efeitos adversos, entre os quais, na sinvastatina, são:

Raro: anemia, cefaleia, neuropatia periférica, tontura, constipação, entre outros

Muito raro: perda de memória, insuficiência hepática, insônia, entre outros

Desconhecido: depressão, disfunção erétil, tendinopatia, entre outros Uma pergunta muito comum é se a sinvastatina pode causar sono.

Causa sono? O que diz na bula?

Na bula da sinvastatina, a maioria dos fabricantes não informar a ocorrência de sono, pelo contrário, como podemos ver acima, esse medicamento pode causar insonia.

Contraindicações

Como qualquer produto farmacêutico, existem também contraindicações relacionadas à sinvastatina. No caso de fazer parte de algum destes grupos, o correto é informar o médico antes de fazer uso do medicamento:

  • Hipersensibilidade a algum componente
  • Gravidez e lactação
  • Uso simultâneo de inibidores potentes de CYP3A4 (eritromicina, cetoconazol, inibidores de protease do HIV, entre outros)
  • Uso simultâneo de danazol, ciclosporina ou genfibrozila
  • Doença no fígado ou aumento inexplicado de transaminase sérica

Como tomar

Somente um profissional da medicina poderá indicar a correta forma de utilização da sinvastatina, bem como de qualquer outra medicação. Entretanto, pode ser adiantado algo a respeito da posologia.

A sinvastatina, como dito, está presente em comprimidos revestidos, os quais variam de 10 a 80mg. Eles devem ser ingeridos sobretudo à noite, acompanhados de água.

E se eu esquecer de tomar uma dose?

A primeira coisa que você deve ter em mente é: não dobre a dose. Apenas deixe aquele dia que esqueceu de tomar vago e não tente compensar no dia seguinte. Tome a apenas uma dose, como é de costume. Caso você esqueça mais de um dia o melhor a fazer é consultar um médico e seguir as suas orientações.

Preço da Sinvastatina

 O preço da Sinvastatina pode variar de acordo com o laboratório fabricante, farmácia que comercializa, dosagem e quantidade de comprimidos por embalagem. Por isso é importante consultar as e-commerce de grandes redes de farmácias no Brasil e consultar o preço atual.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

8 Comentários

  1. Carlene pires de carvalho

    Tenho veias entupidas, posso tomar Sinvastatina?

  2. Gostava de saber se a Sinvastatina cria dependência. Ou seja uma vez tomada a Sinvastatina terei que tomar para o resto da vida?

    • Tomo sivastina Eli faz mal

    • Para quem tem problemas cardíacos e já passou por angioplastia o uso da sinvastatina é para o resto da vida, sim. E ela não ajuda a emagrecer, apenas ajuda a diminuir o colesterol ruim. O que emagrece é a dieta que devem fazer para ajudar na diminuição da gordura no fígado e nas artérias sanguíneas.

  3. Obrigado,por esclarecer duvidas.geralmente os médicos não esclarecem,apenas prescrevem e fica tudo no vácuo.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *