fbpx
Pesquisar

Sinvastatina Emagrece? Para que serve e Efeitos Colaterais

Atualizado em
Compartilhe:

Todas as informações sobre a Sinvastatina. O que é, quais as indicações, seus efeitos colaterais e se esse medicamento ajuda emagrecer e da sono.

sinvastatina para que serve efeitos colaterais emagrece


PUBLICIDADE

A sinvastatina é uma medicação voltada sobretudo para pacientes os quais sofram, ou que estejam sob risco, de doenças cardiovasculares.

Entre os seus principais benefícios, estão o de redução do risco de mortalidade por doença coronariana e a redução dos riscos de AVC, por exemplo.

Desta forma, indivíduos os quais sofram de alguma destas condições, entre as outras indicadas ao longo do texto, podem fazer uso da sinvastatina. É importante, porém, que seja feito sob orientação médica.

O que é Sinvastatina?

A sinvastatina é uma droga do grupo das estatinas (fármacos que são utilizados para prevenir aterosclerose e combater o colesterol elevado). No organismo, atua na inibição da hidroximetilglutaril coenzima A redutase.

Esta hidroximetilglutaril coenzima A redutase é uma enzima que tem uma de suas principais atividades ligadas à produção do colesterol. Até por isto, atuar no controle deste indicador é uma das principais finalidades da sinvastatina.

Desse modo, a sinvastatina é bastante usada no tratamento de dislipidemias. A razão disso é exatamente o controle do colesterol, na tratativa de manter baixo o LDL (colesterol ruim), aumentar o HDL (colesterol bom) e diminuir o nível de triglicerídeos.

Para que serve

O uso do medicamento sinvastatina tem diversas finalidades, de acordo com a sua bula. No entanto, é possível observar que praticamente todas as motivações de uso do remédio servem para combater, prevenir e tratar doenças cardiovasculares. Ela atua em:

  • Redução de mortes por doenças coronarianas;
  • Redução do risco de angina;
  • Redução da necessidade de procedimentos de revascularização periférica;
  • Redução de problemas cardiovasculares graves (infarto, AVC, etc);
  • Redução da necessidade de procedimentos como o bypass ou angioplastia coronariana transluminal percutânea, os quais visam revascularizar o miocárdio.

Composição da Sinvastatina

A composição deste produto tem como principal substância o elemento que dá título ao texto.

Ou seja, o componente fundamental da fórmula é a própria sinvastatina, que é complementada pelos excipientes, na forma de comprimidos.

A única alteração entre os comprimidos da sinvastatina diz respeito à dosagem. Isto porque existem, à venda, comprimidos revestidos em miligramagens distintas.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

O fármaco está disponível em 10mg, 20mg, 40mg e 80mg.

3 Benefícios da Sinvastatina

A sinvastatina possui alguns benefícios bastante relevantes, os quais podem fazer uma diferença importante na qualidade de vida do paciente. Eles podem ser resumidos, sobretudo, em dois principais:

1. Controla os índices de colesterol

Uma das principais atuações da sinvastatina é no controle das taxas de colesterol. A medicação reduz os índices do considerado ruim (LDL), ao passo que aumenta o bom (HDL).

Leia também:

Como evitar e combater o colesterol alto

2. Tem ação anti-inflamatória no sistema cardiovascular

Estudos recentes demonstram a grande importância da sinvastatina no sistema cardiovascular. Ela atua com uma ação anti-inflamatória, reduzindo a aparição de placas nesta área do organismo. Por conseguinte, reduz a chance de doenças nocivas como o infarto e o AVC, entre outras.

3. Poucas contraindicações e efeitos colaterais

Esta medicação possui a qualidade de possuir um baixo número de contraindicações. Ademais, seus efeitos colaterais são raros ou muito raros, e em menor número do que outros remédios.

Sinvastatina emagrece?

Conforme salientado anteriormente, a sinvastatina tem um efeito de controle dos níveis de colesterol. Isto significa, na prática, que influencia positivamente na saúde.

No entanto, não basta apenas tomar a sinvastatina sem fazer uma dieta equilibrada. A redução do consumo de alimentos que elevem excessivamente o colesterol é fundamental.

Esta dieta associada ao uso da sinvastatina é o que pode trazer benefícios na perda de peso, além de, sobretudo, tornar o corpo mais saudável como um todo. Por si só, a sinvastatina não possui efeitos diretos no emagrecimento.

Leia também:

15 Remédios para emagrecer e cuidados importantes

Cloridrato de Fluoxetina emagrece? Para que serve e efeitos colaterais

Bupropiona emagrece? Para que serve e como usar

Xenical (Orlistat) – Remédio para emagrecer – Indicação e efeitos colaterais

Indicações

A sinvastatina, como salientado, é indicada para o uso em pacientes com o diagnóstico, ou sob o risco, de determinadas doenças. De modo geral, a sinvastatina atende ao público descrito abaixo.

  • Pacientes com doença coronariana ou sob elevado risco
  • Pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica
  • Pacientes com hiperlipidemia

Faz mal? Quais os efeitos colaterais?

As substâncias, quando ingeridas, causam efeitos que consideramos positivos – no caso da sinvastatina, de evitar doenças cardiovasculares. Contudo, há igualmente a chance de ocorrerem efeitos adversos, entre os quais, na sinvastatina, são:

Raro: anemia, cefaleia, neuropatia periférica, tontura, constipação, entre outros

Muito raro: perda de memória, insuficiência hepática, insônia, entre outros

Desconhecido: depressão, disfunção erétil, tendinopatia, entre outros Uma pergunta muito comum é se a sinvastatina pode causar sono.

Causa sono? O que diz na bula?

Na bula da sinvastatina, a maioria dos fabricantes não informar a ocorrência de sono, pelo contrário, como podemos ver acima, esse medicamento pode causar insonia.

Contraindicações

Como qualquer produto farmacêutico, existem também contraindicações relacionadas à sinvastatina. No caso de fazer parte de algum destes grupos, o correto é informar o médico antes de fazer uso do medicamento:

  • Hipersensibilidade a algum componente
  • Gravidez e lactação
  • Uso simultâneo de inibidores potentes de CYP3A4 (eritromicina, cetoconazol, inibidores de protease do HIV, entre outros)
  • Uso simultâneo de danazol, ciclosporina ou genfibrozila
  • Doença no fígado ou aumento inexplicado de transaminase sérica

Como tomar

Somente um profissional da medicina poderá indicar a correta forma de utilização da sinvastatina, bem como de qualquer outra medicação. Entretanto, pode ser adiantado algo a respeito da posologia.

A sinvastatina, como dito, está presente em comprimidos revestidos, os quais variam de 10 a 80mg. Eles devem ser ingeridos sobretudo à noite, acompanhados de água.

E se eu esquecer de tomar uma dose?

A primeira coisa que você deve ter em mente é: não dobre a dose. Apenas deixe aquele dia que esqueceu de tomar vago e não tente compensar no dia seguinte. Tome a apenas uma dose, como é de costume. Caso você esqueça mais de um dia o melhor a fazer é consultar um médico e seguir as suas orientações.

Preço da Sinvastatina

 O preço da Sinvastatina pode variar de acordo com o laboratório fabricante, farmácia que comercializa, dosagem e quantidade de comprimidos por embalagem. Por isso é importante consultar as e-commerce de grandes redes de farmácias no Brasil e consultar o preço atual.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

8
Deixe um comentário

avatar
3 Tópicos de comentários
5 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
8 Autores de comentários
Carlene pires de carvalhoTatianaNalvaLeonel Monteiro Jr.solangeguilherme dos santos Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
Carlene pires de carvalho
Visitante
Carlene pires de carvalho

Tenho veias entupidas, posso tomar Sinvastatina?

Leonel Monteiro Jr.
Visitante
Leonel Monteiro Jr.

Gostava de saber se a Sinvastatina cria dependência. Ou seja uma vez tomada a Sinvastatina terei que tomar para o resto da vida?

Nalva
Visitante
Nalva

Tomo sivastina Eli faz mal

Tatiana
Visitante
Tatiana

Para quem tem problemas cardíacos e já passou por angioplastia o uso da sinvastatina é para o resto da vida, sim. E ela não ajuda a emagrecer, apenas ajuda a diminuir o colesterol ruim. O que emagrece é a dieta que devem fazer para ajudar na diminuição da gordura no fígado e nas artérias sanguíneas.

Magda
Visitante
Magda

Obrigado,por esclarecer duvidas.geralmente os médicos não esclarecem,apenas prescrevem e fica tudo no vácuo.

Obrigado

MARIA HELENA TOMELIN
Visitante
MARIA HELENA TOMELIN

Gostei das informações….mas não foi realmente esclarecidos se a sinvastatina emagrece ou não emagrece?

CLAUDIA APARECIDA DE LIMA
Visitante
CLAUDIA APARECIDA DE LIMA

Desde que passei a fazer uso de remédios para pressão alta, que eu só engordo. Se obesidade e uma das principais causas de problemas de pressão arterial, pr os medicamentos engordam?

solangeguilherme dos santos
Visitante
solangeguilherme dos santos

Sinvastatina emagrece pg ja estou muito marga